1. Sacerdote
Sumo-Sacerdote: No NT significa Hiereus, e este termo pode se referir principalmente a três maneiras diferentes. Na maior parte se refere aos sacerdotes levíticos. Em Hebreus referem-se a Cristo 14 vezes (maior número), identificando o termo sacerdotal como cristológico e soteriológico. No livro de Apocalipse refere-se aos cristãos. Ao todo aparecem 31 vezes o termo.
a) Jesus: Tinha contatos reduzidos ao sacerdote. Jesus ao curar os leprosos mandava-os ao sacerdote (Mt 8.4; Lc 5.14; Lc 17.14;Lv 14.2-3). A autoridade se Jesus era reconhecida por esses fatos. Somente em Lc 1.5 e At 6.7, Zacarias, o sacerdócio é levado ao serviço dos preparativos para a salvação. Dependente da fé.
- Apocalipse: Ap. 1.6 e 5.10, nessas passagens os cristãos são chamados “reis e sacerdotes” sendo selecionado no meio da humanidade para o serviço de Deus. Cumpre-se a promessa de Ex 19.6, agora Deus é o templo.
c) Sacerdócio: abrange a idéia de acesso a Deus em conhecimento íntimo, bem como do papel profético de proclamar o conhecimento de Deus. Complementa a idéia de oferecer sacrifícios espirituais (1 Pe 2.5).
Sacerdote: Santo-separado, aspergido, lavado (palavras da consagração ritual dos sacerdotes).
d) Paulo: Em Romanos 15.16, Paulo defende o seu ministério sacerdotal (Rm 15.8-9). Em Romanos o propósito é a salvação de Deus para os judeus e os gentios. Judeus e gentios estão em igualdade na graça da salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Paulo tem a tarefa de trazer os sacrifícios a Deus. O sacrifício santificado pelo Espírito Santo torna-o puro diante de Deus, (Rm 15.16 e 8.2-27).
e) João: Não é citado por Jesus, mas a oração é sumo - sacerdotal de Jesus. A oração em prol do seu povo, antes de ser preso e executado. Em João 17.19 Jesus santifica-se a si mesma para que sejamos santificados. O ato da consagração em prol do povo, talvez seja uma reflexão do ritual do Dia da expiação levado a efeito pelo sumo-sacerdote.
2. Sumo-Sacerdote
NT: Mt 25 vezes, Mc 22 vezes, Lc 15 vezes, Jo 22 vezes. Já em Atos aparece 22 vezes e em Hebreus 17 vezes. E geralmente refere-se aos principais sacerdotes em oposição a Jesus. Nos evangelhos e Atos, o Sumo-Sacerdote é mencionado como presidente do sinédrio no julgamento de Jesus e seus seguidores. (Mt.26.62; Mc 14.60; At 5.21 e 27. Os termos nos plurais denotam cargos mais elevados (Mt 21.45-46; Lc 20.19; Jo 12.10; 19.6 e 15; At 5.24; 25.2).
A aristocracia: é o grupo fechado que planeja perseguições e condenações. Sua ação é interpretada como sendo pré-ordenado por Deus (Mt 16.21; Mc 8.31; Lc 9.22; Mt 20.18; Mc 10.33; Lc 18.31).
Fariseu: Os fariseus viam a necessidade de prender Jesus para purificação do templo pelos principais sacerdotes (Mc 11.18; Lc 19.47; Mt 21.12-13; Jo 2.13-17). E Jesus ataca justamente a administração do templo pelos principais sacerdotes. Uma observação: Em João 11.51 Caifás sendo Sumo-Sacerdote profetizou a morte de Jesus, isto relembra os relatos rabínicos e as visões celestiais que os Sumo-Sacerdotes recebiam enquanto ofereciam sacrifícios (Dia da Expiação).
Em João: Em João, a preocupação dos sacerdotes e fariseus foi ocasionada pelos sinais de Jesus (ressuscitamento de Lázaro) e a popularidade de Jesus conforme Jo 11.48.
Hebreus: É somente Hebreus que oferece uma cristologia sumo-sacerdotal. Os escritos interpretam o sofrimento de Cristo e a sua obra como serviço sacerdotal.
Todo sumo-sacerdócio por ser representado por homens de Deus por lado devem fundar-se na solidariedade do pecador, visto que os mesmos sacerdócios também pecam, são humanos e por outro lado deve fundar-se na vocação divina.Vale lembrar que o local ou lugar do sacerdócio é um local terreno, o que significa que este lugar é imperfeito com defeitos.
Hebreus tem interesse apenas no serviço sacrificial (Hb 5.1; 8.3). O alvo sacerdotal é tornar possível acesso a Deus, mediante a expiação dos pecados do povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário