LIÇÃO 4 - 1 e 2 Mandamentos
TAREFAS:
1) Ler:
a) Êx 32: - O bezerro de ouro
b) Mt 19.16-22 - O jovem rico
c) Dn 3 - Os três homens na fornalha ardente confiam em Deus
d) Dn 6 - Daniel não teme os leões.
2) Decorar: v17, v21, p18, v32, p22, v35,
p26, p29, v45, v47, p31, v50, v51, v53
3) Recitar: 7 e 8 Mandamentos
Deus é um só, mas ele existe em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Entretanto, este único Deus nem sempre é adorado pelos homens. Muitas vezes os homens adoram, veneram, prestam culto a outros deuses que eles mesmos fabricaram. Vejam o relato de Êxodo 32. Foi Arão, o irmão de Moisés, que fabricou aquele terneiro de ouro e o povo adorou este terneiro como se ele fosse um deus. Vejam o que Deus diz a respeito dos deuses no Salmo 115.2-7. Estes deuses tem olhos, mas não conseguem ver. Tem ouvidos, mas nada ouvem, etc. Então, adianta adorar, invocar, prestar culto a um deus assim? Pois, este é o assunto do primeiro Mandamento. ÍDOLO é um objeto que as pessoas adoram ou veneram como se fosse um deus. IDOLATRIA é o culto prestado a qualquer ídolo. Isto Deus, o único Senhor, não quer. Ele não gosta disto.
A IDOLATRIA pode ser dividida em:
a) GROSSEIRA - culto que a gente pode ser prestado a um ídolo. Exemplo: o bezerro de ouro, em Êxodo 32.
b) DISFARÇADA - é o culto prestado a um ídolo que a gente não pode ver. Exemplo: Mateus 19.16-22. Este rapaz gostava mais das suas riquezas do que de Jesus.
O segundo Mandamento diz que o nome deste Deus único e verdadeiro é um nome santo e por isso não deve ser usado com leviandade ou por brincadeira. O santo nome de Deus é muito usado por costume ou brincadeira! Toma-se o nome de Deus em vão, falando expressões como: “Ai meu Deus”, “Meu Deus do céu”, “Pelo amor de Deus”, “Deus que me perdoe”, etc. Isto pode ser ouvido na escola, no trabalho, na TV, na família, no futebol, nos passeios. Pena que os homens usam o nome santo de Deus tão levianamente! Ele diz: “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”.
Daniel foi levado para a Babilônia por Nabucodonozor, rei da Babilônia, em 606 AC(Antes de Cristo). Seria o início do CATIVEIRO BABILÔNICO que duraria 70 anos. Além de Daniel, milhares de pessoas do povo de Israel, o povo de Deus do Antigo Testamento, foram levados para longe da pátria. Muitos morreram lá na Babilônia. Que castigo! Tudo aconteceu porque o povo deixou de ouvir a palavra de Deus, não a obedecendo. Preferiram o culto aos deuses. Cometeram idolatria e receberam de Deus o justo castigo.
O dilúvio (Gênesis 6–9 ) foi outro castigo mandado por Deus. Foi a destruição pela água. Já as cidades de Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo que Deus mandou do céu(Gn 19). O pior castigo, porém, que está à espera dos homens que não fazem a vontade de Deus e desprezam o seu amor Salvador em Jesus, será a morte eterna, o inferno.
Senhor! Ajuda-nos a confiar em Jesus sempre e viver.
GLOSSÁRIO(Explicação de palavras difíceis):
BEZERRO(Êx 32) - terneiro, novilho
ARÃO - irmão de Moisés e 1o sacerdote
ALARIDO (Êx 32.18) - gritaria, vozerio
PROPENSO(Êx 32.22) - inclinado, favorável
SÁTRAPA(Dn 3.2) - governador de província
MAGISTRADO(Dn 3.2) - juiz de um tribunal
Dn 3.5 - nomes de instrumentos musicais
PROSTRAR (Dn 3.6) - ajoelhar-se, se humilhar
INTERDITO(Dn 6.7) - proibição
SANCIONAR(Dn 6.8) - aprovar
PETIÇĂO (Dn 6.12) - pedido
GALILEU (Mt 26.69) morador da Galiléia, norte da Palestina.
ALPENDRE (Mt 26.71) - área coberta, externa de uma casa; varanda
PRAGUEJAR (Mt 26.74)- rogar pragas; amaldiçoar
PROGNOSTICAR (p28) dizer o que vai acontecer no amanhã, prever o futuro.
BLASFEMAR (p 24) - rir, debochar, zombar...............
Nenhum comentário:
Postar um comentário