30 dezembro 2022
ENTRAR O ANO NOVO EM PAZ
13 dezembro 2022
ORAÇÃO GERAL - 3°DOMINGO NO ADVENTO - TRIENAL A
Onipotente e eterno Deus, louvor, honra e glórias damos a ti, porque no nascimento do teu Filho, cumpriste a promessa de salvar o povo dos pecados dele. Agora, por tua graça, aguardamos estar contigo na tua glória onde há perfeição de justiça e paz.
Ó Pai, Criador, e mantenedor da vida, obrigado porque nos sustentas com alimento, casa, trabalho e muitas bênçãos.
Senhor Jesus, damos graças a ti por vieste para cumprir as promessas de Deus. Para nós já não persiste mais a dúvida, se tu és aquele devia vir ou se tivéssemos de esperar outro. Pois tuas obras te confirmam e teu Evangelho te anuncia.
Ainda aguardamos pelo cumprimento da promessa de que virás outra vez. Enquanto aguardamos, dá-nos paciência, principalmente nos sofrimentos. Firma-nos na certeza de que continuarás sempre conosco. Enche-nos da tua misericórdia para nunca duvidarmos de ti. E para aqueles que têm dúvidas no seu íntimo a respeito de ti e da tua igreja, não permita que o diabo os desvie e nem tire deles a felicidade. Envia-lhes a orientação da tua Palavra.
Ó Santo Espírito, envolve-nos no propósito de levar a Boa Nova da Salvação para o mundo, para que muitos conheçam o amor de Jesus e diante dele dobrem os seus joelhos. E proteja a tua igreja, para que ela tenha a liberdade de pregar teu evangelho.
Santíssimo Senhor, vivemos tempos em que a violência e o ódio roubam a alegria; e a injustiça e a corrupção destroem a paz. Concede a paz nas cidades, a justiça nos tribunais, o amor nos lares e a honestidade no exercício da cidadania.
Rogamos em favor daqueles que estão passando por sofrimentos e enfermidades. Estende a tua mão sobre os que têm limitações físicas. Se possível envia-lhes a cura e o apoio de muitos irmãos. Guarde na certeza de que o céu é um lugar de perfeição.
Recebe, ó Deus, tudo o que somos e temos, juntamente com as ofertas que trazemos à tua presença, como resposta ao teu amor por nós. Colocamos tudo diante de ti em nome do teu Filho, nosso Senhor e Salvador. Amém.
David Karnopp
11 dezembro 2022
08 dezembro 2022
ORAÇÃO 1° DOMINGO DE ADVENTO
Ó Santíssimo Senhor e Pai, voltamos alegres a tua casa e damos louvor a ti, porque cumpriste a tua promessa de enviar o Messias, o Salvador. Bendito o que vem em teu nome, ó Senhor.
Louvamos-te, Senhor, por nos servires com tuas bênçãos, tanto que estamos amparados material e espiritualmente.
Por tua graça iniciamos mais o ano da Igreja. Que a história da salvação a ser repetida e ouvida em mais um ano, nos ensine o quanto nos amas e nos leve ao propósito de te servir com alegria.
E agora quando iniciamos mais um Advento, prepare o nosso coração em arrependimento para recebermos teu Filho com sincera fé e alegria. Que este Advento também nos prepare para celebrar o Natal de Cristo, para que muitos possam ver, em nós, a alegria do seu verdadeiro sentido
Ó Senhor Jesus, tu és o Rei que veio em nome do Senhor. Louvamos-te, porque deixaste o trono da tua glória e habitaste entre nós para carregar o peso do nosso pecado. Por tua obra esperamos novo céu e nova terra, reino de paz e alegria. Enquanto aguardamos, revista-nos com teu amor para vivermos na tua luz e abandonarmos as obras das trevas. Ajuda-nos a cumprir o mandamento de exercer o amor de uns para com os outros. Dá-nos forças para levar esperança e consolo aos que carregam dores e angústias. Usa-nos como teus instrumentos de paz e apoio aos que sofrem injustiças e violências. E aos que sentem a dor da perda de entes queridos, ajuda-nos a levar o teu consolo.
Santo Espírito, concede tua paz aos que estão reunidos na casa do Senhor e dá-lhes alegria da tua presença. Firma a cada um na fé em Jesus e anima-os no propósito de levar, daqui a boa nova da salvação.
E quando, Senhor, for o dia da tua volta ao mundo, recebe-nos em tua glória, onde queremos te louvar juntamente com todos os santos. Oramos em nome do Rei dos reis e Salvador Jesus Cristo. Vem, Senhor Jesus. Amém
David Karnopp
07 dezembro 2022
DIACONIA EM MÚSICA
Aos interessados em servir a igreja com a música!
Bênçãos de Deus!
Luana Lemke
Assessoria de Comunicação IELB
Telefone: (51) 3332-2111
WhatsApp: (51) 980101091
05 dezembro 2022
ORAÇÃO DA SEMANA
Domingo: Querido Deus, ajuda-nos a vigiar e estar sempre preparados para a vinda de teu Filho Jesus, para que nada nos distraia nem desvie do teu caminho de salvação. Queremos ficar firmes na tua Palavra, guiados pelo teu Espírito Santo. Amém.
Segunda: Querido Pai, nesta nova semana quero viver na tua luz, lutando contra o pecado e as tentações com armadura que tu me dás. Para isso, guia-me cada dia com a tua Palavra, faz-me ser constante na oração e ativo em meu testemunho de fé em Jesus. Amém.
Terça: Pai de amor, ajuda-me a praticar sempre o amor ao próximo, movido e capacitado pelo amor de Cristo a mim e em mim. Que eu pague sempre o mal com o bem, a ingratidão e as ofensas com perdão e mostre a todos que a tua salvação é para todos. Amém.
Quarta: Amado Pai, tu nos dizes que um dia as espadas se transformarão em lâminas de arados e as lanças de guerra em foices, ou seja, que não haverá mais guerra nem dor, mas somente paz, pois todos andarão em tua luz. Enquanto este tempo não chega, quero ser fiel a ti, para ser recebido neste novo mundo de paz eterna. Amém.
Quinta: Deus amado, neste tempo de Advento, prepara o meu coração, a minha família e a minha igreja para relembrar a vinda de Cristo no Natal, para receber Cristo continuamente em sua Palavra e para estar sempre prontos para a sua segunda vinda. Amém.
Sexta: Bendito Deus, te agradeço pelo sustento e proteção nesta semana que termina. Abençoa-me sempre para que eu seja uma fonte de bençãos para minha família, para os necessitados e para o teu Reino, servindo a todos com o amor de Cristo. Amém.
Sábado: Amado Pai, junto com o salmista quero dizer: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.” Obrigado por ter neste fim de semana mais uma oportunidade de ir à tua Casa ser fortalecido e orientado por tua Palavra. Que nada me impeça de estar lá com minha família e meus irmãos na fé. Amém.
Pr. Leandro Hubner
Pastor da IELB
02 dezembro 2022
24 novembro 2022
DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS
JOGRAL: O QUE FAZ UM NATAL SER VERDADEIRO?
Narrador: Que faz parte de um verdadeiro Natal? Um vestido novo? Uma casa brilhando de limpeza? Uma festa com muita comida e tudo mais? Presentes não podem faltar e menos ainda a árvore de Natal enfeitada com velas e bolinhas coloridas. Sim, se nada disso faltar, então realmente será Natal. Será? Essa é a opinião de muita gente!
(____________________) (entra com uma vassoura e pano): Limpar os vidros, arrumar os armários, lustrar o assoalho. Enfim, lembrar-me de tudo. Para mim só pode ser Natal se minha casa reluz como espelho.
(____________________) (Com pacotes de presentes) : Estou cansada de tanto correr. Há tantas compras a fazer. Um suculento assado – esse vai ser o ponto alto da festa. As crianças virão nos visitar. Tomara que eu não tenha esquecido nada. Pois na ceia de Natal não pode faltar nada. Isso estraga a festa.
(____________________) (Entra apressada) : Estou com muita pressa, minha gente. Ainda quero fazer um pacote com as mais lindas coisas que escolhi para meus filhos que estão longe. O correio fecha as 5 horas. Preciso ir andando. Sim, minha maior alegria de Natal é poder alegrar meus filhos com alguns presentes. E eu bem sei o que eles adoram.
(____________________) (Entra procurando algo) : Onde será poderei achar uma árvore de Natal bem bonita? Sim (apontando para a árvore de Natal na Igreja) essa é do meu gosto e também cabe bem na nossa sala. Mil reais? Tá caro! Mas vou ter que comprar, pois sem pinheirinho o que seria do Natal?
(____________________) (Entra com um vestido na mão) : Estou voltando da costureira. Olhem só que vestido lindo ela fez. Do jeito que gosto. Que seria do Natal se a gente não tivesse roupa nova para vestir?
Narrador: Para alguns, uma casa limpinha. Para outros uma ceia de Natal e visita das crianças. Presentes para serem despachados pelo correio, o pinheirinho, o vestido novo. Tudo isso era preciso para que possam festejar o seu Natal. Sem isso não haveria a alegria de Natal. Mas, essas coisas na verdade, não são nada em relação o que Jesus nos quer dar no Natal. Essas coisas alegram hoje e podem ser realmente belas e boas, mas aquele que nasceu no Natal quer nos dar uma alegria duradoura e um sentido mais profundo para a nossa vida.
(_____________________) A casa que parece nova após o trabalho de uma boa limpeza pode ser símbolo de pureza que o Salvador nos quer dar, perdoando os nossos pecados. Pois “O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado.”
(_____________________) A ceia de Natal, que sacia a fome, quer mostrar que Cristo veio a esse mundo para saciar os anseios do nosso coração por um mundo onde há abundância de amor e paz. Jesus Cristo diz: “Eu Sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede”.
(_____________________) Os presentes com as quais nos alegramos, querem ser um símbolo do maior de todos os presentes: A vinda de Jesus Cristo para a nossa salvação. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
(_____________________) O pinheirinho com seus ramos verdes aponta para a vida eterna, a esperança do nosso Senhor. O apóstolo João diz : “Quem tem o Filho de Deus, tem a vida eterna.”
(_____________________) O vestido novo pode representar a vida nova que o Menino da manjedoura nos quer dar. Sem esse vestido que nos justifica perante Deus, não poderíamos jamais comparecer na sua presença. O apóstolo Paulo diz: “Somos justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”
(_____________________) : Muitos também pensam que a alegria do Natal depende do vestido novo, da casa limpa, do pinheirinho, da ceia de Natal ou dos presentes que recebem e dão.
(_____________________) Tudo isso alegra por pouco tempo. Que faz então um Natal ser verdadeiro? A notícia que os anjos deram aos pastores de Belém, que anunciaram dizendo:
TODOS: “Não temais; eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que e Cristo, o Senhor.”
(____________________) Com essa alegria e fé, desejamos a todos um FELIZ E ABENÇOADO NATAL com a presença de JESUS!
AÇÃO DE GRAÇAS POR UMA BLACK FRIDAY
Novembro nos proporciona duas datas interessantes. Porém, um tanto quanto contraditórias. De um lado, o Dia de Ação de Graças. Tempo de desacelerar, refletir, colocar na balança as inúmeras bênçãos. De outro lado, a agitação da Black Friday. Filas e atropelos pelos corredores das grandes lojas. Plantão e atenção nos grandes sites aguardando a promoção relâmpago.
Mesmo que estas datas nos apontem um certo paradoxo, ainda assim, é possível conectá-las. No Dia de Ação de Graças, podemos louvar por uma Black Friday. Antes que as conexões neurais nos induzam para uma eterna gratidão por excelentes descontos e pechinchas da Black Friday, lhe convido a viajar no tempo. E louvar não por um descontinho, mas por uma conta que foi paga. Completamente quitada!
Viajemos a uma sexta-feira onde a criação se revestiu de escuridão. "Mais ou menos ao meio dia o sol parou de brilhar, e uma escuridão cobriu toda a terra até as três horas da tarde", nos relata Lucas 23.44. Não por acaso. Deus estava na cruz. Humilhado. Debochado. Ensanguentado. Tratado como um criminoso de repúdio à sociedade. Porém, inocente. Santo. Poderoso. Digno. "Estava sendo castigado por causa das nossas maldades", já havia profetizado Isaías a respeito desta cena. E, do alto da cruz, o Cristo profere o veredito final: "Tudo está completado!" (João 19.30). Tetélestai! A dívida está paga! Está consumado! "Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz" (Colossenses 2.13-14).
Na Sexta-Feira Santa, a grande Black Friday. Que escancara o tamanho da culpa. Que aponta para a graça e o amor de Deus em quitar a dívida e oferecer este perdão a mim e a você. Com o coração mergulhado neste núcleo da fé cristã, não há como não viver intensamente o Dia de Ação de Graças. Não é mesmo?
O Dia de Ação de Graças nos lembra que é preciso ter um endereço para nosso louvor. Não é um dar graças ao universo. Ou às forças misteriosas da natureza. Ou, à vida! Tão pouco a uma estatua carregada por multidões. O Salmo 136 reforça o endereço do nosso louvor: "Deem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre".
Então fica a dica: "Aleluia! Louvem a Deus no seu Templo. Louvem o seu poder, que se vê no céu" (Salmo 150.1).
Pastor Bruno Serves
Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB)
13 novembro 2022
ORAÇÃO GERAL - 23° DOMINGO APÓS PENTECOSTES
09 novembro 2022
29 outubro 2022
LUTERO - PARA QUE CRIEM E MANTENHAM ESCOLAS CRISTÃS
23 outubro 2022
CARTA DO PRESIDENTE DA IGREJA - IELB
01 outubro 2022
13 setembro 2022
08 setembro 2022
30 agosto 2022
29 agosto 2022
ORAÇÃO PELOS ENFERMOS
23 agosto 2022
18 agosto 2022
A PORTA ESTREITA QUE LEVA AO REINO
07 julho 2022
06 julho 2022
CONEXÃO 5G, CAUTELA E CANJA DE GALINHA
Nossa sociedade embebida em tecnologia e, por vezes, refém da mesma, está prestes a saborear a quinta geração da internet, a conexão 5G. Já inaugurada esta semana em Brasília, a conectividade 5G vai ser implantada por etapas nas demais capitais do país. Quem, assim como eu, está longe das capitais, vai precisar esperar. A Anatel estima que, até o final de 2029, a conexão 5G esteja disponível em todas as cidades brasileiras.
Esta nova tecnologia em internet promete revolucionar. Com uma estabilidade e velocidade muito acima do que conhecemos, a internet 5G será a conexão das coisas. Tudo estará conectado. Carros autônomos e telemedicina, com cirurgias à distância. Monitoramento de câmeras, semáforos e segurança pública. Automação ainda maior na indústria e no ramo agrícola. Todos os dispositivos estarão interligados entre si, dentro de nossa casa. E, claro, espera-se uma melhora absurda na comunicação online, como vídeo chamadas e lives.
Ser negacionista desta tecnologia não é um bom caminho. Suas bênçãos são muito úteis ao nosso viver. Porém, é preciso um ponto de equilíbrio. Como já era no 4G, 3G ou até mesmo na internet discada. Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém. Enquanto estamos prestes à mergulhar na conexão 5G, no Reino Unido, por exemplo, há uma adesão aos antigos celulares. Aqueles tijolões mesmo. Justamente para fugir do excesso de conectividade.
Sabem de uma coisa? Dentro desta sociedade da conexão, onde o que hoje é o suprassumo da tecnologia e amanhã se torna algo obsoleto, há algo que dura sempre. Que é eterna. Que transpassa geração por geração. Que esteve presente na sociedade mais rústica. E que estará na sociedade mais tecnológica que o mundo ainda conhecerá. É a palavra de Jesus, a palavra do Senhor. Assim ele mesmo nos disse: “passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão” (Mateus 24.35).
Disto, podemos ter certeza. Se Deus disse, está falado. Mesmo que um dia a sociedade torne-se algo impessoal e robotizada, lá estará a igreja cristã. Seja qual for a conexão que regerá a tecnologia, a Palavra de Jesus estará sempre clamando: “Arrependam-se, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3.19).
Então fica a dica: desfrutemos com sabedoria das conexões. Bem usadas, são bênçãos de Deus. E lembre-se: nada substitui o calor humano, nem mesmo o culto público. A tecnologia 5G certamente nos ajudará a espalhar ainda mais o nome de Jesus. Mas estar na Casa do Senhor é nossa identidade, como cristãos.
Pastor Bruno Serves
Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB)
Candelária-RS