Perguntas para reflexão:
Quando você é elogiado, como costuma responder?
Por que Jesus pode se humilhar dessa maneira tão facilmente?
O que isso diz sobre como Ele valoriza você?
Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim... Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus; (João 13:1b, 3-4a)
João nos diz que Jesus sabia "que o Pai havia entregado todas as coisas em Suas mãos e que Ele havia vindo de Deus e voltaria para Deus". E então Ele se levanta da mesa de jantar. O que Ele vai fazer, dado o que Ele sabe sobre Si mesmo? Certamente será uma resposta gloriosa e grandiosa, digna do Filho de Deus!
Mas não. "Ele deixou de lado suas vestes exteriores e, tomando uma toalha, amarrou-a em volta da cintura. Então derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que o envolvia" (João 13:4b-5).
Jesus sabe que Ele é, literalmente, o centro de tudo. E Ele responde a isso amando Seus discípulos da maneira mais humilde que pode.
Mas isso não é suficiente para Ele. Porque apenas algumas horas depois Ele está fazendo algo mais profundo, mais humilde, mais amoroso. Aquele que é o centro do amor de Seu Pai é agora o centro da atenção vergonhosa na terra, encarado por todos enquanto Ele está pendurado em uma cruz entre o céu e a terra, morrendo de vontade de lavar as pessoas que Ele veio salvar.
Jesus é o maior. E assim Ele se torna o mais baixo e o mais amoroso - porque esse é o tipo de pessoa que Ele é.
NÓS ORAMOS: Querido Senhor, lave-me e faça-me Seu. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário