Às vezes fico me perguntando: será que em pleno 2016 ainda tenha alguém que escreva uma carta, poste no correio e espere um retorno? Acho que sim. Mas deve ser raríssimo. Ainda ouço, nas rodas de conversa, alguém mencionar sobre as centrais telefônicas. Tempo onde era necessário sair de casa e ter sorte para conseguir falar com alguém distante. Ainda lembro também dos telefones fixos. Não os modernos. Aqueles que era preciso escolher o número e gira-los. Um por um. Até conseguir a ligação. Vi, em uma recente pesquisa, que são pouquíssimas famílias brasileiras que possuem apenas o telefone fixo. Raridade.
E o celular veio para revolucionar. Era artigo de luxo. Não os smartphones na palma da mão. Mas aqueles pesados, de abrir, que quase fazia a calça cair. Já a internet veio para derrubar os muros na área da comunicação. Começando pelos saudosos Orkut e Messenger. Hoje a comunicação é instantânea para grande parte da população. Facebook, WhatsApp, Twitter e a infinidade de aplicativos sociais abrem os horizontes da comunicação. O que começou com cartas e centrais telefônicas, hoje está tudo reunido na palma da mão e no computador da sua casa. É a globalização da comunicação. Tudo fácil e acessível.
Neste final de semana as igrejas cristãs lembram de um evento fantástico. Quando nem se pensava em globalização com internet, smartphones e cabines telefônicas. Mas o Senhor Deus já fazia questão de globalizar sua mensagem de salvação. No dia de Pentecostes, o Espírito Santo foi enviado aos seguidores de Jesus e eles começaram a falar em diversas línguas, em diferentes idiomas. Todos os povos os compreendiam. Sabe qual a mensagem a ser anunciada nas mais diferentes línguas e idiomas? “Todo o povo de Israel deve ficar bem certo de que este Jesus que vocês crucificaram é aquele que Deus tornou Senhor e Messias” (Atos 2.36). É mensagem de salvação, perdão, redenção, recomeço. Salvação pela fé em Jesus para todos os povos.
Então fica a dica: em tempos onde a comunicação é global, é bom lembrar que no Pentecostes a mensagem da salvação começa a ser globalizada. A todos os povos, línguas, raças e nações. Assim como a comunicação continua avançando e derrubando muros, a Palavra poderosa do Senhor continua avançando e derrubando muros. Muros de culpas, medos, ansiedades e inimizades. Creia em Jesus. Leia a Palavra. Ore pedindo o Espírito Santo. E continue a globalizar a mensagem da salvação. Na vida pessoal, familiar e nas redes sociais!
Bruno A. Serves – Pastor da IELB
Nenhum comentário:
Postar um comentário