Prezados companheiros e companheiras tradicionalistas, amigos deste pago gaúcho. Estamos reunidos para celebrar este Culto gaúcho - o culto da tradição. Pedimos para que todos acompanhem este jeito bem gauchesco de adorar. Este Culto Gaúcho é um culto diferente, mas é bem cristão, é o culto que prestamos ao nosso Pai celeste dentro da gaúcha tradição. Acompanhemos com nosso coração, com a nossa voz e nossa devoção. Tome com carinho o folheto e adore a Deus, nosso amigo e nosso guia.
1 – SAUDAÇÃO:
2 – INVOCAÇÃO:
O - Patrão do Pago Celeste: Solicitamos tua presença,/ com o Divino Tropeiro Jesus Cristo, Senhor de toda querência./ Sob a guia do Espírito Santo, exerce em nós tua influência.
C- Deus Triúno e Bondoso, não há outro igual a Ti/ – justo, eterno, piedoso – por isso estamos reunidos aqui;/ a louvar teu nome santo: Pai, Filho e Espírito Santo./Ouve agora nosso canto; tua voz se faça ouvir
3 – HINO:
4 - CONFISSÃO E ABSOLVIÇÃO:
O - Companheiros do Rio Grande, uma alma embretada pelo pecado anda sempre aflita e sem paz. O perdão está alcance de qualquer vivente! Basta descarregar toda mágoa e abrir seu coração em humildade e arrependimento. Por isso: Para este culto Gaúcho,/ nós oramos irmanados / Pedindo, primeiro, em Cristo,/ perdão por nossos pecados.
Todos: Meu Patrão Celeste e Santo: Vou chegando despacito; chapéu tapeado em sinal de respeito,/ peço uma audiência contigo, ó patrão dos pagos celestiais./ Enquanto cevo o amargo de minhas confidências,/ busco em ti a força e a coragem para o entrevero da lida diária. Eu sei que qualquer gaúcho, mesmo bem pilchado, de faca, rebenque e esporas, não se afirma nos arreios da vida se não se estriba na proteção do céu. Ouve, patrão celeste, a oração que te faço: ajuda-me a perdoar as afrontas de outros gaudérios e tratar toda a gauchada cristã como companheiros da lida nas campereadas da vida.
Perdoa, meu Senhor, porque rengueando pelas canhadas da fraqueza humana, de vez em quando me solto porteira afora, como um potrilho chucro, renegado e caborteiro. Quando me extravio por rincões distantes de ti, usa o rebenque de tua lei e me cabresteie de volta aos pagos da tua igreja. Pilchado com os trajes da fé, sigo campereando em tua estância terrena, esperando que abras um dia a porteira de tua estância celestial.
E prá fim de conversa, um último pedido te faço: leva a minha vontade chucra de cabresto até que receba minha herança na tua querência do céu. Amém.
O - Nosso Patrão Celeste é um Deus justo, que não se alegra com nossas atitudes caborteiras. Por isso, Ele às vezes usa o rebenque de Sua Lei para nos cabrestear de volta ao Seu Pago Santo. Mas esse nosso Patrão é ao mesmo tempo um Deus buenacho, que não nos deixa extraviados pelas invernadas da vida. Mandou seu Filho, Divino Tropeiro, Jesus Cristo, para nos campear e repontar de volta ao seu rebanho.
Amados e encontrados pelo Tropeiro Salvador Jesus somos lavados com seu sangue derramado no lenho da cruz. Por isso, por ordem desse nosso Patrão Amado, perdôo todos os pecados à vocês – piás, peões e prendas – em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
C - Amém.
5 - Colocação dos Lenços na Cruz: Os lenços, vermelho e branco serão amarrados na cruz em sinal da nossa reconciliação com nosso Deus Pai e com o nosso semelhante - marca de amor, paz e perdão
6- HINO:
7 - SALMO DO DIA Sl.1
O- Gaúcho guapo é aquele que não se quadra com o conselho de guasca maleva,
C- que não se amotina com gaudério que falta com o respeito ao Patrão Celeste,
Todos - e que não joga de mano com xiru que zomba da Palavra Sagrada.
O- Pelo contrário, esse gaúcho se contenta em dar ouvidos aos chasques do Pai Eterno
C- e nesse chasque divino ele quarteia sua esperança.
O- Pois esse gaúcho é como uma madeira de lei, que cresce na beira de um arroio;
C- ele agüenta o tirão em dias de tempo feio,
Todos - e não se despenca pelo canhadão abaixo.
O- Não é isso que sucede com o gaudério chucro;
C- ele é com palha levada pelo Minuano.
O- No Dia do Acerto de Contas, ele vai pagar a mula roubada
C- e ficará afastado dos gaúchos fiéis ao Patrão Celeste.
O- Porque o Patrão das Estâncias Celestes reponta e abençoa a vida dos gaúchos que obedecem,
C- mas larga de mão o gaudério caborteiro.
8 – Glória Patri
C - Glória seja ao Pai/ Glória seja ao Filho/
Glória seja ao Espírito/ Agora e Sempre. Amém.
9 - Kyrie
Senhor tem piedade de nós, Cristo tem piedade de nós.
Senhor tem piedade de nós, Cristo tem piedade de nós.
Senhor tem piedade, Cristo tem piedade
Senhor tem piedade Cristo tem piedade,
Senhor tem piedade de nós. Cristo tem piedade de nós.
11 - LEITURA BÍBLICA:
12 - HINO:
13 - LEITURA DO SANTO EVANGELHO:
14 - CONFISSÃO DE FÉ: O Credo Crioulo:
O - Eu creio num só Deus, meu Pai celeste/ Que tudo fez, tudo criou, tudo reveste./Que do nada tirou tudo o que é visível,/ Igualmente ele é quem fez o que é invisível.
C - Eu creio no Patrão que está no céu,/ E no tropeiro Jesus, Filho de Deus./ Que do Pai nasceu, porém, nunca começou,/ é Deus de Deus, Luz de luz, que nos salvou.
O - Gerado pelo amor de Deus que é santo,/ Igual em tudo ao Pai do céu que ele ama tanto./ Para nos salvar desceu do céu com alegria,/ E se fez homem pelo ventre de Maria.
C - Tratando com amor homens ingratos,/ Morreu na cruz condenado por Pilatos./ Para demonstrar que era Deus, às criaturas,/ Ressuscitou bem conforme as Escrituras.
O - Subiu aos céus, retornando à sua querência,/ No fim do mundo, voltará com imponência./ Há de vir julgar com justiça a humanidade,/ reunindo os bons, na feliz eternidade.
C - Por isso, firmemente eu acredito,/ no Espírito Santo, que é também Deus infinito./ Que com Deus Pai e com Deus Filho é um só Patrão,/ veio dos dois com direito à adoração.
O - Foi ele quem falou pelos profetas, / é quem dirige a humanidade em cancha reta./ Creio na igreja do divino tropeiro,/ que prega a fé, congregando o mundo inteiro.
C - Aceito um só batismo, que perdoa,/ é a marca santa, que Jesus põe na pessoa./ A morte apenas é porteira para o além,/ pois, nossa vida continua sempre, amém.
15 – HINO:
16 - MENSAGEM:
17 – Ofertório:
Cria em mim, ó Deus, um coração puro.
E renove em mim um espírito inabalável
Não me lances fora da tua presença,
Nem retires de mim o teu Espírito Santo.
Torna a dar-me alegria da Salvação.
E mantém-me de espírito voluntário. Amém
18 – ORAÇÃO GERAL:
19 – PAI NOSSO – em conjunto
Ó Pai-Nosso que estás na estância do além,/ santificado seja o teu nome bendito,/ venha até a gente a tua querência do bem,/ teu santo projeto querido e a tua vontade sejam realizados também,/ assim nos pampas como no céu./ O pão nosso de cada dia dá-nos na mesa de hoje,/ e perdoa-nos a nossas ofensas, Senhor,/ na mesma quantia que a gente perdoa o irmão de toda peleia e ofensa / e de qualquer confusão,/ não nos deixes tropeçar, na tentação que virá,/ livra a gente também do mal do pecado./ Teu é o Reino, a Glória e o Poder./ E para sempre, Deus Eterno, o há de ser. Amém.
20 – HINO:
21- BÊNÇÃO: Que o Patrão Celeste acompanhe cada passo que deres na invernada da vida.Que o Patrão Celeste dirija tua jornada por esses campos gaúchos. Que o Patrão Celeste conduza tu caminhada até o Pago do Céu. Amém
Nenhum comentário:
Postar um comentário