Qual é o lugar mais inusitado onde seu nome foi escrito? Na casa onde cresci há um enorme pé de canela. Lembro que gostava de subir nela, com seus galhos enormes. E lá no alto de um dos seus galhos, com uma faquinha, escrevi meu nome. Deve estar lá até hoje. E você, nunca escreveu seu nome em um local além do óbvio? Na areia da praia, no espelho embaçado depois do banho, no vidro sujo do carro. Em alguns momentos de travessura, pode ser que seu nome tenha sido escrito em um cimento ainda fresco, no muro da escola, numa porta de madeira. Sem falar na tatuagem de jura de amor eterno (ou nem tão eterno assim). A Nasa, há algum tempo, promoveu uma ação de enviar nomes gravados em microchips para o espaço, mais precisamente, para Júpiter.
Há um lugar além do óbvio onde um nome pode estar escrito. O evangelho de Lucas registra o retorno dos enviados de Jesus para curar, expulsar demônios e anunciar o reino de Deus. Vendo a alegria deles, Jesus mostra o real motivo para eles estarem alegres: “porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu” (Lc 10.20). Aliás, essa é a imagem que Deus usa ao longo das Escrituras para mostrar seu amor e o pertencer a ele, ao estar debaixo da sua misericórdia, como em Isaías 49.16: “seu nome está escrito nas minhas mãos”, ou em Filipenses 4.3, o apóstolo Paulo fala de pessoas que “os nomes deles estão no Livro da Vida”. O livro de Apocalipse fala repetidas vezes desse Livro da Vida, o qual pertence ao Cordeiro de Deus (Jesus) e no qual estão escritos os nomes dos salvos, do povo de Deus, dos que não serão lançados no inferno.
Ter o nome escrito no Livro da Vida é muito além do óbvio. Ter o nome escrito no céu, não em Júpiter, mas no reino de Deus, vai muito além da lógica. É sinal de resgate. De redenção. Da transformação de alguém que nasceu sentenciado ao inferno e, agora, tem seu nome escrito no Livro da Vida. Esse resgate passa pela morte e ressurreição de Jesus, o dono do Livro da Vida, o Senhor da salvação. O batismo é a certidão de nascimento para dentro desse Livro da Vida. Comer e beber da Ceia do Senhor é comer e beber do perdão dos pecados, o qual fortalece a escrita do nosso nome nos céus. Nome escrito não com grafite, tinta ou tenaz, mas com sangue. Sangue do Cordeiro de Deus, sangue de Jesus derramado na cruz para perdão dos pecados. Pelo ouvir e meditar na Palavra do Senhor há um fortalecimento de nomes. Em nosso coração, o nome de um Deus Triúno dado a nós no batismo. Nos céus, o nosso nome no Livro da Vida.
Se essa é sua realidade, conforte seu coração. Mesmo que nosso pequeno mundo esteja tomado por ansiedades e aflições, o nome está escrito no Livro da Vida, nos céus. Nenhuma dor é forte o suficiente para apagar um nome que está escrito no Livro da Vida. Isso é garantia de que as lápides, onde nomes estão vinculados à morte, serão vencidas na ressurreição. Mas se o seu nome não está escrito no Livro da Vida, ou seja, você não crê em Cristo, ainda há tempo para arrependimento. Procure uma igreja cristã.
Então fica a dica: no novo céu e nova terra entrarão “somente as pessoas que têm o seu nome escrito no Livro da Vida, o qual pertence ao Cordeiro” (Ap 21.27).
Pastor Bruno Serves | CEL Cristo, Candelária RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário