Pesquisar este blog

08 dezembro 2021

SERMÃO - MATEUS 3.1-12

Sermão – Mateus 3.1-12
Tema: João, eu e vocês preparamos o caminho do Senhor!
    Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus.
    Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas.” Quando escreveu essas palavras ao povo de Israel (Is 40.3), uns 700 anos antes de Cristo, a pessoa que o profeta Isaías tinha em mente era João Batista, primo de Jesus e personagem principal de nosso texto. 
    Tanto no Antigo como no Novo Testamento havia o costume de anunciar a vinda de um príncipe e preparar-lhe o caminho em suas viagens. João foi o precursor de Jesus, com o propósito de preparar, por meio da pregação e do batismo, os corações e as mentes do povo, para a vinda do grande Rei da Misericórdia e a chegada do Reino dos Céus. O caminho do Rei precisa ser: reto, sem os desvios da hipocrisia; sem pecados ocultos; sem dar as voltas e curvas do egoísmo.
    Com sua pregação pedindo arrependimento com confissão sincera de pecados e o batismo, João estava preparando o povo para a vinda de Jesus. Sua pregação não era “politicamente correta” nem suave. Quando alguns líderes religiosos vieram receber seu batismo, provavelmente para agradar ao povo, mas sem arrependimento verdadeiro e contando que seriam salvos por Deus só porque eram descendentes de Abraão, João Batista foi duro com eles: LER v. 7b-10.
    Essa pregação dura contra o pecado, o orgulho e a hipocrisia não mudou depois de João Batista. O próprio Jesus disse logo depois de ser batizado pelo mesmo João: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho (Mc 1.15). É a pregação da Lei de Deus, que quer nos levar a reconhecer que somos pecadores perdidos e que não podemos nos salvar nem entrar com nossos esforços no Reino dos Céus. 
    Aos arrependidos, João pregava o Evangelho, a boa notícia de que Deus faz através de Jesus o que nós podemos fazer, pois como diz o Batista, Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.129). Em nosso texto este Evangelho aparece nos v. 11 e 12, quando João diz que Jesus nos batizará com seu Espírito Santo e que ele recolherá o seu trigo no celeiro, ou seja, salvará os que nele creem. 
    Este Evangelho também não mudou. Hoje, quando alguém se arrepende ao ouvir a Lei de Deus e crê em Jesus como o Cordeiro de Deus, que o perdoa e salva, esta pessoa entra no Reino dos Céus e recebe salvação completa e eterna.
    Por isso, a missão de João Batista continua. Podemos dizer assim: João, eu e vocês preparamos o caminho do Senhor!
    Para que as pessoas possam ouvir a Lei e o Evangelho, eu e vocês, como João, precisamos hoje preparar o caminho do Senhor na vida delas, isto é, precisamos fazer chegar aos ouvidos, olhos e corações das pessoas a mesma Palavra de Deus que nós recebemos.
    Como diz nosso novo lema, enraizados e edificados em Cristo, João, eu e vocês preparamos o caminho do Senhor. Ao começarmos mais um tempo de Advento, precisamos nos avaliar e perguntar: 
- Estamos sendo enraizados e edificados em Cristo, crescendo na fé, no conhecimento bíblico e na vida cristã, participando sempre dos cultos e estudos onde recebemos a Palavra e a Santa Ceia?
- Temos proclamado a Lei com coragem e firmeza e o Evangelho com alegria e pureza entre nós e aos que ainda não creem?
- Damos testemunho do que cremos, ensinamos e confessamos na vida diária e nas redes sociais, com palavras, ações e reações que apontam para o Cordeiro de Deus, o Salvador Jesus?
- Preparamos o caminho do Senhor Jesus para nossos filhos e familiares, ensinando-os em casa e trazendo-lhes sempre aqui?
- Apoiamos o Reino de Cristo com trabalho, orações, ofertas e dons?
    Assim como enviou João Batista, hoje eu e vocês somos enviados por Deus para preparar o caminho do Senhor Jesus para muitos. Hoje esta missão é nossa, meus irmãos, e não podemos esperar que outros a cumpram, ficando de braços cruzados.
    Hoje, João, eu e vocês preparamos o caminho do Senhor. Para cumprirmos essa missão com alegria e coragem, precisamos estar firmes na fé em Jesus até que ele volte e nos recolha em seu celeiro - a vida eterna. Por isso, pedimos que que ele derrame continuamente sobre nós o mesmo Espírito que ele recebeu, como lemos em Isaías 11.2: O Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. 
João, eu e vocês preparamos o caminho do Senhor. Cheios do Espírito Santo, pela fé que temos, levamos o Cordeiro Jesus a todos que Deus colocar em nosso caminho. Amém. 
Rev. Leandro D. Hübner - 2022

30 julho 2021

CREDO APOSTÓLICO NA BÍBLIA

 Creio em Deus Pai Todo-Poderoso..........................Êx 6.13

Criador do céu e da terra.......................................Gn 1.1

E em Jesus Cristo, seu único Filho..........................Jo 1.18

nosso Senhor.......................................................At 10.36

o qual foi concebido pelo Espírito Santo...................Lc 1.35

nasceu da virgem Maria ........................................Mt 1.23

padeceu sob Pôncio Pilatos....................................Mt 27.26

foi crucificado.......................................................Mt 27.35

morto..................................................................Lc 23.46

e sepultado..........................................................Lc 23.56

desceu ao inferno..................................................1Pe 3.19

no terceiro dia ressuscitou dos mortos......................Lc 24.6

subiu ao céu.........................................................At 1.9

e está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso...At 7.55

donde há de vir julgar ...........................................Rm 2.16

os vivos e os mortos..............................................1 Ts 4.16-17

Creio no Espírito Santo ..........................................Mc 1.10

na santa Igreja Cristã ...........................................Hb 12.22-23

a comunhão dos santos .........................................At 2.42

na remissão dos pecados .......................................Hb 9.15

na ressurreição da carne.........................................1 Co 15.12-16

e na vida eterna ...................................................Jo 5.24

29 julho 2021

A BRILHANTE ESTRELA DA MANHÃ

Há várias formas de expressar a dor de um luto. O choro, a revolta, os questionamentos e até mesmo o profundo silêncio fazem parte deste doloroso processo. Mas há momentos em que o coração quer colocar para fora estes sentimentos, transformando-os em palavras. Ou ao menos tentando. E, quando um coração enlutado fala, surgem expressões de amor profundo, tais como "descanse em paz", "vai fazer muita falta", "levou um pedaço de mim".

        Mas há uma expressão que soa fora do tom, mesmo que brote das profundezas de um coração enlutado. Falo da surrada e popular frase "virou uma estrelinha e agora vai cuidar de nós lá de cima". Tá bem, eu sei que ela é uma manifestação de amor e que a dor do luto pode ser tão alta que nem se perceba que o "virar estrelinha e cuidar de nós" é algo desafinado da fé cristã, fora do tom, destoante da orquestra como um todo. E, como pastor, quero com todo o carinho e respeito, quero lhes apresentar o que a Palavra de Deus diz sobre isto.

"Virar uma estrelinha no céu" não é, em si, a nota que desafina todo o acorde. Pessoas, depois de mortas, não se transformam em estrelas. Claro, há um sentido carinhoso nesta frase, pois ela foi muitas vezes usada para consolar crianças diante da morte. Sobre o que acontece depois da morte, a Palavra nos diz que "aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo" (Hebreus 9.27). Quem teve fé em Jesus terá o céu. Quem rejeitou Jesus e sua obra de salvação, terá o inferno. Ninguém será transformado em estrela, flor, nuvem ou anjinho. O Bruno continuará sendo o Bruno, ou no inferno, ou no céu.

Mas o que mais soa desafinado aos ouvidos de um cristão é a expressão "cuide de nós lá de cima". Mesmo que esta frase surja em um tom de amor, carinho e saudade, a verdade nua e crua é que quem morreu não tem capacidade de cuidar de ninguém. "Nunca mais tomarão parte naquilo que acontece neste mundo", diz a Palavra em Eclesiastes 9.6 sobre os mortos. Por mais que esta seja uma enganosa forma de consolar o coração, quem já se foi não conseguirá cuidar de nossas aflições, dores e caminhos.

Agora, se a Palavra nos ensina que nem mesmo a pessoa mais amada na nossa vida é capaz de se tornar "uma estrela no céu que nos cuida", a mesma Palavra nos apresenta aquele que morreu, mas que foi ressuscitado, que subiu aos céus, que nos traz salvação e cuidado. E se alguém pode ser chamado de "estrela no céu a nos cuidar" é ele, Jesus. E é bem assim que ele mesmo se intitula em Apocalipse 22.16: "sou a brilhante estrela da manhã" (Apocalipse 22.16)

Debaixo dos cuidados de Jesus, a brilhante estrela da manhã, podemos viver nossos dias, enfrentar nossas lutas, sorrir e chorar. Mesmo quando a dor do luto rasgar o coração, sabemos que sempre haverá alguém para cuidar de nossos piores pesadelos. O mesmo que se fez carne e habitou entre nós, que continua a habitar em nosso coração através do Batismo, da Palavra e da Ceia. O mesmo que nos traz perdão e salvação a cada novo dia e que, no fim dos tempos, ressuscitará a todos os mortos.

Então fica a dica: só há uma estrelinha no céu a nos cuidar: Jesus, a brilhante estrela da manhã.

Pastor Bruno Serves - Congregação Evangélica Luterana Cristo (IELB), Candelária-RS

28 julho 2021

HÁ UM LAR MUI FELIZ LÁ NO CÉU

YOUTUBE 1. Há um lar mui feliz lá no céu, onde não há tristeza nem dor, onde os salvos irão habitar, a presença do seu Salvador. Lá no céu, lá no céu, há um lar mui feliz lá no céu. Lá no céu, lá no céu, há um lar mui feliz lá no céu. 

2. Tenho amigos fiéis lá no céu, que desfrutam o gozo na luz; já venceram os males daqui e lá cantam louvor a Jesus. Lá no céu, lá no céu, tenho amigos fiéis lá céu. Lá no céu, lá no céu, tenho amigos fiéis lá céu. 

3. Eu também vou viver lá no céu, e hei de ver quem me deu salvação. Não demora o momento de eu ir e morar lá naquela mansão. Lá no céu, lá no céu; eu também vou viver lá no céu! Lá no céu, lá no céu; eu também vou viver lá no céu! 

4. Nesse lar tão feliz, lá no céu, nunca o mal poderá penetrar; Só há gloria, pureza e prazer onde os salvos por Cristo hão de entrar. Lá no céu. lá no céu; nesse lar tão feliz lá no céu! Lá no céu. lá no céu; nesse lar tão feliz lá no céu!

BAIXAR ARQUIVOS

23 abril 2021

FIRMES

1. Oh Jesus, Senhor, firmes no amor, ansiamos Teu ensinar. 
 Pois a Bíblia traz segurança e paz; Lei e Evangelho – perdão!
Teus filhos pedem, Senhor, ENSINA com Tua voz. 
Consistência e cor, na alegria e dor – grande luz na escuridão.

2. Pai Celeste, vem corações mover ao serviço dado em amor, 
Pois ao lado está quem precisa ter esperança, afeto e calor. 
Teus filhos, firmes, Senhor, SERVINDO querem viver. 
a fé, no amor, age com fervor, para o outro, então, abraçar. 

3. Deus, Consolador, nos chamaste à fé; no Batismo, para salvar. 
 Somos livres pra Te adorar, servir, sempre firmes por Teu poder. 
Teus filhos louvam, Senhor, ADORAM seu Salvador! 
Tua cruz nos faz, refletir a paz e a beleza do Teu favor. 

4. Deus Triúno, em fé, nos mantém de pé – os teus filhos em santa união. Recebendo em, com, sob o vinh’ e o pão, o Teu corpo e sangue em nós. Teus filhos querem, Senhor, VIVER EM COMUNHÃO! 
 Guia a nossa fé, firmes no agir, rumo ao eterno lugar.

HINO DA IELB - Quadriênio de 2019-2022

 

Música: Paulo Brum 21/07/2017

Harmonização: Paulo Brum, 17/10/2017

Letra: Lucas André Albrecht e Paulo Brum, 24/10/2017

BAIXAR ARQUIVOS

22 abril 2021

A TI, SENHOR

A ti, Senhor (A ti Senhor)
Elevo a minh'alma (elevo a minh'alma)
A ti Senhor (A ti, Senhor) Elevo a minh 'alma (Elevo a minh'alma)
Oh, Deus meu! (Oh, Deus meu!) Em ti confio! (Em ti confio!) 
Guarda-me, Senhor! Pois em ti, Senhor, me refugio! 

 Faz-me, Senhor. (Faz-me, Senhor). 
Andar em teus caminhos. (Andar em teus caminhos). 
Faz-me, Senhor. (Faz-me, Senhor). 
Andar em teus caminhos. Andar em teus caminhos).

17 abril 2021

A VIDEIRA

YOUTUBE

1. O Senhor é videira que não morre e nós somos os ramos a crescer Sua seiva queé vida, em todos correm. Sua graça não faz ninguém morrer. Senhor, tu és a videira. Nós somos os ramos teus. Renova em nossa parreira A vida que vem de Deus. 2. Quando um ramo é cortado da vida Perde a vida e sozinho vai secar. Sua força se torna passageira Não tem flores, nem frutos pode dar. 3. Em Jesus tenho paz e alegria E com ele na vida vou andar. No lazer, no trabalho, todo dia De sua graça quero testemunhar.

BAIXAR ARQUIVOS