Coroa de Advento. Forma
Advento e Natal estão hoje dominados pela figura do Papai Noel e o comércio. A nós cristãos cabe, no entanto, dirigir toda a atenção a Cristo, especialmente em meio à nossa família.
Durante o tempo de Advento é preciso focalizar as profecias do Antigo Testamento para acompanhar o povo de Deus no seu tempo de espera de quatro mil anos, da primeira promessa de um Salvador (Gn 3.15) até o seu cumprimento (Lc 2.10,11).
Advento não é em primeiro lugar um tempo de compras e festas. Isto pode acontecer, mas não deve ofuscar o motivo principal, pois Advento é tempo de penitência e oração.
Um dos belos costumes no tempo de Advento é a confecção da Coroa de Advento, que pode ser usada eficientemente em conexão com a devoção familiar.
Formas
A Coroa de Advento, como conhecida em nosso meio, foi trazida pelos imigrantes alemães. Ela provém de um costume pagão dos antigos germanos, adoradores do sol.
Eles tomavam a roda de uma carroça e a enfeitavam com ramos verdes, no meio da qual colocavam tochas que eram acessas no dia mais longo do ano (24 de junho), no por do sol, junto com fogueiras grandes, em homenagem à vitória do sol.
Quando foram cristianizados, assim como outros costumes, passaram para o cristianismo com novo conteúdo. Em lugar da espera da bênção da luz e vida do deus sol, os cristãos relembrar os anos de espera do povo de Deus pelo nascimento do Salvador Jesus, o Sol da justiça, que lhes trouxe verdadeira vida e a esperança da vida eterna.
A Coroa de Advento é enfeitada com ramos de pinheiros verdes (únicos ramos que permanecem verdes na Europa sob neve), e simbolizam a esperança. A fita vermelha simboliza o sangue de Cristo que nos purifica de todos os pecados. As quatro velas vermelhas ( ou roxas) lembram os quatro mil anos de espera, da primeira promessa de um Salvador até seu cumprimento.
Os costumes são diversos. Aqui queremos apresentar uma coroa para o uso na devoção familiar. Ela consiste numa coroa com quatro velas rochas e entre as velas grandes sempre seis velas brancas, ao todo 24 velas brancas, para todos os dias do advento.
Convecção: Tome uma base redonda de madeira. Perpasse quatro pregos (num círculo com a mesma distância uma da outra) um pouco maiores para fixar nelas as 4 velas grandes, roxas. Entre as velas grandes perpasse seis pregos menores para fixar nelas as seis velas brancas menores, ao todo 24 velas brancas. Enfeite com ramos de pinheiros e uma fita vermelha.
Uso na devoção familiar. A primeira vela é acesa no primeiro domingo de Advento. Na segunda feira, no momento devocional da família, à noite (ou quando melhor convém) será acesa com a vela do domingo a vela branca na segunda feira e assim por diante até a véspera de Natal, quando todas as velas estão acesas.
Devocional
Aqui uma sugestão para o momento devocional:
1) Invocação do Deus triúno
2) Hino de Advento
3) Oração do dia
4) Leitura de uma profecia
5) Pai Nosso
6) Última estrofe do hino começado.
Exemplo:
1° Advento
Domingo
- Em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém
- Hino
Oração: Levanta-te, ó Senhor, nós suplicamos, e vem para que por tua proteção possamos ser resgatados dos perigos que nos ameaçam, de nossos pecados, e sermos salvos por tua poderosa libertação. Tu que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, eternamente. Amém. (Esta oração poderá ser também livre, feita por um dos integrantes da família).
- Profecia: Mt 21.5 – Com pequeno comentário entre a família.
- Pai Nosso
- Última estrofe.
Segunda feira (só citaremos a profecia e oração)
- Gn 3.1-15
- Oração: Amado Salvador, descendente prometido a Adão e Eva, vem; e por tua vinda restaura em nós a unidade contigo, que perdemos em Adão. Amém.
Terça feira
- Gn 12.1-7
- Amado Salvador Jesus, Filho unigênito de Deus Pai, esteja com nossa família e ajuda-nos a compreender que em ti temos a maior de todas as bênçãos. Amém.
Quarta feira
- Gn 49.8-12
- Amado Redentor Jesus, leão de Judá, concede a teu povo o teu Espírito Santo para que por fé genuína façamos parte dos que a ti pertencem. Amém
Quinta feira
- Nm 24.1-19
- Amado Salvador Jesus, estrela de Jacó, a quem todos os fiéis verão um dia, firma-nos na fé para confiarmos em ti de todo o coração. Amém.
Sexta feira
- Dt 18.15-22
- Cristo, o ungido profeta de Deus, abre nossos corações e ouvidos por teu Espírito para podermos ouvir corretamente e confiar plenamente em tua Palavra, que é a verdade. Amém.
Sábado – Is 9.1-7
- Jesus, filho de Maria e filho de Deus, ajuda-nos a carregar pacientemente as aflições desta vida na força que tu concedes. Amém.
Obs.: Confira a lista das profecias que poderão ser usadas nas outras semanas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário