É bem provável que você conheça alguém que lute contra a depressão. Ou pode ser que você mesmo seja mais uma pessoa dentro da estatística divulgada pela Organização Mundial da Saúde: o número de pessoas depressivas está crescendo. De 2005 a 2015 o aumento de casos de depressão aumentou em mais de 18%. Cerca de 322 milhões de pessoas sentem na pele as consequências desta doença.
O Brasil é o país mais depressivo da América Latina. Aproximadamente 5,8% da população brasileira tem depressão. É um dos maiores índices mundiais, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Ucrânia, Austrália e Estônia. Mas quando o assunto é transtorno de ansiedade, o Brasil lidera o ranking mundial: 9,3% dos brasileiros sofrem de uma ansiedade que extrapola os limites da normalidade.
O que dizer a uma geração que vem enfrentando tantas crises de depressão e ansiedade? Simplesmente apontar para Jesus. Sim, deixar de lado os preconceitos de que é tudo invenção de uma mente desocupada. Menos julgamento, mais amor. Vidas depressivas e ansiosas precisam ser amadas, compreendidas, ouvidas. Elas precisam ouvir a doce voz que diz: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão” (Isaías 41.10). Há um Deus que ama vidas que sofrem com seus medos, que remoem suas tristezas, que desistiram de viver. Vidas depressivas e com transtorno de ansiedade precisam saber disto: Jesus está com elas. Ele é Deus presente não só nos dias alegres, mas também no fundo do poço das crises.
Então fica a dica: Jesus é Deus de amor também para os que enfrentam a depressão e a ansiedade. Sofrer com estas doenças não é falta de fé. Cristãos também sofrem com seus medos, tristezas e ansiedades. Se você está dentro daquela triste estatística mundial, ouça o que Jesus diz para você: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11.28). Saiba que, mesmo nas piores crises de ansiedade ou depressão, sua vida está nas mãos daquele que carrega conosco nossos piores sofrimentos.
Pastor Bruno A. K. Serves | CEL Cristo, Candelária-RS
Rádio Cristo para Todos | Folha de Candelária | Jornal HoraH Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário