Texto: Isaías 29.1-10
“Continuem sendo tolos, se quiserem! Continuem cegos, se preferirem!” (Is 29.9).
Jesus deseja que vejamos a salvação
A sabedoria popular diz que “o pior cego é aquele que não quer ver”. Há pessoas que são avisadas dos problemas que estão acontecendo ou que estão por vir e, mesmo assim, ignoram e fingem não ver.
Muitos agem assim por teimosia. Mas há outras causas para esse tipo de cegueira: vaidade, orgulho, avareza, egoísmo, ódio, vingança e por aí vai. Quando esses sentimentos passam a dominar a mente das pessoas, causam cegueira. E, apesar dos inúmeros avisos e alertas, esse tipo de cegueira leva a sérios problemas futuros.
Essa era a situação do povo de Deus nos tempos do profeta Isaías. Conforme o capítulo 29, versículo 9, Deus avisa através do profeta: “Continuem sendo tolos, se quiserem! Continuem cegos, se preferirem!” Deus, como um amigo que se importa com a situação do povo que caminhava rumo ao perigo e perdição, avisa para deixarem a teimosia de lado e voltarem para o Senhor.
Essa situação do profeta Isaías aponta, hoje, para Jesus e sua obra. Deus enviou seu Filho para nos livrar da cegueira espiritual. Em um episódio marcante no evangelho de João, depois de curar um cego, Jesus afirma aos fariseus: “Eu vim a este mundo para julgar as pessoas, a fim de que os cegos vejam e que fiquem cegos os que veem” (Jo 9.39). O mesmo Jesus que curou aquele homem, disse aos homens que estavam cegos pela soberba, arrogância e hipocrisia: “continuem cegos, se preferirem!”
O desejo de Jesus, assim como era o desejo do profeta nos tempos do Antigo Testamento, é que vejamos, reconheçamos e creiamos no perdão, salvação e graça de Deus.
Oremos: Querido Deus e Pai, obrigado pela visão que tenho da tua salvação conquistada na cruz. Ajuda-me na perseverança da fé para que possa levar tua luz a muitos que vivem na escuridão causada pela cegueira espiritual. Em nome de Jesus. Amém.
Pastor Renato Rodrigues Farofa
Nenhum comentário:
Postar um comentário