Saber onde estou é a melhor maneira de receber ajuda. Imaginem estar perdido na selva ou na cidade. Telefono para alguém pedindo ajuda para poder chegar ao destino. A primeira coisa que vão perguntar é: “onde você está?” Somente a partir dessa informação é possível receber orientação.
Na vida também. Reconhecer nossas fragilidades e dificuldades é um excelente começo para novos desafios e novas etapas. É o que chamamos “humildade”: essa atitude de olhar sem censura para dentro de si mesmo e saber de verdade onde estamos parados. É como se fosse um raio-x de tudo o que somos e pensamos. É ter o diagnóstico para poder receber o remédio adequado.
Essa é a proposta do apóstolo Paulo aos irmãos na fé, de Roma. Se ele colocou esse tema na sua carta é porque havia vários problemas de orgulho, discriminação e arrogância por lá. “Pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu” (Rm 12.3).
Só podemos começar uma nova vida se encaramos uma verdadeira análise das nossas atitudes como pessoas que se equivocam, que pensam mal, que se enganam e enganam a outros e que atuam com dificuldades. Humildade é o primeiro passo para receber o perdão que Jesus oferece com sua obra na cruz. É saber que preciso de ajuda, reconhecendo que estou longe do Criador e que somente a fé no seu Filho me faz voltar para os seus braços.
No entanto, a ajuda que Deus proporciona é muito mais que palavras de orientação. Ele vai lá onde estamos e nos traz de volta para casa, para a sua casa. Ele nos dá a confiança nele mesmo e uma nova disposição para o serviço aos demais.
Oremos: Pai, peço-te perdão e ajuda. Perdão porque minha vida não corresponde ao que tu esperas de mim. Ajuda pois meu orgulho atrapalha minha vida. Dá-me humildade e reconciliação através do teu Filho Jesus. Amém.
Pastor Christian Hoffmann
Nenhum comentário:
Postar um comentário