INSTITUTO CONCÓRDIA DE SÃO PAULO
ESCOLA SUPERIOR DE TEOLOGIA
DISCIPLINA: Missiologia 2
PROFESSOR: Ari Lange
ALUNO: Claudio Ramir Schreiber 5° Teológico
Projeto Evangelístico à partir de congregação já formada...
Definição do Projeto
Este projeto evangelístico é a partir de um local onde já temos duas famílias luteranas (cidade de Missal, PR). Sendo assim, teremos o apoio da Paróquia SS. Trindade de Medianeira, que de certa forma, será a paróquia mãe deste novo ponto de pregação, sendo que o apoio maior virá da congregação de Itaipulândia, que fica mais perto de Missal (10 Km). Podemos dizer que este projeto é um projeto a ser avaliado dentro de um ano, e poderá ser cumprido dentro de dois anos.
Justificativa:
Bíblica
Tendo por base o próprio ministério de Jesus, ou até o de Paulo, nos quais mostraram qual é o objetivo de todos nós, trazer as pessoas a fé verdadeira, bem como a ordem de Jesus a todos nós: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os... ensinando-os...” (Mt 28.19), assim trabalhamos, sabendo que Cristo nos guia e nos orienta na missão. Isso para os cristãos é um prazer, pela fé, assim como Cristo, queremos a salvação de todas as pessoas.
Também pegamos por base Jo 3.16, onde está a declaração do amor de Deus pela humanidade: “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
2 Pe 3 vemos relatado que o Senhor não quer que nenhum se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento.
Seguindo também o exemplo de quem evangelizava. Filipe, por exemplo (At 8.40 “Filipe evangelizava todas as cidades...”)
Teológica
Todos nós como pastores temos o nosso ministério como a nossa vida, ou seja, vivemos pelo evangelho, assim também o sacerdócio universal de todos os crentes, onde todos os que tem fé participam da ordem de Cristo, e fazem “missão”.
A fé que Deus nos dá, pela Palavra e pelos Sacramentos, nos motiva a amar o próximo, e também faz com que nós nos preocupemos com as outras pessoas em todos os sentidos, principalmente o de trazer cada vez mais pessoas a fé verdadeira. Nós amamos o próximo, e queremos anunciar Cristo.
Na Fórmula de Concórdia (Art XI, Parágrafo 28, vemos que a salvação é universal, é por isso que Cristo ordenou que se pregasse em seu nome arrependimento e e remissão de pecados a todas as nações.
No Catecismo Maior, na explicação do terceiro artigo do credo, vemos que por causa do Espírito Santo, o Evangelho foi anunciado. E é ele que motiva a Igreja de Cristo na terra a continuar a pregação deste evangelho de salvação.
Eclesial
A Igreja de Cristo não pode acabar, é evidente que ela não acabará, pois Deus nos dá dons e capacidades para trazer as pessoas para Cristo, nós como Igreja somos instrumentos de Deus em sua missão. Por isso queremos fazer com outras pessoas possam sentir este prazer, o de trabalhar pela Igreja, por Cristo.
Olhando também para o próprio lema da IELB, Cristo para todos, e sabendo que esta missão é de Deus, mas o desafio é de todos nós que fazemos parte da Igreja. Sabemos que a Igreja como um todo (IELB), por este lema, quer levar a mensagem de Cristo a todos. Nós como membros desta Igreja, pelos distritos e congregações, também nos engajamos neste missão, confiando na ação do Espírito Santo!
Objetivos
Estabelecer uma nova congregação na cidade de Missal, já que lá temos duas famílias Luteranas, que se deslocam para Itaipulândia sempre que temos culto neste local. A partir daí, trazer outras pessoas ao evangelho. Usar a residência do Sr. Fulano para os cultos e estudos Bíblicos.
Deixar conhecida também nesta cidade a Igreja Luterana, mas principalmente, anunciar Cristo também neste lugar.
Metas e Cronograma
è a principal meta é conseguir cumprir o nosso objetivo, citado acima. Evidentemente temos outros:
è Conseguir local adequado para fazer os cultos, estudos bíblicos, escola bíblica.
è Despertar nos membros a vontade de manter uma congregação onde a Palavra de Deus é pregada.
è Assim que o trabalho estiver andando bem, chamar um segundo pastor para a Paróquia, justamente para que esta “missão” seja olhada com mais atenção, não só esta missão, mas também as congregações de Itaipulândia, Santa Rosa d’Ocoi, Portão d’Ocoi.
è Formar lideranças em todas as áreas.
è A partir de Escola Bíblica, iniciar a evangelização com as pessoas que não são da Igreja.
.
O cronograma deste projeto é o seguinte:
Ano: 2001
Janeiro è Queremos começar o atendimento com culto e estudos bíblicos na casa de um dos membros.
Fevereiro è Iniciar uma pesquisa de campo, para saber as possibilidades de se montar uma Escola Bíblica na cidade.
Março è Iniciar a Escola Bíblica, com uma equipe que será formada em Itaipulândia.
Abril è Iniciar visitas missionárias na casa de amigos dos membros, a fim de termos cada vez mais pessoas participando. Programa especial de Páscoa para toda a cidade (com ajuda de toda a Paróquia)
Maio - Dezembro è Continuar mantendo este trabalho, agora com a liderança também dos próprios membros!
Fazer programações especiais para crianças, a fim de alcançar os seus pais também!!
Visitar a família das crianças de Escola Bíblica.
Montar programações especiais (Dia das mães, pais, crianças, Natal...)
Ano: 2002
Janeiro è Férias
Fevereiro è Início da Programação e avaliação do projeto.
Estratégia
A estratégia que usaremos é a seguinte: o trabalho começará a ser feito na casa de seu Fulano, os membros de Missal convidarão seus amigos e/ou parentes, para que desta forma já tenhamos sempre maior número.
Uma pesquisa na cidade, para que possa ser vista a possibilidade de iniciar o trabalho com mais intensidade no local, os próprios membros se encarregariam disso.
A escola bíblica terá inicio com os professores distribuindo convites a serem feitos pela paróquia, a partir da escola bíblica queremos chegar nos adultos, fazendo visitas a eles.
As visitas missionárias citadas antes serão em primeiro lugar a pessoas conhecidas dos membros, que em um primeiro momento mostraram interesse.
Os membros trabalharão em prol do crescimento (em quantidade da nova congregação), a partir do trabalho deles o crescimento fica mais fácil...
Com as programações especiais, as pessoas da cidade estarão em contato com a IELB, com o possível interesse, teremos participação maior nos cultos e demais programações...
Procurar sempre estar visitando doentes de outras denominções também, mostrar o interesse da IELB por todas as pessoas.
Para que seja formada uma liderança nesta congregação, é preciso que seja dado um curso de capacitação para os envolvidos na liderança, o próprio pastor daria este curso.
Recursos
Material para trabalho: Bíblia Sagrada (NTLH); Folhetos comprados da SBB; Livros ou manuais para missão que as editoras Concórdia,sinodal e outras oferecem.
Humanos: Os membros de Missal (2 famílias); os membros de Itaipulândia; os membros de Medianeira (principalmente professores de Escola Bíblica); Pastor
Financeiros: Caixa Paróquial (30% dos gastos); Caixa da Congregação de Itaipulândia (30% dos Gastos); Distrito (30% dos gastos); Membros do local (10% dos gastos); mais eventuais ofertas especiais dos membros da Paróquia.
Avaliação
15/02/2002 – Reunião em que estarão presentes: Pastor; Diretoria Paroquial; Diretoria da Congregação de Itaipulândia; As duas famílias que iniciaram os trabalhos em Missal. E demais pessoas que participam deste projeto.
Nesta reunião trataremos o seguinte: Os objetivos e metas foram alcançados? Quais os pontos positivos e negativos? O que pode ser melhorado? Todos trabalharam? O projeto tem futuro? Fazer o relatório para mostrar na Assembléia Paroquial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário