Pesquisar este blog

21 novembro 2019

UM NOVO CORAÇÃO

No dia 3 de dezembro de 1967 aconteceu o primeiro transplante de coração humano da história. Este acontecimento marcante na medicina foi realizado na Cidade do Cabo, na África do Sul, aos cuidados do médico Christiaan Barnard.
Com o avanço da medicina, inúmeras vidas foram salvas mediante o transplante de coração, quando um coração gravemente enfermo é trocado por um coração sadio, vindo de um doador.
Muito antes do registro do primeiro transplante, Deus já havia avisado que realizaria uma espécie de troca de coração. Veja a promessa de Deus, registrada em Ezequiel 36.26: "eu lhes darei um coração novo e porei em vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração bondoso, obediente".
Que troca maravilhosa! Deus quer nos dar um novo coração! O Senhor Deus quer tirar nosso coração duro, frio, culpado e desobediente e nos dar um coração novo, perdoado, bondoso e obediente à sua Palavra. Esta transformação é possível a todas as pessoas, não importando o tamanho da culpa ou a dureza do coração. O sangue de Jesus foi derramado para perdoar os corações culpados e duros. Ressuscitado ao terceiro dia, Jesus é a garantia de que uma nova vida começa com este novo coração, vida que é sem fim, que vai além das batidas do coração, que será celebrada plenamente na eternidade.
Nas batidas deste novo coração dado por Deus a nós, aprendemos a viver de forma plena e calma. Afinal, tudo está nas mãos do Senhor, até mesmo todas as ansiedades que rondam este novo coração. É consolador saber que em nosso peito está um coração salvo e resgatado por Jesus.
Então fica a dica: desfrutemos deste novo coração que ganhamos no Batismo! Não um coração duro e frio, mas um coração bondoso e obediente, com sede da Palavra de Deus, marcado com o sangue do Salvador Jesus.
Pastor Bruno Serves

04 setembro 2019

CARREGANDO...

Resultado de imagem para CARREGANDOUm dos grandes temores da era da conectividade é de ficar sem bateria em nossos smartphones. Isto significa ficar praticamente incomunicável com o mundo moderno! E se alguém me mandar um WhatsApp importante? E se alguém está tentando me ligar? E se aquele tão esperado e-mail chegou? Não é à toa que o aviso da bateria baixa nos convida a procurar nosso carregador de celular e uma tomada.
Há um smartphone recém lançado que tem uma proposta diferente neste nosso dilema de ficar sem bateria. Ele consegue compartilhar a sua carga, sem fios nem cabos, apenas aproximando os celulares. O que tem mais carga compartilha com o que está quase sem energia.
Estes dias, observando esta maneira de aproximar os celulares para que um compartilhe com o outro a sua carga, logo lembrei de como é importante aproximar-nos uns dos outros e da importância de compartilhar a carga uns com outros. Na Palavra de Deus está registrado um belo conselho que diz assim: “levem as cargas uns dos outros e, assim, estarão cumprindo a lei de Cristo” (Gálatas 6.2).
A vida cristã é aproximar-se uns dos outros, é carregar a cargas uns dos outros, é chorar e alegrar-se uns com os outros. Jesus nos envia a achegar-se daqueles que estão quase sem bateria e sentem-se incomunicáveis e invisíveis nesta sociedade que está cheia de comunicação e ao mesmo tempo tão vazia de amor e de relacionamentos verdadeiros.
É de Jesus que aprendemos a amar. Afinal, foi ele quem amou primeiro, quem se aproximou primeiro, quem compartilhou sua força primeiro. Pelo Batismo Jesus chegou em nosso coração e nos garantiu toda a sua carga de amor e salvação. Pela Santa Ceia ele continua a achegar-se aos corações fracos e culpados para compartilhar seu perdão e sua salvação. E a cada momento que meditamos na sua Palavra, a Bíblia, este Jesus garante uma carga extra de fé cristã. E aí sim conseguimos compartilhar este perdão, esta fé e este amor com tantos que estão ao nosso redor.
Então fica a dica: aproxime-se daqueles que estão fracos, culpados e sofrendo. Jesus nos envia a ouvir, abraçar, cuidar, perdoar. Exatamente como ele fez e ainda faz conosco. Que o Espírito Santo nos aproxime e nos ajude a carregar a carga uns dos outros!
Pr. Bruno Serves

06 agosto 2019

I ENCONTRO REGIONAL DE LEIGOS DOS ESTADOS DE RO, AC, E SUL DO AM

Aconteceu nos dias 03 e 04 de agosto em Santana do Guaporé, RO o I Congresso Leigos Interdistrital (Distrito Alto Rio Madeira, Distrito Rio Machado, Distrito Vale do Guaporé) que abrangem o estado de Rondônia, Acre e sul do Amazonas... 
Dois dias de encontros com ótimas palestras, para o fortalecimento da fé e comunhão,  excelentes refeições, noite artísticas para risos e reflexões...
Contou com a presença do presidente da Liga Nacional, Carlos Schuck e o pastor da Hora Luterana, Adelar Munieweg.
Foi o I Congresso Leigos da Região (RO, AC, AM) com o objetivo de realizá-los de 02 em 02 anos...
encontro de leigos, encontro de servos

encontro de leigos, encontro de servos

encontro de leigos, encontro de servos

encontro de leigos, encontro de servos

encontro de leigos, encontro de servos

encontro de leigos, encontro de servos

encontro de leigos, encontro de servos
encontro de leigos, encontro de servos
encontro de leigos, encontro de servos
encontro de leigos, encontro de servos

11 julho 2019

LITURGIA: 5º DOMINGO APÓS PENTECOSTES

ALZHEIMER, RAZÃO E EMOÇÃO

Você não consegue lembrar onde deixou a sua carteira, nem a chave do seu carro. Você liga o chuveiro para tomar banho e sai do banheiro, deixando o chuveiro ligado. Você liga o fogão para cozinhar algo e acaba esquecendo o fogo aceso. Na rua, você não lembra de jeito nenhum onde é a sua casa. E o pior, você não consegue reconhecer nem mesmo as pessoas mais amadas da sua vida. Seus filhos são apenas desconhecidos, pessoas sem nome. Você nem lembra mais quem é você, de onde veio, para onde vai. Sua história vai apagando-se enquanto você ainda vive. Sua vida vai tornando-se blocos cinzas e indecifráveis.

 Triste, não é mesmo? Esta é a doença de Alzheimer. Manifesta-se especialmente nas pessoas acima dos 65 anos. Doença cerebral misteriosa e cruel. Começa com pequenos esquecimentos. É incurável. Leva à demência. Neurônios vão morrendo, pouco a pouco. E com eles também morrem as lembranças, os nomes, a identidade, a história de toda uma vida. Isto traz sofrimento ao enfermo e às famílias que, devido a doença, tornam-se pessoas desconhecidas, sem nome, sem história.

Parece que não é à toa que assim diz o Senhor: "E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus" (Filipenses 4.7). Deus quer guardar o coração e a mente, a razão e a emoção, a inteligência e os sentimentos. Mesmo quando a doença de Alzheimer destruir lentamente a razão e a emoção. A paz de Deus guarda os que estão unidos com Jesus, mesmo quando a história da vida vai apagando-se lentamente, ainda vivo. Ninguém entende a graça de Deus, de tão maravilhosa. A união iniciada com Cristo no dia do Batismo é maior do que qualquer grau de Alzheimer. Fé cristã não é resultado de nossos esforços racionais e emocionais, mas é milagre criado por Deus em corações e mentes de bebezinhos, crianças, jovens, adultos e idosos. Pela sua Palavra, o Senhor guarda a mente e o coração, sejam eles saudáveis ou enfermos.

Então fica a dica: "em todo o universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor" (Romanos 8.39). Nada nos separa do amor de Deus, nem a doença de Alzheimer. Nem mesmo quando alguém torna-se prisioneiro de seu próprio cérebro, que lhe rouba a história da sua vida. Jesus ressuscitou e garante a nova vida na eternidade, onde vidas serão plenamente restauradas de suas enfermidades, culpas e sofrimentos. Por isto, pedimos: vem, Senhor Jesus!

Pastor Bruno Serves | CEL Cristo, Candelária-RS

24 junho 2019

IELB - 115 ANOS

A data é 24 de junho de 1904, onde, em São Pedro do Sul - RS os frutos da missão americana em terras sul-americanas ficaram nítidos. Esse trabalho cresceu e hoje, 115 anos depois, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) segue com o objetivo de levar os ensinamentos da Bíblia, a Palavra de Deus, para todos. Que Deus siga abençoando esse trabalho por meio de todos que fazem parte da igreja por muitos anos até a volta de Cristo.
A IELB é você e eu. Somos nós levando Cristo para Todos!
#PraCegoVer #PraTodoMundoVer O vídeo possui diversas fotos que vão entrando na tela como se fossem imagens mais antigas, com moldura branca. As fotos são do contexto da IELB, onde vemos alguns momentos de culto, de eventos nacionais e outros rituais presentes no cotidiano da igreja. Também foram colocadas algumas fotos de templos. Para encerrar o vídeo, aparece um fundo branco com as seguintes escritas na cor roxa: "115 anos - Firmados em Cristo" e na cor cinza: "Seguimos e compartilhamos os ensinamentos dos apóstolos". Ainda possui o versículo "E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão e juntos fazendo orações." localizado em Atos 2.42. A assinatura da IELB, na cor roxa, está na parte inferior da imagem. A música é o refrão da música "Firmes".

13 junho 2019

SEGURANÇA

“Com Deus, o Senhor, estou seguro” (Sl 11.1). Afinal, o que Deus nos dá, por meio de Jesus, é algo que nenhuma tentativa humana de oferecer segurança pode dar. Um condomínio superprotegido, um sistema prisional exemplar, uma constituição que preserva liberdades, um plano de saúde internacional e mesmo as últimas tecnologias na medicina nunca poderão oferecer segurança quando Deus examina com a sua lei o nosso coração. Pecadores, como ficar seguros diante do juízo de Deus? Pecadores, somente no Senhor Deus encontramos a justiça que não temos. E, por Jesus, felizmente, a recebemos. Então, perdoados, podemos viver seguros eternamente, na presença de Deus.
Oração: Deus querido, obrigado pela segurança da vida eterna que me dás. Em nome de Jesus. Amém.
Leia em sua Bíblia o Salmo 11 – Compartilhe #HoraLuterana

30 maio 2019

AS PERFUMADAS PONKAN

     Uma das maravilhas do outono aqui no sul do Brasil é saber apreciar o que Deus nos dá apenas nesta época. Um exemplo disto são os pés de bergamota. São praticamente um brinde a quase todos os nossos sentidos. A visão se farta com aquelas árvores verdes e cheias de enfeites alaranjados. O paladar aprecia aquele sabor ímpar e único que, aliás, desconheço quem tenha afirmado publicamente que não goste de uma suculenta e apetitosa bergamota. Ah, e não tem como falar de bergamota sem falar em olfato. Onde você for, após ter descascado algumas bergamotas, logo saberão que você se fartou com elas. O seu cheiro é típico, fácil de reconhecer. As pessoas podem até não lhe falar, mas em suas mentes dizem: “ah, você comeu bergamota!”.
      Sim, quem consome bergamota, descascando-a e curtindo cada gomo, exala o perfume típico da fruta. Permitam-me falar de algo que, quando consumido e apreciado, também deixa marcas profundas em nossas vidas e nos faz exalar um perfume único. Assim diz a Palavra de Deus em 2 Coríntios 2.14: “como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas”. A vida do cristão é perfumada, aromatizada e marcada pela salvação. É como comer bergamota e carregar nas mãos o cheiro da fruta.
      Porém este bom perfume de Cristo só acontece quando nos alimentamos nele mesmo. Naturalmente nossas vidas jamais vão apontar para a graça de Deus, apenas para a podridão humana. Mas quando somos tocados pela Palavra, o Espírito Santo age. Ganhamos vida. Ganhamos sabor. Ganhamos aroma. Precisamos nos alimentar na Palavra de Deus. Precisamos nos alimentar na Ceia do Senhor. Em Jesus está o nosso perdão, o nosso perfume de salvação.
      Quem se alimenta neste Deus de salvação carrega em suas mãos o cheiro de Jesus. Não há como esconder. É o Espírito Santo produz em nós este perfume, este aroma, este cheiro. E ele pode ser apreciado na escola, na universidade, no emprego, na sociedade, na nossa congregação. Mas atenção: “para os que estão se perdendo, é um cheiro que mata; mas, para os que estão sendo salvos, é um perfume muito agradável que dá vida” (2 Coríntios 2.16). A marca de Jesus em nós causará diferentes reações e, independente de qual seja, somos chamados para espalhar o amor do amor de Deus.
      Então fica a dica: aprecie as belas e perfumadas bergamotas de outono. Aprecie, consuma e farte-se com a Palavra de Deus. Assim nossas mãos estarão cheias do perfume da salvação pela fé em Jesus.
Pastor Bruno A. Krüger Serves

16 maio 2019

PRECISAMOS FALAR SOBRE O ALCOOL

O friozinho de outono que já dá as caras aqui pelo sul do Brasil abre a temporada para as boas comidas quentes, como uma deliciosa vaca-atolada ou uma sopa de capeletti. Este friozinho ainda nos brinda com um bom vinho encorpado que aquece e é uma boa pedida para deixar o celular de lado e socializar com boas conversas com a família e os amigos. Agora, seja uma taça daquele vinho preferido ou aquela cervejinha de domingo no churrasco, precisamos falar sobre ele, o álcool.
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) revelou dados a respeito do consumo do álcool no Brasil entre os anos de 2010 a 2017. De uma forma geral o consumo de bebidas alcoólicas teve uma redução de 11%, graças a leis pesadas como a lei seca e a proibição de vendas destas bebidas para menores de idade. O alerta fica para o chamado beber pesado episódico, o famoso encher a cara, que detona qualquer organismo, que subiu de 12% para 19% da população brasileira.
Porém o maior alerta fica para jovens e idosos. A maioria das internações por alcoolismo foram registradas com pessoas idosas, justamente as mais frágeis em sua saúde. A média nacional para o primeiro gole de álcool ficou na idade de 12 anos e, dentre a faixa etária dos 13 aos 15 anos, a média nacional de consumo de cerveja e destilados subiu de 50% para 55% dos jovens – e no Rio Grande do Sul subiu para 68%. É preocupante.
A Palavra de Deus não silencia sobre este assunto. Ela fala muito sobre o vinho, por exemplo, e até o registra como uma bênção de Deus: “fazes a terra produzir o vinho, que deixa a gente feliz” (Salmo 104.15). Em Isaías 25 o céu é comparado a um grande banquete, cheio “das melhores comidas e dos vinhos mais finos”. E aquele casamento em Caná, quando Jesus realiza seu primeiro milagre, transformando água no melhor vinho servido naquela grande festa? Sem falar na Ceia do Senhor, com pão e vinho. Nós cristãos, temos liberdade para fazer um bom uso do álcool, um uso consciente.
Porém nosso Deus nos alerta sobre o mau uso da liberdade em relação ao álcool. “Quem bebe demais fica barulhento e caçoa dos outros; o escravo da bebida nunca será sábio” (Provérbios 20.1). “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus” (Efésios 5.18). Leia ainda em sua Bíblia Provérbios 23.29-30!
Precisamos cuidar da criação de Deus, de nossa saúde, da família e dos dons que Ele nos deu. A falta de controle em relação ao álcool pode ruir todas estas bênçãos. Pecadores que somos, precisamos de arrependimento e perdão. O sangue de Jesus garante perdão a todos aqueles que perderam o controle da sua liberdade e tornaram-se escravos da bebida alcoólica. É possível recomeçar com a ajuda do Espírito Santo.
Então fica a dica: cuidado com a bebida alcoólica. Faça bom uso da sua liberdade cristã. E, como nos revelam os dados da pesquisa, cuidemos de nossos filhos e filhas para que eles não percam esta liberdade.
Pastor Bruno Serves | CEL Cristo, Candelária-RS

08 maio 2019

AO FINDAR O LABOR DESTA VIDA

1. Ao findar o labor desta vida, quando a morte a teu lado chegar, 
Que destino há de ter a tua alma? Qual será no futuro o teu lar?
Meu amigo, hoje tu tens a escolha: Vida ou morte, qual vais aceitar? 
Amanhã pode ser muito tarde, Hoje Cristo te quer libertar. 

2. Tu procuras a paz neste mundo, em prazeres que passam em vão, 
Mas na última hora da vida eles já não te satisfarão. 
Meu amigo, hoje tu tens a escolha: Vida ou morte, qual vais aceitar? 
Amanhã pode ser muito tarde, Hoje Cristo te quer libertar. 

3. Por acaso valor nunca destes, à mensagem de Cristo Jesus? 
Mas é só ele o Cordeiro divino, tem poder de salvar pela cruz. 
Meu amigo, hoje tu tens a escolha: Vida ou morte, qual vais aceitar? 
Amanhã pode ser muito tarde, Hoje Cristo te quer libertar. 

4. O pecado manchou tua alma e não entras o impuro no céus; 
Mas no sangue de Cristo lavado, viverás, para sempre, com Deus! 
Meu amigo, hoje tu tens a escolha: Vida ou morte, qual vais aceitar? 
Amanhã pode ser muito tarde, Hoje Cristo te quer libertar. 

5. Se desejas a vida na glória, não demores - vem logo a Jesus!
E terás, sim, na última hora, um caminho brilhante de luz!
Meu amigo, hoje tu tens a escolha: Vida ou morte, qual vais aceitar? 
Amanhã pode ser muito tarde, Hoje Cristo te quer libertar.

BAIXAR ARQUIVOS

01 maio 2019

DIA DO TRABALHO

O Dia do Trabalho é dia de agradecer a Deus pelo trabalho que temos e que nos permite sustentar materialmente a família. Mas, e os milhões sem emprego, o que fazem hoje? Por isso, hoje não é simplesmente um feriado. Hoje também é dia de refletir, de pensar na justiça social, nos que vivem em situação análoga à escravidão, nas relações injustas impostas pela busca do lucro. Hoje, é dia de pedir a Deus que nos dê coragem para agir em favor dos menos favorecidos e explorados.
“Agora, ricos, escutem! Chorem e gritem pelas desgraças que vocês vão sofrer! As suas riquezas estão podres, e as suas roupas finas estão comidas pelas traças. O seu ouro e a sua prata estão cobertos de ferrugem, e essa ferrugem será testemunha contra vocês e, como fogo, comerá o corpo de vocês. Nestes últimos tempos vocês têm amontoado riquezas e não têm pago os salários das pessoas que trabalham nos seus campos. Escutem as suas reclamações! Os gritos dos que trabalham nas colheitas têm chegado até os ouvidos de Deus, o Senhor Todo-Poderoso. Vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro. Vocês têm condenado e matado os inocentes, e eles não podem fazer nada contra vocês” (Tiago 5.1-6). 

Oração: Pai, obrigado por meu trabalho. Perdoa-me por eu apenas me preocupar com o meu sustento e esquecer-me de quem sofre injustiças. Por Jesus. Amém.

23 abril 2019

DESCANSA, Ó ALMA

 1. Descansa, ó alma, o Pai te guardará.

Paciente te leva, sem queixar-te, a cruz,

Pois teu Senhor de tudo cuidará:

Não mudará o teu fiel Jesus!

Prossegue, ó alma; o amigo celestial

Protegerá seus passos no espinhal!


2. Prossegue, ó alma, em meio à escuridão;

Pois desde a infância Deus guiou-te bem,

E  teu futuro está em sua mão;

De todo mal te livrará no além.

Confia, ó alma; a sua mansa voz

Ainda acalma o vento e o mar feroz.


3. Confia, ó alma: eis soará o clarim –

Irás com Cristo, o teu Senhor, morar.

Sem dor nem mágoas, gozarás enfim

As alegrias do celeste lar.

Descansa, ó alma; agora há pranto e dor,

Depois, há vida junto ao Salvador! 

BAIXAR ARQUIVOS

02 abril 2019

DESPERTA Ó TU QUE DORMES

1. Foge das impurezas, Busca o reino de Deus. Foge do mundo das trevas, Anda com os filhos da luz. Desperta, ó tu que dormes, levanta-te! Que Cristo te iluminará (2x)

2. Canta louvando ao Senhor, Fala exaltando a Jesus, Canta de coração, Dize ao teu irmão: Desperta, ó tu que dormes, levante-te! Que Cristo te iluminará (2x) 

3. Provando sempre o que é bom Porque o fruto da luz consiste em toda Bondade, justiça e toda verdade. Desperta, ó tu que dormes, Levanta-te! Que Cristo te iluminará (2x)

06 março 2019

O MAIOR EXPETÁCULO DA TERRA


Resultado de imagem para Jesus bebêBasta segurar um filho recém-nascido no colo que logo notamos que o maior espetáculo da Terra não aconteceu em uma passarela. Não há carro alegórico, por mais bonito que seja, que se compare à beleza de um olhar de perdão. Não há fantasia que consiga superar a poesia de um abraço em um momento de dor. Não há ritmo que supere a alegria de se ouvir, pela primeira vez, as batidas do coração do seu filho. Sim, a vida, presente de Deus, continua sendo algo incomparável. Não é à toa que, o que o próprio Filho de Deus oferece é mais vida: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10.10).


Oração: Senhor Deus, obrigado pela vida em Jesus. Amém.

21 fevereiro 2019

POSTO DE COMBUSTÍVEL

Onde você tem abastecido o seu coração? Onde você busca ânimo, força, determinação para seguir na estrada da vida? 
Um carro para andar necessita, entre certas coisas, de combustível de boa qualidade. Sem combustível só vai se for “empurrado”.  E onde encontramos o combustível? Isto mesmo, no posto de combustível. Chegando lá, o frentista nos recepciona, liga a bomba, usa a mangueira e injeta a gasolina e isto fará o carro andar. 
E nós onde abastecemos o nosso coração? Sabia que somos parecidos com um automóvel? Precisamos de “combustível!” E onde encontrar um excelente “combustível”, somente no amor de Jesus, que é a verdadeira “gasolina” que nos impulsiona e nos motiva a irmos adiante. E como isso acontece? Comparemos da seguinte forma: Eu sou um carro que necessito ser abastecido, e o Espírito Santo é o frentista, que abre os nossos corações, que através da fé (mangueira) nos injeta a gasolina (o amor de Deus em Jesus demonstrado na cruz). 
O Espírito Santo também fecha a tampa para que a gasolina não saia ou entre sujeira. Lembro-vos que não é a mangueira que faz o carro andar, mas o combustível. Lógico, a mangueira faz-se necessário para injetar o combustível. 
Da mesma forma, o que move o cristão não é a fé, mas o amor de Deus em Jesus, A fé se faz necessária para recebermos o amor e os benefícios que Deus nos concede, Enfatizar a fé, e o ser humano acima do amor e da ação de Deus por nós é como “abastecer com gasolina adulterada”, causará graves prejuízos e vamos ficar no meio do caminho.
Mas abastecer com combustível bom e puro (o verdadeiro amor de Deus), o automóvel vai andar melhor, consumir menos e o motor (coração) responde melhor.
Constantemente precisamos nos abastecer, e somos convidados a sempre ir no melhor posto espiritual, que é graça é o perdão de Deus. Sabermos que somos amados por Deus, mesmo nós sendo imperfeitos nos abastece, anima e fortalece. Estamos na estrada da vida, deixar Deus ser Deus e fazer o trabalho em nós e por nós e através de nós! Essa é o combustível que nos move!
Pr. Vilson Welmer

14 fevereiro 2019

JESUS, BOECHAT E A PERSEGUIÇÃO

A última semana começou com mais uma tragédia nacional. Depois de Brumadinho e dos jovens jogadores do Flamengo, foi a vez da morte trágica do famoso e competente repórter Ricardo Boechat. Fomos lembrados mais uma vez de que a vida é frágil e que o amanhã é cheio de incertezas. 

Dentre as dezenas de manchetes e homenagens envolvendo o falecimento de Boechat, uma em especial me chamou a atenção. Era uma frase da sua esposa dizendo que ele era um ateu confesso, mas que vivia plenamente o amor ao próximo. Antes de abrir a matéria e ler a reportagem, me aventurei a ler comentários e reações no post de uma gigantesca imprensa. E aí veio algo que preciso destacar.

Dentre tantos comentários, uma cristã posicionou-se afirmando que, por mais competente, amorosa e respeitada que seja uma pessoa, sem Cristo ela será condenada. Este comentário merece aplausos, pois é exatamente o que a Palavra de Deus ensina: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16). Porém não foram apenas aplausos que aquela cristã recebeu diante do seu comentário naquela notícia a respeito de Boechat. Cerca de 80% das pessoas reagiram com violência e deboche. Alguns a acusaram de arrogância por achar-se a detentora da verdade. Quem era ela para dizer quem vai ou não para o céu? Outros faziam questão de atacar a fé cristã, chamando Jesus de uma mera lenda alienante e que faz um mal tremendo à sociedade. E tinha também aqueles que, com deboche e palavrões, ridicularizam o Reino de Deus e o nome de Jesus.

Não quero aqui discutir o que aconteceu na eternidade de Boechat. Não precisamos sentar na cadeira de Deus e exercer o papel de julgadores. Deixemos Deus ser Deus sobre todos. Somente ele conhece a mente e coração de todos, até mesmo diante dos últimos momentos de vida de um ser humano. Nosso papel é testemunhar a verdade de que só há salvação no nome de Jesus! “A salvação só pode ser conseguida por meio dele” (Atos 4.12). 

Todas estas tragédias e a perseguição cristã nos convidam a pedir que o Senhor nos fortaleça a fé em Cristo. “Todos os odiarão por serem meus seguidores. Nessa época muitos vão abandonar a sua fé e vão trair e odiar uns aos outros” (Mateus 24.9-10). Eis os sinais do fim que se aproxima.

Então fica a dica: continuemos testemunhando que só em Jesus há salvação. Vem, Senhor Jesus! 
 Pastor Bruno A. K. Serves | CEL Cristo, Candelária-RS

21 janeiro 2019

REFÉNS DA PRÓPRIA MENTE

Vivemos em tempos de pessoas aprisionadas em suas próprias mentes. São pessoas que tem total liberdade, mas ao mesmo tempo, esta liberdade está condicionada ao estado de sua mente. Os pensamentos, geralmente aterrorizantes e ansiosos, tomam as rédeas da liberdade e do gosto pela vida. Até parece que escravizam! Basta repararmos nos índices alarmantes de depressão, ansiedade, síndrome do pânico e até mesmo de suicídios. 

Há um belo versículo bíblico que traz paz e consolo para aqueles que são reféns de sua própria mente. Assim está registrado na Palavra de Deus, em Filipenses 4.7: “E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus”. Quando a fé cristã habita em nosso viver, iniciando pelo Batismo e sendo fortalecida pelo meditar na Palavra e no receber a Ceia, a paz de Deus é quem guarda nossa mente, seja ela sã ou atormentada por distúrbios e traumas. 

Mentes atormentadas por culpas do passado precisam ser tranquilizadas e consoladas pelo perdão conquistado por Jesus em sua cruz. Mentes aterrorizadas por seus maus pensamentos precisam desta paz que dá a certeza de que nada, em todo o universo, pode nos afastar do amor de Deus. Mentes que sofrem com traumas precisam da presença daquele que é refúgio e fortaleza, socorro bem presente nos tempos de tribulação. 

Jesus morreu e ressuscitou para ser Senhor sobre todo o universo e também sobre nosso coração e nossa mente. Leia a Palavra, abra a sua Bíblia, vá à sua igreja cristã. Continue unido com Cristo. Ore pedindo que a paz de Deus guarde a mente e o coração, seja em dias de tranquilidade ou em dias de crises e tormentos.

Então fica a dica: Jesus ama vidas que sofrem com distúrbios, traumas, depressões e ansiedades. E a sua promessa é de dar paz a estas mentes. 
Pastor Bruno A. K. Serves | CEL Cristo, Candelária-RS Rádio Cristo para Todos, Folha de Candelária, Jornal Hora H

11 janeiro 2019

SOLIDÃO

Solidão, Ouro preto d'oeste, RO, IELB, Jesus Cristo, Vilson Welmer, Igreja Luterana
Há uma música que diz com simplicidade, mas muita profundidade: “Tem tanta gente que hoje vive, cercada de gente e está só”. Você tem se sentido assim, desse jeito? Rodeada de pessoas no seu trabalho, na vizinhança e até na família, mas sentindo-se profundamente solitária? Muitos não gostam das datas festivas, dos finais de semana ou do entardecer do dia pois esse sentimento da solidão intensifica-se. Não é nada simples sentir-se só e não há uma tecla “liga e desliga”. Sabendo que isso aconteceria muitas vezes conosco, o Bom Pastor Jesus com muito carinho nos diz: “Estarei com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mateus 28.20). Essa promessa não tem data de validade! 

Oração: 
Querido Senhor! Obrigado pela tua presença certa nas horas incertas. Entra em nossa vida e preenche o nosso ser com teu perdão e teu amor para que a solidão diminua. Amém.

Leia em sua Bíblia Mateus 28.19-20 e Salmo 139  
Acesse www.horaluterana.org.br   compartilhe #HoraLuterana