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08 julho 2010

ADORANDO A DEUS EM CULTO PÚBLICO

ADORANDO A DEUS EM CULTO PÚBLICO

Introdução:
O culto é o termômetro da vida espiritual da igreja. Se você quer saber o que uma igreja ensina, o que ela valoriza e como se relaciona com Deus, vá ao culto. Como está a vida espiritual de nossa igreja? 

Deus merece e quer a nossa adoração:
O que é adoração?  Significa serviço ou culto prestado, reconhecimento, valorização.
Deus é único Deus verdadeiro. Somente ele merece ser adorado e glorificado. Devemos adorar e glorificar no nome do Senhor todos os dias e em todos os lugares.  
Porque devemos adorar a Deus em culto público na igreja?
Por que Deus nos criou para viver junto Dele,  para adorar e glorificar o seu nome. Porque Deus é digno de honra, louvar e glória pelo que ele é e pelo que Ele fez por nós entregando por amor seu filho para morrer em nosso lugar e assim, garantir perdão e vida eterna. Por que somos membros da família de Deus (Ef 2.19). Por que Deus tem bênçãos maravilhosas para nos dar e dependemos delas para viver e ser feliz.
Uma das maiores bênçãos que Deus concede a nos seres humanos frágeis e insensatos é o fato dele permitir e querer que nos aproximemos Dele e adoremos. Mas infelizmente esta é uma dádiva que muitas vezes não valorizamos. Por isso Deus deixou o terceiro mandamento (Ex 20.8), Deus ordena ouvir e estudar sua palavra.
Nós não nos reunimos porque vai estar a banda tal, este cantor, aquele pregador ou porque vou esta ou aquela pessoa, mas porque queremos estar na presença do Senhor. Porque queremos fazer a sua vontade. Deus é o motivo principal de nos reunirmos na igreja. Deus adverte para que não deixemos de nos reunir para prestar culto a Ele. Hb 10.25

Os Atos de Adoração no culto público
Que fazemos quando nos reunimos para adorar a Deus na igreja local?

Só há duas possibilidades: Fazer o que nos agrada ou o que agrada a Deus. Os verdadeiros cristãos farão  o que agrada a Deus. E o que agrada a Deus está registrado na Bíblia Sagrada.
Olhando para a Bíblia  vemos o relato da vida dos primeiros cristãos que serve de modelo para a nossa vida como povo de Deus, como igreja cristã.  Espelhados na adoração das igrejas locais do Novo Testamento, sabemos que adoramos a Deus quando:
1.Oramos – At 2.42; 1 Tm 2.1,8;  At 12.5; 2 Co 1.11; Ef 6.18.19;  Jo 15.7
2.Lemos a bíblia para edificação espiritual – Ef ; At 20.7; 1 Co 14.19
3.Celebramos a Ceia do Senhor – At 20.7;  1 Co 10.16; 1 Co 11.17-34
4.Louvamos e agradecemos a Deus – Devemos louvar a Deus porque ele é digno de todo
louvor  pelo que ele é e pelo que ele fez e promete fazer. Cl 3.16; Ef 5.19
5.Ofertamos - para que a obra do Senhor confiada a sua igreja seja feita -1 Co 16.1-2; At 2.42

Destaque: Não basta estar na casa de Deus é preciso render culto a Ele. É preciso adorar a Deus em espírito e em verdade. O pai está em busca de verdadeiros adoradores. Jo 4.23,24

Como se adora a Deus em espírito e em verdade?   Responda: (E) Errado (C) Certo
(  ) orando e cantando louvores a Deus com alegria
(  ) Cochichando ou cochilando durante o culto
(  ) fazendo planos onde vai depois do culto  
(  ) ficando do lado de fora da igreja esperando o tempo passar
(  ) Prestando atenção em sua palavra e praticando o que ela diz. Tg 1.22-25

Nós não nos reunimos porque vai estar a banda tal, este cantor, aquele pregador ou porque vou esta ou aquela pessoa, mas porque queremos estar na presença do Senhor. Porque queremos fazer a sua vontade. 
“No Terceiro mandamento, Deus proíbe desprezar ou dar pouca importância à sua Palavra (Hebreus  10.25 e João 8.47). Desprezamos a Palavra de Deus quando:
- não vamos aos cultos, estudos bíblicos e outras reuniões de estudo da Bíblia;
- não a lemos e estudamos em casa;
- ouvimos a Palavra mas não prestamos atenção ao que ela diz e nem fazemos o que ela ensina;
- preferimos trabalhar, passear ou participar de diversões em vez de ir ao culto.
Para refletir: pense nas vezes que você deixou de ler ou estudar a Palavra de Deus. Peça perdão a ele e procure aproveitar as oportunidades de contato com a Palavra de Deus” ( pg 41,42, Manual de instrução Cristã – IELB)
Deus se importa com você. Ainda que você tenha desistido de viver, ser feliz e de andar com Deus por conta de seus problemas, lembro que Jesus não desistiu de você. Ele te ama mais que tudo no mundo. Ele quer abraça-lo e ajudá-lo a restaurar a fé e o espírito de adorador.
 Cite 5 coisas que estão atrapalhando as pessoas de adorar a Deus em sua casa? O que fazer para melhorar a freqüência aos cultos e a vida espiritual de nossa igreja? 
O avivamento da igreja começa pelo arrependimento, pela mudança de mente e coração. Essa mudança de mente e coração acontece quando ouvimos a palavra de Deus e o colocamos em primeiro lugar em nossas vidas.  E colocamos em primeiro lugar quando gostamos de ouvir, estudar e praticar sua palavra. E a pregação da palavra de Deus é o centro do culto público. Por isso o apóstolo Paulo aconselha a igreja de Cristo " Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos,  hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração.”   (Cl 3:16).

Conclusão:
A pessoa que ama e confia em Deus se alegra em poder ir a casa de Deus, para adorar e glorificar o seu nome.  “Fiquei alegre quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. Sl 122.1. Esta alegria precisa ser renovada na vida de muitos crentes. Você se alegra em poder ir à casa do Senhor?
A adoração a Deus transcende o tempo presente. Ela nos acompanhará por toda a eternidade. Somente aquele que crê em Jesus como seu Senhor e Salvador e adora a Deus em espírito e em verdade herdará a vida eterna no céu, o lugar da eterna adoração. "Amém! Ao nosso Deus pertencem para sempre o louvor, a glória, a sabedoria, a gratidão, a honra, o poder e a força! Amém! Ap.7:12.
Pr. Elton Junges

BRINCADEIRAS


Brincadeiras

1. Morda o saco
Coloque um saco de papel aberto no chão e peça aos participantes que formem um círculo ao redor. Cada um chega ao saco e tenta pegá-lo com a boca tendo os joelhos retos pés no chão. Os que não conseguem caem fora. Corte um pedaço do saco. Nova rodada. Até surgir o vencedor.

2. Vou viajar
Inicia com um dos participantes dizendo: "Vou viajar e na mala vou levar.... (cita um objeto).. O seguinte faz a mesma coisa e acrescenta o objeto citado pelo participante anterior. E assim sucessivamente. Quem não souber repetir os objetos, sai da brincadeira. Quem ficar por último vence.

3. Palavra sem fim
O primeiro participante diz uma palavra qualquer e conta até cinco (velocidade normal). Antes de chegar ao 5, o seguinte deve dizer uma palavra que comece com a última sílaba da palavra anterior, e assim sucessivamente. Se alguém não conseguir por duas rodadas, sai. Vence quem ficar por último.

4. Corrida de objetos
Cada grupo recebe uma bola e um livro. A brincadeira consiste em uma pessoa de cada grupo colocar o livro na cabeça e manter a bola entre as pernas para caminhar até uma linha de chegada – sem o uso das mãos. Se algum dos objetos cair, ele pode ajuntar (mas parado) e continuar em seguida. Pode-se repetir com mais participantes.

5. Acróstico de assinaturas
Cada grupo ou casal recebe uma folha de papel e uma caneta ou lápis. Escrito cento, de cima para baixo, estão as letras de uma palavra ou frase previamente escolhida. Ao sinal, os participantes procuram encontra uma pessoa presente cujo primeiro ou último nome iniciar com uma das letras da palavra ou frase. Quando alguém é encontrado, ele é solicitado a escrever seu nome ao lado da letra apropriada. O casal ou grupo que primeiro conseguir nomes para todas as letras é o vencedor. Também pode-se determinar um limite de tempo e o vencedor será o que tiver o maior número de nomes. Em caso de empate, o casal ou grupo que tiver conseguido o maior número de letras que combina com o primeiro nome. Não vale repetir o nome de uma pessoa.

6. Cadeira musical
Coloca-se várias cadeiras em círculo – uma a menos do que o número de participantes. Enquanto toca a música os participantes vão andando ao redor das cadeiras. Quando a música para, todos devem tentar sentar. Quem não conseguir, sai. Após algumas rodadas, é retirada uma cadeira, até ficar apenas uma. O último a sentar é o vencedor.

7. Jogo da memória
Cada casal recebe um lápis ou caneta e um papel. Alguém traz uma bandeja com diversos objetos, a qual todos os participantes poderão olhar por cerca de 30 segundos. Em seguida, a bandeja é retirada e cada casal deve escrever o nome dos objetos que estavam na bandeja. Ao final de determinado tempo, a bandeja é trazida de volta para correção. Quem tiver o maior número de acertos vence. Em caso de empate, pode-se repetir a brincadeira substituindo alguns dos objetos.

8. Corrida da tartaruga
Os participantes ficam lado a lado na linha de partida. À frente, uns 5 metros, fica a linha de chegada. Ao sinal começa a corrida: pé após pé, calcanhar direito na ponta do esquerdo, e assim sucessivamente. Vence quem ir e voltar primeiro.

9. O que foi mudado?
Chama-se um casal e pede-se que olhe bem como estão os objetos no ambiente (ou local mais restrito). O casal se retira. Muda-se alguns objetos de lugar. Chama-se o casal, que tentará descobrir o que foi modificado. (Em caso de competição, vence quem acertar o maior número de objetos modificados.)

10. Jogo da velha humano
Nove cadeiras são colocadas em três fileiras de três. O objetivo de cada grupo é formar linhas (vertical, horizontal ou diagonal) de 3 integrantes nas cadeiras vazias, como no jogo da velha tradicional. Vence o grupo que primeiro formar a linha.

11. Queimada de 4 grupos
Divide-se uma área em 4 partes. O objetivo é o mesmo da queimada de 2 grupos. Vale arremessar a bola para qualquer uma das outras 3 áreas.

12. Caçada de objetos
Dois grupos, que ficam em lados opostos. O líder do grupo fica no centro. Cada grupo escolhe um "líder corredor". Eles ficam junto ao líder geral. Este grita o nome de um objeto (pulseira, relógio, moeda, etc.). Os líderes corredores devem correr e procurar o objeto junto com o seu grupo e trazê-lo ao líder geral. Assim que o recebe, já pede um novo objeto. Ao fim de 5 ou 10 minutos, vence o grupo que tiver coletado o maior número de objetos.

13. Corrida de altura
Formam-se dois grupos, que ficam em lados opostos e à mesma distância de dois pontos próximos. Ao sinal, os participantes de cada grupo devem formar uma fila indiana a partir do seu ponto por ordem de altura, do mais alto para o mais baixo ou vice-versa. Ganha o grupo que formar primeiro.

14. Corrida de triângulo
Grupos de 3 (ou múltiplos). Os grupos de postam atrás de uma linha, costa a costa, com os braços entrelaçados. O líder fica à frente dos grupos, na linha de chegada. Ao sinal, os grupos devem "correr" como puderem e sem soltar os braços. Ganha o grupo que vencer mais rodadas.

15. O prisioneiro
Os participantes são numerados. Colocam-se em círculo. O líder cita um número e essa pessoa será o prisioneiro. Ele ficará dentro do círculo e tentará sair. Os demais dão as mãos e tentam impedir a saída do prisioneiro usando apenas os braços (abaixando, levantando, etc.). Se o prisioneiro conseguir fugir, escolhe-se outro número. Ou após certo tempo. Pode-se escolher mais do que um prisioneiro.

16. Passando a bola
Dois grupos com número igual de participantes ficam em fila indiana, lado a lado. O primeiro de cada grupo recebe uma bola. Ao sinal, ele passa a bola por cima da cabeça (ou debaixo das pernas) para o colega de trás, e assim sucessivamente. Quando chegar ao último, o grupo dá meia volta e refaz a tarefa. Vence o grupo que retornar antes a bola.

17. A trincheira
Participantes numerados formam círculo, voltado para dentro, pernas separadas uns 50 cms. Escolhe-se um jogador que fica dentro do círculo, com uma bola. Ao sinal, o jogador tenta jogar a bola para fora mas podendo somente fazê-lo entre as pernas dos demais participantes, que apenas podem impedi-lo usando uma das mãos. Se ele conseguir, escolhe-se um outro jogador do grupo.

18. Fuzilamento com bola
Marca-se um círculo ou quadro. Todos os participantes se colocam dentro dele. Escolhe-se um para receber a bola. Ao sinal, ele joga a bola para cima, uns 5 metros. Imediatamente os demais correm para qualquer direção. O jogador pega a bola e grita "presos". Todos devem parar de fugir. O que está com a bola tenta acertar um dos fugitivos. Se conseguir, esse se torna o jogador. Se um dos jogadores errar 3 vezes seguidas, ele pode ser punido com fuzilamento: fica a uns 10 metros de distância e recebe uma bolada de alguns dos participantes.

ILUSTRAÇÃO


Certo dia um porco e uma galinha iam caminhando pela rua. Então passaram em frente a uma igreja e olharam um cartaz que dizia: "Neste fim de semana teremos um almoço com ovos e bacon".
A galinha olhou pro porco e disse: — Você viu o cartaz? Eu faço parte daquela igreja. Ao que o porco respondeu: — Já eu tenho compromisso com a Igreja. Porque enquanto você põe os ovos e canta pra todo mundo ouvir eu morro pela igreja.
Esta estória ilustra bem. Na igreja, às vezes, temos gente que diz que faz isso ou aquilo, mas quando é para trabalhar, só sabem cantar que já fizeram isso ou aquilo.
Porém, pela bênção de Deus, também existem aqueles que falam menos e fazem mais. Aqueles que põem sem tempo, seus bens, sua vida a serviço do Evangelho de Jesus.
Essas pessoas não são perfeitas. Pelo contrário: são pecadores. Mas se arrependem de seus pecados. Essas pessoas querem viver seu batismo. E dia após dia afogam a velha natureza humana com todos seus pecados.
Deus nos deu forças para viver nosso batismo e viver sem falsidade. Jesus cristo vem mais uma vez neste Natal. Vem perdoar todos aqueles que trazem suas pesadas cargas. Vem ajudar como sempre tem feito desde a fundação do mundo. Jesus Salva e perdoa seus filhos. Se você tem pecados dos quais ainda não se arrependeu, não tenha medo, Jesus perdoará e te enviará limpo a uma vida eterna com Deus.
Tenho essa aqui. Não sei donde tirei, parece que foi desta lista. Espero que seja esta que você deseja.
Abraços e votos de bênçãos de Deus.
Lindolfo Pieper