Pesquisar este blog

30 junho 2015

CARVALHO OU ABÓBORA?

52056783[1]Um pai, acompanhando os estudos do filho, perguntou ao diretor da escola sobre o tempo que levaria para o filho se formar.

- “Isso depende do que o senhor quer para o seu filho”, respondeu o diretor. E continuou: “Para um carvalho, árvore que se torna forte e frondosa, leva-se muito tempo. Porém, para uma abóbora, o processo é rápido e ela fica junto à terra, rasteira. O senhor quer que seu filho alcance estatura intelectual elevada e esteja forte para enfrentar os desafios da vida e ser útil para a sociedade, ou quer que ele apenas fique nos conhecimentos rudimentares e permaneça numa vida de baixo nível intelectual e pouco preparo para a vida produtiva?”

Quem já foi agraciado com a fé, pelo Espírito Santo, deve compreender que não pode deixar de buscar continuamente (educação continuada) o seu crescimento espiritual, auxiliado pela graça de Deus. Por isso, é razoável fazer um exame periódico de nossa vida, para verificar se temos feito algum progresso. O propósito de Deus é a nossa justificação e santificação, como o apóstolo Paulo escreveu: “Pois esta é a vontade de Deus, a vossa santificação” (1 Ts 4.3).

A nossa maturidade espiritual está relacionada com a santificação de nossa vida. Não é de um dia para outro que isto acontece, pois o crescimento é um processo que deve perdurar por toda a nossa vida. Velhos e maus hábitos precisam ser superados. Vícios precisam ser eliminados.

Tudo, enfim, que revel fraqueza de caráter exige uma luta constante, olhando firmemente para o autor e consumador da fé, Jesus (Hb 12,2).

O estudo continuado da Palavra de Deus, que é meio de ação do Espírito Santo, é uma tarefa importante e necessária para o crescimento espiritual dos cristãos e para o desenvolvimento do trabalho da Igreja. IGREJA EM GRUPOS – PEM é uma das maravilhosas coisas que podem ser feitas. (Assim também, a participação nos cultos, nos encontros dos departamentos e outras oportunidades de crescimento espiritual).

(IELB - Oração da Semana, Edição 03/2015)

Que sejamos como o carvalho e não abóbora, no privilégio que Deus nos dá de nos crescermos Nele.Oak-Tree2[1]

CULTO ESPECIAL, COMUNIDADE CONCÓRDIA

A Comunidade Concórdia, com muita alegria, celebrou a Deus, um culto muito especial neste último fim de semana.

Durante o culto fomos lembrados das bençãos de Deus através das Colheitas… também tivemos os batizados de:

Elisete Bins de Souza (filha de Jose Anacleto de Souza e Edineia Bins).

Geovane Zimerman (filho de Reinaldo Sevino e Cenira Zimerman) e

Victor Silva Vieira, (filho de Márcio Resende Vieira e Vanessa Zimermann);

Ainda no mesmo culto foram recebidos por Profissão de Fé:

Elisete Bins de Souza, Geovane Zimerman; Vanessa Zimermann, Rosangela Milbratz.

A Deus toda honra, glória e louvor.

festa da colheita luterana

Batismo luterano

batismo luterano

batismo luterano

Profissão de fé, igreja luterana

profissão de fé luterana

Batizado luterano

Batismo igreja luterana, alto alegre dos parecis RO

batismo igreja luterana, alto alegre dos parecis

Profissão de Fé luterana

A festa da Colheita, também chamada festa das Semanas, foi instituída por Deus (Dt 16 e Lv 23) para ser celebrada sete semanas após a primeira colheita da cevada, que se dava na época da Pascoa. Também marcava o fim da colheita do trigo (Dt 16.9-10). Neste festa levavam-se ofertas de gratidão em reconhecimento pelo pão diário, reconhecendo que toda a colheita, bem como todo o sustento diário, pertencia ao Senhor, e que era uma dádiva de sua mão.

No Novo Testamento, esta festa também é chamada de Pentecostes, em virtude de ser celebrada no quinquagésimo dia após a Páscoa (pentecostes = 50).

     Por ser festa de gratidão pela bondade de Deus, em Deuteronômio 16 diz assim: “Três vezes no ano todo varão entre ti aparecerá perante o Senhor ... porém não aparecerá de mãos vazias perante o Senhor; cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o Senhor seu Deus lhe houver concedido (Dt 16.16-17). "Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riqueza" (Dt 8.17-18). Ou seja, Deus quer (e tem o direito) e espera ser reconhecido como Senhor e Doador de todas as coisas, pois é isto que Ele é. Lembremos disto! Que Deus seja louvado!

LIÇÃO BÍBLICA: A TORRE DE BABEL

[googleapps domain="docs" dir="viewer" query="authuser=0&srcid=0B4AHfxGfp3MCX3B1RUdpT3dJTXM& pid=explorer&a=v&chrome=false&embedded=true" width="765" height="550" /]

24 junho 2015

LITURGIA 5º APÓS PENTECOSTES

[googleapps domain="docs" dir="viewer" query="authuser=0&srcid=0B4AHfxGfp3MCZE9pT3lRMG1VUVk& pid=explorer&a=v&chrome=false&embedded=true" width="765" height="525" /]

23 junho 2015

PAI ABRAÃO–ENCONTRO PAROQUIAL DE CRIANÇAS 2012

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=d8F7UC56gWo]

TÁBUA DOS DEVERES–AOS PAIS E FILHOS

paternidade[1]AOS PAIS: Vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor — Ef 6.4; Cl 3.21.

AOS FILHOS: Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra — Ef 6.1-3.

LITURGIA DE FESTA DA COLHEITA

[googleapps domain="docs" dir="viewer" query="authuser=0&srcid=0B4AHfxGfp3MCejRyTEd1TWlqZ3c& pid=explorer&a=v&chrome=false&embedded=true" width="765" height="515" /]

22 junho 2015

FESTA DA COLHEITA, VILA BOSCO

Será que temos motivos para agradecer a Deus? Na explicação do Credo Martinho Lutero diz:
Creio que Deus me criou a mim e a todas as criaturas; e me deu corpo e alma, olhos, ouvidos e todos os membros, razão e todos os sentidos, e ainda os conserva; além disso, me dá vestes, calçados, comida e bebida, casa e lar, esposa e filhos, campos, gado e todos os bens. Supre-me abundante e diariamente de todo o necessário para o corpo e a vida; protege-me contra todos os perigos e me guarda de todo o mal. E tudo isso faz unicamente por Sua paterna e divina bondade e misericórdia, sem nenhum mérito ou dignidade da minha parte. Por tudo isso devo dar-lhe graças e louvor, servi-lo e obedecer-lhe. Isto é certamente verdade.
Temos todos os motivos para agradecer a Deus.

E assim o ponto da vila Bosco, agradeceu a Deus pelas bençãos recebidas através de todo o sustento, de forma especial, por meio das colheitas. O culto foi celebrado no dia 20 de junho.

BATISMO INFANTIL

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=IYuj6UgFBGU]

ENTREGA DAS SACOLINHAS, P34

Neste último domingo (14/06/2015) no nosso culto de gratidão a Deus pelas Colheitas, também aconteceu a entrega das sacolinhas das servas (Departamento feminino).

Sempre é um momento interessante para que as servas do Senhor auxiliem a obra do Senhor, para que o Evangelho chegue a todas as pessoas...

Lembramos: O dinheiro das sacolinhas é destinado para a missão. Serão construídas capelas, distribuído material missionário e também serve para ajudar os estudantes de Teologia mais necessitados.

MARCOS 4.35-41

TEMPESTADEJesus nos acompanha na caminhada de nossa vida. Ele permanece conosco nos ajudando a chegar até o Pai. No evangelho deste 4º domingo de Pentecoses, percebemos que ele acalma a tempestade e exige uma atitude de fé da parte de seus discípulos que devem confiar e seguir em frente na missão. A humanidade caminha a passos lentos para uma verdadeira evolução porque se esquece com facilidade dos valores que Jesus nos deixou. Hoje temos muitas tempestades interiores e exteriores que só com uma profunda amizade com Deus poderemos acalmá-las fora e dentro de nós. A grande crise que a humanidade atravessa acontece dentro do coração da pessoa que não se sente amada e não sai de si para amar os seus semelhantes.
 
EVANGELHO (Mc 04, 35-41):
Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”


VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ

5474341036_1602d55094_z[1]Perseguido, jurado de morte, o profeta Elias fugiu. Ele estava tão angustiado que pediu para si a morte. E ainda disse, achando que todos em Israel haviam caído da fé: “eu fiquei só – sou o único que sobrou” (1Rs 19.14). A angústia, a tristeza, o medo e a frustração muitas vezes dificultam, “embaçam” a visão do cenário geral da vida. Deus, em meio aos nossos “furacões” existenciais e lutas, continua o mesmo. A Elias, mostrou seus planos e revelou que ele não estava sozinho: sete mil pessoas em Israel não haviam adorado o falso deus Baal. A você e eu, ele continua oferecendo sua presença com o Espírito Santo, o amparo e o perdão em Jesus, e uma visão não só do cenário atual da vida, mas um olhar para o futuro prometido, a ressurreição e a nova vida. Não, você não está só, nem desamparado.

Oração: Salvador Jesus, em meus sofrimentos e angústias, presenteie-me com olhos nas suas promessas e cuidado. Amém.

Leia em sua Bíblia 1 Reis 19

LIÇÃO BÍBLICA: O ARCO IRIS

[googleapps domain="docs" dir="viewer" query="authuser=0&srcid=0B4AHfxGfp3MCTDk3UWtJcmE0N3M& pid=explorer&a=v&chrome=false&embedded=true" width="765" height="550" /]

FESTA DA COLHEITA, COMUNIDADE BOM JESUS, P172

A Bíblia nos orienta a dar graças a Deus em todas as situações da vida. Dar graças em tudo é muito mais que agradecer em situações especificas onde de alguma maneira fomos recompensados ou beneficiados.
A Comunidade Bom Jesus da linha P172 louvou a Deus agradecendo pelos frutos da colheitas no último dia 14 de junho…

Durante o culto também tivemos a felicitação de aniversário de Arnaldo Tinn…

ENCONTRO NO PEDAL 005

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ml2fzM0uHEk]

16 junho 2015

FESTA DA COLHEITA, P34

No dia 15 de junho de 2015 aconteceu o Culto de Festa da Colheita na Comunidade Cristo na linha P34. Vários produtos foram trazidos e ofertados como demonstração da gratidão a Deus por suas dádivas. Os produtos, frutos do trabalho de cada qual, foram doados na APAE de Alto Alegre dos Parecis, RO. Agradecemos aos membros que demonstraram a sua gratidão a Deus por meio de suas ofertas!

20150614_105407[1]

BATISMOS: ECHILLYN E PATRIK

Neste final de semana, duas crianças receberam o Sacramento do Batismo. São elas: Echillyn Helloa Morales (sábado 13/06 - Comunidade Concórdia) filhos de Vanderlin Schmidt e Eva Felipe Morales ; Patrik Reinholz de Lima (Domingo 14/06 – Comunidade Cristo) filhos de Edivando de Lima e Lucileia Reinholz.

Que Deus continue abençoando ricamente os batizados, juntamente com os pais, além dos padrinhos.

No sábado: Echillyn Helloa Morales

No domingo: Patrik Reinholz de Lima

1º ENCONTRO DE CASAIS NA CONCÓRDIA

Na sexta feira, dia 12 de junho, dia dos namorados, houve o primeiro encontro de casais na Comunidade Concórdia. Participaram 10 casais,  e o tema do estudo realizado pelo pastor Vilson Welmer foi: As diferenças entre o homem e a mulher.

Lamentamos que poucos casais participaram, porém, os que participaram gostaram muito. Esperamos para os próximos encontros que mais casais participem! E possa assim fortalecer os laços matrimonais.

Encontro de casais, alto alegre dos parecis, RO

PASTORES DO DIVAGUA

No dia 10 de junho, comemora-se o Dia do Pastor. Mas o que é ser um pastor? A Palavra de Deus diz que pastor é aquele que cuida das ovelhas e diz que Jesus é o Sumo Pastor. Pastor é aquele que zela, que procura o bem estar, que escuta, que quer bem.

Pastor é aquele que muitas vezes se priva de prazeres comuns, em prol da ovelha. Que doa seu tempo, sua vida e até mesmo seu dinheiro.

Pastor é aquele que muitas vezes trás a marca da dor pela perda de um irmão querido e na face sobriedade que possa consolar aqueles dele esperam tirar forças. Pastor é aquele que muitas vezes sufoca o gemido, é amigo e pra muitos é pai!

O pastor, procura ser o exemplo dos fiéis, procura ser justo e nunca ser instrumento de peso para a ovelha. O pastor sabe que a recompensa pelas noites mal dormidas, pelos aconselhamentos, pelas privações financeiras... vem do Senhor.

O pastor AMA as ovelhas e por isso se doa por elas. O pastor reflete Jesus!

E para comemorar o dia do pastor. Os pastores do Distrito Vale do Guapore se reuniram num dia de lazer para celebrar esta data, na Chácara “Sitio do Zé” iniciando o dia com um estudo realizado pelo pastor Joenes Trams de Rolim de Moura, seguido com almoço, banho de piscina, entrega de lembrancinhas. etc…

https://photos.gstatic.com/media/slideshow.swf

DEZ CONSELHOS FAMILIAR

Casais, ielb alto alegre dos parecis, RO01. Cultivar o amor crescente , paciente e eterno.

02. Considerar o cônjuge como presente de Deus, propondo estar ao seu lado, honrá-lo, amá-lo, até que a morte o separe, sendo exemplo para os filhos.

03. Cuidar para que o seu cônjuge não tenha aborrecimentos, evitando fervilhar sua mente com coisas corriqueiras e banais que para nada servem a não ser para tirar a paz, a estabilidade, e trazer irritação, o ódio e as tensões. Isso é terrível para os filhos, que vêm os pais em conflito sem necessidade.

04. Cuidar do lar com afinco. Suprir as suas necessidades, marcar a presença no mesmo de tal forma que ela seja sentida quando houver uma distância entre os cônjuges. Isso é muito importante, pois um dos maiores problemas, nos lares, são os pais "ausentes", não só fisicamente, mas, sobretudo emocionalmente. Pais que não se comunicam com os filhos, que dão mais valor a ficar diante da TV ou dos jornais, dos jogos, dos amigos, do que do lar. Um psicólogo disse que a "ausência" do pai, dando lugar a uma mãe superprotetora , junto a um filho, pode contribuir para o homossexualismo masculino.

05. Policiar as conversas com outras pessoas, sabendo de antemão que as coisas íntimas do relacionamento conjugal são propriedade exclusivamente dos cônjuges e não interessa a outras pessoas sabê-las, até mesmo parentes. De fato, conhecemos casos de pessoas, que saem nas casas, contando seus problemas íntimos. Depois, surgem comentários desabonadores, que chegam ao conhecimento do cônjuge, aumentando os conflitos. Os filhos também sentem-se ofendidos, por saber que estranhos têm conhecimento do que se passa no seu lar.

06. Participar totalmente do relacionamento íntimo, pois este relacionamento é Dom de Deus à criação e Deus requer pureza, honestidade, e amadurecimento de ambos. Um casal precisa ter não só confiança, mas intimidade espiritual, emocional e física, ou seja, sexual, que deve ser desfrutada da melhor maneira possível, como fator de união e estabilidade entre si.

07. Desenvolver atitudes que demonstrem que o cônjuge a cada dia sinta-se amado, preferido e muito querido. As atitudes de um para o outro são muito valiosas, quando sinceras e leais. Um esposo deve dizer sempre palavras agradáveis, carinhosas e afetivas para a esposa. Esta, da mesma forma, deve esforçar-se para demonstrar carinho e afeto para com o esposo. Isso é como aguar a planta do amor todo o dia, e serve de exemplo para os filhos.

08. Cultivar uma recreação sadia, aproveitando as oportunidade que o tempo propiciar. A recreação é vital para um entrosamento crescente e fortalece o companheirismo. Muitas pessoas dizem que não tem tempo para o lazer, para a recreação. De fato, hoje, é muito difícil desenvolver momentos de lazer com a família. Mas é preciso planejar e encontrar momentos de descontração, de entretenimento para com os filhos e o próprio casal. Um passeio no fim de semana, uma visita a um parque de exposições, uma ida ao shopping, uma visita a pessoas amigas, tudo isso pode quebrar a rotina do lar, com ótimos resultados emocionais para os pais e os filhos.

09. Manter o espírito familiar. Considerar os parentes de ambos os cônjuges e amá-los. Tratá-los com dignidade. Despertar a fraternidade e semear a união entre os mesmos. Conhecemos casos em que o casal vive infeliz, porque um dos cônjuges não considera os sogros, tratando-os com desprezo e falta de respeito. Com isso, o coração do outro fica ferido, causando problemas de relacionamento. E mau exemplo apara os filhos. 

10. Manter uma vida plena de comunão com Deus. Orando juntos, ensinando os filhos trilhar nos caminhos retos. Enfim, viver... O zelo pela parte espiritual , no lar, é fundamental para um viver feliz. Sem Deus, o lar pode ser minado pelas forças do mal, que se materializam através das drogas, dos vícios, da prostituição, da desunião, da contenda, da disputa pelo poder, do ciúme, e de tantos males que atacam a família. Só com a presença do Espírito Santo no lar é possível enfrentar os desafios de um mundo materialista, hedonista, e relativista, em que vivemos. O culto doméstico é indispensável para a união da família. É bom dizer como Samuel: "Eu e minha casa serviremos ao Senhor"

Fonte:http://criancasipmar.blogspot.com.br/

ANIVERSÁRIO DE DANIELE SCHWAMBACH

A jovem Daniele Bispo Schwambach comemorou mais um ano de vida, juntamente com os membros da Comunidade Cristo Vive, de Parecis. O aniversário foi celebrado no último culto do dia 06 de junho.

A Deus pedimos que derrame ricas bençãos sobre a Daniele