Chamamos de igrejas os templos dedicados geralmente à religiões cristãs. Atualmente o Brasil está vendo um número cada vez maior delas serem inauguradas, geralmente reutilizando espaços como antigos cinemas e galpões. Antigamente era comum que as igrejas católicas fossem majestosas, retratando sempre características arquitetônicas contemporâneas. Abaixo você verá exemplos de igrejas que não se encaixam exatamente a nenhum estilo em particular.
Igreja na colina
Localizada a Geórgia, esta edificação foi construída entre os séculos V e VIII. Acredita-se que naquele tempo era um templo em homenagem a um deus pagão. Localizada a quase 40 metros de altura, a igreja serve de casa para um monge há 20 anos. Para chegar ao topo é preciso subir por uma antiga escada.
Igreja-tanque
Eu sei que esta não é uma edificação de verdade, trata-se de uma escultura do artista Chris Kuksi, mas ficou tão legal que precisava aparecer na lista. Se houver uma nova guerra santa o Vaticano já pode mandar fazer alguns exemplares.
Igreja-árvore
O artista italiano Giuliano Mauri iniciou um projeto de arquitetura orgânica em 2001. Ele consistia em um esqueleto composto por 42 colunas (todas plantadas e vivas) que se tornariam uma igreja. Infelizmente Giuliano faleceu em 2009, sendo que o projeto nunca havia saído do papel, por isso ele não viu seu trabalho ser finalizado. Em 2010 a construção teve início como homenagem ao trabalho de Giuliano e em comemoração ao ano da biodiversidade. A igreja ainda não está pronta, mas está encaminhada.
A igreja de neve
Em 1911 os moradores do vilarejo de Mitterfirmiansreut, na Alemanha, precisavam caminhar por 90 minutos para chegar à igreja mais próxima. Como sinal de protesto eles construíram uma catedral de gelo, para ver se assim chamavam a atenção das autoridades religiosas. Em 2011 para comemorar os 100 anos daquele acontecimento, os atuais moradores resolveram fazer uma nova igreja de gelo. Todos estavam tentando terminar a construção para o natal, mas a falta de neve suficiente só permitiu que a catedral fosse inaugurada no dia 28 de dezembro.
A igreja inflável
O filósofo Frank Los criou esta curiosa igreja para servir de palco para discussões sobre questões filosóficas e da vida em geral. Apesar de parecer um templo católico, nenhum tipo de serviço religioso é feito nela mas mesmo assim é erguida em festivais, eventos empresariais e locais privados.
Igreja no vagão de trem
Uma antiga ideia da igreja ortodoxa russa é utilizar vagões de trem vazios como esqueleto para construção de templos. A prática anda se tornando cada vez mais comum naquele país mostrando que uma igreja está onde seus fiéis se reúnem.
A menor igreja do mundo
Ocupando apenas 28 metros quadrados em cima de uma pequena plataforma no meio de um lago, esta igreja comporta apenas 2 pessoas e o padre. Em um casamento realizado nela, os convidados precisaram ficar do lado de fora em botes para poder ouvir de longe a cerimônia.
A igreja transparente
Criada pela dupla de arquitetos belgas Pieterjan Gijs e Arnout Van Vaerenbergh, esta igreja aproveita ao máximo a luz do sol com uma arquitetura praticamente transparente. Ela é parte de uma instalação artística que visa colocar estruturas inesperadas em locais públicos.
Igreja em Lego
Localizada temporariamente na Holanda, esta estrutura foi criada por Michiel de Wit e Filip Jonker utiliza blocos de concreto que se assemelham muito aos do Lego.
The Sedlec Ossuary
Este é um daqueles lugares que a pessoa precisa ver antes de morrer. Localizada na República Checa, esta catedral foi decorada com nada menos que 40 mil esqueletos humanos. Quem a vê de fora nem pensa que é grande coisa, pois sua decoração externa é bem normal, mas ao entrar você vê decorações de cair o queixo. Se você quiser ir lá, o templo fica a uma hora de viagem da capital Praga.
Fonte: Oddee
Nenhum comentário:
Postar um comentário