EXEGESE DE 1 CORÍNTIOS 1.18-25

EXEGESE DE 1 CORÍNTIOS 1.18-25

1 Co 1:18 ~O lo,goj ga.r o` tou/ staurou / toi/j me.n avpollume,noij mwri,a evsti,n( toi/j de. sw|zome,noij h`mi/n du,namij qeou/ evstin)
 lo,goj tou/ staurou: “a palavra da cruz.” O artigo repetido é quase demonstrativo. A cruz ocupa um lugar central na proclamação do evangelho. É tanto ponto climático de uma vida de auto-renúncia como o instrumento designado de salvação (Lightfoot).
avpollume,noij part. pres. méd. avpo,llumi, arruinar, ser perdido. A preposição prefixada é perfectiva e o tempo presente indica que o alvo está idealmente atingido. Uma transformação completa de seus sujeitos é requerida, a fim de tirá-los da ruína implícita em seu estado.
mwri,a: Loucura, aqui, e em toda esta passagem, é sinônimo de inépcia, de tolice.
du,namij :ato de poder, poder sobrenatural, poder de Deus(Mt 26.64; Mc 4.62; cf. At 8.10); habilidade, capacidade(Mt 25.15; 2 Cor 1.8; 8.3). (ver NDITNT vol.3 pág.573-578).
sw|zome,noij part. pres. pass. sw,|zw salvar. O dativo do primeiro particípio denota uma simples apreciação do sujeito. O dativo deste particípio inclui uma relação efetiva e a idéia de um efeito produzido.

1 Co 1:19 ge,graptai ga,r( VApolw/ th.n sofi,an tw/n sofw/n( kai. th.n su,nesin tw/n sunetw/n avqeth,sw)
ge,graptai perf. pass. A forma expressa o caráter autoritativo do documento, “permanece escrito”.
VApolw (verb fut at ind 1 pes sing) avpo,llumi: arruinar, ser perdido, destruir.
sofi,an: sabedoria, 1. sabedoria achada entre o povo, quer natural, quer dada por Deus Mt 12.42; At 6.3, 10; 1Co 1.19ss; 2.13; Cl 1.28; Tg 3.13,15,17; 2 Pe 3.15. 2. sabedoria de Cristo e de Deus Mc 6.2; l Co 2.40,52; 1 Co 1.21a,24,30; Cl 2.3
3. sabedoria, provável personificação em Mt 11.9, Lc 7.35; 11.49(filosofia). Ver Barclay pág. 184-190.
sofw/n sábio, erudito, Deus é chamado de sábio no sentido absoluto.
su,nesin  suvnesiz: entendimento, algo que une. A faculdade de colocar dois e dois juntos.
Isaías 29.14; já por ocasião da invasão da assíria, Deus anuncia que não são os cálculos de um sabedoria puramente humana que salvarão Israel. É o mesmo tema.

1Co 1:20 pou/ sofo,j* pou/ grammateu,j* pou/ suzhthth.j tou/ aivw/noj tou,tou* ouvci. evmw,ranen o` qeo.j th.n sofi,an tou/ ko,smou*
ouvci: uma forma fortalecida de ou usada em uma pergunta que espera uma resposta positiva.
evmw,ranen : tornar tolo, fazer louco.
Em toda esta passagem, a sabedoria, atividade da razão humana, não é criticada como tal, visto ser obra de Deus. Mas o apóstolo a denuncia pelo fato de ela se pretender suficiente, norma única e última.

1Co 1:21 evpeidh. ga.r evn th/| sofi,a| tou/ qeou/ ouvk e;gnw o` ko,smoj dia. th/j sofi,aj to.n qeo,n( euvdo,khsen o` qeo.j dia. th/j mwri,aj tou/ khru,gmatoj sw/sai tou.j pisteu,ontaj)
evpeidh. : desde, desde então, visto que.
sofi,a| tou/ qeou/ : a sabedoria de Deus: A sabedoria de Deus manifestada na criação. Cf. Rm 1,19-20 que é muito semelhante ao nosso texto. Outros compreendem: por uma disposição da sabedoria de Deus, ou no tempo da sabedoria de Deus.
dia. th/j sofi,aj : “pela sabedoria”.
euvdo,khsen:euvdoke,w :agradar, ter prazer em.
khru,gmatoj : Proclamação, pregação.ver NDITNT pág. 745-756.
sw/sai:sw,|zw : inf. aor. salvar, resgatar. O inf. explica o que é agradável a Deus. Ver Barclay pág. 191-196.

1Co 1:22 evpeidh. kai. VIoudai/oi shmei/a aivtou/sin kai. {Ellhnej sofi,an zhtou/sin(
Visto que os judeus pedem sinais e o gregos requerem sabedoria;
evpeidh. : visto que, pois. A conjunção é causal, mas seu efeito de subordinação não é muito forte.
shmei/a :sinal.Pedir sinal implica na recusa de confiar em Deus.
aivtou/sin pres.ativo: aivte,w: requerer, pedir.
zhtou/sin( pres. ativo:  zhte,w
O tempo presente mostra a ação habitual e descreve o que é sempre feito.
De ambos os lados a exigência é, no fim das contas, a mesma: procuram-se seguranças humanas, o milagre fiador da veracidade da mensagem ou uma doutrina satisfatória para a inteligência; pretensões condenáveis aos olhos de Paulo, não em si mesmos (paradoxalmente, elas serão satisfeitas pela cruz de Cristo, v.24), mas à medida que são exigências preliminares, condições postas à aceitação da fé.

1Co 1:23 h`mei/j de. khru,ssomen Cristo.n evstaurwme,non( VIoudai,oij me.n ska,ndalon e;qnesin de. mwri,an (
Mas nos pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios.
h`mei/j de: “mas nós” para ênfase e contraste.
evstaurwme,non  part. pres. pass. staurow : crucificar. O perf. enfatiza estado ou condição (v.Rm 3.21). Refere-se primeiramente ao Senhor exaltado que, em Sua exaltação, permanece o Crucificado. (Ver NDITNT vol. 1 pág. 555-569)
ska,ndalon: a vara que um animal derrubava e fazia a armadilha fechar-se; pedra de tropeço, alguma coisa que prende os homens, escândalo, ofensa (ver NDITNT vol 3 pág. 311-314).. mwri,an: loucura, tolice, aquilo que produz atos, pensamentos ou fala sem sentido(ver NDITNT vol 4 pág. 273-276).Os dois acusativos estão em oposição ao objeto.

1Co 1:24 auvtoi/j de. toi/j klhtoi/j( VIoudai,oij te kai. {Ellhsin( Cristo.n qeou/ du,namin kai. qeou/ sofi,an
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, ele é Cristo, poder de Deus, sabedoria de Deus.
A primeira vista a pregação da cruz é o contrário do que os homens esperam; ocasião de queda em vez de sinal do poder de Deus, loucura em vez de sabedoria. Mas uma vez vencida essa obscuridade e dada a adesão no abandono da fé, a cruz aparece como a realização suprema dessa expectativa: sabedoria e poder superiores.

1Co 1:25 o[ti to. mwro.n tou/ qeou/ sofw,teron tw/n avnqrw,pwn evsti,n( kai. to. avsqene.j tou/ qeou/ ivscuro,teron tw/n avnqrw,pwn)
Pois o que é loucura para Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que o homem.
mwro.n: louco, “a coisa louca feita por Deus,” é aquela obra de Deus que o mundo considera loucura.
sofw,teron: comparativo de sofoz seguido pelo gen. de comparação, mais sábia que os homens com toda a sua força.
avsqene.j : fraco, sem força.
ivscuro,teron : comparativo de ivscuro,z forte.

  
1.4 - PASSAGENS PARALELAS:

1.5 - FORMULAÇÃO DO PENSAMENTO CENTRAL E DO TEMA
      Pensamento central:
     Paulo mostra que a mensagem que deve ser pregada é o Cristo crucificado e não a sabedoria humana, que é nula e sem valor quando se refere a salvação do pecador. 
     Tema: “Adorando e pregando o Cristo crucificado”.

SEGUNDO PASSO: A PERSUASSÃO
      a) Objetivo: Apresentar aos ouvintes a dificuldade da fé cristã ao que não crê e a sublimidade ao que crê.
      b) Moléstia: O homem por sua razão procura criar seus conceitos filosóficos, apoiando-se em sua auto-suficiência não querendo desta forma aceitar o fato da morte de Cristo na cruz, considera isso loucura.
      c) Meio: O Cristo crucificado para a nossa salvação mostra o poder e a sabedoria de Deus.

TERCEIRO PASSO: A DISPOSIÇÃO
      Disposição:

     I - Como escândalo e loucura para os que se perdem (v.18,23).
            1. O que significa para os romanos a morte na cruz.
            2. O escândalo (explicar “scandalon”) para a tradição e falso messianismo                dos judeus.
            3. A loucura para a sabedoria (expl. “filosofia”) dos gregos.
            4. O perigo do formalismo religioso e da razão humana.

            II - Como poder e sabedoria de Deus para os que são salvos (v.18,21,24,25).
            1. O que significa para os cristãos a cruz e a palavra da cruz.
            2. A fraqueza dos homens e a força de Deus.
            3. A ignorância dos homens e a sabedoria de Deus.
            4. A maravilhosa sabedoria dos desígnios divinos - Rm 11.33-36.



Quarto domingo na Quaresma 22.03.98
Texto: 1 Co 1.18-25
Tema: “Adorando e pregando o Cristo crucificado”.
Objetivo: Apresentar aos ouvintes a dificuldade da fé cristã ao que não crê e a sublimidade ao que crê.

Introdução
Se eu perguntar a vocês: Qual a razão de termos uma cruz em nossa capela? Ou, porque a cruz é o um símbolo do cristianismo? Vocês saberiam me responder?
 Certamente que sim. Talvez me diriam mas isso é óbvio, pois foi numa cruz que Cristo morreu para perdoar e salvar a humanidade.
 Pode até parecer óbvio, mas para os que se perdem não é tão óbvio assim. Para muitos a cruz é sinal de fraqueza, morte e derrota. Vejamos o que a cruz significava para os romanos na época de Jesus.
 I - Como escândalo e loucura para os que se perdem (v. 18,23).
1. O que significa para os romanos a morte na cruz.
Nos tempos de Jesus, a morte na cruz era a pior morte que poderia existir. Geralmente ela era reservada aos escravos, aos piores tipos de criminosos dos níveis mais baixos da sociedade, aos desertores militares e especialmente aos traidores. Somente em casos raros, ou praticamente nunca,  ocorria a crucificação de cidadãos romanos, geralmente eles eram decapitados, pois era uma morte rápida e não lenta e vergonhosa como a morte na cruz.
 Entre os judeus, trazia ainda uma marca adicional. Deuterônomio 21.23, diz “o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus”, era entendido no sentido de que o próprio método de morte trazia a maldição divina sobre o crucificado.
 Assim, a idéia de um Messias crucificado levanta um problema especial para os judeus, como crer em um Messias que é morto no madeiro?
 Os judeus esperavam um Messias forte, libertador que os livra-se do jugo romano, eles até se deixaram impressionar pelos sinais que Jesus fez, mas, quando vêem que Cristo está morto, pendurado no madeiro, é impossível acreditar que ele é o Messias, o Filho de Deus e o Salvador da humanidade. Como   poderia salvar, se Ele próprio está morto, após ter sido chicoteado, cuspido e humilhado; era demais pedir que eles acreditassem que aquele homem fraco, que morreu na cruz como o pior dos bandidos fosse o Salvador.

2. O escândalo  para a tradição e o falso messianismo dos judeus.

Para os judeus um Messias crucificado é uma completa impossibilidade, isto é um escândalo, é pedra de tropeço e uma ocasião de ofensa.
 A base da ofensa causada por Jesus é a cruz, pois esta anula toda e qualquer sabedoria humana, e exclui toda a cooperação humana para a salvação. A pregação do Cristo crucificado, é pois escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Esta causa de tropeço que enfurece deve permanecer, senão o Evangelho deixará de ser a mensagem da salvação.
 O alicerce da ofensa, do escândalo causado por Cristo é o decreto de Deus em Rm 9.33: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.
 Jesus e Seu evangelho são a causa de ofensa  somente quando a descrença rejeita a salvação que Ele traz, porque, a salvação apresentada por Jesus, não correspondia às expectativas humanas. Embora aquele que Nele crê não será envergonhado(Rm 9.33; 1 Pe 2.6), aquele que não crê, se ofende nele. É a cegueira do homem que faz de Jesus uma ocasião para a destruição.

3. A loucura para a sabedoria (explicar “filosofia”) dos gregos
 De fato, Jesus é pedra de tropeço, é causa de ofensa para os judeus, e pelos gregos a mensagem da cruz foi considerado loucura, visto que eles procuram entender tudo com a sua razão e com a sua grande sabedoria, sua grande filosofia.
 O apóstolo Paulo conhecia bem a sabedoria que os gregos daquela época pregavam. Era uma sabedoria de palavras, que não fazia nada a não ser obscurecer a Cruz de Cristo, porque a sabedoria apontava para uma solução humana.  Paulo se recusa a pregar usando palavras sedutoras da sabedoria do homem (1Co 2.1,4,5,13).
 O apóstolo conhecia os pregadores e mestres que se preocupavam mais em que os homens olhassem para eles, em vez de olharem para Cristo. É isto que Paulo tinha em mente quando falava da sabedoria deste mundo.
 Uma sabedoria assim não conhecia a Deus na realidade (1 Co 1.21), era mais sedutora do que instrutiva (1 Co 2.4,5). Era a sabedoria do homem e não sabedoria de Deus (1 Co 2.13). Por fim, esta sabedoria estava destinada à destruição e à condenação divinas, e a demonstração da real (loucura) que aquilo tudo era (1 Co 1.19;1.27).

4. E como nós agimos hoje usando nossa razão humana.
 Se pensarmos bem, o mundo de hoje não está nada diferente da época em que Paulo vivia. Como na comunidade de Corinto, também há entre nós muitos pregadores que pregam não o Cristo crucificado, mas pregam segundo a sua sabedoria, ou ainda que pregam aquilo que o povo quer ouvir.
 Há muitos pregadores que anunciam um Cristo que trará dinheiro e felicidades terrenas, que livrará do desemprego, da doença e da opressão de governos, justamente o Messias que os judeus esperavam; um Messias que recebemos se cumprirmos inúmeras leis. Outros anunciam a Jesus como mestre esotérico e outras coisas mais. Fazem de conceitos filosóficos seu modo de viver. Dai podemos ver hoje o aparente sucesso das igrejas que oferecem sinais espetaculares, tem que ser concreto, imediato, agora. 
II. Como poder e sabedoria de Deus para os que são salvos (v.18, 21, 24, 25).
1. O que significa para os cristãos a cruz e a palavra da cruz (v. 18) 
E para nós que somos salvos, o que significa para nós a cruz e a palavra da cruz? Será que ela é fraqueza e é loucura? Creio que não. Para nós está palavra da cruz é poder e sabedoria de Deus.
 Pois na cruz vemos que de fato nada podemos fazer para sermos salvos e sim unicamente aceitar aquilo que Cristo fez por nós. Cristo foi levado ao madeiro maldito, sofreu horrores, foi humilhado, ferido, maltratado e morto, e tudo isso somente por nós, porque na verdade eramos nós que deveriamos ter morrido numa cruz, mas Jesus foi em nosso lugar.
 A cruz para nós que somos salvos não pode ser sinal de vergonha, humilhação e fraqueza, mas sim de poder, de sabedoria de Deus, pois foi ali que Deus entregou seu único Filho por amor a nós.
 Jesus sofreu voluntariamente para que ninguém mais fosse abandonado por Deus, exceto aqueles que rejeitam o amor de Cristo, que  preferem acreditar em suas filosofias.
 O grande plano da salvação da humanidade, planejado na eternidade, anunciado a Adão e Eva logo após a queda destes em pecado, proclamado por boca de muitos profetas e executado pelo próprio Filho de Deus, teve na cruz a sua realização final, quando Jesus disse: “Está consumado!”, e ali entregou a sua vida. Os inimigos: pecado, morte e Satanás foram vencidos. Está é a grande mensagem que devemos anunciar, está é para muitos a loucura da cruz.

2. A fraqueza dos homens e a força de Deus.
 E por que é loucura da cruz ? Porque o homem em sua natureza pecaminosa e afastado de Deus não consegue entender os planos  de Deus, o homem não vê que é fraco, falho e sempre de novo cai em pecados, se julga auto suficiente e procura através de sua sabedoria, suas obras alcançar a sua salvação e não vê que com isso só está atrapalhando, ou melhor está se condenando.
 O homem, tanto da época de Jesus quanto o homem de hoje, não entendeu e não entende que o Messias sofredor, pendente na cruz, que parecia fraco, estava exibindo a fraqueza de Deus, que é mais forte do que os homens (1 Co 1.25) e do que qualquer coisa que os homens possam produzir, ou seja que Cristo morrendo na cruz não provou sua fraqueza, mas sim seu poder, sua glória e sua majestade.
 3. A ignorância dos homens e a sabedoria de Deus.
O homem julga ser necessário fazer uso de sua sabedoria humana de sua grande inteligência, de seus muitos conceitos filosóficos para poder se aproximar de Deus e não percebe que quanto mais usa a sua razão, para buscar a salvação, mais ignorante ele se torna diante de Deus e descarta a oferta de Deus.
 O homem não percebe que a sabedoria de Deus é diferente de qualquer conceito filosófico que possa existir. 
A sabedoria de Deus é uma sabedoria autêntica, uma sabedoria triunfante, mas não porém a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época que se reduzem a nada” (1 Co 2.6). É característico da sabedoria de Deus ser “misteriosa e oculta” (1 Co 2.7). O grande desígnio da sabedoria de Deus está na Cruz, no Cristo crucificado.
 A sabedoria de Deus, o Cristo crucificado é a grande mensagem que nós temos que pregar, pois pela vontade do Pai Cristo “se nos tornou sabedoria, justiça, santificação e redenção”(1 Co 1.30).
 Precisamos falar de Cristo como duma sabedoria que a parte de qualquer saber se torna objeto de conhecimento supremo e suficiente, e podemos dizer com Paulo: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado”(1 Co2.2).
 CONCLUSÃO
Que possamos neste período de Quaresma ter a certeza de que esta MENSAGEM DA CRUZ, que é para os que são salvos poder e sabedoria de Deus, que esta mensagem nos traz vida, perdão, consolo e esperança.
E que todos nós possamos dizer: “Eu sei porque aqui nesta capela há uma cruz, porque foi numa cruz que Jesus morreu para me resgatar da perdição”.
E que também possamos dizer juntos com Lutero: “A mais sublime ADORAÇÃO a DEUS é a PREGAÇÃO DA PALAVRA DA CRUZ, porque por meio dela são louvados e celebrados o nome e os benefícios de Cristo”. Amém.

1Co 1:26 Ble,pete ga.r th.n klh/sin u`mw/n( avdelfoi,( o[ti ouv polloi. sofoi. kata. sa,rka( ouv polloi. dunatoi,( ouv polloi. euvgenei/j\
Olhai pois o vosso chamado, irmãos, porque não há muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento.
A estrutura social da igreja em Corinto incluía pessoas de todos os níveis sociais. Havia desde os das classes mais inferiores (a maioria), como os das classes superiores.
1Co 1:27 avlla. ta. mwra. tou/ ko,smou evxele,xato o` qeo.j i[na kataiscu,nh| tou.j sofou,j( kai. ta. avsqenh/ tou/ ko,smou evxele,xato o` qeo.j i[na kataiscu,nh| ta. ivscura,(
Mas as coisas loucas do mundo foram escolhidas por Deus para envergonhar os sábios, e as coisas fracas foram escolhidas por Deus para envergonhar as fortes.

1Co 1:28 kai. ta. avgenh/ tou/ ko,smou kai. ta. evxouqenhme,na evxele,xato o` qeo,j( ta. mh. o;nta( i[na ta. o;nta katargh,sh|(
e as coisas humildes e rejeitadas do mundo foram escolhidas por Deus, e as coisas que não são,  

Pesquisar este blog

Marcadores

1 CO 1.18-25 1 CO 12.2 1 CO 15.20-28 1 CO 15.50-58 1 CO 2.1-5 1 CO 6.12-20 1 CO2.6-13 1 CORÍNTIOS 1 CR 28.20 1 JO 1 JO 1.1-10 1 JO 4.7-10 1 PE 1.13-21 1 PE 1.17-25 1 PE 1.3-9 1 PE 2.1-10 1 PE 2.18-25 1 PE 2.19-25 1 PE 2.4-10 1 PE 3.13-22 1 PE 3.15-22 1 PE 3.18-20 1 PE 4.12-17 1 PE 5.6-11 1 PEDRO 1 RS 19.4-8 1 RS 8.22-23 1 SM 1 1 SM 2 1 SM 28.1-25 1 SM 3 1 SM 3.1-10 1 TIMÓTEO 1 TM 1.12-17 1 Tm 2.1-15 1 TM 3.1-7 1 TS 1.5B-10 10 PENTECOSTES 13-25 13° APÓS PENTECOSTES 14° DOMINGO APÓS PENTECOSTES 15 ANOS 16-18 17 17º 17º PENTECOSTES 1CO 11.23 1CO 16 1º ARTIGO 1º MANDAMENTO 1PE 1PE 3 1RS 17.17-24 1RS 19.9B-21 2 CO 12.7-10 2 CO 5.1-10 2 CO 5.14-20 2 CORINTIOS 2 PE 1.16-21 2 PE 3.8-14 2 PENTECOSTES 2 TM 1.1-14 2 TM 1.3-14 2 TM 2.8-13 2 TM 3.1-5 2 TM 3.14-4.5 2 TM 4.6-8 2 TS 3.6-13 2° EPIFANIA 2° QUARESMA 20º PENTECOSTES 24º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 25º DOMINGO PENTECOSTES 27-30 2CO 8 2º ADVENTO 2º ARTIGO 2º DOMINGO DE PÁSCOA 2TM 1 2TM 3 3 3 PENTECOSTES 3º ARTIGO 3º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 3º DOMINGO DE PÁSCOA 3º DOMINGO NO ADVENTO 4 PENTECOSTES 41-43 4º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 4º DOMINGO DE PENTECOSTES 4º FEIRA DE CINZAS 5 MINUTOS COM JESUS 5° APÓS EPIFANIA 500 ANOS 5MINUTOS 5º DOMINGO DE PENTECOSTES 5º EPIFANIA 5º PENTECOSTES 6º MANDAMENTO 7 ESTRELAS Abiel ABORTO ABSOLVIÇÃO ACAMPAMENTO AÇÃO DE GRAÇA ACIDENTE ACIR RAYMANN ACONSELHAMENTO ACONSELHAMENTO PASTORAL ACRÓSTICO ADALMIR WACHHOLz ADELAR BORTH ADELAR MUNIEWEG ADEMAR VORPAGEL ADMINISTRAÇÃO ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS ADVENTISTA ADVENTO ADVERSIDADES AGENDA AIDS AILTON J. MULLER AIRTON SCHUNKE AJUDAR ALBERTO DE MATTOS ALCEU PENNING ALCOOLISMO ALEGRIA ALEMÃO ÁLISTER PIEPER ALTAR ALTO ALEGRE AM 8.4-14 AMASIADO AMBIÇÃO AMIGO AMIZADE AMOR André ANDRÉ DOS S. DREHER ANDRÉ L. KLEIN ANIVERSARIANTES ANIVERSÁRIO ANJOS ANO NOVO ANSELMO E. GRAFF ANTHONY HOEKEMA ANTIGO TESTAMENTO ANTINOMISTAS AP 1 AP 2 AP 22 AP 22.12-17 AP 3 APOCALIPSE APOLOGIA APONTAMENTOS APOSTILA ARNILDO MÜNCHOW ARNILDO SCHNEIDER ARNO ELICKER ARNO SCHNEUMANN ARREBATAMENTO ARREPENDIMENTO ARTHUR D. BENEVENUTI ARTIGO ASAS ASCENSÃO ASCLÉPIO ASSEMBLEIA ASTOMIRO ROMAIS AT AT 1 AT 1-10 AT 1.12-26 AT 10.34-43 AT 17.16-34 AT 2.1-21 AT 2.14a 36-47 AT 2.22-32 AT 2.36-41 AT 2.42-47 AT 4.32-37 AT 6.1-9 AT 7.51-60 ATANASIANO ATOS AUDIO AUGSBURGO AUGUSTO KIRCHHEIN AULA AUTO ESTIMA AUTO EXCLUSÃO AUTORIDADE SECULAR AVANÇANDO COM GRATIDÃO AVISOS AZUL E BRANCO BATISMO BATISMO INFANTIL BELÉM BEM AVENTURADOS BENÇÃO BENJAMIM JANDT BIBLIA ILUSTRADA BÍBLIA SAGRADA BÍBLICO BINGOS BOAS NOVAS BOAS OBRAS BODAS BONIFÁCIO BOSCO BRASIL BRINCADEIRAS BRUNO A. K. SERVES BRUNO R. VOSS C.A. C.A. AUGSBURGO C.F.W. WALTHER CADASTRO CAIPIRA CALENDÁRIO CAMINHADA CAMPONESES CANÇÃO INFANTIL CANCIONEIRO CANTARES CANTICOS CÂNTICOS CANTICOS DOS CANTICOS CAPELÃO CARGAS CÁRIN FESTER CARLOS CHAPIEWSKI CARLOS W. WINTERLE CARRO CASA PASTORAL CASAL CASAMENTO CASTELO FORTE CATECISMO CATECISMO MENOR CATÓLICO CEIA PASCAL CÉLIO R. DE SOUZA CELSO WOTRICH CÉLULAS TRONCO CENSO CERIMONIAIS CÉU CHÁ CHAMADO CHARADAS CHARLES S. MULLER CHAVE BÍBLICA CHRISTIAN HOFFMANN CHURRASCO CHUVA CIDADANIA CIDADE CIFRA CIFRAS CINZAS CIRCUNCISÃO CL 1.13-20 CL 3.1-11 CLAIRTON DOS SANTOS CLARA CRISTINA J. MAFRA CLARIVIDÊNCIA CLAÚDIO BÜNDCHEN CLAUDIO R. SCHREIBER CLÉCIO L. SCHADECH CLEUDIMAR R. WULFF CLICK CLÍNICA DA ALMA CLOMÉRIO C. JUNIOR CLÓVIS J. PRUNZEL CODIGO DA VINCI COLÉGIO COLETA COLHEITA COLOSSENSES COMEMORAÇÃO COMENTÁRIO COMUNHÃO COMUNICAÇÃO CONCÓRDIA CONFIANÇA CONFIRMACAO CONFIRMAÇÃO CONFIRMANDO CONFISSÃO CONFISSÃO DE FÉ CONFISSÕES CONFLITOS CONGREGAÇÃO CONGRESSO CONHECIMENTO BÍBLICO CONSELHO CONSTRUÇÃO CONTATO CONTRATO DE CASAMENTO CONVENÇÃO NACIONAL CONVERSÃO CONVITE CONVIVÊNCIA CORAL COREOGRAFIA CORÍNTIOS COROA CORPUS CHRISTI CPT CPTN CREDO CRESCENDO EM CRISTO CRIAÇÃO CRIANÇA CRIANÇAS CRIOULO CRISTÃ CRISTÃOS CRISTIANISMO CRISTIANO J. STEYER CRISTOLOGIA CRONICA CRONOLOGIA CRUCIFIXO CRUZ CRUZADAS CTRE CUIDADO CUJUBIM CULPA CULTO CULTO CRIOULO CULTO CRISTÃO CULTO DOMESTICO CULTO E MÚSICA CULTURA CURSO CURT ALBRECHT CURTAS DALTRO B. KOUTZMANN DALTRO G. TOMM DANIEL DANILO NEUENFELD DARI KNEVITZ DAVI E JÔNATAS DAVI KARNOPP DEBATE DEFICIÊNCIA FÍSICA DELMAR A. KOPSELL DEPARTAMENTO DEPRESSÃO DESENHO DESINSTALAÇÃO DEUS DEUS PAI DEVERES Devoção DEVOCIONÁRIO DIACONIA DIÁLOGO INTERLUTERANO DIARIO DE BORDO DICOTOMIA DIETER J. JAGNOW DILÚVIO DINÂMICAS DIRCEU STRELOW DIRETORIA DISCIPLINA DÍSCIPULOS DISTRITO DIVAGO DIVAGUA DIVÓRCIO DOGMÁTICA DOMINGO DE RAMOS DONS DOUTRINA DR Dr. RODOLFO H. BLANK DROGAS DT 26 DT 6.4-9 EBI EC 9 ECLESIASTES ECLESIÁSTICA ECUMENISMO EDER C. WEHRHOLDT Ederson EDGAR ZÜGE EDISON SELING EDMUND SCHLINK EDSON ELMAR MÜLLER EDSON R. TRESMANN EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CRISTÃ EF 1.16-23 EF 2.4-10 EF 4.1-6 EF 4.16-23 EF 4.29-32 EF 4.30-5.2 EF 5.22-33 EF 5.8-14 EF 6.10-20 ÉFESO ELBERTO MANSKE Eleandro ELEMAR ELIAS R. EIDAM ELIEU RADINS ELIEZE GUDE ELIMINATÓRIAS ELISEU TEICHMANN ELMER FLOR ELMER T. JAGNOW EMÉRITO EMERSON C. IENKE EMOÇÃO EN ENCARNAÇÃO ENCENAÇÃO ENCONTRO ENCONTRO DE CRIANÇA 2014 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2015 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2016 ENCONTRO PAROQUIAL DE FAMILIA ENCONTROCORAL ENFERMO ENGANO ENSAIO ENSINO ENTRADA TRIUNFAL ENVELHECER EPIFANIA ERA INCONCLUSA ERNI KREBS ERNÍ W. SEIBERT ERVINO M. SPITZER ESBOÇO ESCATOLOGIA ESCO ESCOLAS CRISTÃS ESCOLÁSTICA ESCOLINHA ESCOLINHA DOMINICAL ESDRAS ESMIRNA ESPADA DE DOIS GUMES ESPIRITISMO ESPÍRITO SANTO ESPIRITUALIDADE ESPÍSTOLA ESPORTE ESTAÇÃODAFÉ ESTAGIÁRIO ESTAGIÁRIOS ESTATUTOS ESTER ESTER 6-10 ESTRADA estudo ESTUDO BÍBLICO ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO HOMILÉTICO ÉTICA EVANDRO BÜNCHEN EVANGELHO EVANGÉLICO EVANGELISMO EVERSON G. HAAS EVERSON GASS EVERVAL LUCAS EVOLUÇÃO ÊX EX 14 EX 17.1-17 EX 20.1-17 EX 24.3-11 EX 24.8-18 EXALTAREI EXAME EXCLUSÃO EXEGÉTICO EXORTAÇÃO EZ 37.1-14 EZEQUIEL BLUM Fabiano FÁBIO A. NEUMANN FÁBIO REINKE FALECIMENTO FALSIDADE FAMÍLIA FARISEU FELIPE AQUINO FELIPENSES FESTA FESTA DA COLHEITA FICHA FILADÉLFIA FILHO DO HOMEM FILHO PRÓDIGO FILHOS FILIPE FILOSOFIA FINADOS FLÁVIO L. HORLLE FLÁVIO SONNTAG FLOR DA SERRA FLORES Formatura FÓRMULA DE CONCÓRDIA Fotos FOTOS ALTO ALEGRE FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2010 FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇA 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇAS 2013 FOTOS ENCONTRO ESPORTIVO 2012 FOTOS FLOR DA SERRA FOTOS P172 FOTOS P34 FOTOS PARECIS FOTOS PROGRAMA DE NATAL P34 FP 2.5-11 FP 3 FP 4.4-7 FP 4.4-9 FRANCIS HOFIMANN FRASES FREDERICK KEMPER FREUD FRUTOS DO ES GÁLATAS GALILEU GALILEI GATO PRETO GAÚCHA GELSON NERI BOURCKHARDT GENESIS GÊNESIS 32.22-30 GENTIO GEOMAR MARTINS GEORGE KRAUS GERHARD GRASEL GERSON D. BLOCH GERSON L. LINDEN GERSON ZSCHORNACK GILBERTO C. WEBER GILBERTO V. DA SILVA GINCANAS GL 1.1-10 GL 1.11-24 GL 2.15-21 GL 3.10-14 GL 3.23-4.1-7 GL 5.1 GL 5.22-23 GL 6.6-10 GLAYDSON SOUZA FREIRE GLEISSON R. SCHMIDT GN 01 GN 1-50 GN 1.1-2.3 GN 12.1-9 GN 15.1-6 GN 2.18-25 GN 21.1-20 GN 3.14-16 GN 32 GN 45-50 GN 50.15-21 GRAÇA DIVINA GRATIDÃO GREGÓRIO MAGNO GRUPO GUSTAF WINGREN GUSTAVO D. SCHROCK HB 11.1-3; 8-16 HB 12 HB 12.1-8 HB 2.1-13 HB 4.14-16 5.7-9 HC 1.1-3 HC 2.1-4 HÉLIO ALABARSE HERIVELTON REGIANI HERMENÊUTICA HINÁRIO HINO HISTÓRIA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL HISTÓRIA DO NATAL HISTORINHAS BÍBLICAS HL 10 HL 164 HOMILÉTICA HOMOSSEXUALISMO HORA LUTERANA HORST KUCHENBECKER HORST S MUSSKOPF HUMOR IDOSO IECLB IELB IGREJA IGREJA CRISTÃ IGREJAS ILUSTRAÇÃO IMAGEM IN MEMORIAN INAUGURAÇÃO ÍNDIO INFANTIL INFERNO INFORMATIVO INSTALAÇÃO INSTRUÇÃO INTRODUÇÃO A BÍBLIA INVESTIMENTO INVOCAÇÕES IRINEU DE LYON IRMÃO FALTOSO IROMAR SCHREIBER IS 12.2-6 IS 40.1-11 IS 42.14-21 IS 44.6-8 IS 5.1-7 IS 50.4-9 IS 52.13-53-12 IS 53.10-12 IS 58.5-9a IS 61.1-9 IS 61.10-11 IS 63.16 IS 64.1-8 ISACK KISTER BINOW ISAGOGE ISAÍAS ISAQUE IURD IVONELDE S. TEIXEIRA JACK CASCIONE JACSON J. OLLMANN JARBAS HOFFIMANN JEAN P. DE OLIVEIRA JECA JELB JELB DIVAGUA JEOVÁ JESUS JN JO JO 1 JO 10.1-21 JO 11.1-53 JO 14 JO 14.1-14 JO 14.15-21 JO 14.19 JO 15.5 JO 18.1-42 JO 2 JO 20.19-31 JO 20.8 JO 3.1-17 JO 4 JO 4.5-30 JO 5.19-47 JO 6 JO 6.1-15 JO 6.51-58 JO 7.37-39 JO 9.1-41 JOÃO JOÃO 20.19-31 JOÃO C. SCHMIDT JOÃO C. TOMM JOÃO N. FAZIONI JOEL RENATO SCHACHT JOÊNIO JOSÉ HUWER JOGOS DE AZAR JOGRAL JOHN WILCH JONAS JONAS N. GLIENKE JONAS VERGARA JOSE A. DALCERO JOSÉ ACÁCIO SANTANA JOSE CARLOS P. DOS SANTOS JOSÉ ERALDO SCHULZ JOSÉ H. DE A. MIRANDA JOSÉ I.F. DA SILVA JOSUÉ ROHLOFF JOVENS JR JR 28.5-9 JR 3 JR 31.1-6 JUAREZ BORCARTE JUDAS JUDAS ISCARIOTES JUDAS TADEU JUMENTINHO JUSTIFICAÇÃO JUVENTUDE KARL BARTH KEN SCHURB KRETZMANN LAERTE KOHLS LAODICÉIA LAR LC 12.32-40 LC 15.1-10 LC 15.11-32 LC 16.1-15 LC 17.1-10 LC 17.11-19 LC 19 LC 19.28-40 LC 2.1-14 LC 23.26-43 LC 24 LC 24.13-35 LC 3.1-14 LC 5 LC 6.32-36 LC 7 LC 7.1-10 LC 7.11-16 LC 7.11-17 LC 9.51-62 LEANDRO D. HÜBNER LEANDRO HUBNER LEI LEIGO LEIGOS LEITORES LEITURA LEITURAS LEMA LENSKI LEOCIR D. DALMANN LEONARDO RAASCH LEOPOLDO HEIMANN LEPROSOS LETRA LEUPOLD LIBERDADE CRISTÃ LIDER LIDERANÇA LILIAN LINDOLFO PIEPER LINK LITANIA LITURGIA LITURGIA DE ADVENTO LITURGIA DE ASCENSÃO LITURGIA DE CONFIRMAÇÃO LITURGIA DE PÁSCOA LITURGIA DE TRANSFIGURAÇÃO LITURGIA EPIFANIA LITURGIA PPS LIVRO LLLB LÓIDE LOUVAI AO SENHOR LOUVOR LUCAS ALBRECHT LUCAS P. GRAFFUNDER LUCIFER LUCIMAR VELMER LUCINÉIA MANSKE LUGAR LUÍS CLAUDIO V. DA SILVA LUIS SCHELP LUISIVAN STRELOW LUIZ A. DOS SANTOS LUTERANISMO LUTERO LUTO MAÇONARIA MÃE MAMÃE MANDAMENTOS MANUAL MARCÃO MARCELO WITT MARCIO C. PATZER MARCIO LOOSE MARCIO SCHUMACKER MARCO A. CLEMENTE MARCOS J. FESTER MARCOS WEIDE MARIA J. RESENDE MÁRIO SONNTAG MÁRLON ANTUNES MARLUS SELING MARTIM BREHM MARTIN C. WARTH MARTIN H. FRANZMANN MARTINHO LUTERO MARTINHO SONTAG MÁRTIR MATERNIDADE MATEUS MATEUS KLEIN MATEUS L. LANGE MATRIMÔNIO MAURO S. HOFFMANN MC 1.1-8 MC 1.21-28 MC 1.4-11 MC 10.-16 MC 10.32-45 MC 11.1-11 MC 13.33-37 MC 4 MC 4.1-9 MC 6.14-29 MC 7.31-37 MC 9.2-9 MEDICAMENTOS MÉDICO MELODIA MEMBROS MEME MENSAGEIRO MENSAGEM MESSIAS MÍDIA MILAGRE MINISTÉRIO MINISTÉRIO FEMENINO MIQUÉIAS MIQUÉIAS ELLER MIRIAM SANTOS MIRIM MISSÃO MISTICISMO ML 3.14-18 ML 3.3 ML NEWS MODELO MÔNICA BÜRKE VAZ MORDOMIA MÓRMOM MORTE MOVIMENTOS MT 10.34-42 MT 11.25-30 MT 17.1-9 MT 18.21-45 MT 21.1-11 MT 28.1-10 MT 3 MT 4.1-11 MT 5 MT 5.1-12 MT 5.13-20 MT 5.20-37 MT 5.21-43 MT 5.27-32 MT 9.35-10.8 MULHER MULTIRÃO MUSESCORE MÚSICA MÚSICAS NAAÇÃO L. DA SILVA NAMORADO NAMORO NÃO ESQUECER NASCEU JESUS NATAL NATALINO PIEPER NATANAEL NAZARENO DEGEN NEEMIAS NEIDE F. HÜBNER NELSON LAUTERT NÉRISON VORPAGEL NILO FIGUR NIVALDO SCHNEIDER NM 21.4-9 NOITE FELIZ NOIVADO NORBERTO HEINE NOTÍCIAS NOVA ERA NOVO HORIZONTE NOVO TESTAMENTO O HOMEM OFERTA OFÍCIOS DAS CHAVES ONIPOTENCIA DIVINA ORAÇÃO ORAÇAODASEMANA ORATÓRIA ORDENAÇAO ORIENTAÇÕES ORLANDO N. OTT OSÉIAS EBERHARD OSMAR SCHNEIDER OTÁVIO SCHLENDER P172 P26 P30 P34 P36 P40 P42.1 P42.2 P70 P95 PADRINHOS PAI PAI NOSSO PAIS PAIXÃO DE CRISTO PALAVRA PALAVRA DE DEUS PALESTRA PAPADO PAPAI NOEL PARA PARA BOLETIM PARÁBOLAS PARAMENTOS PARAPSICOLOGIA PARECIS PAROQUIAL PAROUSIA PARTICIPAÇÃO PARTITURAS PÁSCOA PASTOR PASTORAL PATERNIDADE PATMOS PAUL TORNIER PAULO PAULO F. BRUM PAULO FLOR PAULO M. NERBAS PAULO PIETZSCH PAZ Pe. ANTONIO VIEIRA PEÇA DE NATAL PECADO PEDAL PEDRA FUNDAMENTAL PEDRO PEM PENA DE MORTE PENEIRAS PENTECOSTAIS PENTECOSTES PERDÃO PÉRGAMO PIADA PIB PINTURA POEMA POESIA PÓS MODERNIDADE Pr BRUNO SERVES Pr. BRUNO AK SERVES PRÁTICA DA IGREJA PREEXISTÊNCIA PREGAÇÃO PRESÉPIO PRIMITIVA PROCURA PROFECIAS PROFESSORES PROFETA PROFISSÃO DE FÉ PROGRAMAÇÃO PROJETO PROMESSA PROVA PROVAÇÃO PROVÉRBIOS PRÓXIMO PSICOLOGIA PV 22.6 PV 23.22 PV 25 PV 31.28-30 PV 9.1-6 QUARESMA QUESTIONAMENTOS QUESTIONÁRIO QUESTIONÁRIO PLANILHA QUESTIONÁRIO TEXTO QUINTA-FEIRA SANTA QUIZ RÁDIO RADIOCPT RAFAEL E. ZIMMERMANN RAUL BLUM RAYMOND F. SURBURG RECEITA RECENSÃO RECEPÇÃO REDENÇÃO REENCARNAÇÃO REFLEXÃO REFORMA REGIMENTO REGINALDO VELOSO JACOB REI REINALDO LÜDKE RELACIONAMENTO RELIGIÃO RENATO L. REGAUER RESSURREIÇÃO RESTAURAR RETIRO RETÓRICA REUNIÃO RICARDO RIETH RIOS RITO DE CONFIRMAÇÃO RITUAIS LITURGICOS RM 12.1-18 RM 12.1-2 RM 12.12 RM 14.1-12 RM 3.19-28 RM 4 RM 4.1-8 RM 4.13-17 RM 5 RM 5.1-8 RM 5.12-21 RM 5.8 RM 6.1-11 RM 7.1-13 RM 7.14-25a RM 8.1-11 RM 8.14-17 ROBERTO SCHULTZ RODRIGO BENDER ROGÉRIO T. BEHLING ROMANOS ROMEU MULLER ROMEU WRASSE ROMUALDO H. WRASSE Rômulo ROMULO SANTOS SOUZA RONDÔNIA ROSEMARIE K. LANGE ROY STEMMAN RT 1.1-19a RUDI ZIMMER SABATISMO SABEDORIA SACERDÓCIO UNIVERSAL SACERDOTE SACOLINHAS SACRAMENTOS SADUCEUS SALMO SALMO 72 SALMO 80 SALMO 85 SALOMÃO SALVAÇÃO SAMARIA Samuel F SAMUEL VERDIN SANTA CEIA SANTIFICAÇÃO SANTÍSSIMA TRINDADE SÃO LUIS SARDES SATANÁS SAUDADE SAYMON GONÇALVES SEITAS SEMANA SANTA SEMINÁRIO SENHOR SEPULTAMENTO SERMÃO SERPENTE SERVAS SEXTA FEIRA SANTA SIDNEY SAIBEL SILVAIR LITZKOW SILVIO F. S. FILHO SIMBOLISMO SÍMBOLOS SINGULARES SISTEMÁTICA SL 101 SL 103.1-12 SL 107.1-9 SL 116.12-19 SL 118 SL 118.19-29 SL 119.153-160 SL 121 SL 128 SL 142 SL 145.1-14 SL 146 SL 15 SL 16 SL 19 SL 2.6-12 SL 22.1-24 SL 23 SL 30 SL 30.1-12 SL 34.1-8 SL 50 SL 80 SL 85 SL 90.9-12 SL 91 SL 95.1-9 SL11.1-9 SONHOS Sorriso STAATAS STILLE NACHT SUMO SACERDOTE SUPERTIÇÕES T6 TEATRO TEMA TEMPLO TEMPLO TEATRO E MERCADO TEMPO TENTAÇÃO TEOLOGIA TERCEIRA IDADE TESES TESSALÔNICA TESTE BÍBLICO TESTE DE EFICIÊNCIA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ Texto Bíblico TG 1.12 TG 2.1-17 TG 3.1-12 TG 3.16-4.6 TIAGO TIATIRA TIMÓTEO TODAS POSTAGENS TRABALHO TRABALHO RURAL TRANSFERENCIA TRANSFIGURAÇÃO TRICOTOMIA TRIENAL TRINDADE TRÍPLICE TRISTEZA TRIUNFAL Truco Turma ÚLTIMO DOMINGO DA IGREJA UNIÃO UNIÃO ESTÁVEL UNIDADE UNIDOS PELO AMOR DE DEUS VALDIR KLEMANN VALDIR L. JUNIOR VALFREDO REINHOLZ VANDER C. MENDOÇA VANDERLEI DISCHER VELA VELHICE VERSÍCULO VERSÍCULOS VIA DOLOROSA VICEDOM VÍCIO VIDA VIDA CRISTÃ VIDENTE VIDEO VIDEOS VÍDEOS VILS VILSON REGINA VILSON SCHOLZ VILSON WELMER VIRADA VISITA VOCAÇÃO VOLMIR FORSTER VOLNEI SCHWARTZHAUPT VOLTA DE CRISTO WALDEMAR REIMAN WALDUINO P.L. JUNIOR WALDYR HOFFMANN WALTER L. CALLISON WALTER O. STEYER WALTER T. R. JUNIOR WENDELL N. SERING WERNER ELERT WYLMAR KLIPPEL ZC ZC 11.10-14 ZC 9.9-12