CRISTO PARA TODOS - Adorando como filhos de Deus
PROJETO PORTAS ABERTAS
Ordem de culto para: 11/01/1998
Leituras Bíblicas: 1º Domingo após Epifania - Trienal C
01 - SAUDAÇÃO: Estamos alegres por podermos estar aqui neste dia de hoje. Ontem comemoramos o dia dos reis Magos. Dia no qual começa o período do ano eclesiástico chamado Epifania. Para nós é muito especial esta data, pois a mesma nos lembra o significado do nosso lema até o ano 2000: “Cristo para todos”, pois a Epifania é justamente isto: “Cristo veio para todos”, eis porque neste dia é lembrada a visita dos reis magos a Jesus - pessoas do Oriente que vieram para verem, presentearem e adorarem o recém nascido menino Jesus.
Queremos saudar a todos que aqui estão presentes e junto conosco querem adorar a Deus. Desejamos que este culto possa ser agradável a todos e principalmente, que o mesmo possa agradar também a Deus.
02 - HINO: 71 (ou, não sendo conhecido, então o 188)
03 - INVOCAÇÃO
Em nome do Pai, que nos criou e que cuida de nós. Em nome do Filho Jesus Cristo que veio ao mundo para nos salvar a nós e a todas as pessoas do mundo inteiro. Em nome do Espírito Santo que nos chamou à fé, e que quer dar esta mesma fé também aos que hoje ainda estão longe de Cristo Jesus. Iniciamos este culto na certeza de que este Deus Triúno está em nosso meio e no coração de cada um dos presentes.
04 - CONFISSÃO
Deus espera que os seus filhos venham limpos de coração para o adorarem. Mas ninguém de nós está totalmente limpo. Nossos pecados mancharam nosso coração. E, para ficarmos novamente limpos de coração e podermos adorar a Deus como ele quer ser adorado por nós, precisamos no início de cada culto confessar os nossos pecados a Deus e dele humildemente pedir o perdão. É isto que nós queremos fazer neste momento.
(TPL 112 - Poderá ser cantado)
(Em conjunto) Na Bíblia tu mesmo nos dizes: Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”, por isso, com tristeza nos nossos corações te confessamos os nossos pecados e reconhecemos que deveríamos ter vivido de modo bem diferente, e te pedimos, Senhor: perdoa-nos por amor de teu Filho Jesus Cristo. Amém.
05 - ABSOLVIÇÃO
Diante desta vossa confissão, eu vos anuncio o perdão de todos os vossos pecados, em nome do Deus Triúno: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
P.: Desta forma confessamos os nossos pecados e pedimos perdão a Deus. Ao mesmo tempo cremos que em Cristo, Deus realmente perdoou todos os nosso pecados. Amém.
C.: Com os corações aliviados queremos cada vez mais adorar ao nosso bom Deus como filhos seus que somos, pois graças a Deus temos o privilégio de sermos membros da sua família.
06 - LEITURA BÍBLICA: Salmo 45.7-9
07 - GLORIA PATRI
08 - KYRIE
09 - GLORIA IN EXCELSIS
10 - SAUDAÇÃO: O - O Senhor seja convosco!
C - E com o teu espírito!
11 - COLETA DO DIA
Obrigado, Senhor, por teres te manifestado como Salvador de toda a humanidade. Obrigado por nos teres dado o privilégio de também nós termos chegado ao conhecimento da salvação através da fé em ti. Use-nos como mensageiros para que Cristo seja levado cada vez a mais pessoas pelo mundo afora. Em nome de Cristo Jesus, teu Filho, nosso Senhor e Salvador, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus pelos séculos sem fim. Amém.
12 - LEITURA BÍBLICA: Isaías 42.1-7
Este é um dos textos bíblicos que contém o maior de todos os consolos para que nós que somos cristãos, mas não somos tão fortes como deveríamos de ser: “O Senhor nos sustém, ele nos dá o seu Espírito, ele não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega”. Que bonito e bom sabermos disto: Por menor que seja a nossa fé, Deus não nos rejeita, se ainda tiver uma fagulha de fé, por menor que seja, Deus ainda olha por e para nós, e fará de tudo para que esta fé cresça novamente. Então, fé fraca, ainda é sinal de fé e não falta de fé. E a fé, estando fraca, ainda tem como ser fortalecida mediante os meios da graça, e é justamente isto o que Deus quer que venha a acontecer, e é certamente por isso que todos aqui estamos.
13 - LEITURA BÍBLICA: (At 10.34-38)
Eis aqui uma grande verdade: “Deus não faz acepção de pessoas”. Para Deus, nem o rico é mais importante, e nem o pobre. Deus não faz opção por determinados grupos de pessoas: “Todos têm a mesma importância para Deus”. Da mesma forma, a mulher têm a mesma importância para Deus do que o homem; o preto, como o branco; o doutor, como o analfabeto; o empresário, como o mendigo da rua; o gentio, como o judeu. E nós? Tratamos nós a todos do mesmo modo? Eis um momento para reflexão. (Lê-se neste momento, e terminada a leitura, canta-se o Aleluia tríplice)
14 - ALELUIA TRÍPLICE: Aleluia! Aleluia! Aleluia!
(Todos reflitam sobre se estão tratando a todos da mesma forma, ou se estão fazendo acepção de pessoas na maneira de tratar as mesmas, durante um minuto em reflexão interior silenciosa.)
15 - HINO: 69
16 - LEITURA DO EVANGELHO: Lc 3.15-17; 21-22
17 - CONFISSÃO DE FÉ: Credo Niceno, em conjunto.
18 - HINO: 65
19 - MENSAGEM: Anexa
20 - OFERTÓRIO: Cria em mim, ó Deus, um puro coração e renova em mim espírito reto. Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um voluntário espírito. Amém.
21 - HINO: 205
(Durante o cantar deste hino serão recolhidas as ofertas e depositadas no altar do Senhor.)
22 - ORAÇÃO GERAL: Senhor Deus, através da visita dos reis Magos a Jesus, que lembramos no dia de ontem, vemos que tu enviaste teu Filho Jesus a este mundo para ser o salvador de todos, e não somente de um povo escolhido. Obrigado, Senhor, pois, assim sabemos que Cristo é também o nosso Salvador e não somente o salvador dos outros. Conscientiza-nos disto, Senhor. Conscientiza-nos também que tu nos escolheste a nós para que nós levemos esta mensagem de perdão e de amor para os outros, para que eles também venham a saber que Cristo veio para salvar a eles. Mostra-nos que o céu está aberto, que Cristo o abriu, e que ele se abre para nós através da tua palavra e através dos santos sacramentos.
Olha com amor para as pessoas que estão com problemas na sua vida, principalmente queremos te pedir em favor de .... (aqui cabem as intercessões locais).
Acima de tudo, Senhor, ajuda-nos para que sempre possamos ver que o céu está aberto para nós também, que Cristo o abriu e que ele continua aberto para nós, apesar dos nossos pecados, por Cristo Jesus, nós te rogamos. Amém.
23 - HINO: 256
24 - SANTA CEIA:
Deus poderia apenas nos ter dado a sua palavra e mais nada, mas Deus, em seu grande amor, nos deu mais maneiras para podermos receber o perdão e sermos fortalecidos na fé. E a Santa Ceia é um destes meios através dos quais Deus nos dá o perdão dos nossos pecados, fortalecimento para a nossa fé e o nosso amor. É uma oportunidade ímpar, visto que neste momento cada um recebe pessoalmente o corpo de Cristo na forma do pão, e o sangue de Cristo na forma do vinho. Ninguém pode pensar que Cristo é somente para os outros, pois cada um recebe individualmente estes elementos para assim se ter a certeza absoluta que Cristo de fato veio para todos. Participemos, pois, gratos a Deus por este tão precioso dom.
25 - CONSAGRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO: (Durante a distribuição da Ceia todos abram seu hinário na página {página e não hino} número 114 e cada um leia individualmente para si as perguntas do exame de consciência e reflita sobre cada uma das perguntas por alguns instantes, sem ter a preocupação de se chegar até o fim das perguntas).
26 - AÇÕES DE GRAÇA E BÊNÇÃO.
27 - ORAÇÃO MENTAL: (Cada um faz a sua oração mental, sentado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário