TRABALHO DE CORRENTES TEOLOGICAS CONTEMPORÂNEAS
Alunos: Éderson André Vorpagel; Eleandro Gretschmann
Tema: marxismo – subterfúgios de uma corrente superada, mas ainda atuante na esfera teológica. Seus princípios básicos e suas falhas conceptuais.
1. Vida e Obra de Karl Marx
1.1. Biografia de Karl Marx - Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818, na Alemanha. Seus pais eram judeus, no entanto, converteram-se ao protestantismo. Seu pai, Heinrich Marx, era advogado e tinha amplo conhecimento a respeito das obras dos grandes pensadores do século XVIII.
Marx, em toda a sua juventude e pré-adolescência, dedicou-se aos estudos. Em 1835, Marx parte para estudar Direito em Bonn. No entanto, não fica tempo, e, em 1837 começa a estudar Filosofia na Universidade de Berlin, ambas na Alemanha, onde aprofunda suas leituras em Hegel. Em 1841 defende sua tese de doutorado em filosofia na Universidade de Jena.
Em 1942 Marx torna-se redator chefe do jornal “Gazeta Renana”. Por meio de uma investigação, para este jornal, a respeito dos vitivinicultores de Mosel, é que Marx começa a se preocupar com os problemas econômicos da sociedade.
Devido ao caráter acentuadamente revolucionário de seu jornal, em 1843, o governo proíbe sua circulação. Neste mesmo ano Marx se casa com Jenny von Westhphal e conhece Friedrich Engels. Este último torna-se o melhor amigo e colaborador de Marx.
1.2 Principais obras de Karl Marx - Suas principais obras literárias foram: Sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel, de 1844; A Sagrada Família, de 1845; A Ideologia alemã, de 1845-46; A Miséria da Filosofia, em 1847; O Manifesto Comunista de 1847; e em 1867, a sua obra prima O Capital.
2. O Pensamento de Karl Marx
2.1 O Marxismo – o marxismo é a ideologia/doutrina de Karl Marx. Ideologia esta que foi desenvolvida sob três tradições: a filosofia alemã, a teoria política francesa e a economia britânica. O elemento filosófico de sua ideologia foi quase todo tomado por Hengel.
No entanto, notamos que o principal impulsionador do marxismo foi a ascensão do capitalismo. Apesar de trazer muito desenvolvimento econômico, o capitalismo trouxe muita miséria e exploração ao povo pobre da época. Fato este que deu início as idéias revolucionarias de Marx e Engels.
Os princípios básicos utilizados por Marx eram: O materialismo – No materialismo a consciência ou estrutura ideológica era um reflexo das condições objetivas; A teoria da alienação - na compreensão de Marx, o que o ser humano produzia era uma extensão sua. Como o capitalismo pagava somente pela mão de obra, o que o trabalhador produzia passava a não ser mais dele, e sim, do empregador; A dialética – a dialética compreende um diálogo desenvolvido a partir de uma tese já existente. Esta tese, pré-estabelecida era submetida a uma antítese, ou seja, uma negação da afirmação anterior. O resultado deste processo se denominava síntese. Esta por sua vez era novamente submetida ao mesmo processo. Este processo era submetido a uma sucessão sem fim, com fim de evoluir as idéias (conceitos, coisas), criando novas idéias (conceitos, coisas); e A mais-valia – em uma linguagem simples e direta, a mais valia era o lucro obtido pelo empregador pela “exploração” do trabalhador assalariado.
2.2 A Luta das Classes e o Socialismo – para Marx, na sociedade há um conflito de forças contrarias constantemente em luta. Estas forças contrárias estariam da seguinte forma dispostas: de um lado os empresários (classe dominante) e do outro o proletariado (classe obreira). Marx e seus seguidores criam eminentemente que o sistema socialista seria, em mais ou menos dias, o sistema dominante na sociedade.
3. Reflexos do Marxismo no Cristianismo
3.1 Marxismo X Religião – Marx, em sua ideologia, sequer considerou importante a religião, pelo contrario, o tinha como o “ópio do povo”. A religião, em sua opinião, cegava o ser humano impedindo o progresso da sociedade.
3.2 Marxismo e Religião – apesar de Marx desconsiderar a importância da religião em seu sistema filosófico, algumas correntes teológicas utilizam de seu sistema em suas teologias. É o exemplo dos chamados “católicos Sociais” liderados por La Mennais e, na atualidade a chamada “Teologia da Libertação”. Ambos com a preocupação demasiadamente enfatizada no aspecto do bem estar social do ser humano. Estes almejam, erroneamente, fazer da terra um céu. Dessa forma, pouco ou nada contribuem no aspecto do bem estar espiritual do ser humano – indicar aquele que leva o ser humano ao verdadeiro céu.
Alunos: Éderson André Vorpagel; Eleandro Gretschmann
Tema: marxismo – subterfúgios de uma corrente superada, mas ainda atuante na esfera teológica. Seus princípios básicos e suas falhas conceptuais.
1. Vida e Obra de Karl Marx
1.1. Biografia de Karl Marx - Karl Marx nasceu em 5 de maio de 1818, na Alemanha. Seus pais eram judeus, no entanto, converteram-se ao protestantismo. Seu pai, Heinrich Marx, era advogado e tinha amplo conhecimento a respeito das obras dos grandes pensadores do século XVIII.
Marx, em toda a sua juventude e pré-adolescência, dedicou-se aos estudos. Em 1835, Marx parte para estudar Direito em Bonn. No entanto, não fica tempo, e, em 1837 começa a estudar Filosofia na Universidade de Berlin, ambas na Alemanha, onde aprofunda suas leituras em Hegel. Em 1841 defende sua tese de doutorado em filosofia na Universidade de Jena.
Em 1942 Marx torna-se redator chefe do jornal “Gazeta Renana”. Por meio de uma investigação, para este jornal, a respeito dos vitivinicultores de Mosel, é que Marx começa a se preocupar com os problemas econômicos da sociedade.
Devido ao caráter acentuadamente revolucionário de seu jornal, em 1843, o governo proíbe sua circulação. Neste mesmo ano Marx se casa com Jenny von Westhphal e conhece Friedrich Engels. Este último torna-se o melhor amigo e colaborador de Marx.
1.2 Principais obras de Karl Marx - Suas principais obras literárias foram: Sobre a crítica da Filosofia do direito de Hegel, de 1844; A Sagrada Família, de 1845; A Ideologia alemã, de 1845-46; A Miséria da Filosofia, em 1847; O Manifesto Comunista de 1847; e em 1867, a sua obra prima O Capital.
2. O Pensamento de Karl Marx
2.1 O Marxismo – o marxismo é a ideologia/doutrina de Karl Marx. Ideologia esta que foi desenvolvida sob três tradições: a filosofia alemã, a teoria política francesa e a economia britânica. O elemento filosófico de sua ideologia foi quase todo tomado por Hengel.
No entanto, notamos que o principal impulsionador do marxismo foi a ascensão do capitalismo. Apesar de trazer muito desenvolvimento econômico, o capitalismo trouxe muita miséria e exploração ao povo pobre da época. Fato este que deu início as idéias revolucionarias de Marx e Engels.
Os princípios básicos utilizados por Marx eram: O materialismo – No materialismo a consciência ou estrutura ideológica era um reflexo das condições objetivas; A teoria da alienação - na compreensão de Marx, o que o ser humano produzia era uma extensão sua. Como o capitalismo pagava somente pela mão de obra, o que o trabalhador produzia passava a não ser mais dele, e sim, do empregador; A dialética – a dialética compreende um diálogo desenvolvido a partir de uma tese já existente. Esta tese, pré-estabelecida era submetida a uma antítese, ou seja, uma negação da afirmação anterior. O resultado deste processo se denominava síntese. Esta por sua vez era novamente submetida ao mesmo processo. Este processo era submetido a uma sucessão sem fim, com fim de evoluir as idéias (conceitos, coisas), criando novas idéias (conceitos, coisas); e A mais-valia – em uma linguagem simples e direta, a mais valia era o lucro obtido pelo empregador pela “exploração” do trabalhador assalariado.
2.2 A Luta das Classes e o Socialismo – para Marx, na sociedade há um conflito de forças contrarias constantemente em luta. Estas forças contrárias estariam da seguinte forma dispostas: de um lado os empresários (classe dominante) e do outro o proletariado (classe obreira). Marx e seus seguidores criam eminentemente que o sistema socialista seria, em mais ou menos dias, o sistema dominante na sociedade.
3. Reflexos do Marxismo no Cristianismo
3.1 Marxismo X Religião – Marx, em sua ideologia, sequer considerou importante a religião, pelo contrario, o tinha como o “ópio do povo”. A religião, em sua opinião, cegava o ser humano impedindo o progresso da sociedade.
3.2 Marxismo e Religião – apesar de Marx desconsiderar a importância da religião em seu sistema filosófico, algumas correntes teológicas utilizam de seu sistema em suas teologias. É o exemplo dos chamados “católicos Sociais” liderados por La Mennais e, na atualidade a chamada “Teologia da Libertação”. Ambos com a preocupação demasiadamente enfatizada no aspecto do bem estar social do ser humano. Estes almejam, erroneamente, fazer da terra um céu. Dessa forma, pouco ou nada contribuem no aspecto do bem estar espiritual do ser humano – indicar aquele que leva o ser humano ao verdadeiro céu.
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