1 CORÍNTIOS
Data e Lugar: 55 A.D., em Éfeso (1Co 16.8), durante a 3ª viagem missionária (Paulo fica em Éfeso 3 anos - At 19).
Paulo escreveu esta carta aos cristãos da cidade de Corinto a fim de tratar de vários e sérios problemas que tinham aparecido na igreja. O próprio Paulo havia fundado a Igreja de Corinto na sua segunda viagem missionária, quando passou dezoito meses naquela cidade. Os problemas eram a respeito de doutrinas e da vida cristã. A igreja tinha se dividido em vários grupos, e Paulo procura levá-los a resolver as suas diferenças e voltarem a ser unidos, como uma igreja de Cristo deve ser.
Os cristãos de Corinto haviam escrito a Paulo, pedindo a sua opinião sobre vários assuntos, e do cap. 7 em diante Paulo diz o que pensa a respeito desses assuntos. Uma das questões mais discutidas era a respeito dos dons do Espírito Santo, tratada nos cap. 12-14. É nesse contexto que aparece o "hino ao amor"(Cap.13), uma das passagens mais conhecidas do livro. O cap. 15 é uma bela apresentação da doutrina a respeito da ressurreição.
Valor prático: Dá panorama da vida congregacional de uma igreja do NT: culto e vida. Mostra ser difícil estar no mundo pagão sem ser do mundo. Nem as primeiras congregações estavam livres de problemas.
Esboço: Introdução (1.1-9); Grupos na Igreja (1.10-4.21); Imoralidade e questões sobre o casamento (caps. 5-7); Relação entre cristãos e pagãos (8.1-11.1); Problemas na Igreja (11.2-14.40); A ressurreição de Cristo e dos que crêem nele (cap.15); A oferta para os cristãos necessitados da Judéia (16.1-4); Saudações e palavras finais (16.5-24).
Nenhum comentário:
Postar um comentário