A DOUTRINA DO BATISMO V - EDMUNDO SCHLINK

            CONCLUSÃO

            SIGNIFICADO ECUMÊNICO DO BATISMO

            Os diversos segmentos da cristandade possuem diversas formulações de dogmas e diversas ordens eclesiásticas.  Eles, por exemplo, não têm em comum a doutrina da justificação, da Ceia do Senhor e outros.  Essas diferenças são consideradas tão profundas que muitas igrejas não têm comunhão de altar umas com as outras e não reconhecem umas o ministério das outras.  Apesar de vários graus de detalhes, elas não reconhecem umas às outras como igreja no pleno sentido da "uma, santa, católica e apostólica". (p.206)

            Em meio a essas diferenças e antíteses, o Batismo ocupa um lugar especial.  É fato que a cristandade não tem nenhuma doutrina do Batismo em comum e nenhuma ordem,  liturgia ou prática batismal em comum.  Agora, transcendendo as diferenças e antíteses, as igrejas reconhecem a validade do Batismo administrado por cada uma delas "em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo", exceto as Igrejas Batistas.  Estas não reconhecem o Batismo infantil e, em parte, também o adulto de outras, enquanto o restante da cristandade rejeita os "rebatismos" desses grupos como inválidos. No entanto, estão surgindo as primeiras tentativas de superar essa profunda diferença.  Entre os batistas está sendo redescoberto o testemunho do Novo Testamento sobre a graciosa obra de Deus mediante o Batismo. As igrejas tradicionais, por sua vez, estão começando a levar novamente  a sério o comprometimento ético ligado ao Batismo. (p.206)

            Não é de modo nenhum auto-evidente que o Batismo seria reconhecido como válido numa forma que transcende a maioria das separações entre as igrejas.  Esse reconhecimento veio somente após um longo tempo e, em parte, após sérios conflitos dentro da cristandade.  Quando o Papa Estêvão I, na metade do terceiro século, reconheceu o Batismo administrado pelos hereges e separatistas e recebeu tal povo dentro da comunhão Católica por uma simples imposição das mãos, essa posição de forma alguma ajustou-se à prática geral da igreja contemporânea. (p.206)  De qualquer forma, há testemunhos vários e resoluções sinodais daquele período que se negavam a reconhecer o Batismo herege e exigiam um rebatismo. (p.207)

            Assim, Cipriano, em sua controvérsia com Estêvão, pode apelar não apenas à tradição da igreja da África, mas também encontrou apoio entre os bispos de outras áreas da igreja, especialmente na Capadócia e na Cilícia.  Ele argumentou contra Estêvão que não havia perdão de pecados e nenhum dom do Espírito Santo fora da igreja.  Por essa razão ninguém poderia batizar eficazmente fora da igreja.  As razões de Estêvão para o reconhecimento do Batismo herege não são claramente compreensíveis.  Por um lado, ele apelou à tradição da igreja em Roma e é possível que tanto a pretensão do retorno dos hereges como o esforço por facilitar-lhes a darem esse passo, desempenharam um papel preponderante.  Por outro lado, Estêvão enfatizou a eficácia do nome trinitário em que também os hereges foram batizados.  (p.207)

            A posição de Cipriano foi posteriormente minada dentro da igreja Africana pelo fato que o donatista Ticônio se opôs a rebatizar Católicos convertidos e que também a Igreja Católica na África não estava inclinada a dificultar a transferência dos donatistas por uma repetição do seu Batismo.  Agostinho, então, levou a prática Romana através da África e providenciou a base teológica adotando algumas das idéias de Ticônio. Conseqüentemente o valor do Batismo não depende da igreja que o administra, nem do ministério da igreja, nem da filiação ou santidade do batizante, mas do nome triúno de Deus - a Palavra que faz da água um sacramento.  Em seu aspecto decisivo, o Batismo é obra de Deus, não da igreja, muito embora a graça seja concedida exclusivamente dentro da Igreja Católica. (p.207)

            Futuramente a Igreja Ocidental de modo geral reconheceu o Batismo herege, se administrado em nome do Deus triúno, enquanto a Igreja Oriental continuou por um longo tempo a não aceitá-lo. Assim, em Alexandria, Atanásio rejeitou o Batismo dos Arianos como inválido, muito embora tenha sido administrado da mesma maneira que na Igreja Católica.  Na verdade,  entre os hereges da Igreja Oriental  podiam ser reencontrados alguns mais sérios e outros  menos sérios.  Assim, o Concílio de Nicéia reconheceu o Batismo dos Novacianos porém não dos seguidores de Paulo de Samósata, enquanto o "Concilium Quinisextum" reconheceu o Batismo dos Arianos, dos Novacianos e dos Quartodécimos, porém não dos Montanistas e Sabelianos.(p.207)  No entanto, visto como um todo, a Igreja Oriental, com base na sua compreensão da unidade da igreja, do Espírito Santo e do Batismo, por longo tempo continuou a levantar objeções ao reconhecimento do Batismo herege que, o Ocidente, em princípio, manteve (p.208)

            A decisão da igreja antiga no Ocidente foi mantida também na separação das igrejas do século XVI.  A Igreja Romana aceitou o Batismo das Igrejas da Reforma e vice versa.  Sim, em caso de emergência a Igreja Luterana até permitia o serviço de um sacerdote Romano para a administração do Batismo.  Até o teólogo Reformado, Pedro Mártir, afirmou essa possibilidade.  É fato que no caso de conversões das Igrejas da Reforma, a Romana geralmente repetia o Batismo e então surgiu a suspeita da recusa do reconhecimento dos Batismos administrados em nome da Trindade.  No entanto, a Igreja Romana reteve o princípio de reconhecimento ao fato que tais Batismos eram administrados apenas "condicionalmente", isto é, na condição que o primeiro Batismo poderia não ter sido efetuado corretamente.  Por outro, na Igreja Romana atualmente tem se tornado mais escassos tais rebatismos.(p.208)

            A Igreja Oriental, ao contrário, rejeitou amplamente os Batismos da Igrejas da Reforma.  Por isso, em 1645, o casamento planejado pelo Czar russo para a sua filha com o Conde Woldemar, filho do rei Dinamarquês, não aconteceu porque, como Luterano, o conde recusou-se a ser rebatizado pela Igreja Ortodoxa. Essa exigência foi feita pelo patriarca de Moscou e apoiada pelo patriarca ecumênico em Constantinopla e ainda pela decisão de um sínodo ali reunido.  Quando, porém, a Igreja Ortodoxa reconheceu os Batismos evangélicos, foi menos no sentido de um reconhecimento em princípio, do que em razão da "economia" (i.e. a dispensação divina).  Foi mais um apelo ao amor que transcende a ordem canônica. (p.208)

     Atualmente os Batismos das igrejas da Reforma são amplamente reconhecidos pela Igreja Ortodoxa.  De qualquer modo, os representantes Ortodoxos no Concílio Mundial de Igrejas, em convenção em Edimburgo no ano de 1937, não levantaram quaisquer objeções à sentença: "Quando o Batismo é administrado em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, torna-se um sinal e selo do discipulado cristão em obediência ao mandamento de nosso Senhor".(p.208)

            Originalmente o reconhecimento do Batismo de hereges ainda não significava muita coisa.  De qualquer forma, na interpretação de Agostinho, adotada por longo tempo, o Batismo herege não significava receber a salvação. Fora da igreja "apenas o sacramento" era concedido, mas não a "matéria", apenas o "sinal" ou o "caráter", porém não a graça, o perdão e o Espírito Santo.(p.208)   Esse "caráter" recebido por aqueles que se encontravam fora da Igreja Romana, foi então interpretado por T.Aquino primordialmente como um compromisso e era distinguido da graça renovadora.  A Igreja Romana adotou a mesma posição em relação aos Batismos das igrejas da Reforma e desse seu reconhecimento provinha o apelo ao batizado. (p.209)

            Essa união entre graça batismal e membrezia numa igreja específica, foi fragmentada por Lutero.  Ele reconheceu que a fé tão somente no mérito de Jesus Cristo também na Igreja Romana recebe não somente um Batismo válido mas também a salvação. As igrejas da Reforma não restringem a obra graciosa de Deus mediante o Batismo, aos Batismos administrados em seu meio. Esses grandes avanços no reconhecimento de Batismos em outros segmentos da cristandade foi amplamente aceito com o surgimento do movimento ecumênico.  A Igreja Oriental de qualquer forma não distinguiu entre a validade e graça do Batismo assim como o fez a teologia Ocidental.  O atual reconhecimento de outros Batismos pela Igreja Oriental significa ao mesmo tempo um reconhecimento da ação do Espírito Santo noutras igrejas. 

     Igualmente a Igreja Romana falou no Concílio Vaticano II sobre a obra graciosa de Deus naqueles que foram batizados fora da sua comunhão e de forma alguma considerou tais Batismos apenas como sinais sem a graça. Dessa forma o conceito do reconhecimento de Batismos experimentou uma expansão extremamente importante em nossa época.  Além dos limites das igrejas individuais o Batismo é reconhecido como o veículo da obra salvadora de Deus. (p.209)

            Dessa forma os limites entre as diferentes partes da cristandade têm sido rompidos num ponto importante.  Se é reconhecido, além desses limites, que o Batismo concede união com Cristo e a obra do Espírito, então isto significa ao mesmo tempo a incorporação no único corpo de Cristo.  Dessa maneira o corpo de Cristo é reconhecido como que transcendendo os limites de igrejas individuais separadas entre si.  Assim o reconhecimento mútuo do Batismo tem grande significado eclesiológico.  Isso é mais perceptível uma vez que se manifesta a despeito de diferentes ensinos e liturgias batismais, também a despeito de um diferença nos ritos batismais adicionais  e sua interpretação, e além disso, apesar da diversidade no resto das obrigações dogmáticas e canônicas das respectivas igrejas.(p.209)

     O reconhecimento do Batismo parece que precisamente traz à tona, de maneira paradigmática, o que tem sido proclamado seguidamente no Concílio Mundial de Igrejas e na Igreja Romana como um princípio básico para a união ecumênica: "Unidade e diversidade".(p.210)

            Deveria ser questionado se essa comunhão do Batismo único não leva a conclusões para a comunhão eucarística.  Não há nenhuma história de um reconhecimento, desenvolvendo-se através dos séculos, da Ceia do Senhor, em diferentes segmentos da cristandade correspondendo à história de um crescente reconhecimento mútuo do Batismo.  Apesar dos variados apelos resultantes do movimento ecumênico, os numerosos sínodos eclesiásticos, vistos como um todo, continuam a confrontar-se uns aos outros sem comunhão entre si.   Agora, as diferenças na doutrina do Batismo são dificilmente menores do que as encontradas na doutrina da Ceia do Senhor. Também não é possível, na questão sobre a Ceia do Senhor, avançar através das diferenças dogmáticas para o ato elementar de um recebimento digno?  Também as diferenças na ordem litúrgica não são menores. (p.210)

            Não seria possível, como no caso do reconhecimento do Batismo, onde todas as ênfases recaem sobre a invocação do nome trinitário, dirigir a atenção também para a posição na celebração da Ceia do Senhor nas outras igrejas para o uso das palavras da instituição de Jesus Cristo às quais se refere a distribuição do pão e do vinho?  Se no reconhecimento do Batismo o oficiante é entendido como instrumento da obra divina sem consideração ao seu ofício e sua filiação a uma igreja específica, não seria possível algo similar também no caso de uma distribuição única da Ceia do Senhor, se ele apenas faz o que deve ser feito segundo as palavras da instituição?  Evidentemente não pode ser ignorado que a estrutura do Batismo e da Ceia do Senhor não são as mesmas (por exemplo, o mandamento batismal não contém palavras de administração comparáveis à instituição da Ceia do Senhor). (p.210)

            Ao mesmo tempo, não deve ser esquecido que cada um dos dois sacramentos concede participação no corpo de Jesus Cristo.  Se é reconhecido que através do Batismo há incorporação ao único corpo de Cristo além das fronteiras das igrejas individuais, não se concretizaria também a comunhão no único corpo de Cristo na Ceia do Senhor? (p.210)

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog

Marcadores

1 CO 1.18-25 1 CO 12.2 1 CO 15.20-28 1 CO 15.50-58 1 CO 2.1-5 1 CO 6.12-20 1 CO2.6-13 1 CORÍNTIOS 1 CR 28.20 1 JO 1 JO 1.1-10 1 JO 4.7-10 1 PE 1.13-21 1 PE 1.17-25 1 PE 1.3-9 1 PE 2.1-10 1 PE 2.18-25 1 PE 2.19-25 1 PE 2.4-10 1 PE 3.13-22 1 PE 3.15-22 1 PE 3.18-20 1 PE 4.12-17 1 PE 5.6-11 1 PEDRO 1 RS 19.4-8 1 RS 8.22-23 1 SM 1 1 SM 2 1 SM 28.1-25 1 SM 3 1 SM 3.1-10 1 TIMÓTEO 1 TM 1.12-17 1 Tm 2.1-15 1 TM 3.1-7 1 TS 1.5B-10 10 PENTECOSTES 13-25 13° APÓS PENTECOSTES 14° DOMINGO APÓS PENTECOSTES 15 ANOS 16-18 17 17º 17º PENTECOSTES 1CO 11.23 1CO 16 1º ARTIGO 1º MANDAMENTO 1PE 1PE 3 1RS 17.17-24 1RS 19.9B-21 2 CO 12.7-10 2 CO 5.1-10 2 CO 5.14-20 2 CORINTIOS 2 PE 1.16-21 2 PE 3.8-14 2 PENTECOSTES 2 TM 1.1-14 2 TM 1.3-14 2 TM 2.8-13 2 TM 3.1-5 2 TM 3.14-4.5 2 TM 4.6-8 2 TS 3.6-13 2° EPIFANIA 2° QUARESMA 20º PENTECOSTES 24º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 25º DOMINGO PENTECOSTES 27-30 2CO 8 2º ADVENTO 2º ARTIGO 2º DOMINGO DE PÁSCOA 2TM 1 2TM 3 3 3 PENTECOSTES 3º ARTIGO 3º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 3º DOMINGO DE PÁSCOA 3º DOMINGO NO ADVENTO 4 PENTECOSTES 41-43 4º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 4º DOMINGO DE PENTECOSTES 4º FEIRA DE CINZAS 5 MINUTOS COM JESUS 5° APÓS EPIFANIA 500 ANOS 5MINUTOS 5º DOMINGO DE PENTECOSTES 5º EPIFANIA 5º PENTECOSTES 6º MANDAMENTO 7 ESTRELAS Abiel ABORTO ABSOLVIÇÃO ACAMPAMENTO AÇÃO DE GRAÇA ACIDENTE ACIR RAYMANN ACONSELHAMENTO ACONSELHAMENTO PASTORAL ACRÓSTICO ADALMIR WACHHOLz ADELAR BORTH ADELAR MUNIEWEG ADEMAR VORPAGEL ADMINISTRAÇÃO ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS ADVENTISTA ADVENTO ADVERSIDADES AGENDA AIDS AILTON J. MULLER AIRTON SCHUNKE AJUDAR ALBERTO DE MATTOS ALCEU PENNING ALCOOLISMO ALEGRIA ALEMÃO ÁLISTER PIEPER ALTAR ALTO ALEGRE AM 8.4-14 AMASIADO AMBIÇÃO AMIGO AMIZADE AMOR André ANDRÉ DOS S. DREHER ANDRÉ L. KLEIN ANIVERSARIANTES ANIVERSÁRIO ANJOS ANO NOVO ANSELMO E. GRAFF ANTHONY HOEKEMA ANTIGO TESTAMENTO ANTINOMISTAS AP 1 AP 2 AP 22 AP 22.12-17 AP 3 APOCALIPSE APOLOGIA APONTAMENTOS APOSTILA ARNILDO MÜNCHOW ARNILDO SCHNEIDER ARNO ELICKER ARNO SCHNEUMANN ARREBATAMENTO ARREPENDIMENTO ARTHUR D. BENEVENUTI ARTIGO ASAS ASCENSÃO ASCLÉPIO ASSEMBLEIA ASTOMIRO ROMAIS AT AT 1 AT 1-10 AT 1.12-26 AT 10.34-43 AT 17.16-34 AT 2.1-21 AT 2.14a 36-47 AT 2.22-32 AT 2.36-41 AT 2.42-47 AT 4.32-37 AT 6.1-9 AT 7.51-60 ATANASIANO ATOS AUDIO AUGSBURGO AUGUSTO KIRCHHEIN AULA AUTO ESTIMA AUTO EXCLUSÃO AUTORIDADE SECULAR AVANÇANDO COM GRATIDÃO AVISOS AZUL E BRANCO BAIXO BATISMO BATISMO INFANTIL BELÉM BEM AVENTURADOS BENÇÃO BENJAMIM JANDT BIBLIA ILUSTRADA BÍBLIA SAGRADA BÍBLICO BINGOS BOAS NOVAS BOAS OBRAS BODAS BONIFÁCIO BOSCO BRASIL BRINCADEIRAS BRUNO A. K. SERVES BRUNO R. VOSS C.A. C.A. AUGSBURGO C.F.W. WALTHER CADASTRO CAIPIRA CALENDÁRIO CAMINHADA CAMPONESES CANÇÃO INFANTIL CANCIONEIRO CANTARES CANTICOS CÂNTICOS CANTICOS DOS CANTICOS CAPELÃO CARGAS CÁRIN FESTER CARLOS CHAPIEWSKI CARLOS W. WINTERLE CARRO CASA PASTORAL CASAL CASAMENTO CASTELO FORTE CATECISMO CATECISMO MENOR CATÓLICO CEIA PASCAL CÉLIO R. DE SOUZA CELSO WOTRICH CÉLULAS TRONCO CENSO CERIMONIAIS CÉU CHÁ CHAMADO CHARADAS CHARLES S. MULLER CHAVE BÍBLICA CHRISTIAN HOFFMANN CHURRASCO CHUVA CIDADANIA CIDADE CIFRA CIFRAS CINZAS CIRCUNCISÃO CL 1.13-20 CL 3.1-11 CLAIRTON DOS SANTOS CLARA CRISTINA J. MAFRA CLARIVIDÊNCIA CLAÚDIO BÜNDCHEN CLAUDIO R. SCHREIBER CLÉCIO L. SCHADECH CLEUDIMAR R. WULFF CLICK CLÍNICA DA ALMA CLOMÉRIO C. JUNIOR CLÓVIS J. PRUNZEL CODIGO DA VINCI COLÉGIO COLETA COLHEITA COLOSSENSES COMEMORAÇÃO COMENTÁRIO COMUNHÃO COMUNICAÇÃO CONCÓRDIA CONFIANÇA CONFIRMACAO CONFIRMAÇÃO CONFIRMANDO CONFISSÃO CONFISSÃO DE FÉ CONFISSÕES CONFLITOS CONGREGAÇÃO CONGRESSO CONHECIMENTO BÍBLICO CONSELHO CONSTRUÇÃO CONTATO CONTRALTO CONTRATO DE CASAMENTO CONVENÇÃO NACIONAL CONVERSÃO CONVITE CONVIVÊNCIA CORAL COREOGRAFIA CORÍNTIOS COROA CORPUS CHRISTI CPT CPTN CREDO CRESCENDO EM CRISTO CRIAÇÃO CRIANÇA CRIANÇAS CRIOULO CRISTÃ CRISTÃOS CRISTIANISMO CRISTIANO J. STEYER CRISTOLOGIA CRONICA CRONOLOGIA CRUCIFIXO CRUZ CRUZADAS CTRE CUIDADO CUJUBIM CULPA CULTO CULTO CRIOULO CULTO CRISTÃO CULTO DOMESTICO CULTO E MÚSICA CULTURA CURSO CURT ALBRECHT CURTAS DALTRO B. KOUTZMANN DALTRO G. TOMM DANIEL DANILO NEUENFELD DARI KNEVITZ DAVI E JÔNATAS DAVI KARNOPP DEBATE DEFICIÊNCIA FÍSICA DELMAR A. KOPSELL DEPARTAMENTO DEPRESSÃO DESENHO DESINSTALAÇÃO DEUS DEUS PAI DEVERES Devoção DEVOCIONÁRIO DIACONIA DIÁLOGO INTERLUTERANO DIARIO DE BORDO DICOTOMIA DIETER J. JAGNOW DILÚVIO DINÂMICAS DIRCEU STRELOW DIRETORIA DISCIPLINA DÍSCIPULOS DISTRITO DIVAGO DIVAGUA DIVÓRCIO DOGMÁTICA DOMINGO DE RAMOS DONS DOUTRINA DR Dr. RODOLFO H. BLANK DROGAS DT 26 DT 6.4-9 EBI EC 9 ECLESIASTES ECLESIÁSTICA ECUMENISMO EDER C. WEHRHOLDT Ederson EDGAR ZÜGE EDISON SELING EDMUND SCHLINK EDSON ELMAR MÜLLER EDSON R. TRESMANN EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CRISTÃ EF 1.16-23 EF 2.4-10 EF 4.1-6 EF 4.16-23 EF 4.29-32 EF 4.30-5.2 EF 5.22-33 EF 5.8-14 EF 6.10-20 ÉFESO ELBERTO MANSKE Eleandro ELEMAR ELIAS R. EIDAM ELIEU RADINS ELIEZE GUDE ELIMINATÓRIAS ELISEU TEICHMANN ELMER FLOR ELMER T. JAGNOW EMÉRITO EMERSON C. IENKE EMOÇÃO EN ENCARNAÇÃO ENCENAÇÃO ENCONTRO ENCONTRO DE CRIANÇA 2014 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2015 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2016 ENCONTRO PAROQUIAL DE FAMILIA ENCONTROCORAL ENFERMO ENGANO ENSAIO ENSINO ENTRADA TRIUNFAL ENVELHECER EPIFANIA ERA INCONCLUSA ERNI KREBS ERNÍ W. SEIBERT ERVINO M. SPITZER ESBOÇO ESCATOLOGIA ESCO ESCOLAS CRISTÃS ESCOLÁSTICA ESCOLINHA ESCOLINHA DOMINICAL ESDRAS ESMIRNA ESPADA DE DOIS GUMES ESPIRITISMO ESPÍRITO SANTO ESPIRITUALIDADE ESPÍSTOLA ESPORTE ESTAÇÃODAFÉ ESTAGIÁRIO ESTAGIÁRIOS ESTATUTOS ESTER ESTER 6-10 ESTRADA estudo ESTUDO BÍBLICO ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO HOMILÉTICO ÉTICA EVANDRO BÜNCHEN EVANGELHO EVANGÉLICO EVANGELISMO EVERSON G. HAAS EVERSON GASS EVERVAL LUCAS EVOLUÇÃO ÊX EX 14 EX 17.1-17 EX 20.1-17 EX 24.3-11 EX 24.8-18 EXALTAREI EXAME EXCLUSÃO EXEGÉTICO EXORTAÇÃO EZ 37.1-14 EZEQUIEL BLUM Fabiano FÁBIO A. NEUMANN FÁBIO REINKE FALECIMENTO FALSIDADE FAMÍLIA FARISEU FELIPE AQUINO FELIPENSES FESTA FESTA DA COLHEITA FICHA FILADÉLFIA FILHO DO HOMEM FILHO PRÓDIGO FILHOS FILIPE FILOSOFIA FINADOS FLÁVIO L. HORLLE FLÁVIO SONNTAG FLOR DA SERRA FLORES Formatura FÓRMULA DE CONCÓRDIA Fotos FOTOS ALTO ALEGRE FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2010 FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇA 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇAS 2013 FOTOS ENCONTRO ESPORTIVO 2012 FOTOS FLOR DA SERRA FOTOS P172 FOTOS P34 FOTOS PARECIS FOTOS PROGRAMA DE NATAL P34 FP 2.5-11 FP 3 FP 4.4-7 FP 4.4-9 FRANCIS HOFIMANN FRASES FREDERICK KEMPER FREUD FRUTOS DO ES GÁLATAS GALILEU GALILEI GATO PRETO GAÚCHA GELSON NERI BOURCKHARDT GENESIS GÊNESIS 32.22-30 GENTIO GEOMAR MARTINS GEORGE KRAUS GERHARD GRASEL GERSON D. BLOCH GERSON L. LINDEN GERSON ZSCHORNACK GILBERTO C. WEBER GILBERTO V. DA SILVA GINCANAS GL 1.1-10 GL 1.11-24 GL 2.15-21 GL 3.10-14 GL 3.23-4.1-7 GL 5.1 GL 5.22-23 GL 6.6-10 GLAYDSON SOUZA FREIRE GLEISSON R. SCHMIDT GN 01 GN 1-50 GN 1.1-2.3 GN 12.1-9 GN 15.1-6 GN 2.18-25 GN 21.1-20 GN 3.14-16 GN 32 GN 45-50 GN 50.15-21 GRAÇA DIVINA GRATIDÃO GREGÓRIO MAGNO GRUPO GUSTAF WINGREN GUSTAVO D. SCHROCK HB 11.1-3; 8-16 HB 12 HB 12.1-8 HB 2.1-13 HB 4.14-16 5.7-9 HC 1.1-3 HC 2.1-4 HÉLIO ALABARSE HERIVELTON REGIANI HERMENÊUTICA HINÁRIO HINO HISTÓRIA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL HISTÓRIA DO NATAL HISTORINHAS BÍBLICAS HL 10 HL 164 HOMILÉTICA HOMOSSEXUALISMO HORA LUTERANA HORST KUCHENBECKER HORST S MUSSKOPF HUMOR IDOSO IECLB IELB IGREJA IGREJA CRISTÃ IGREJAS ILUSTRAÇÃO IMAGEM IN MEMORIAN INAUGURAÇÃO ÍNDIO INFANTIL INFERNO INFORMATIVO INSTALAÇÃO INSTRUÇÃO INTRODUÇÃO A BÍBLIA INVESTIMENTO INVOCAÇÕES IRINEU DE LYON IRMÃO FALTOSO IROMAR SCHREIBER IS 12.2-6 IS 40.1-11 IS 42.14-21 IS 44.6-8 IS 5.1-7 IS 50.4-9 IS 52.13-53-12 IS 53.10-12 IS 58.5-9a IS 61.1-9 IS 61.10-11 IS 63.16 IS 64.1-8 ISACK KISTER BINOW ISAGOGE ISAÍAS ISAQUE IURD IVONELDE S. TEIXEIRA JACK CASCIONE JACSON J. OLLMANN JARBAS HOFFIMANN JEAN P. DE OLIVEIRA JECA JELB JELB DIVAGUA JEOVÁ JESUS JN JO JO 1 JO 10.1-21 JO 11.1-53 JO 14 JO 14.1-14 JO 14.15-21 JO 14.19 JO 15.5 JO 18.1-42 JO 2 JO 20.19-31 JO 20.8 JO 3.1-17 JO 4 JO 4.5-30 JO 5.19-47 JO 6 JO 6.1-15 JO 6.51-58 JO 7.37-39 JO 9.1-41 JOÃO JOÃO 20.19-31 JOÃO C. SCHMIDT JOÃO C. TOMM JOÃO N. FAZIONI JOEL RENATO SCHACHT JOÊNIO JOSÉ HUWER JOGOS DE AZAR JOGRAL JOHN WILCH JONAS JONAS N. GLIENKE JONAS VERGARA JOSE A. DALCERO JOSÉ ACÁCIO SANTANA JOSE CARLOS P. DOS SANTOS JOSÉ ERALDO SCHULZ JOSÉ H. DE A. MIRANDA JOSÉ I.F. DA SILVA JOSUÉ ROHLOFF JOVENS JR JR 28.5-9 JR 3 JR 31.1-6 JUAREZ BORCARTE JUDAS JUDAS ISCARIOTES JUDAS TADEU JUMENTINHO JUSTIFICAÇÃO JUVENTUDE KARL BARTH KEN SCHURB KRETZMANN LAERTE KOHLS LAODICÉIA LAR LC 12.32-40 LC 15.1-10 LC 15.11-32 LC 16.1-15 LC 17.1-10 LC 17.11-19 LC 19 LC 19.28-40 LC 2.1-14 LC 23.26-43 LC 24 LC 24.13-35 LC 3.1-14 LC 5 LC 6.32-36 LC 7 LC 7.1-10 LC 7.11-16 LC 7.11-17 LC 9.51-62 LEANDRO D. HÜBNER LEANDRO HUBNER LEI LEIGO LEIGOS LEITORES LEITURA LEITURAS LEMA LENSKI LEOCIR D. DALMANN LEONARDO RAASCH LEOPOLDO HEIMANN LEPROSOS LETRA LEUPOLD LIBERDADE CRISTÃ LIDER LIDERANÇA LILIAN LINDOLFO PIEPER LINK LITANIA LITURGIA LITURGIA DE ADVENTO LITURGIA DE ASCENSÃO LITURGIA DE CONFIRMAÇÃO LITURGIA EPIFANIA LITURGIA PPS LIVRO LLLB LÓIDE LOUVAI AO SENHOR LOUVOR LUCAS ALBRECHT LUCIFER LUCIMAR VELMER LUCINÉIA MANSKE LUGAR LUÍS CLAUDIO V. DA SILVA LUIS SCHELP LUISIVAN STRELOW LUIZ A. DOS SANTOS LUTERANISMO LUTERO LUTO MAÇONARIA MÃE MAMÃE MANDAMENTOS MANUAL MARCÃO MARCELO WITT MARCIO C. PATZER MARCIO LOOSE MARCIO SCHUMACKER MARCO A. CLEMENTE MARCOS J. FESTER MARCOS WEIDE MARIA J. RESENDE MÁRIO SONNTAG MÁRLON ANTUNES MARLUS SELING MARTIM BREHM MARTIN C. WARTH MARTIN H. FRANZMANN MARTINHO LUTERO MARTINHO SONTAG MÁRTIR MATERNIDADE MATEUS MATEUS KLEIN MATEUS L. LANGE MATRIMÔNIO MAURO S. HOFFMANN MC 1.1-8 MC 1.21-28 MC 1.4-11 MC 10.-16 MC 10.32-45 MC 11.1-11 MC 13.33-37 MC 4 MC 4.1-9 MC 6.14-29 MC 7.31-37 MC 9.2-9 MEDICAMENTOS MÉDICO MELODIA MEMBROS MEME MENSAGEIRO MENSAGEM MESSIAS MÍDIA MILAGRE MINISTÉRIO MINISTÉRIO FEMENINO MIQUÉIAS MIQUÉIAS ELLER MIRIAM SANTOS MIRIM MISSÃO MISTICISMO ML 3.14-18 ML 3.3 ML NEWS MODELO MÔNICA BÜRKE VAZ MORDOMIA MÓRMOM MORTE MOVIMENTOS MT 10.34-42 MT 11.25-30 MT 17.1-9 MT 18.21-45 MT 21.1-11 MT 28.1-10 MT 3 MT 4.1-11 MT 5 MT 5.1-12 MT 5.13-20 MT 5.20-37 MT 5.21-43 MT 5.27-32 MT 9.35-10.8 MULHER MULTIRÃO MUSESCORE MÚSICA MÚSICAS NAAÇÃO L. DA SILVA NAMORADO NAMORO NÃO ESQUECER NASCEU JESUS NATAL NATALINO PIEPER NATANAEL NAZARENO DEGEN NEEMIAS NEIDE F. HÜBNER NELSON LAUTERT NÉRISON VORPAGEL NILO FIGUR NIVALDO SCHNEIDER NM 21.4-9 NOITE FELIZ NOIVADO NORBERTO HEINE NOTÍCIAS NOVA ERA NOVO HORIZONTE NOVO TESTAMENTO O HOMEM OFERTA OFÍCIOS DAS CHAVES ONIPOTENCIA DIVINA ORAÇÃO ORAÇAODASEMANA ORATÓRIA ORDENAÇAO ORIENTAÇÕES ORLANDO N. OTT OSÉIAS EBERHARD OSMAR SCHNEIDER OTÁVIO SCHLENDER P172 P26 P30 P34 P36 P40 P42.1 P42.2 P70 P95 PADRINHOS PAI PAI NOSSO PAIS PAIXÃO DE CRISTO PALAVRA PALAVRA DE DEUS PALESTRA PAPAI NOEL PARA PARA BOLETIM PARÁBOLAS PARAMENTOS PARAPSICOLOGIA PARECIS PAROQUIAL PAROUSIA PARTICIPAÇÃO PARTITURA PARTITURAS PÁSCOA PASTOR PASTORAL PATERNIDADE PATMOS PAUL TORNIER PAULO PAULO F. BRUM PAULO FLOR PAULO M. NERBAS PAULO PIETZSCH PAZ Pe. ANTONIO VIEIRA PEÇA DE NATAL PECADO PEDAL PEDRA FUNDAMENTAL PEDRO PEM PENA DE MORTE PENEIRAS PENTECOSTAIS PENTECOSTES PERDÃO PÉRGAMO PIADA PIB PINTURA POEMA POESIA PÓS MODERNIDADE Pr BRUNO SERVES Pr. BRUNO AK SERVES PRÁTICA DA IGREJA PREEXISTÊNCIA PREGAÇÃO PRESÉPIO PRIMITIVA PROCURA PROFECIAS PROFESSORES PROFETA PROFISSÃO DE FÉ PROGRAMAÇÃO PROJETO PROMESSA PROVA PROVAÇÃO PROVÉRBIOS PRÓXIMO PSICOLOGIA PV 22.6 PV 23.22 PV 25 PV 31.28-30 PV 9.1-6 QUARESMA QUESTIONAMENTOS QUESTIONÁRIO QUESTIONÁRIO PLANILHA QUESTIONÁRIO TEXTO QUINTA-FEIRA SANTA QUIZ RÁDIO RADIOCPT RAFAEL E. ZIMMERMANN RAUL BLUM RAYMOND F. SURBURG RECEITA RECENSÃO RECEPÇÃO REDENÇÃO REENCARNAÇÃO REFLEXÃO REFORMA REGIMENTO REGINALDO VELOSO JACOB REI REINALDO LÜDKE RELACIONAMENTO RELIGIÃO RENATO L. REGAUER RESSURREIÇÃO RESTAURAR RETIRO RETÓRICA REUNIÃO RICARDO RIETH RIOS RITO DE CONFIRMAÇÃO RITUAIS LITURGICOS RM 12.1-18 RM 12.1-2 RM 12.12 RM 14.1-12 RM 3.19-28 RM 4 RM 4.1-8 RM 4.13-17 RM 5 RM 5.1-8 RM 5.12-21 RM 5.8 RM 6.1-11 RM 7.1-13 RM 7.14-25a RM 8.1-11 RM 8.14-17 ROBERTO SCHULTZ RODRIGO BENDER ROGÉRIO T. BEHLING ROMANOS ROMEU MULLER ROMEU WRASSE ROMUALDO H. WRASSE Rômulo ROMULO SANTOS SOUZA RONDÔNIA ROSEMARIE K. LANGE ROY STEMMAN RT 1.1-19a RUDI ZIMMER SABATISMO SABEDORIA SACERDÓCIO UNIVERSAL SACERDOTE SACOLINHAS SACRAMENTOS SADUCEUS SALMO SALMO 72 SALMO 80 SALMO 85 SALOMÃO SALVAÇÃO SAMARIA Samuel F SAMUEL VERDIN SANTA CEIA SANTIFICAÇÃO SANTÍSSIMA TRINDADE SÃO LUIS SARDES SATANÁS SAUDADE SAYMON GONÇALVES SEITAS SEMANA SANTA SEMINÁRIO SENHOR SEPULTAMENTO SERMÃO SERPENTE SERVAS SEXTA FEIRA SANTA SIDNEY SAIBEL SILVAIR LITZKOW SILVIO F. S. FILHO SIMBOLISMO SÍMBOLOS SINGULARES SISTEMÁTICA SL 101 SL 103.1-12 SL 107.1-9 SL 116.12-19 SL 118 SL 118.19-29 SL 119.153-160 SL 121 SL 128 SL 142 SL 145.1-14 SL 146 SL 15 SL 16 SL 19 SL 2.6-12 SL 22.1-24 SL 23 SL 30 SL 30.1-12 SL 34.1-8 SL 50 SL 80 SL 85 SL 90.9-12 SL 91 SL 95.1-9 SL11.1-9 SONHOS SOPRANO Sorriso STAATAS STILLE NACHT SUMO SACERDOTE SUPERTIÇÕES T6 TEATRO TEMA TEMPLO TEMPLO TEATRO E MERCADO TEMPO TENOR TENTAÇÃO TEOLOGIA TERCEIRA IDADE TESES TESSALÔNICA TESTE BÍBLICO TESTE DE EFICIÊNCIA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ Texto Bíblico TG 1.12 TG 2.1-17 TG 3.1-12 TG 3.16-4.6 TIAGO TIATIRA TIMÓTEO TODAS POSTAGENS TRABALHO TRABALHO RURAL TRANSFERENCIA TRANSFIGURAÇÃO TRICOTOMIA TRIENAL TRINDADE TRÍPLICE TRISTEZA TRIUNFAL Truco Turma ÚLTIMO DOMINGO DA IGREJA UNIÃO UNIÃO ESTÁVEL UNIDADE UNIDOS PELO AMOR DE DEUS VALDIR KLEMANN VALDIR L. JUNIOR VALFREDO REINHOLZ VANDER C. MENDOÇA VANDERLEI DISCHER VELA VELHICE VERSÍCULO VERSÍCULOS VIA DOLOROSA VICEDOM VÍCIO VIDA VIDA CRISTÃ VIDENTE VIDEO VIDEOS VÍDEOS VILS VILSON REGINA VILSON SCHOLZ VILSON WELMER VIRADA VISITA VOCAÇÃO VOLMIR FORSTER VOLNEI SCHWARTZHAUPT VOLTA DE CRISTO WALDEMAR REIMAN WALDUINO P.L. JUNIOR WALDYR HOFFMANN WALTER L. CALLISON WALTER O. STEYER WALTER T. R. JUNIOR WENDELL N. SERING WERNER ELERT WYLMAR KLIPPEL ZC ZC 11.10-14 ZC 9.9-12