As partes da liturgia eucaristia e as devidas explicações?
O que acontece com o pão e o vinho na Eucaristia? Antes da distribuição dos elementos, pão e vinho, ambos são consagrados. Mas muitos não sabem qual é o significado da consagração o verdadeiro significado é tornar sagrado ambos os elementos, o antigo testamento nos ajuda a entender melhor, para o povo daquela época e também para nós hoje é tirar fora do uso comum, e dedicar exclusivamente a Deus para que Deus use como veículo da sua graça. Os Luteranos acreditam que Cristo está no pão e no vinho, que o pão é o verdadeiro corpo de Cristo e o vinho o verdadeiro sangue de Cristo derramado na cruz em favor de nossos pecados.
Por que o nome Eucaristia? Desde o início do século II é usado este termo. Eucaristia tem sua origem grega que significa ações de graças, expressão usada devido a formula de oração dirigida à mesa pelos judeus, na qual serviu de fonte nas celebrações Eucarísticas nas igrejas cristãs.
Desvios na prática da ceia do Senhor - lamentavelmente muitas igrejas e tradições se desviaram da prática da Ceia do Senhor, como se fosse algo individual, um acontecimento para beneficio próprio de cada pessoa. Outro desvio é que a Ceia do Senhor é celebrada como se fosse à morte de Jesus na cruz e sua vida, sua ressurreição, seus ensinamentos se quer é mencionados. A celebração em favor de um morto muda totalmente seu significado.
O verdadeiro sentido da Ceia do Senhor não é individual, mas sim uma refeição conjunta, é o comer e beber na presença de Deus. A celebração da Ceia não é em favor de um morto, mas um grande momento de louvor e gratidão por toda a obra de Deus em Cristo (nascimento, proclamação, atuação, paixão, morte, ressurreição e ascensão).
A Eucaristia não deixa de ser o pão e o vinho, continua sendo, mas com a presença de Cristo que se dá a nós através dos elementos.
Como lidar com o pão e o vinho? Ante da distribuição, os elementos devem ser consagrados, e se por ventura faltar um dos elementos, deve-se consagra-lo para que a pessoa que está recebendo-o tenha certeza de que realmente é o corpo e o sangue de Cristo, através do pão e do vinho. Para que o imprevisto não aconteça sempre adiciona a quantidade máxima, mais 30%. Após a realização da Ceia, ambos os elementos deixam de ser consagrados, voltando a ser elemento comum, mas mesmo assim devemos tratá-los com dignidade, pois anteriormente foi colocado nas mãos de Deus que o usou.
Confissão de pecados tem lugar na Liturgia da Eucaristia? Sim, logo no início da Liturgia da Eucaristia Luterana, é uma espécie de penitência, ou seja, Confissão de Pecados seguida de Absolvição, essa prática deve ser restabelecida, deve ser superada, para que tenhamos o verdadeiro sentido, o sentido original da Eucaristia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário