SISTEMÁTICA II : DOUTRINAS BÁSICAS DA FÉ CRISTÃ
QUESTÕES SOBRE A DOUTRINA DA CONVERSÃO
1. Qual é o fundamento bíblico da doutrina da conversão?
Mediante a completa obediência de seu amado Filho (Gl 4.4,5; Is 53. 4-6), Deus reconciliou consigo o mundo. (2 Co 5.19; 1 Jo 2.2) tendo riscado a divida que a lei apresentava contra a humanidade pecadora (Cl 2. 13,14), agora, pelos meios da graça (sacramentos e evangelho) Ele oferece a todos os pecadores e pecadoras os méritos de Cristo, desejando sinceramente que todas as pessoas aceitem o perdão gracioso que oferece em Jesus Cristo. A conversão só é possível por haver Cristo, mediante seu padecimento e morte, adquirido a salvação para a humanidade perdida (Jo 1.29) e por Deus em sua graça indescritível, que deu a salvação como um dom gratuito.
2. Dê uma definição de conversão. Comprove-a com textos bíblicos.
Encontramos em Atos 11. 21”E muitos crendo se converteram ao Senhor”. A conversão ou volta daquele grande número de pessoas para Deus, segundo consta deste relato, foi efetuada pela fé na “anunciação do Senhor Jesus”. (V. 20) Isto quer dizer que o Senhor Jesus foi anunciado; grande número creu no evangelho de Cristo e, assim, se converteu ao Senhor.
3. Qual o papel da contrição na conversão?
O terror de consciência é o resultado da pregação da Lei. O Espírito Santo acende a fé somente no coração contrito. Logo, para que haja a conversão é necessária a pregação de lei e evangelho, pois só por meio dessa é que o coração pode se apresentar contrito e não aterrorizado a ponto de fazer igual a Judas.
4. O que é o terminus a quo e o terminus ad quem conversionis?
O PONTO DE PARTIDA – Terminus a quo – Ponto do qual: a incredulidade. Antes da conversão não há nada no homem que agrade a Deus.
O PONTO DE CHEGADA – Terminus ad quem – Ponto para o qual: fé. É ligado ao objeto certo, Cristo.
5. O que afirma a Fórmula de Concórdia, Declaração Sólida, II, 87 sobre a conversão? Você pode comprovar essa afirmação com base na Escritura?
6. Pode-se afirmar um estado intermediário entre conversão e não-conversão? Explique.
7. Analise, com base na Escritura, o ensino calvinista da graça irresistível.
8. Qual é a relação entre conversão transitiva e intransitiva?
Transitiva: Deus opera a conversão do homem.
Intransitiva: Por vezes a Escritura diz que pessoas se converteram ao Senhor. Mesmo neste caso Deus foi o único agente desta conversão. O homem não tem nenhuma participação.
9. Esclareça a diferença entre conversão continuada e conversão reiterada.
A conversão continuada é obra de Deus na qual o cristão também participa, pois tem o desejo de corrigir sua vida. A nova natureza em que o cristão vive é a origem deste seu desejo. O evangelho em seu sentido restrito alimenta esta sua nova natureza.
Continuada: O homem é pecador e precisa se converter diariamente.
Reiterada: Aqueles que caíram da fé podem voltar à fé.
10. Responda à alegação de que a conversão é um ato de coação caso o homem não cooperar na mesma.
11. Se apenas Deus é a causa da conversão, como se explica que alguns se salvam e outros não?
12. Cite e defina brevemente os sinônimos escriturísticos de conversão.
B
Nenhum comentário:
Postar um comentário