Sistemática 2 Teste G 2
Prova: Resumo para a prova de Sistemática II G 2
A DOUTRINA DA FÉ SALVADORA
Reconciliação objetiva: a obra de Cristo reconciliou todo o mundo com Deus. Deus oferece esta reconciliação a todas as pessoas.
Reconciliação subjetiva: a fé é o meio pelo qual o homem toma posse desta reconciliação que Jesus lhe oferece. A reconciliação se torna sua – subjetiva. Algumas pessoas não têm esta reconciliação porque lhes falta o meio: a fé.
A natureza da fé salvadora
“Por isso foi muito necessário anunciar e renovar essa doutrina da fé em Cristo, a fim de que às consciências assombradas não faltasse o consolo, mas soubessem que pela fé em Cristo são apreendidas a graça e a remissão dos pecados. Os homens também são advertidos de que aqui a palavra fé não significa apenas conhecimento histórico, tal como existe nos ímpios e no diabo. Significa, porém, fé que não crê unicamente na história, mas também no efeito do que aconteceu, a saber, neste artigo: a remissão dos pecados, isto é, que por Cristo temos graça, justiça e remissão dos pecados. Agora, quem sabe que por Cristo tem um Pai propício, este verdadeiramente conhece a Deus, sabe que Deus tem cuidado dele, o invoca, em suma, não está sem Deus, como os gentios. Pois os demônios e os ímpios não podem crer nesse artigo da remissão dos pecados”. (CA, XX, 22-25).
2. A fé que crê não somente na história, mas também no efeito do que aconteceu e aplica sobre o crente. Os ímpios não se apropriaram da reconciliação subjetiva. Os demônios conhecem toda a obra de Cristo, mas não conseguem aplicar a obra de Cristo para si. Os descrentes podem conhecer toda a obra de Cristo, mas se não aplicarem para si tal obra, não têm a fé verdadeira.
3. Fides
Fides Specialis | → | não é | → | Notícia Histórica |
Fides Directa | → | direcionada para | → | Promessa do evangelho |
Fides actualis | → | é | → | Ato de Crer individual |
Fides reflexa | → | é | → | Fé manifestada, refletida, que aparece nas obras |
A Fides Specialis não é qualquer fé. É diferenciada.
A Fides Directa é direcionada para o objeto certo. Qualquer fé está direcionada para alguma coisa, mas a fé especial, a fé que salva, está direcionada para a promessa do evangelho.
Na Fides Actualis, ninguém é salvo pela fé de outra pessoa. A fé passa a ser um ato do indivíduo depois que o Espírito Santo cria esta fé no coração do indivíduo. Conservar a fé criada também não é obra do indivíduo, mas unicamente do Espírito Santo. “Eu creio (é um ato) enquanto o Espírito Santo me capacita a crer”! O homem não pode criar nem manter a fé. Ele pode, sim, matar a fé.
Na Fides Reflexa, a fé salvadora nem sempre é manifestada. Normalmente aparece, mas há situações em que não aparece (ex.: criança batizada, pessoa em coma, pessoas excepcionais, etc).
4. A fé salvadora é relacional e não qualitativa ou quantitativa
A fé estabelece um relacionamento com o objeto da fé (Cristo e sua obra). A pessoa com fé forte está mais justificada do que aquela que tem fé fraca? A pessoa com fé forte está mais perto de Deus do que aquela que tem fé fraca? Não podemos colocar nossa esperança de salvação na qualidade nem na intensidade da nossa fé. O objeto (Cristo) da nossa fé deve ser a nossa esperança de salvação.
Na santificação, na fides reflexa, há diferença entre uma fé mais forte e uma mais fraca, mas isso não influencia na justificação. Os cristãos já estão justificados e crescem em santificação, justamente porque já estão justificados.
Por que somente o evangelho poderá ser o objeto da fé salvadora e não a lei? A lei oferece salvação a todos que cumprirem completamente seus mandamentos. Se alguém cumprir a lei, Deus vai aceitá-lo. Mas como tal cumprimento não pode ser realizado pelo homem, o evangelho torna-se tão somente o objeto da fé salvadora.
A obediência à lei é natural. As pessoas buscam naturalmente obedecer à lei. O evangelho, ao contrário, não é natural, é loucura. A fé salvadora faz o cristão confiar nas promessas de Jesus e consequentemente, observar a lei.
5. A fé é o meio receptor
A razão porque a fé justifica é por causa do objeto certo. Neste sentido ela nunca deixará de ser “médium leeptikón”.
Qual o valor do objeto certo (Cristo)? Não é a fé em si que salva, pois se esta for colocada no objeto errado não é fé salvadora. A fé no objeto certo realmente salva. O objeto certo da fé faz a diferença.
A fé refletida, fides reflexa, sempre é uma conseqüência da fé salvadora. Quando colocamos a fé refletida como uma exigência para a salvação, ela se torna o objeto da fé e o homem passa a confiar nas suas próprias obras.
O que dizer da frase “sou justificado como ímpio e não como aquele que crê”. Consultar Rm 4.5. A primeira impressão que temos desta frase é a de que quanto mais ímpia uma pessoa for, mais chance ela tem de ser justificada, e que o crer não é importante. No entanto, ao dizer que Deus justifica aquele que crê, corre-se o risco de colocar a fé do indivíduo como a razão da sua justificação.
Deus justifica o ímpio, mas não sem fé. O ímpio não tem nada a oferecer a Deus. Toda a justiça está em Cristo. Mas e a fé salvadora, a fé justificadora? A verdade é que Deus nos vê como ímpios, mas através de Cristo, Ele nos vê como justos.
Paul Tillich disse: “A fé salvadora é aceitar que Deus nos aceita mesmo sendo inaceitáveis”.
6. A fé é um ato passivo
Podemos ter certeza da nossa salvação? Cf At 16.31
Sim, podemos ter certeza. A obra de Cristo foi completa e a fé nos liga à obra de Cristo e nos dá a justiça de Cristo. A certeza da salvação deve soar como consolo, não como dúvida.
Aquele que deseja ter a salvação, já a tem.
A fé é um ato passivo porque não produz a justiça pela qual o pecador é salvo, mas simplesmente aceita e recebe os méritos de Cristo. A fé também não é gerada nem mantida pelo homem, mas unicamente pela ação do Espírito Santo.
Mas esta fé também é um ato individual de crer, confiar, aceitar - fides actualis.
Com relação ao ato de crer e a ação do Espírito Santo, há uma ordem lógica, mas não cronológica. Quando eu digo “eu creio”, digo isso porque antes houve a ação do Espírito Santo, gerando a fé, na qual sou totalmente passivo.
Justificado pela fé
► É a exclusão radical do “aliquid in homine” – algo no homem. O homem não tem participação nenhuma.
► É a conexão entre justificação objetiva e subjetiva.
► “Crer” é um verbo que expressa um ato de ser; “Pure Passive”. Apesar de ser um ato da pessoa, é um ato passivo. Na justificação é preferível falar “eu estou na fé”, do que, “eu tenho fé”.
► A fé salvadora significa fechar os olhos para a evidência dos sentidos e abrir os ouvidos para a Palavra de Deus. Rm 8.24-25; Hb 11.1
Anexo A
A FÉ SALVADORA
"Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus." - 2 Coríntios 5.19, 20.
1. QUE É A FÉ SALVADORA?
"Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado." -Marcos 16.15, 16.
"Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo." - Romanos 10.9.
"Ora, a fé a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." - Hebreus 11.1.
A fé salvadora é confiança pessoal na maravilhosa mensagem do Evangelho, a qual nos anuncia que por amor de Cristo, Deus é misericordioso para com todos os que crêem no sangue expiatório de seu Filho, derramado no Calvário em expiação e remissão dos pecados do mundo.
2. POR QUE DEUS É MISERICORDIOSO PARA COM OS PECADORES?
"E nós conhecemos e cremos o amor que Deus nos tem. Deus é amor."
- 1 João 4.16a.
"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
- Jo 3.16.
"Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu mau caminho, e viva." - Ezequiel 33.1.
"No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça." - Efésios 1.7.
Deus concede aos pecadores as misericórdias e os benefícios alcançados por Jesus Cristo movido exclusivamente "pelas riquezas da sua graça", por seu amor.
3. DE QUE MANEIRA A FÉ SALVADORA JUSTIFICA O PECADOR?
"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus ; ... Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei." - Romanos 3.23, 24, 28.
Não como boa obra nossa ou como fonte de boas obras, mas simplesmente como meio pelo qual o pecador recebe a graça de Deus e os méritos de Cristo que lhe são oferecidos gratuitamente no Evangelho.
4. POSSO TER CERTEZA DE MINHA SALVAÇÃO?
"Sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia." - 2 Timóteo 1.12.
Podes ter certeza absoluta de tua salvação. Ela não depende de tuas boas obras ou dos teus méritos pessoais, mas da salvação que Cristo te obteve e que é oferecida ao pecador gratuitamente. Talvez nem sempre terás consciência de tua fé, porquanto a fé salvadora não necessita ser sempre uma fé de que se tenha consciência. Existe mesmo no crente em estado de inconsciência. Aquele que quer salvar-se por sua própria justiça, sempre vive em dúvida e incerteza, enquanto o que confia inteira e unicamente em Cristo tem a promessa celestial de que é certa a sua salvação.
5. PODEM CRER TAMBÉM AS CRIANÇAS?
"Qualquer que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar." - Mateus 18.6.
A Bíblia ensina com absoluta clareza que mesmo as criancinhas podem crer ou possuir a fé salvadora.
6. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE A FÉ SALVADORA E AS BOAS OBRAS?
"Assim também a fé, se não tiver obras, por si só está morta." - Tiago 2.17.
"Assim toda árvore boa produz bons frutos." - Mateus 7.1 7a.
"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus." - Hebreus 11 .6a.
A fé salvadora nunca existe sem produzir boas obras, porquanto as boas obras resultam necessariamente como fruto da fé. Não obstante a fé ser a fonte infalível das boas obras, apenas a fé salva como meio pelo qual o crente recebe a graça de Deus e os méritos de Cristo que lhe são oferecidos no Evangelho.
7. QUE SIGNIFICAM OS TERMOS "CONHECIMENTO, ASSENTIMENTO E CONFIANÇA"?
A fé salvadora é descrita como abrangendo três partes: conhecimento assentimento e confiança. Quer dizer que o pecador precisa conhecer a Cristo, crer que a sua mensagem é verdadeira e depositar a sua confiança no seu Redentor nesta vida e na eternidade. - Na verdade, a fé salvadora não pode ser dividida, e a Bíblia freqüentemente usa estes termos como sinônimos.
8. DE QUE MANEIRA POSSO TORNAR-ME CRISTÃO?
É necessário:
Vir a Cristo: "O que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora."
- João 6.37.
Aceitar a Cristo: "A todos quantos o receberem, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus." - João 1.12.
Crer em Cristo: "Quem crê no Filho tem a vida eterna." - João 3.36.
Cristo perdoa a quantos lho pedem.
Todos São pecadores: "Todos pecaram e carecem da glória de Deus."
- Romanos 3.23.
A DOUTRINA DA CONVERSÃO
A natureza da conversão
A conversão é o momento de passagem de um estado de “desfé”, para outro estado, de fé. A conversão é um nascer de novo. A pessoa é regenerada, torna-se uma nova criatura.
Em Atos 11.20-21 vê-se que algumas pessoas não eram do Senhor, mas com a conversão passaram a ser do Senhor: “Alguns deles, porém, que eram de Chipre e de Cirene e que foram até Antioquia, falavam também aos gregos, anunciando-lhes o evangelho do Senhor Jesus. A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor”.
Não eram do Senhor | PASSARAM A SER DO SENHOR |
Irregenerados | REGENERADOS |
IRA | GRAÇA |
PECADO | FÉ |
MORTE | VIDA |
A conversão sempre é obra do Espírito santo por meio do evangelho. Pela pregação do evangelho o Espírito Santo acende a fé no coração das pessoas. Esta fé liga imediatamente as pessoas com Cristo.
A conversão é instantânea
MÜLLER “A conversão não sucede por etapas ou graus, mas de modo instantâneo; porquanto, ao passo que a preparação para a conversão, que são principalmente os terrores de consciência, operados pela lei, se pode estender por um período de tempo, a conversão mesma, ou seja, o acendimento da fé efetua-se num instante. Não há estado intermédio, em que o homem esteja semimorto ou semivivo”.
Os terrores de consciência é o resultado da pregação da Lei. O Espírito Santo acende a fé somente no coração contrito. Logo, para que haja a conversão é necessária a pregação de lei e evangelho.
CONVERSÃO → | → LEI → | → CONTRIÇÃO |
→ EVANGELHO → | → PROMESSA |
Analisando as seguintes passagens (At 26.18; 2 Co 3.14-16; Ef 2.1, 12-13;) podemos dizer que o homem é:
ANTES DA CONVERSÃO | APÓS A CONVERSÃO |
SEM CRISTO | COM CRISTO |
SEM ESPERANÇA | COM ESPERANÇA |
SEM AS ALIANÇAS DA PROMESSA | SOB AS ALIANÇAS DA PROMESSA |
SEM DEUS | COMUNHÃO COM DEUS |
MORTE | VIDA |
Olhando para este quadro podemos dizer que há um ponto de partida e um ponto de chegada.
►O PONTO DE PARTIDA – Terminus a quo – Ponto do qual: a incredulidade. Antes da conversão não há nada no homem que agrade a Deus.
►O PONTO DE CHEGADA – Terminus ad quem – Ponto para o qual: fé. É ligado ao objeto certo, Cristo.
Quando uma pessoa é convertida, ela está 100% convertida, mesmo que alguns atos desta pessoa não condizer como atos cristãos. Walter, tese 14: O ponto de partida para a conversão não é a fé. A fé é o meio pelo qual nos apropriamos de Cristo.
A santificação é o resultado da nossa salvação, de modo nenhum é a causa.
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