Pesquisar este blog

30 dezembro 2022

ENTRAR O ANO NOVO EM PAZ

O velho Simeão estava radiante! Após anos de fidelidade ao Senhor Deus, aguardando a vinda do Messias, finalmente ele vê e pega no seu colo o menino prometido! Não havia dúvidas: o próprio Espírito Santo havia revelado ao ancião que aquele menino Jesus era o Salvador, a luz que devia vir ao mundo. O evangelho de Lucas, capítulo 2, versículo 29, registra suas palavras diante do Salvador: “Agora, Senhor... já podes deixar este teu servo partir em paz”. 
Promessas e expectativas. Ao terminar mais um ano, quantas esperanças foram cumpridas em sua vida? Quantas continuam na “fila de espera”? Às vezes nem nos damos conta de quantas coisas boas acontecem em nossa vida, mas nos queixamos da esperança que falhou. 
De todos os planos e sonhos da nossa vida, apenas um é permanente. Casa própria, saúde de ferro, saldo bancário, férias num lugar paradisíaco... fazem parte das coisas boas da vida que almejamos; e podemos até tê-las. Mas sabemos que são coisas temporárias que um dia deixaremos para trás. O que fica? Nossa relação com Deus! Se ela é boa nesta vida, não seremos decepcionados ao findar os nossos dias. 
Simeão tinha uma boa relação com Deus pela fé no Messias que viria. E Simeão não foi decepcionado na sua fé. Simeão teve a felicidade de ver o próprio Jesus! Sua fé foi concretizada e ele estava pronto para partir desta vida. 
Nossa relação é boa com Deus quando temos fé no Messias que veio: Jesus. Com ele, deixamos o velho ano para trás e entramos no novo ano na paz do Salvador. 
Oremos: Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz. Pois eu já vi a tua salvação, revelada em Cristo Jesus, meu Salvador. Amém. 
Pastor Carlos Walter Winterle

13 dezembro 2022

ORAÇÃO GERAL - 3°DOMINGO NO ADVENTO - TRIENAL A

 Onipotente e eterno Deus, louvor, honra e glórias damos a ti, porque no nascimento do teu Filho, cumpriste a promessa de salvar o povo dos pecados dele. Agora, por tua graça, aguardamos estar contigo na tua glória onde há perfeição de justiça e paz.

Ó Pai, Criador, e mantenedor da vida, obrigado porque nos sustentas com alimento, casa, trabalho e muitas bênçãos.

Senhor Jesus, damos graças a ti por vieste para cumprir as promessas de Deus. Para nós já não persiste mais a dúvida, se tu és aquele devia vir ou se tivéssemos de esperar outro. Pois tuas obras te confirmam e teu Evangelho te anuncia.

Ainda aguardamos pelo cumprimento da promessa de que virás outra vez. Enquanto aguardamos, dá-nos paciência, principalmente nos sofrimentos. Firma-nos na certeza de que continuarás sempre conosco. Enche-nos da tua misericórdia para nunca duvidarmos de ti. E para aqueles que têm dúvidas no seu íntimo a respeito de ti e da tua igreja, não permita que o diabo os desvie e nem tire deles a felicidade. Envia-lhes a orientação da tua Palavra.

Ó Santo Espírito, envolve-nos no propósito de levar a Boa Nova da Salvação para o mundo, para que muitos conheçam o amor de Jesus e diante dele dobrem os seus joelhos. E proteja a tua igreja, para que ela tenha a liberdade de pregar teu evangelho.

Santíssimo Senhor, vivemos tempos em que a violência e o ódio roubam a alegria; e a injustiça e a corrupção destroem a paz. Concede a paz nas cidades, a justiça nos tribunais, o amor nos lares e a honestidade no exercício da cidadania.

Rogamos em favor daqueles que estão passando por sofrimentos e enfermidades.  Estende a tua mão sobre os que têm limitações físicas. Se possível envia-lhes a cura e o apoio de muitos irmãos. Guarde na certeza de que o céu é um lugar de perfeição.

Recebe, ó Deus, tudo o que somos e temos, juntamente com as ofertas que trazemos à tua presença, como resposta ao teu amor por nós. Colocamos tudo diante de ti em nome do teu Filho, nosso Senhor e Salvador. Amém.

David Karnopp

08 dezembro 2022

ORAÇÃO 1° DOMINGO DE ADVENTO

Ó Santíssimo Senhor e Pai, voltamos alegres a tua casa e damos louvor a ti, porque cumpriste a tua promessa de enviar o Messias, o Salvador. Bendito o que vem em teu nome, ó Senhor. 

Louvamos-te, Senhor, por nos servires com tuas bênçãos, tanto que estamos amparados material e espiritualmente.

Por tua graça iniciamos mais o ano da Igreja. Que a história da salvação a ser repetida e ouvida em mais um ano, nos ensine o quanto nos amas e nos leve ao propósito de te servir com alegria.

E agora quando iniciamos mais um Advento, prepare o nosso coração em arrependimento para recebermos teu Filho com sincera fé e alegria. Que este Advento também nos prepare para celebrar o Natal de Cristo, para que muitos possam ver, em nós, a alegria do seu verdadeiro sentido

Ó Senhor Jesus, tu és o Rei que veio em nome do Senhor. Louvamos-te, porque deixaste o trono da tua glória e habitaste entre nós para carregar o peso do nosso pecado. Por tua obra esperamos novo céu e nova terra, reino de paz e alegria. Enquanto aguardamos, revista-nos com teu amor para vivermos na tua luz e abandonarmos as obras das trevas. Ajuda-nos a cumprir o mandamento de exercer o amor de uns para com os outros. Dá-nos forças para levar esperança e consolo aos que carregam dores e angústias. Usa-nos como teus instrumentos de paz e apoio aos que sofrem injustiças e violências. E aos que sentem a dor da perda de entes queridos, ajuda-nos a levar o teu consolo.

Santo Espírito, concede tua paz aos que estão reunidos na casa do Senhor e dá-lhes alegria da tua presença. Firma a cada um na fé em Jesus e anima-os no propósito de levar, daqui a boa nova da salvação.

E quando, Senhor, for o dia da tua volta ao mundo, recebe-nos em tua glória, onde queremos te louvar juntamente com todos os santosOramos em nome do Rei dos reis e Salvador Jesus Cristo. Vem, Senhor Jesus. Amém

David Karnopp

05 dezembro 2022

ORAÇÃO DA SEMANA

Domingo: Querido Deus, ajuda-nos a vigiar e estar sempre preparados para a vinda de teu Filho Jesus, para que nada nos distraia nem desvie do teu caminho de salvação. Queremos ficar firmes na tua Palavra, guiados pelo teu Espírito Santo. Amém.


Segunda: Querido Pai, nesta nova semana quero viver na tua luz, lutando contra o pecado e as tentações com armadura que tu me dás. Para isso, guia-me cada dia com a tua Palavra, faz-me ser constante na oração e ativo em meu testemunho de fé em Jesus. Amém.


Terça: Pai de amor, ajuda-me a praticar sempre o amor ao próximo, movido e capacitado pelo amor de Cristo a mim e em mim. Que eu pague sempre o mal com o bem, a ingratidão e as ofensas com perdão e mostre a todos que a tua salvação é para todos. Amém.


Quarta: Amado Pai, tu nos dizes que um dia as espadas se transformarão em lâminas de arados e as lanças de guerra em foices, ou seja, que não haverá mais guerra nem dor, mas somente paz, pois todos andarão em tua luz. Enquanto este tempo não chega, quero ser fiel a ti, para ser recebido neste novo mundo de paz eterna. Amém.


Quinta: Deus amado, neste tempo de Advento, prepara o meu coração, a minha família e a minha igreja para relembrar a vinda de Cristo no Natal, para receber Cristo continuamente em sua Palavra e para estar sempre prontos para a sua segunda vinda. Amém.


Sexta: Bendito Deus, te agradeço pelo sustento e proteção nesta semana que termina. Abençoa-me sempre para que eu seja uma fonte de bençãos para minha família, para os necessitados e para o teu Reino, servindo a todos com o amor de Cristo. Amém.


Sábado: Amado Pai, junto com o salmista quero dizer: "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.” Obrigado por ter neste fim de semana mais uma oportunidade de ir à tua Casa ser fortalecido e orientado por tua Palavra. Que nada me impeça de estar lá com minha família e meus irmãos na fé. Amém.

Pr. Leandro Hubner

Pastor da IELB

24 novembro 2022

DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS

DIA MUNDIAL DE AÇÃO DE GRAÇAS, IELB OURO PRETO, PELCRISTO, PELCOPO

Salmo 67
Deuteronômio 8.1-10
1 Timóteo 2.1-4
Lucas 17.11-19 
    A boa terra produz frutos generosos para nutrir e preservar a vida. Essa boa dádiva procede da generosidade, bondade e graça de Deus (Deuteronômio 8.1-10). Por isso, em oração e súplica oferecemos ações de graças a Ele, contentes em todas as circunstâncias, gratos pelo sustento necessário para nosso corpo, alma e espírito (1 Timóteo 2.1-4). Assim também, quando Deus remove a enfermidade por meio de sua Palavra, nos enchemos de alegria em sua onipotente graça e poder (Lucas 17.11-19). 
    Lutero escreveu: “Deus nosso Senhor deseja – com toda razão – que lhe demos a honra de agradecer por todos os seus benefícios. Na verdade, deveríamos fazer isso com gosto e boa vontade, pois trata-se de algo que não exige muito esforço e trabalho. Pois quanto custa voltar-se a Deus para dizer: “Senhor, tu me deste pés, mãos, olhos, isso e mais aquilo, tudo perfeito; agradeço-te do fundo do coração por tudo isso, pois são dádivas que recebi de ti”. Por outro lado, quanto lhe custa agradecer a seu pai ou sua mãe, a seu esposo ou sua esposa, a seu próximo quando lhe fazem um favor? Não é tão custoso assim, e deveria ser feito apenas para que se possa verificar que você se agradou do que lhe fizeram... As pessoas gostam de ouvir uma palavra de agradecimento, e isso lhes faz muito bem. O agradecimento também motiva as pessoas a ajudarem mais ainda numa próxima vez... Se vocês quiserem ser cristãos piedosos, aprendam a ser gratos, primeiramente a Deus, nosso gracioso Pai celeste, que nos dá corpo e vida e os sustenta; além disso, também nos dá tudo que se relaciona com a vida eterna. Sejam também gratos a seus pais, amigos, vizinhos e todos aqueles que fazem o bem para vocês, e retribuam-lhes o bem que fizeram. Assim que, se não for possível retribuir com obras, demonstrem sua alegria e gratidão por meio de palavras.” (Devocionário Castelo Forte, 1983)

JOGRAL: O QUE FAZ UM NATAL SER VERDADEIRO?

Narrador: Que faz parte de um verdadeiro Natal? Um vestido novo? Uma casa brilhando de limpeza? Uma festa com muita comida e tudo mais? Presentes não podem faltar e menos ainda a árvore de Natal enfeitada com velas e bolinhas coloridas. Sim, se nada disso faltar, então realmente será Natal. Será? Essa é a opinião de muita gente!

(____________________) (entra com uma vassoura e pano): Limpar os vidros, arrumar os armários, lustrar o assoalho. Enfim, lembrar-me de tudo. Para mim só pode ser Natal se minha casa reluz como espelho.

(____________________) (Com pacotes de presentes) : Estou cansada de tanto correr. Há tantas compras a fazer. Um suculento assado – esse vai ser o ponto alto da festa. As crianças virão nos visitar. Tomara que eu não tenha esquecido nada. Pois na ceia de Natal não pode faltar nada. Isso estraga a festa.

(____________________) (Entra apressada) : Estou com muita pressa, minha gente. Ainda quero fazer um pacote com as mais lindas coisas que escolhi para meus filhos que estão longe. O correio fecha as 5 horas. Preciso ir andando. Sim, minha maior alegria de Natal é poder alegrar meus filhos com alguns presentes. E eu bem sei o que eles adoram.

(____________________) (Entra procurando algo) : Onde será poderei achar uma árvore de Natal bem bonita? Sim (apontando para a árvore de Natal na Igreja) essa é do meu gosto e também cabe bem na nossa sala. Mil reais? Tá caro! Mas vou ter que comprar, pois sem pinheirinho o que seria do Natal?

(____________________) (Entra com um vestido na mão) : Estou voltando da costureira. Olhem só que vestido lindo ela fez. Do jeito que gosto. Que seria do Natal se a gente não tivesse roupa nova para vestir?

Narrador: Para alguns, uma casa limpinha. Para outros uma ceia de Natal e visita das crianças. Presentes para serem despachados pelo correio, o pinheirinho, o vestido novo. Tudo isso era preciso para que possam festejar o seu Natal. Sem isso não haveria a alegria de Natal. Mas, essas coisas na verdade, não são nada em relação o que Jesus nos quer dar no Natal. Essas coisas alegram hoje e podem ser realmente belas e boas, mas aquele que nasceu no Natal quer nos dar uma alegria duradoura e um sentido mais profundo para a nossa vida.

(_____________________) A casa que parece nova após o trabalho de uma boa limpeza pode ser símbolo de pureza que o Salvador nos quer dar, perdoando os nossos pecados. Pois “O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado.”

(_____________________) A ceia de Natal, que sacia a fome, quer mostrar que Cristo veio a esse mundo para saciar os anseios do nosso coração por um mundo onde há abundância de amor e paz. Jesus Cristo diz: “Eu Sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede”.

(_____________________) Os presentes com as quais nos alegramos, querem ser um símbolo do maior de todos os presentes: A vinda de Jesus Cristo para a nossa salvação. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

(_____________________) O pinheirinho com seus ramos verdes aponta para a vida eterna, a esperança do nosso Senhor. O apóstolo João diz : “Quem tem o Filho de Deus, tem a vida eterna.”

(_____________________) O vestido novo pode representar a vida nova que o Menino da manjedoura nos quer dar. Sem esse vestido que nos justifica perante Deus, não poderíamos jamais comparecer na sua presença. O apóstolo Paulo diz: “Somos justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”

(_____________________) : Muitos também pensam que a alegria do Natal depende do vestido novo, da casa limpa, do pinheirinho, da ceia de Natal ou dos presentes que recebem e dão. 

(_____________________)  Tudo isso alegra por pouco tempo. Que faz então um Natal ser verdadeiro? A notícia que os anjos deram aos pastores de Belém, que anunciaram dizendo:

TODOS: “Não temais; eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que e Cristo, o Senhor.”

(____________________) Com essa alegria e fé, desejamos a todos um FELIZ E ABENÇOADO NATAL com a presença de JESUS!

AÇÃO DE GRAÇAS POR UMA BLACK FRIDAY

Ouro preto do oeste, roNovembro nos proporciona duas datas interessantes. Porém, um tanto quanto contraditórias. De um lado, o Dia de Ação de Graças. Tempo de desacelerar, refletir, colocar na balança as inúmeras bênçãos. De outro lado, a agitação da Black Friday. Filas e atropelos pelos corredores das grandes lojas. Plantão e atenção nos grandes sites aguardando a promoção relâmpago.

Mesmo que estas datas nos apontem um certo paradoxo, ainda assim, é possível conectá-las. No Dia de Ação de Graças, podemos louvar por uma Black Friday. Antes que as conexões neurais nos induzam para uma eterna gratidão por excelentes descontos e pechinchas da Black Friday, lhe convido a viajar no tempo. E louvar não por um descontinho, mas por uma conta que foi paga. Completamente quitada!

Viajemos a uma sexta-feira onde a criação se revestiu de escuridão. "Mais ou menos ao meio dia o sol parou de brilhar, e uma escuridão cobriu toda a terra até as três horas da tarde", nos relata Lucas 23.44. Não por acaso. Deus estava na cruz. Humilhado. Debochado. Ensanguentado. Tratado como um criminoso de repúdio à sociedade. Porém, inocente. Santo. Poderoso. Digno. "Estava sendo castigado por causa das nossas maldades", já havia profetizado Isaías a respeito desta cena. E, do alto da cruz, o Cristo profere o veredito final: "Tudo está completado!" (João 19.30). Tetélestai! A dívida está paga! Está consumado! "Deus perdoou todos os nossos pecados e anulou a conta da nossa dívida, com os seus regulamentos que nós éramos obrigados a obedecer. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz" (Colossenses 2.13-14).

Na Sexta-Feira Santa, a grande Black Friday. Que escancara o tamanho da culpa. Que aponta para a graça e o amor de Deus em quitar a dívida e oferecer este perdão a mim e a você. Com o coração mergulhado neste núcleo da fé cristã, não há como não viver intensamente o Dia de Ação de Graças. Não é mesmo?

O Dia de Ação de Graças nos lembra que é preciso ter um endereço para nosso louvor. Não é um dar graças ao universo. Ou às forças misteriosas da natureza. Ou, à vida! Tão pouco a uma estatua carregada por multidões. O Salmo 136 reforça o endereço do nosso louvor: "Deem graças a Deus, o SENHOR, porque ele é bom; o seu amor dura para sempre".

Então fica a dica: "Aleluia! Louvem a Deus no seu Templo. Louvem o seu poder, que se vê no céu" (Salmo 150.1).

Pastor Bruno Serves

Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB)

13 novembro 2022

ORAÇÃO GERAL - 23° DOMINGO APÓS PENTECOSTES

    Querido Jesus, tu prometeste voltar a terra com poder, glória, julgamento e salvação. Às vezes isso nos perturba! Queremos que tu faças tudo certo e novo – mas antes que isso aconteça, tu nos mostras todos os nossos pecados em toda a sua clareza. Cubra-nos então, Senhor, com suas asas de perdão. Veste-nos com a tua justiça, ó Cristo. Proteja-nos com seu Espírito Santo. Faça-nos sagrados, inteiros, e cheios de da vida eterna. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. 
 Purifique e fortaleça sua Igreja em todo o mundo. Torna-a vigilante e fiel. Que ela pregue incansavelmente o Evangelho e sirva o mundo pelo bem de Jesus. Faça dela um lugar de cura para as pessoas que são feridas pelos poderes do pecado, da morte e do diabo. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. 
    Às vezes é difícil para nossa congregação "continuar" em adoração, testemunho e bem-aventurada. Mantenha nossos olhos firmemente fixos em Jesus e nossos ouvidos alertas para sua Palavra. Em meio às distrações e tentações que experimentamos, conceda que podemos preferir nada senão a Cristo. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração.
Fortalece e proteger todos os perseguidos por causa de Jesus. Por sua resistência fiel, converta os corações de seus algozes para Cristo em arrependimento e fé. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração.
   Senhor Jesus, Senhor da Igreja, oramos pelo nosso seminário (alunos, professores, funcionários) e também por todos que Tu chamaste para serem pastores, capelães, diáconos ou outro cargo na igreja. Encha-os com seu Espírito. Acenda a fé, esperança e amor em seus corações. Abençoe-os a serem uma bênção para os outros. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração.
    Embora a forma deste mundo esteja falecendo, ainda assim é nossa casa. Conceda sabedoria, integridade e misericórdia aos nossos líderes no governo, educação, indústria, militares, nossos tribunais de justiça, e em todas as ocupações em que as pessoas ocupam posições de responsabilidade e poder. E conceda a todos a bênção da paz e uma medida de prosperidade. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração.
Mantenha todos os que sofrem em seus cuidados especiais – especialmente: {List}. Conceda cura ao corpo, alma, coração e mente. Fortaleça todos que se importam com eles. E cerca-os com a proteção de suas asas sagradas. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração.
    Deus santo, agradecemos pela vida de seu povo fiel, especialmente aqueles mais queridos para nós, que agora descansam de seus trabalhos. Enxugue as lágrimas de todos que lamentam sua perda. Apoie-nos durante toda a nossa peregrinação terrena com sua Palavra e Sacramentos Sagrados. Dê-nos força e caridade, para que encorajemos uns aos outros enquanto seguimos Jesus até mesmo através da sombra do vale da morte. Traga-nos, por seus méritos, para o seu Reino, onde com todos os redimidos, adoraremos você na unidade que compartilha eternamente com seu Filho e o Espírito Santo. Senhor, em sua misericórdia, ouça nossa oração. No poder do Espírito Santo, confiamos nossas orações e petições em suas mãos, graciosa Pai, pelo bem de seu amado Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. AMÉM.

29 outubro 2022

LUTERO - PARA QUE CRIEM E MANTENHAM ESCOLAS CRISTÃS

Lutero

Aos conselhos da todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas Cristãs.
Esta obra de Lutero exorta aos prefeitos municipais das cidades da Alemanha, para criar e manter escolas cristãs.
Lutero começa dizendo que as escolas na Alemanha estão em abandono, as universidades pouco frequentadas e os conventos em declínio. Os pais pensam o seguinte, se seus filhos vão estudar, e assim eles não podem tornar-se padres, monges e freiras. Então para que manda-los para a escola e conventos se não tem como eles terem um ofício com que se sustentar.
Então, Lutero faz o apelo para as autoridades, que ajudem e aconselham a juventude, isso será a solução nossa e de todos. Anualmente é preciso fazer o levantamento das obras, para que uma cidade viva bem. Lutero pede para incluir neste levantamento, uma ajuda para a juventude, sustentando um ou dois competentes professores.
Da mesma forma, ele pede as pessoas que gastam o seu dinheiro em indulgências, missas, vigílias e entre outros, que doasse parte desse dinheiro para as escolas, para educar as crianças.
Outro motivo que Lutero trata é com a questão de que não devemos receber a graça de Deus em vão, ou seja, há vários companheiros com conhecimento lingüístico e toda a ciência, eles poderiam ajudar, se eles fossem aproveitados para instruir os jovens. Deus nos agraciou, concedendo uma grande quantidade de pessoas aptas para instruir e educar a juventude, e não vamos desperdiçar esta graça que Deus nos concede.
Outro motivo, senão a mais importante, é o próprio mandamento de Deus, que estimula e exige que os pais ensinem os filhos, conforme o Sl 78.5. e da mesma forma os jovens devem obedecer aos seus pais, conforme o 4º mandamento. Lutero diz que o pecado que mais pesa, é o que cometemos contra as crianças, quando não a educamos.
A tarefa das fundações e dos conventos é de dedicar e orientar a juventude. Pois os pais têm várias razões para não cumprir esta tarefa.
1. tem pais que tem condições, mas não o fazem. Então como vamos deixar estas crianças crescerem sem educação, e nessa hora que as fundações têm a sua tarefa.
2. tem pais que já são velhos, e não tem aptidão para ensinar, e não sabe como educar a criança. E para tal precisa-se de gente especializada.
3. tem pais que não tem tempo e nem espaço para ensinar, devido as suas atividades e serviços domésticos. E também tem muitos pais que morrem e deixam órfãos.
Por isso Lutero diz que é da competência do conselho e das autoridades dedicarem maior cuidado e empenho com a juventude. Pois para se ter o progresso da cidade, não basta só ter tesouros acumulados, armamentos e entre outros. O principal para o progresso é ter homens instruídos, cidadãos ajuizados, honestos e bem-educados. Como por exemplo a cidade de Roma: que educava seus meninos, e dentro de 15,18 e20 anos dominavam o latim, o grego e as artes liberais.
Uma cidade deve ter pessoas assim, capazes de ensinar, pois se as cidades não têm pessoas bem-preparadas, a culpa é das autoridades. Que deixaram a juventude crescer como arvores do mato, sem se preocupar com o ensino. Elas cresceram deformadas e não servem para nenhuma construção. Por exemplo: vamos deixar que pessoas assim governem o país.
Lutero coloca uma questão: que adiante ensinar o latim, o grego e hebraico e outra artes liberais, se a Bíblia pode ser ensinada na língua alemã, o que já basta para a salvação? Lutero diz que é verdade, mas as ciências e as línguas nos servem de ornamento, proveito, honra e promoção (tanto para o entendimento da Sagrada Escritura como também para dirigir o governo secular). Por isso diz Lutero às línguas devem ser preservadas no ensino. Pois Deus quando quis levar o Evangelho a todo mundo através dos apóstolos, deu a eles também as línguas.
Assim como para nós o Evangelho é importante, assim também vamos preservar as línguas. Pois se Deus escolheu para a Escritura duas línguas, AT: hebraico e NT: grego, entre todas as demais, também nós vamos honrá-la acima de todas as demais. Lutero diz o seguinte: não há como preservar o Evangelho sem as línguas. Pois se desprezarmos as línguas, não perderemos só o Evangelho, mas também não vamos falar e escrever direito o latim e o alemão. Como por exemplo as universidades e os conventos, que além de desaprender o Evangelho, corrompe também a língua latina e a alemã. Enfim, Lutero diz que se não forem preservadas as línguas, por fim o Evangelho há de perecer.

O dever de estudar as línguas é de suma importância. Um mestre cristão, diz Agostinho, que quer interpretar a Bíblia tem que conhecer, além do latim, o grego e hebraico. Para interpretar a Escritura e para combater aqueles que citam a Escritura erroneamente deve se dominar essas línguas. Não basta uma vida piedosa. Se entendêssemos as línguas, jamais teria sido dito algo mais claro do que a palavra de Deus.
É um absurdo quando se quer interpretar a Bíblia com o auxílio da interpretação dos pais da igreja. Onde há conhecimento das línguas, aí se desenvolvem as coisas com frescor e vigor. É perigoso falar dos assuntos divinos de maneira diferente ou com palavras diferentes das que o próprio Deus usa.
O mundo também precisa de homens e mulheres excelentes e aptos p/ manter seu estado secular, ou seja, governar bem a casa e educar os filhos. É preciso também que estes sejam ensinados e educados em escolas ou outras instituições, para que conheçam o mundo inteiro.
O único problema é a falta de vontade e seriedade p/ educar a juventude e ajudar e socorrer o mundo com pessoas qualificadas. O diabo prefere grandes bobalhões para que as pessoas não vão bem demais na terra. Por isso precisa de gente de verdade e urgentemente.
Também é essencial que se formem bibliotecas, livrarias com livros bons.
Porque em lugar de livros bons foram introduzidos muitos indecentes, inúteis e prejudiciais livros dos monges: Catholicon, Florista, Graecista, etc. Em lugar da Bíblia e bons livros se foi obrigado a ler obras de Aristóteles. Os professores não sabiam o que ensinar e também não conheciam métodos de como aprender e ensinar.
Deve-se ir atrás de obras decentes: Bíblia, depois livros úteis p/ aprender as línguas, livros sobre artes liberais e outras disciplinas. Livros jurídicos e de Medicina. Crônicas e compêndios de História. Está na hora de se mudar na metodologia e bibliografia.

23 outubro 2022

CARTA DO PRESIDENTE DA IGREJA - IELB

Aos Pastores e Congregações da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB):
    Saudamos a todos com as maravilhosas palavras de Deus, escritas pelo apóstolo Pedro, na sua Primeira Carta, no capítulo 1, versículo 3: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos...” (NAA). 
    Neste próximo dia 30 de outubro, os eleitores brasileiros irão novamente às urnas para escolher o seu Presidente da República e, em alguns estados, seus Governadores. E mais uma vez algumas posturas extremistas tomam conta das campanhas com intuito de conquistar os votos dos eleitores. Consequentemente, para nossa tristeza, vemos cada vez mais um país divido, famílias divididas e até mesmo congregações e instituições religiosas divididas. E neste contexto, a Diretoria Nacional da IELB quer reafirmar a todos que é Cristo quem nos une, o qual não está dividido, e assim, ela se manifesta através deste documento para: 
1) Lembrar e informar que o Estatuto da IELB, no Parágrafo Único, do Inciso III, do Artigo 5º diz: “Em obediência ao princípio constitucional da separação entre Igreja e Estado, tanto a IELB como as Congregações e Pastores não se envolverão em questões de política partidária”.
2) Lembrar e informar que o Código de Ética Pastoral, aprovado pelo Conselho Diretor da IELB, em novembro de 1996, no seu Artigo 31, diz: “Mesmo que deva estar atento aos problemas da sociedade, não quero, enquanto pastor, exercer política partidária”.
3) Lembrar que a IELB recentemente reafirmou as suas convicções quanto a este tema quando, na 63ª Convenção Nacional, realizada nos dias 16 a 19/06/2022, aprovou o PARECER da CTRE nº 03/2022 – PASTOR FILIADO A PARTIDO POLITICO: Uma reflexão jurídica, teológica e ética. Este parecer foi elaborado pela Comissão Jurídica (CJ) e pela Comissão de Teologia e Relações Eclesiais (CTRE), com o acompanhamento do Conselho de Ética (CE) da IELB e aprovado pela Convenção Nacional.
4) Frisar que esta é, portanto, a posição oficial da IELB quanto às questões envolvendo as eleições nos estados e no país. E a Diretoria Nacional da IELB tem pautado as suas ações nestes princípios. Qualquer manifestação ou constatação diferente é fruto de equívocos ou de interpretações errôneas a respeito das suas ações. 
5) Lembrar e informar que o Artigo 4º do Estatuto da IELB define que a “A Igreja tem por fim propagar o Evangelho de Jesus Cristo”.
6) Frisar que a missão da IELB é Proclamar Cristo para Todos, conforme o seu lema permanente, e a sua visão é ser uma Igreja Luterana Confessional que vai ao encontro das necessidades das pessoas, conforme está registrado na sua Revista do Planejamento.
7) Rogar que Pastores e Congregações observem e pratiquem o que a IELB tem definido em seu Estatuto e no Código de Ética Pastoral.
8) Lembrar a todos, pastores e demais membros das congregações, o nosso dever e o nosso direito cívico de participação no processo eleitoral, mas esta, como todas as demais ações em nossas vidas, pode e deve ser conduzida à luz da santa palavra de Deus. De forma especial, lembramos as palavras de Deus, escritas pelo apóstolo Paulo, na sua Carta aos Colossenses, no capítulo 3, versículos 12-17: “Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas. E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração. E tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai” (NTLH).
    Lembramos, também, as orientações dadas por Deus, através do mesmo apóstolo, na sua Primeira Carta a Timóteo, no capítulo 2, versículos 1 a 4: “Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças em favor de todas as pessoas. Orem em favor dos reis e de todos os que exercem autoridade, para que vivamos vida mansa e tranquila, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, que deseja que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade” (NAA).
Observando essas recomendações do Estatuto da IELB, do Código de Ética Pastoral, e, de forma especial, das Sagradas Escrituras, continuaremos sendo sal da terra, luz do mundo e bom perfume de Cristo neste contexto tumultuado pelo qual passa a nossa nação.
    A IELB quer, após este pleito eleitoral, como historicamente tem feito, continuar sendo a igreja que prega Cristo para Todos, acolhendo e integrando todos à comunhão cristã; que ora pelas autoridades; que reúne todos os seus membros em culto, acolhendo bem a todos os visitantes; que admoesta ao arrependimento e anuncia o perdão, e que celebra o Batismo e a Santa Ceia diante do Altar do Senhor. 
    Que o bondoso Deus abençoe a todos nós. E que, por meio de nós, abençoe o nosso país.
Porto Alegre, 21 de outubro de 2022, com um fraterno abraço, pela Diretoria Nacional da IELB
Pr. Geraldo W. Schüler – Presidente da IELB

29 agosto 2022

ORAÇÃO PELOS ENFERMOS

Senhor Deus, misericordioso Pai. Venho a tua presença para agradecer-te pelo dom da vida e por tua proteção durante todos os meus dias. Reconheço minhas falhas, limitações e pecados. Peço que me perdoes todas as ofensas e me ajude a viver conforme o teu querer. Hoje te peço que estejas comigo na minha enfermidade e me dês forças e resignação. Sei que desejas o melhor para mim, também através da minha doença. Guarda o meu coração de toda a revolta e desconfiança e fortalece-me a fé em ti. Se for de tua vontade e para o meu bem, restaura-me a minha saúde e que minha vida possa ser um serviço permanente a ti e ao meu próximo. Por amor de Jesus, meu Salvador. Amém.

18 agosto 2022

A PORTA ESTREITA QUE LEVA AO REINO

Só há uma porta que nos dá acesso ao Reino de Deus. É estreita. Única. Nesta porta, há o brilho do perdão pleno dos pecados. Esta porta, tão estreita e tão específica, é ao mesmo tempo tão grande em amor e misericórdia. Personificada, esta porta tem nome. Jesus. Quem está com Cristo já está no Reino de Deus, apesar de ainda viver neste vale de aflições. Quem está sem Cristo, está fora do Reino da Salvação, mesmo que seja um ótimo cidadão. Jesus é o nome pelo qual se está dentro ou se está fora do Reino de Deus. 
A estreita porta do Reino de Deus, nesta sociedade pluralista onde “todos os caminhos levam a Deus”, corre o risco de ser politicamente incorreta. Na verdade, sempre foi assim. Desde os tempos bíblicos, o ser humano apega-se às suas mais diversas crendices. Tal como a porta da Basílica de Santa Maria de Collemaggio, em Áquila, Itália. Desde 1294, de acordo com um decreto do então Papa Celestino V, todo aquele que passar por aquela porta, no mês de agosto, terá perdão pleno dos seus pecados. Ah, quantas portas largas há diante de nós! Que anunciam um perdão vazio, sem Jesus. Que falam de prosperidade e pouco sobre arrependimento e perdão. Que cultivam a hipocrisia ao invés da mudança de vida. Que veneram criaturas, ao invés do Criador. Enquanto isto, a porta estreitíssima continua a clamar: “eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim” (João 14.6). 
E mais! O Salvador admoesta: “façam tudo para entrar pela porta estreita Pois eu afirmo a vocês que muitos vão querer entrar, mas não poderão” (Lucas 13.24). Hoje, a porta do Reino está aberta. E convidando a todos: “Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia ser salvo” (2 Coríntios 6.2). Mas um dia a porta será fechada. As oportunidades cessarão. Quem tiver entrado pela porta estreita, estará na festa da salvação. Aqueles que estiverem de fora irão gritar de desespero para entrar. Mas aí, o que experimentarão não é mais o Deus misericordioso, que faz o sol nascer sobre bons e maus e que dá dias e mais dias para que haja arrependimento. Não! Os que negaram a porta estreita experimentarão o terror do castigo pleno de Deus, onde não há consolo e alívio, mas choro e ranger de dentes. 
Então fica a dica: mergulhemos de cabeça para dentro da porta estreita do Reino de Deus, Jesus! Corramos para ela com nossas culpas e dores. Suportemos as aflições da vida. Pelo Batismo, já fomos adentrados para o Reino do consolo. Se você está longe da porta estreita, não desperdice a oportunidade. Hoje, a porta está aberta. Um dia, ela será fechada. 
Pastor Bruno Serves - Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB) Candelária-RS

06 julho 2022

CONEXÃO 5G, CAUTELA E CANJA DE GALINHA

Nossa sociedade embebida em tecnologia e, por vezes, refém da mesma, está prestes a saborear a quinta geração da internet, a conexão 5G. Já inaugurada esta semana em Brasília, a conectividade 5G vai ser implantada por etapas nas demais capitais do país. Quem, assim como eu, está longe das capitais, vai precisar esperar. A Anatel estima que, até o final de 2029, a conexão 5G esteja disponível em todas as cidades brasileiras.

 

Esta nova tecnologia em internet promete revolucionar. Com uma estabilidade e velocidade muito acima do que conhecemos, a internet 5G será a conexão das coisas. Tudo estará conectado. Carros autônomos e telemedicina, com cirurgias à distância. Monitoramento de câmeras, semáforos e segurança pública. Automação ainda maior na indústria e no ramo agrícola. Todos os dispositivos estarão interligados entre si, dentro de nossa casa. E, claro, espera-se uma melhora absurda na comunicação online, como vídeo chamadas e lives.

 

Ser negacionista desta tecnologia não é um bom caminho. Suas bênçãos são muito úteis ao nosso viver. Porém, é preciso um ponto de equilíbrio. Como já era no 4G, 3G ou até mesmo na internet discada. Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém. Enquanto estamos prestes à mergulhar na conexão 5G, no Reino Unido, por exemplo, há uma adesão aos antigos celulares. Aqueles tijolões mesmo. Justamente para fugir do excesso de conectividade.

 

Sabem de uma coisa? Dentro desta sociedade da conexão, onde o que hoje é o suprassumo da tecnologia e amanhã se torna algo obsoleto, há algo que dura sempre. Que é eterna. Que transpassa geração por geração. Que esteve presente na sociedade mais rústica. E que estará na sociedade mais tecnológica que o mundo ainda conhecerá. É a palavra de Jesus, a palavra do Senhor. Assim ele mesmo nos disse: “passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão” (Mateus 24.35).

 

Disto, podemos ter certeza. Se Deus disse, está falado. Mesmo que um dia a sociedade torne-se algo impessoal e robotizada, lá estará a igreja cristã. Seja qual for a conexão que regerá a tecnologia, a Palavra de Jesus estará sempre clamando: “Arrependam-se, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” (Atos 3.19).

 

Então fica a dica: desfrutemos com sabedoria das conexões. Bem usadas, são bênçãos de Deus. E lembre-se: nada substitui o calor humano, nem mesmo o culto público. A tecnologia 5G certamente nos ajudará a espalhar ainda mais o nome de Jesus. Mas estar na Casa do Senhor é nossa identidade, como cristãos.

               

Pastor Bruno Serves

Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB)

Candelária-RS

23 abril 2022

ASSIM, FAÇA COMO EU

|: Assim, faça como eu. Assim, dê seu coração a Deus.
Creia nele assim como eu:  ele me salvou e me deu perdão e a celestial mansão. 
:| Assim!

BAIXAR ARQUIVOS

17 abril 2022

BENDIZEI AO SENHOR

1.Fontes, rios e mares, bendizei ao Senhor, louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém. 

2. Astros, lua e sol, bendizei ao Senhor, louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém. 

3. Plantas, flores e frutos, bendizei ao Senhor, louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém. 

4. Matas e florestas, bendizei ao Senhor, louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém.

5. Animais e aves, bendizei ao Senhor, louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém.

6.Povos e nações, bendizei ao Senhor, louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém. Louvai-o e exaltai-o pelos séculos, amém.

SEJA LOUVADO O TEU NOME SENHOR

Seja louvado o teu nome, Senhor. (3x) 
Para sempre. Amém Glorificamos teu nome, Senhor. (3x) 
Para sempre. Amém Enaltecemos teu nome, Senhor. (3x) Para sempre. Amém

BAIXAR ARQUIVOS

SILÊNCIO! FREI TURRA

Silêncio! Óh silêncio! Deus nos fala ao coração!

BAIXAR ARQUIVOS

A TERRA ENTOA O SEU LOUVOR

1. A Terra entoa o seu louvor; aleluia! Saudando em hinos ao Senhor! Aleluia! Saudando em hinos ao Senhor. Aleluia! Os anjos cantam pelos céus: Aleluia! Cantemos juntos glória a Deus! Aleluia! 

2. Os campos têm maior verdor; Aleluia! E as plantas dão mais frutos e flor, Aleluia! As aves cantam no arrebol. Aleluia! Na luz e no esplendor do sol. Aleluia! Nos céus fulguram raios mil. Aleluia! 

3. Na terra, a luz primaveril. Aleluia! Pois tudo canta a Deus louvor. Aleluia! Saudando em hinos ao Senhor. Aleluia!

BAIXAR ARQUIVOS

10 fevereiro 2022

ALGUÉM ESTÁ OUVINDO

Algo inusitado tem acontecido com frequência. Pelo menos, era uma rápida constatação informal entre amigos. E, agora, reforçada por Peter Henway, que é consultor de segurança da Asterix. O fato é que alguns aplicativos, como o Facebook, tem um ouvido ativo para nossas conversas. Inclusive, quando nosso smartphone está quietinho em nosso bolso. 
De acordo com o especialista em segurança digital, há palavras chaves que servem de gatilho para a ativação do microfone. Estas informações podem ser utilizadas em serviço de marketing, como publicações de anúncios sobre produtos ou serviços relacionados à palavra chave. Confesso que já passei por esta experiência. Certo dia, na hora do chimarrão no fim de tarde, estávamos conversando sobre panela de pressão. E, para meu espanto, mais tarde, o que apareceu em forma de anúncio em meu Facebook? Panelas de pressão! Que hilário! E você, já passou por esta situação? Saber que há alguém nos ouvido e captando nossas informações pode até parecer espionagem. Mas, lembrem-se. Quando instalamos aplicativos estamos concordando em ceder informações como câmera, microfone, localização. Por outro lado, saber que estamos sendo ouvidos pode sim nos trazer uma sensação maravilhosa, de conforto e fortalecimento. E aí o assunto já não é mais aplicativos, mas aquele que nos ouve em todos os momentos. 
O Salmo 116, versículos 1 e 2, nos diz: "Eu amo a Deus, o SENHOR, porque ele me ouve; ele escuta as minhas orações. Ele me ouve sempre que eu clamo pedindo socorro". Há alguém que nos ouve. Em qualquer lugar. A qualquer momento. Ele ouve os gritos de alegria. Mas ele também ouve as mais silenciosas lágrimas. Sempre é tempo de orar. No trânsito, no escritório, no quarto, no corredor do hospital, na igreja. Se alguns aplicativos têm palavras chaves para ativar a captação do que falamos, na oração também há uma palavra chave. Melhor dizendo, um nome chave: Jesus. Ele é o Caminho Fora dele, não há salvação. Sem ele, é impossível chegar ao Pai. Com ele todo o nosso orar tem um destino certo: os ouvidos daquele que nos ama incondicionalmente. Sempre que orar, ore em nome de Jesus.
Então fica a dica: leia a Palavra e ore, na certeza de que o SENHOR nos ouve. Aplicativos captando nossas falas pode ser desconfortável. Mas grande conforto é saber que o SENHOR Deus ouve nosso orar, seja em voz alta ou em pensamentos. "Orem sempre" (1 Tessalonicenses 5.17). Pastor Bruno Serves - Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB) - Candelária-RS

01 janeiro 2022

O AMOR É O MAIOR

1. Se a língua dos homens pudesse eu falar e também a do céu entender. Nada sou, nada valho se não posso amar e de nada me vale o saber. O maior é o amor, nunca deixará de existir. Não se ressente do mal, sem amor é impossível viver. Sem amor é impossível viver. 

2. Se doar os meus bens para dar de comer aos pobres que não têm pão. Se água fresca ao sedento eu não der de beber, sou igual aos que não dão. O maior é o amor, nunca deixará de existir. Não se ressente do mal, sem amor é impossível viver. Sem amor é impossível viver. 

3. Permanecem a fé, a esperança e o amor, sem isso é impossível viver. Porque sem o amor, tudo perde o valor, dá- no mesmo existir ou morrer. O maior é o amor, nunca deixará de existir. Não se ressente do mal, sem amor é impossível viver. Sem amor é impossível viver. 

BAIXAR ARQUIVOS