Pesquisar este blog

09 julho 2015

BEZERRO DE OURO

goldencalf[1]Fico observando o texto bíblico de Êxodo 32.1-24. No amargo deserto, o povo aguardava Moisés descer do monte Sinai. Não aguentando a demora, clamaram para que Arão construísse deuses para os guiar. E assim aconteceu. Arão recolheu as argolas de ouro que o povo tinha e fez um bezerro de ouro. “Este é nosso deus”, gritava o povo. Arão construiu um altar e ali ofereceram holocaustos, festas e louvores. Para um bezerro de ouro. O Deus real e verdadeiro, vendo isto, mandou Moisés anunciar seu juízo sobre aquele povo de dura cerviz. A destruição era certa. Erro fatal.

      Minha impressão é que o bezerro de ouro continua sendo construído. Assim foi e sempre será ao longo da história. É só lembrar dos tempos do profeta Isaías. Com alguns pedaços de madeira era feito fogo, e com os outros pedaços “o homem faz uma imagem, isto é, um deus; depois, fica de joelhos e a adora. E faz esta oração: “Tu és meu deus; salva-me” (Isaías 44.17). O bezerro de ouro é o ser humano criando seu próprio deus. Isto é diabólico! É o homem moldando deuses de acordo com seus propósitos, conceitos, desejos e crendices. O bezerro de ouro vai concordar com todos os pensamentos, verdades e estilos de vida.  Afinal, o que importa é o amor – palavra tão banal hoje em dia.

      O contrário precisa acontecer. Nossa vida é que precisa ser desmontada e remontada pela Palavra de Deus, a Bíblia. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3.16). Ao invés de construir um bezerro de ouro, politicamente correto e agradável, deixe o Espírito Santo reconstruir sua vida, seus conceitos, suas opiniões. A fonte não é as argolas que Arão recolheu. A fonte é a Palavra. É lá que está o ensino, a repreensão, a correção, a educação. É lá que é revelado Jesus, o único Deus verdadeiro, morto e ressuscitado para salvação e reformatação de sua vida e suas opiniões. Graças a Jesus, é possível deixar o bezerro de ouro de lado e crer no Deus verdadeiro.

       Então fica a dica: a Palavra de Deus é que deve moldar nossas vidas, e não o contrário. Os bezerros dourados aplaudem toda e qualquer caridade, irmandade e todas as formas de amor que não foram reformatados pela Palavra, pela fé cristã, pelo perdão transformador de Jesus. Aliás, “há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que deve ser prestado em tempos oportunos” (1 Timóteo 2.5). O testemunho foi dado. Aproveito e pergunto: no que se baseia sua fé? No bezerro de ouro ou na Palavra?

Pst. Bruno A. Krüger Serves

Nenhum comentário: