Pesquisar este blog

A PSICOLOGIA DA CRIANÇA


CRIANÇAS DE 4  a  6  ANOS

A MENTE DA CRIANÇA
·      Indagadora                                    - Responda de modo simples e verdadeiro
·      Não tem saída de tempo e distância   - Fale “há muito tempo”,  “muito longe”
·      Imitadora                                      - Seja um bom exemplo
·      Agem baseados na sugestão             - Sugira, não ordene
·      Tempo/atenção: 5 a 10 minutos                - Histórias simples, breves, claras.


O RELACIONAMENTO DA CRIANÇA
·      Individualista                                  - Ensine-a a repartir
·      Diz “não” com freqüência                         - Ensine a obediência
·      Esperam pela aprovação dos mais velhos.          - Elogie-a por fazer o que é certo,                                                               discipline-a quando errada.


AS EMOÇÕES DA CRIANÇA
·      É instável: chora e ri facilmente        - Tenha um ambiente silencioso; controle suas                                                emoções
·      Invejosa                                - Evite demonstrar favoritismo
·      É bondosa                                      - Ensine o amor ao próximo.


A FÉ DA CRIANÇA
·      Pensa em Deus de modo pessoal - Jesus é real   - Leve-a a ter um contato pessoal com                                                       Deus
·      Acredita naquilo que lhe é dito                  - Seja sincero, verdadeiro, ensine que                                                 Deus é verdade
·      Perguntam sobre a morte                        - Responda com simplicidade.


ATIVIDADES
·      Histórias: simples e breves - resumo da história em tópicos
·      Material visual: figuras grandes e coloridas
·      Desenhos para colorir: figuras grandes, poucos detalhes - bem delineada.
·      Flanelógrafo
·      Versículos para decorar: devem ser pequenos e significativos
·      Cânticos: gostam de cantar e fazer gestos.






CRIANÇAS DE 7 A 9 ANOS

A MENTE DA CRIANÇA
·      Está aprendendo a ler e escrever              - Estimule a ler as lições (em casa)
                                         Dê oportunidades de copiar versículos
·      Tem boa memória.                          - Anime-a a decorar versículos, etc.
                                         Cuidado: Cumpra as promessas
·      Tem mente literal, exata, rigorosa             - Ao usar simbolismo, explique
·      Tempo/atenção = 5 a 15 minutos              - Aproveite bem este tempo.
                                                             

O RELACIONAMENTO DA CRIANÇA
·      Deseja ser adulta                    - Evite chamá-la “pequeno”, etc.
·      Aprecia autoridade firme          - Exerça autoridade, mas não esqueça de ser                                              compreensivo.
·      Tendências a ser egoísta          - Ensine-a a pensar nos outros
·      Cooperadora                   - Quando possível, lhe dê atividades
·      Comunicativa                  - Dê oportunidades para que ela fale quando lhe                                          convém.


AS EMOÇÕES DA CRIANÇA
·      Anima-se facilmente                - Mantenha um certo controle
·      Detestam ordens e exigências           - Eduque-a para a obediência usando a                                                       sugestão
·      Impaciente; tem que ser AGORA               - Encoraja-a a esperar; atende-a quando                                                       convier.
·      Tem medo.                                    - Ensine-a a confiar em Jesus.


A FÉ DA CRIANÇA
·      Tem fé na oração                           - Crê com ela e ensine-a a orar. Você pode usar                                                orações “prontas”.
·      Gosta da Escola Dominical                - Não canse de repetir que Jesus nos quer em e gosta de ir aos cultos.                        sua casa.
·      Começam a perceber o sobrenatural. - Dê ênfase às maravilhas de Deus e aos                                                     milagres de Jesus.




ATIVIDADES
·      Histórias: breves, mas já podem ser mais detalhadas.
·      Bíblia: incentivar a leitura, decorar versículos.
·      Gostam de realizar trabalhos artísticos que envolvem a lição do dia.


CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS

A MENTE DA CRIANÇA
·      É viva                                    - Deixe-a expressar sua idéias; promova                                                     diálogos e debates
·      Idade de ouro da memória                       - Encoraje e insista na memorização de                                                       versículos, orações, datas, nomes, etc.
·      Gosta de ler                           - Indique bons livros
·      Indagadora                                    - Atenção: é preciso estar preparado para                                                  perguntas minuciosas.
·      Está formando hábitos                     - Ajude-a a criar bons hábitos: devoção                                                      particular, leitura bíblica, etc.
·      Tempo/atenção: 10 a 20 minutos             


RELACIONAMENTO DA CRIANÇA
·      Gosta de grupos                      - Procure desenvolver o espírito de união e                                                  cooperação.
·      Rebela-se contra autoridades    - Seja um guia, não um ditador.


AS EMOÇÕES DA CRIANÇA
·      Explode facilmente                                  - Mais do que nunca é preciso saber                                                           usar autoridade com habilidade.
·      Competitiva                                    - Gincana bíblica e cultural
·      Não gosta de manifestação externa de afeto      - Em vez disso, demonstre por ela o seu                                                         respeito.
·      Quase não tem medo (acha-se um super-herói). - Fale-lhe a respeito do temor de Deus.










A FÉ DA CRIANÇA
·      Reconhece o pecado como pecado                    - Fale do perdão de Cristo
·      Fé simples, sincera e firme                                       - Fortaleça-a pela Palavra de                                                                      Deus
·      Compreende o simbolismo                                       - Use-o, explicando seu                                                                     significado
·      Precisa ser encorajada em sua devoção particular               - Providencie material                                                               devocional
·      Encaminha-se para um fé                                - Encoraje-a a viver uma vida compreendida através da prática                                 consagrada; a vida de Jesus é                                                                     o padrão.
·      Período decisivo da vida                                  - Precisa ver convicção e ação                                                           no professor.


ATIVIDADES
·      Histórias: devem ser ricas em conteúdo, seguindo uma seqüência bem ordenada dos acontecimentos. Ressalte os heróis das  histórias, pois eles serão exemplos para a criança.
·      Bíblia: ensine o manuseio da bíblia; decorar versículos.
·      Debate, diálogo:  deixe que a criança discuta os problemas da lição; interfira para dar a posição correta.
·      Competição:  gincanas bíblicas, perguntas e respostas...







O PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL

         A primeira grande bênção será sua:
        A o preparar as lições, estudando a Palavra de Deus, você colherá os primeiros frutos. E então você transmitirá aos pequenos, a Palavra que lhe agradou e alegra o coração.

        Qualidades do Professor: At 6.3-5; I Tm 3.2-4; II Tm 2.15; Tt 1.7-9.
·      Pessoa de fé
·      Cheio do Espírito Santo
·      Boas qualidades morais
·      Maneja bem a Palavra de Deus
·      Apta para ensinar.

         Ser professor de Escola Dominical é um alto privilégio:
        Que privilégio. Instruir os filhos de Deus. Não estamos simplesmente formando seu caráter, mas ensinando-lhes a Palavra da Vida, para  a Vida Eterna.
        Jamais devemos pensar que estamos fazendo um favor ao pastor, a congregação ou aos pais. Não. Estamos servindo a Jesus. Por isso toda a nossa aparência, nosso falar, por mais pesado e difícil que seja as vezes o lecionar, deve irradiar a alegria de quem está servindo a Jesus.

         O que se requer do Professor:
        Para o bom desenvolvimento do seu ministério, se requer do professor esforço e zelo, cordialidade, contentamento, humildade, paciência, mansidão, pontualidade, decisão e ordem.
        O professor deve detestar orgulho, egoísmo, desconfiança, pré-julgamentos e manias de indisposição.
        Os alunos devem ter no professor um amparo, refúgio, conselheiro. Alguém que lhes dê confiança.
IMPORTANTE: Não perder a alegria e espontaneidade no trabalho.


PROFESSOR:
        Você é uma pessoa escolhida por Deus, e isto é maravilhoso, portanto, ore para que Deus o use realmente como um instrumento em Suas mãos. Ore pelo preparo das lições, pelas crianças e seus lares e por você mesmo e a sua vida espiritual. Concientize-se da sua dependência da oração, do Espírito Santo e da Palavra de Deus.
        O professor precisa ter a experiência e a certeza da salvação na sua vida, e além disso amor e preocupação com a alma da criança. Falar com naturalidade, simples e claramente sobre Jesus, a salvação e o Seu grande amor por nós, também é importante para a criança. Ela percebe se o professor tem realmente em Jesus, o seu melhor amigo.
        A criança respeita um professor que tomar cuidado com a sua aparência. É tarefa do professor também ensinar a modéstia. Não se use enfeites ou roupas que chamam muito a atenção e distraem a criança.
        O rosto do professor deve irradiar a alegria e o amor de Cristo. Através das suas expressões faciais você cativa ou não o interesse do aluno. Mostre-se sempre entusiasmado pelo que está ensinando e deixe que a criança perceba o amor que você tem pelo trabalho.
        A criança é por natureza imitadora. Ela fará o que o professor fizer. Portanto muito cuidado, você deve agir conforme aquilo que ensina. Por isso, uma total consagração ao Senhor possibilitará o Caminho tanto no falar como no exemplo.
        Fique atento quanto ao desânimo. Esta é uma das mais fortes armas de Satanás. Avance sempre na força do Senhor.





PREPARAÇÃO DA MENSAGEM BÍBLICA

INTRODUÇÃO

        Quando a gente olha, reparando bem, descobre detalhes. A gente percebe, realmente, aquilo que está olhando.
        Além de perceber os detalhes, olhando com atenção a gente também descobre o sentido do texto.
        O problema é que a gente está acostumado a olhar mais que observar. Mas isso é só questão de treino, de costume.
        Portanto, olhando com atenção, se pode descobrir coisas novas. Vamos tentar analisar o que observamos, vamos tentar achar o sentido das coisas que descobrimos no texto.
        - Por que este texto foi escrito?
        - Que quis dizer com este quadro?
        Agora sabemos que , além de observar, é preciso compreender.
        É preciso tentar achar a mensagem daquilo que lemos.

        A mensagem bíblica, geralmente apresentada sob a forma de história é o centro de toda aula. Todas as outras partes giram em torno da história e muitas vezes tem a função de despertar o interesse dos alunos. Por isso, é importante que o professor observe alguns passos na preparação da mensagem.

1. Oração.
2. Prepare cada lição com estudo e ânimo renovado.
3. O próximo passo é ler o texto na própria Bíblia.
4. Estude a lição até que ela tome a forma da linguagem familiar, para que você possa contá-la naturalmente.
5. Ache uma ordem natural para os vários passos da história.
6. Pense em todas as maneiras e recursos (material) disponíveis para tornar a lição clara e atrativa.
7. Estabeleça os pontos que podem ser aplicados na vida da criança.
Lembre que é melhor saber profundamente poucas coisas do que saber muitas superficialmente.

         O assunto principal - ao contar a história, cuide para não se perder nos detalhes, confundindo o aluno e perdendo a linha principal, o assunto ou mensagem central.

        Por exemplo: ao se contar a história de Moisés ou outros personagens, poderá acontecer que se ressalte sua vida como um super-herói, enquanto que ao certo deve-se ressaltar sua fé. Deve-se falar de como fica triste quando peca, como busca perdão e se apega à Palavra de Deus. Todas as histórias do AT e NT tem a finalidade de nos levar ao arrependimento e nos fortalecer a fé.

         A aplicação - não se conta uma história apenas para que o aluno a conheça. Além de conhecer a história, o aluno deve principalmente guardar em seu coração a mensagem da história.
   A aplicação pode ser feita durante a história. Às vezes, é melhor fazer a aplicação no final, resumindo  a mensagem e apresentando um versículo ou uma doutrina do Catecismo. Mas  cuidado. Não estrague a história com aplicações muito duradouras; a história fala por si mesma. O Espírito Santo trabalhará no coração da criança e em muitas situações da sua vida ela poderá tirar muitas lições de uma história.

                OBSERVAÇÃO: Uma história pode conter vários ensinos. Mas quando a contamos, queremos ressaltar um dos seus ensinos, e isto com clareza e precisão.



O PLANO DE AULA

   Professor, ao preparar a lição observe os itens a seguir:

   1. Ore.
   2. Estude:
·      Separe uma hora no começo da semana para início do preparo.
·      Prepare a lição novamente, mesmo que já seja conhecida.
·      Leia a passagem bíblica por três vezes consecutivas.
        1ª leitura: para obter uma idéia geral do texto.
        2ª leitura: para compreender e conhecer melhor os personagens, seus motivos, idéias, desejos, etc.
        3ª leitura: para tirar as lições espirituais que a passagem contém.
·      Ensaie em voz alta e com material visual. Não decore a lição. Tome nota dos lugares difíceis onde é fácil perder o fio da história. Treine. Você mesmo verá os resultados.
·      Permita que  o Senhor fale ao seu coração. Se a lição for preciosa para você, falará ao coração de seus alunos.

Lembre-se que uma parte na responsabilidade da educação cristã das crianças é nossa. Falharemos?


PLANO DE AULA



1. Objetivo (ligado à história)
2. Acomodação, Chamada.
3. Adoração: Oração, Cânticos.
4. Mensagem:
        - Passagem bíblica
        - Desenvolvimento.
5. Versículo, Cânticos, Ofertas.
6. Atividade
7. Encerramento: Cânticos, Oração.
8. Recursos Usados.

CRONOGRAMA
2
5 min
3
15 min
4
15 min
5
5 min
6
15 min
7
5 min

MENSAGEM

“Eu gosto daquilo que faço.
Se eu não gostar, ninguém mais gostará.
No meu trabalho coloco toda a minha vontade, a minha força, o meu interesse e minha criatividade.
Eu sinto prazer em colaborar sempre com os outros.
Engajo-me no trabalho e procuro tornar mais feliz aqueles que me rodeiam.
Olhando as crianças e os jovens que me cercam.
Sinto-me um pouco em cada um.
Eles representam a minha fé e a minha esperança.
Eu ajudo a crescer.
Sinto a mim mesmo.
Por onde passo deixo uma lembrança e colho tantas alegrias.
Eu não espero pelos outros ...
Eu faço com os outros ...
Pondo amor naquilo que faço, sinto a indizível alegria de viver.
Dou e recebo. Compreendo e sou compreendido.
E nessa doação dou mais sentido à minha vida.
Assim os meus momentos não se esvaziam”.










MÚSICAS INFANTIS


1. Na armadura de meu Deus
O inimigo vou vencer
Com a Bíblia e pela fé
Vou permanecer
Firme sim, firme sim
Firme vou ficar (2x)

2. Por dentro, por fora
No alto, no baixo
Sempre sou feliz (2x)
Aqui Jesus entrou entrou
Meu coração limpou
Por dentro, por fora
No alto, no baixo
Sempre sou feliz.

3. Mesmo que eu não marche na infantaria
Nem na cavalaria,
Nem na artilharia vá (Pou! Pou!)
Nem aviador seja eu aqui
Soldado de Cristo eu sou
Soldado de Jesus(2x)

4. Quando o mal me mancha o coração
Meu Jesus o faz qual algodão
Faz mais branco que algodão
Sim, que o algodão
E se o mal vier eu digo: Não! Não! Não!
Quando o mal me tenta o coração
Como a lã Jesus o faz
Seu perdão o mal desfaz
Cristo entrou com a paz
Pra habitar meu coração

5. A Deus eu canto, canto (2x
Sim a Deus eu canto, canto com amor
Para o Salvador
                A Deus eu oro...
                A Deus eu louvo...

6. A formiguinha corta a folha e carrega
Quando uma deixa a outra pega (2x)

Oh! que mistério glorioso uma formiguinha ensinando o preguiçoso (2x)

Deus não quer preguiçoso em sua obra (2x)
Oh! formiguinha vou a Deu agradecer
Pela lição que aprendi de você.

7. Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II. Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas, Apocalipse de João.

8. Meu melhor amigo
É Jesus, mais ninguém
E contigo também

9.  Um certo pastorzinho
Que se chamou Davi
Era tão pequenino
Não confiava em si
Até que certo dia
Sempre temente a Deus
Foi enfrentar um dia
O herói dos filisteus

E uma pedrinha pôs na funda então
Girou, girou
Mais uma vez
Mais outra vez
Girou, girou, girou

E a pedra voou e o alvo acertou
e o gigante veio ao chão

10. Dois peixinhos e cinco pães
Um menino deu para Jesus
E Jesus abençoou e tudo se multiplicou
E a multidão comeu, comeu
E ainda sobrou

11. Eu sei que Cristo me amou
Eu sei, por isso sou Feliz
Eu sei, Eu sei, Eu sei
A Bíblia assim o diz.
12. Estou alegre! - Porque estás alegre?
      Estou alegre! - Conta-me porque!
      Estou alegre! - Porque estás alegre?                                    Isto eu quero já saber!
Vou contar-lhe! - Podes contar-me, a             razão de estar alegre                          assim, la, la, la, la, la. Jesus                 Cristo me salvou, e                     também me transformou,               por isso eu alegre estou.

13.  Era uma vez uma sementinha
Escondida no chão
Ela dormia um sono profundo e longo
Um dia a sementinha
Mexeu, mexeu, mexeu, e acordou!
A chuva caia, o sol brilhava
e a sementinha cresceu, cresceu, cresceu, subiu para o alto.

Eu vou crescer, crescer, crescer,
E quando eu estiver, deste tamanho assim,
Eu quero trabalhar pra meu Jesus sem fim
Tra, lá, lá, lá, tra, lá, lá, lá.
E quando eu estiver, deste tamanho assim,
Eu quero trabalhar para meu Jesus sem fim!

14.  Deus é bom pra mim (2x)
Feliz estou, cantando vou:
Deus é bom para mim,
        Deus é bom pra mim (2x)
        Segredo estou, com Ele vou
        Deus é bom pra mim.

15. Batei (pa,pa,pa)
Batei palmas (pa,pa,pa) hei!
-Todos os povos, celebrai  a Deus
Com vozes de alegria
Batei (pa,pa,pa)
Batei palmas (pa,pa,pa) hei!
Pois o Senhor é o Deus Altíssimo e Rei de toda terra.

Nenhum comentário:

Marcadores

1 CO 1.18-25 1 CO 12.2 1 CO 15.20-28 1 CO 15.50-58 1 CO 2.1-5 1 CO 6.12-20 1 CO2.6-13 1 CORÍNTIOS 1 CR 28.20 1 JO 1 JO 1.1-10 1 JO 4.7-10 1 PE 1.13-21 1 PE 1.17-25 1 PE 1.3-9 1 PE 2.1-10 1 PE 2.18-25 1 PE 2.19-25 1 PE 2.4-10 1 PE 3.13-22 1 PE 3.15-22 1 PE 3.18-20 1 PE 4.12-17 1 PE 5.6-11 1 PEDRO 1 RS 19.4-8 1 RS 8.22-23 1 SM 1 1 SM 2 1 SM 28.1-25 1 SM 3 1 SM 3.1-10 1 TIMÓTEO 1 TM 1.12-17 1 Tm 2.1-15 1 TM 3.1-7 1 TS 1.5B-10 10 PENTECOSTES 13-25 13° APÓS PENTECOSTES 14° DOMINGO APÓS PENTECOSTES 15 ANOS 16-18 17 17º 17º PENTECOSTES 1CO 11.23 1CO 16 1º ARTIGO 1º MANDAMENTO 1PE 1PE 3 1RS 17.17-24 1RS 19.9B-21 2 CO 12.7-10 2 CO 5.1-10 2 CO 5.14-20 2 CORINTIOS 2 PE 1.16-21 2 PE 3.8-14 2 PENTECOSTES 2 TM 1.1-14 2 TM 1.3-14 2 TM 2.8-13 2 TM 3.1-5 2 TM 3.14-4.5 2 TM 4.6-8 2 TS 3.6-13 2° EPIFANIA 2° QUARESMA 20º PENTECOSTES 24º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 25º DOMINGO PENTECOSTES 27-30 2CO 8 2º ADVENTO 2º ARTIGO 2º DOMINGO DE PÁSCOA 2TM 1 2TM 3 3 3 PENTECOSTES 3º ARTIGO 3º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 3º DOMINGO DE PÁSCOA 3º DOMINGO NO ADVENTO 4 PENTECOSTES 41-43 4º DOMINGO APÓS PENTECOSTES 4º DOMINGO DE PENTECOSTES 4º FEIRA DE CINZAS 5 MINUTOS COM JESUS 5° APÓS EPIFANIA 500 ANOS 5MINUTOS 5º DOMINGO DE PENTECOSTES 5º EPIFANIA 5º PENTECOSTES 6º MANDAMENTO 7 ESTRELAS Abiel ABORTO ABSOLVIÇÃO ACAMPAMENTO AÇÃO DE GRAÇA ACIDENTE ACIR RAYMANN ACONSELHAMENTO ACONSELHAMENTO PASTORAL ACRÓSTICO ADALMIR WACHHOLz ADELAR BORTH ADELAR MUNIEWEG ADEMAR VORPAGEL ADMINISTRAÇÃO ADORAÇÃO ADULTÉRIO ADULTOS ADVENTISTA ADVENTO ADVERSIDADES AGENDA AIDS AILTON J. MULLER AIRTON SCHUNKE AJUDAR ALBERTO DE MATTOS ALCEU PENNING ALCOOLISMO ALEGRIA ALEMÃO ÁLISTER PIEPER ALTAR ALTO ALEGRE AM 8.4-14 AMASIADO AMBIÇÃO AMIGO AMIZADE AMOR André ANDRÉ DOS S. DREHER ANDRÉ L. KLEIN ANIVERSARIANTES ANIVERSÁRIO ANJOS ANO NOVO ANSELMO E. GRAFF ANTHONY HOEKEMA ANTIGO TESTAMENTO ANTINOMISTAS AP 1 AP 2 AP 22 AP 22.12-17 AP 3 APOCALIPSE APOLOGIA APONTAMENTOS APOSTILA ARNILDO MÜNCHOW ARNILDO SCHNEIDER ARNO ELICKER ARNO SCHNEUMANN ARREBATAMENTO ARREPENDIMENTO ARTHUR D. BENEVENUTI ARTIGO ASAS ASCENSÃO ASCLÉPIO ASSEMBLEIA ASTOMIRO ROMAIS AT AT 1 AT 1-10 AT 1.12-26 AT 10.34-43 AT 17.16-34 AT 2.1-21 AT 2.14a 36-47 AT 2.22-32 AT 2.36-41 AT 2.42-47 AT 4.32-37 AT 6.1-9 AT 7.51-60 ATANASIANO ATOS AUDIO AUGSBURGO AUGUSTO KIRCHHEIN AULA AUTO ESTIMA AUTO EXCLUSÃO AUTORIDADE SECULAR AVANÇANDO COM GRATIDÃO AVISOS AZUL E BRANCO BAIXO BATISMO BATISMO INFANTIL BELÉM BEM AVENTURADOS BENÇÃO BENJAMIM JANDT BIBLIA ILUSTRADA BÍBLIA SAGRADA BÍBLICO BINGOS BOAS NOVAS BOAS OBRAS BODAS BONIFÁCIO BOSCO BRASIL BRINCADEIRAS BRUNO A. K. SERVES BRUNO R. VOSS C.A. C.A. AUGSBURGO C.F.W. WALTHER CADASTRO CAIPIRA CALENDÁRIO CAMINHADA CAMPONESES CANÇÃO INFANTIL CANCIONEIRO CANTARES CANTICOS CÂNTICOS CANTICOS DOS CANTICOS CAPELÃO CARGAS CÁRIN FESTER CARLOS CHAPIEWSKI CARLOS W. WINTERLE CARRO CASA PASTORAL CASAL CASAMENTO CASTELO FORTE CATECISMO CATECISMO MENOR CATÓLICO CEIA PASCAL CÉLIO R. DE SOUZA CELSO WOTRICH CÉLULAS TRONCO CENSO CERIMONIAIS CÉU CHÁ CHAMADO CHARADAS CHARLES S. MULLER CHAVE BÍBLICA CHRISTIAN HOFFMANN CHURRASCO CHUVA CIDADANIA CIDADE CIFRA CIFRAS CINZAS CIRCUNCISÃO CL 1.13-20 CL 3.1-11 CLAIRTON DOS SANTOS CLARA CRISTINA J. MAFRA CLARIVIDÊNCIA CLAÚDIO BÜNDCHEN CLAUDIO R. SCHREIBER CLÉCIO L. SCHADECH CLEUDIMAR R. WULFF CLICK CLÍNICA DA ALMA CLOMÉRIO C. JUNIOR CLÓVIS J. PRUNZEL CODIGO DA VINCI COLÉGIO COLETA COLHEITA COLOSSENSES COMEMORAÇÃO COMENTÁRIO COMUNHÃO COMUNICAÇÃO CONCÓRDIA CONFIANÇA CONFIRMACAO CONFIRMAÇÃO CONFIRMANDO CONFISSÃO CONFISSÃO DE FÉ CONFISSÕES CONFLITOS CONGREGAÇÃO CONGRESSO CONHECIMENTO BÍBLICO CONSELHO CONSTRUÇÃO CONTATO CONTRALTO CONTRATO DE CASAMENTO CONVENÇÃO NACIONAL CONVERSÃO CONVITE CONVIVÊNCIA CORAL COREOGRAFIA CORÍNTIOS COROA CORPUS CHRISTI CPT CPTN CREDO CRESCENDO EM CRISTO CRIAÇÃO CRIANÇA CRIANÇAS CRIOULO CRISTÃ CRISTÃOS CRISTIANISMO CRISTIANO J. STEYER CRISTOLOGIA CRONICA CRONOLOGIA CRUCIFIXO CRUZ CRUZADAS CTRE CUIDADO CUJUBIM CULPA CULTO CULTO CRIOULO CULTO CRISTÃO CULTO DOMESTICO CULTO E MÚSICA CULTURA CURSO CURT ALBRECHT CURTAS DALTRO B. KOUTZMANN DALTRO G. TOMM DANIEL DANILO NEUENFELD DARI KNEVITZ DAVI E JÔNATAS DAVI KARNOPP DEBATE DEFICIÊNCIA FÍSICA DELMAR A. KOPSELL DEPARTAMENTO DEPRESSÃO DESENHO DESINSTALAÇÃO DEUS DEUS PAI DEVERES Devoção DEVOCIONÁRIO DIACONIA DIÁLOGO INTERLUTERANO DIARIO DE BORDO DICOTOMIA DIETER J. JAGNOW DILÚVIO DINÂMICAS DIRCEU STRELOW DIRETORIA DISCIPLINA DÍSCIPULOS DISTRITO DIVAGO DIVAGUA DIVÓRCIO DOGMÁTICA DOMINGO DE RAMOS DONS DOUTRINA DR Dr. RODOLFO H. BLANK DROGAS DT 26 DT 6.4-9 EBI EC 9 ECLESIASTES ECLESIÁSTICA ECUMENISMO EDER C. WEHRHOLDT Ederson EDGAR ZÜGE EDISON SELING EDMUND SCHLINK EDSON ELMAR MÜLLER EDSON R. TRESMANN EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CRISTÃ EF 1.16-23 EF 2.4-10 EF 4.1-6 EF 4.16-23 EF 4.29-32 EF 4.30-5.2 EF 5.22-33 EF 5.8-14 EF 6.10-20 ÉFESO ELBERTO MANSKE Eleandro ELEMAR ELIAS R. EIDAM ELIEU RADINS ELIEZE GUDE ELIMINATÓRIAS ELISEU TEICHMANN ELMER FLOR ELMER T. JAGNOW EMÉRITO EMERSON C. IENKE EMOÇÃO EN ENCARNAÇÃO ENCENAÇÃO ENCONTRO ENCONTRO DE CRIANÇA 2014 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2015 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2016 ENCONTRO PAROQUIAL DE FAMILIA ENCONTROCORAL ENFERMO ENGANO ENSAIO ENSINO ENTRADA TRIUNFAL ENVELHECER EPIFANIA ERA INCONCLUSA ERNI KREBS ERNÍ W. SEIBERT ERVINO M. SPITZER ESBOÇO ESCATOLOGIA ESCO ESCOLAS CRISTÃS ESCOLÁSTICA ESCOLINHA ESCOLINHA DOMINICAL ESDRAS ESMIRNA ESPADA DE DOIS GUMES ESPIRITISMO ESPÍRITO SANTO ESPIRITUALIDADE ESPÍSTOLA ESPORTE ESTAÇÃODAFÉ ESTAGIÁRIO ESTAGIÁRIOS ESTATUTOS ESTER ESTER 6-10 ESTRADA estudo ESTUDO BÍBLICO ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO HOMILÉTICO ÉTICA EVANDRO BÜNCHEN EVANGELHO EVANGÉLICO EVANGELISMO EVERSON G. HAAS EVERSON GASS EVERVAL LUCAS EVOLUÇÃO ÊX EX 14 EX 17.1-17 EX 20.1-17 EX 24.3-11 EX 24.8-18 EXALTAREI EXAME EXCLUSÃO EXEGÉTICO EXORTAÇÃO EZ 37.1-14 EZEQUIEL BLUM Fabiano FÁBIO A. NEUMANN FÁBIO REINKE FALECIMENTO FALSIDADE FAMÍLIA FARISEU FELIPE AQUINO FELIPENSES FESTA FESTA DA COLHEITA FICHA FILADÉLFIA FILHO DO HOMEM FILHO PRÓDIGO FILHOS FILIPE FILOSOFIA FINADOS FLÁVIO L. HORLLE FLÁVIO SONNTAG FLOR DA SERRA FLORES Formatura FÓRMULA DE CONCÓRDIA Fotos FOTOS ALTO ALEGRE FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2010 FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇA 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇAS 2013 FOTOS ENCONTRO ESPORTIVO 2012 FOTOS FLOR DA SERRA FOTOS P172 FOTOS P34 FOTOS PARECIS FOTOS PROGRAMA DE NATAL P34 FP 2.5-11 FP 3 FP 4.4-7 FP 4.4-9 FRANCIS HOFIMANN FRASES FREDERICK KEMPER FREUD FRUTOS DO ES GÁLATAS GALILEU GALILEI GATO PRETO GAÚCHA GELSON NERI BOURCKHARDT GENESIS GÊNESIS 32.22-30 GENTIO GEOMAR MARTINS GEORGE KRAUS GERHARD GRASEL GERSON D. BLOCH GERSON L. LINDEN GERSON ZSCHORNACK GILBERTO C. WEBER GILBERTO V. DA SILVA GINCANAS GL 1.1-10 GL 1.11-24 GL 2.15-21 GL 3.10-14 GL 3.23-4.1-7 GL 5.1 GL 5.22-23 GL 6.6-10 GLAYDSON SOUZA FREIRE GLEISSON R. SCHMIDT GN 01 GN 1-50 GN 1.1-2.3 GN 12.1-9 GN 15.1-6 GN 2.18-25 GN 21.1-20 GN 3.14-16 GN 32 GN 45-50 GN 50.15-21 GRAÇA DIVINA GRATIDÃO GREGÓRIO MAGNO GRUPO GUSTAF WINGREN GUSTAVO D. SCHROCK HB 11.1-3; 8-16 HB 12 HB 12.1-8 HB 2.1-13 HB 4.14-16 5.7-9 HC 1.1-3 HC 2.1-4 HÉLIO ALABARSE HERIVELTON REGIANI HERMENÊUTICA HINÁRIO HINO HISTÓRIA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL HISTÓRIA DO NATAL HISTORINHAS BÍBLICAS HL 10 HL 164 HOMILÉTICA HOMOSSEXUALISMO HORA LUTERANA HORST KUCHENBECKER HORST S MUSSKOPF HUMOR IDOSO IECLB IELB IGREJA IGREJA CRISTÃ IGREJAS ILUSTRAÇÃO IMAGEM IN MEMORIAN INAUGURAÇÃO ÍNDIO INFANTIL INFERNO INFORMATIVO INSTALAÇÃO INSTRUÇÃO INTRODUÇÃO A BÍBLIA INVESTIMENTO INVOCAÇÕES IRINEU DE LYON IRMÃO FALTOSO IROMAR SCHREIBER IS 12.2-6 IS 40.1-11 IS 42.14-21 IS 44.6-8 IS 5.1-7 IS 50.4-9 IS 52.13-53-12 IS 53.10-12 IS 58.5-9a IS 61.1-9 IS 61.10-11 IS 63.16 IS 64.1-8 ISACK KISTER BINOW ISAGOGE ISAÍAS ISAQUE IURD IVONELDE S. TEIXEIRA JACK CASCIONE JACSON J. OLLMANN JARBAS HOFFIMANN JEAN P. DE OLIVEIRA JECA JELB JELB DIVAGUA JEOVÁ JESUS JN JO JO 1 JO 10.1-21 JO 11.1-53 JO 14 JO 14.1-14 JO 14.15-21 JO 14.19 JO 15.5 JO 18.1-42 JO 2 JO 20.19-31 JO 20.8 JO 3.1-17 JO 4 JO 4.5-30 JO 5.19-47 JO 6 JO 6.1-15 JO 6.51-58 JO 7.37-39 JO 9.1-41 JOÃO JOÃO 20.19-31 JOÃO C. SCHMIDT JOÃO C. TOMM JOÃO N. FAZIONI JOEL RENATO SCHACHT JOÊNIO JOSÉ HUWER JOGOS DE AZAR JOGRAL JOHN WILCH JONAS JONAS N. GLIENKE JONAS VERGARA JOSE A. DALCERO JOSÉ ACÁCIO SANTANA JOSE CARLOS P. DOS SANTOS JOSÉ ERALDO SCHULZ JOSÉ H. DE A. MIRANDA JOSÉ I.F. DA SILVA JOSUÉ ROHLOFF JOVENS JR JR 28.5-9 JR 3 JR 31.1-6 JUAREZ BORCARTE JUDAS JUDAS ISCARIOTES JUDAS TADEU JUMENTINHO JUSTIFICAÇÃO JUVENTUDE KARL BARTH KEN SCHURB KRETZMANN LAERTE KOHLS LAODICÉIA LAR LC 12.32-40 LC 15.1-10 LC 15.11-32 LC 16.1-15 LC 17.1-10 LC 17.11-19 LC 19 LC 19.28-40 LC 2.1-14 LC 23.26-43 LC 24 LC 24.13-35 LC 3.1-14 LC 5 LC 6.32-36 LC 7 LC 7.1-10 LC 7.11-16 LC 7.11-17 LC 9.51-62 LEANDRO D. HÜBNER LEANDRO HUBNER LEI LEIGO LEIGOS LEITORES LEITURA LEITURAS LEMA LENSKI LEOCIR D. DALMANN LEONARDO RAASCH LEOPOLDO HEIMANN LEPROSOS LETRA LEUPOLD LIBERDADE CRISTÃ LIDER LIDERANÇA LILIAN LINDOLFO PIEPER LINK LITANIA LITURGIA LITURGIA DE ADVENTO LITURGIA DE ASCENSÃO LITURGIA DE CONFIRMAÇÃO LITURGIA EPIFANIA LITURGIA PPS LIVRO LLLB LÓIDE LOUVAI AO SENHOR LOUVOR LUCAS ALBRECHT LUCIFER LUCIMAR VELMER LUCINÉIA MANSKE LUGAR LUÍS CLAUDIO V. DA SILVA LUIS SCHELP LUISIVAN STRELOW LUIZ A. DOS SANTOS LUTERANISMO LUTERO LUTO MAÇONARIA MÃE MAMÃE MANDAMENTOS MANUAL MARCÃO MARCELO WITT MARCIO C. PATZER MARCIO LOOSE MARCIO SCHUMACKER MARCO A. CLEMENTE MARCOS J. FESTER MARCOS WEIDE MARIA J. RESENDE MÁRIO SONNTAG MÁRLON ANTUNES MARLUS SELING MARTIM BREHM MARTIN C. WARTH MARTIN H. FRANZMANN MARTINHO LUTERO MARTINHO SONTAG MÁRTIR MATERNIDADE MATEUS MATEUS KLEIN MATEUS L. LANGE MATRIMÔNIO MAURO S. HOFFMANN MC 1.1-8 MC 1.21-28 MC 1.4-11 MC 10.-16 MC 10.32-45 MC 11.1-11 MC 13.33-37 MC 4 MC 4.1-9 MC 6.14-29 MC 7.31-37 MC 9.2-9 MEDICAMENTOS MÉDICO MELODIA MEMBROS MEME MENSAGEIRO MENSAGEM MESSIAS MÍDIA MILAGRE MINISTÉRIO MINISTÉRIO FEMENINO MIQUÉIAS MIQUÉIAS ELLER MIRIAM SANTOS MIRIM MISSÃO MISTICISMO ML 3.14-18 ML 3.3 ML NEWS MODELO MÔNICA BÜRKE VAZ MORDOMIA MÓRMOM MORTE MOVIMENTOS MT 10.34-42 MT 11.25-30 MT 17.1-9 MT 18.21-45 MT 21.1-11 MT 28.1-10 MT 3 MT 4.1-11 MT 5 MT 5.1-12 MT 5.13-20 MT 5.20-37 MT 5.21-43 MT 5.27-32 MT 9.35-10.8 MULHER MULTIRÃO MUSESCORE MÚSICA MÚSICAS NAAÇÃO L. DA SILVA NAMORADO NAMORO NÃO ESQUECER NASCEU JESUS NATAL NATALINO PIEPER NATANAEL NAZARENO DEGEN NEEMIAS NEIDE F. HÜBNER NELSON LAUTERT NÉRISON VORPAGEL NILO FIGUR NIVALDO SCHNEIDER NM 21.4-9 NOITE FELIZ NOIVADO NORBERTO HEINE NOTÍCIAS NOVA ERA NOVO HORIZONTE NOVO TESTAMENTO O HOMEM OFERTA OFÍCIOS DAS CHAVES ONIPOTENCIA DIVINA ORAÇÃO ORAÇAODASEMANA ORATÓRIA ORDENAÇAO ORIENTAÇÕES ORLANDO N. OTT OSÉIAS EBERHARD OSMAR SCHNEIDER OTÁVIO SCHLENDER P172 P26 P30 P34 P36 P40 P42.1 P42.2 P70 P95 PADRINHOS PAI PAI NOSSO PAIS PAIXÃO DE CRISTO PALAVRA PALAVRA DE DEUS PALESTRA PAPAI NOEL PARA PARA BOLETIM PARÁBOLAS PARAMENTOS PARAPSICOLOGIA PARECIS PAROQUIAL PAROUSIA PARTICIPAÇÃO PARTITURA PARTITURAS PÁSCOA PASTOR PASTORAL PATERNIDADE PATMOS PAUL TORNIER PAULO PAULO F. BRUM PAULO FLOR PAULO M. NERBAS PAULO PIETZSCH PAZ Pe. ANTONIO VIEIRA PEÇA DE NATAL PECADO PEDAL PEDRA FUNDAMENTAL PEDRO PEM PENA DE MORTE PENEIRAS PENTECOSTAIS PENTECOSTES PERDÃO PÉRGAMO PIADA PIB PINTURA POEMA POESIA PÓS MODERNIDADE Pr BRUNO SERVES Pr. BRUNO AK SERVES PRÁTICA DA IGREJA PREEXISTÊNCIA PREGAÇÃO PRESÉPIO PRIMITIVA PROCURA PROFECIAS PROFESSORES PROFETA PROFISSÃO DE FÉ PROGRAMAÇÃO PROJETO PROMESSA PROVA PROVAÇÃO PROVÉRBIOS PRÓXIMO PSICOLOGIA PV 22.6 PV 23.22 PV 25 PV 31.28-30 PV 9.1-6 QUARESMA QUESTIONAMENTOS QUESTIONÁRIO QUESTIONÁRIO PLANILHA QUESTIONÁRIO TEXTO QUINTA-FEIRA SANTA QUIZ RÁDIO RADIOCPT RAFAEL E. ZIMMERMANN RAUL BLUM RAYMOND F. SURBURG RECEITA RECENSÃO RECEPÇÃO REDENÇÃO REENCARNAÇÃO REFLEXÃO REFORMA REGIMENTO REGINALDO VELOSO JACOB REI REINALDO LÜDKE RELACIONAMENTO RELIGIÃO RENATO L. REGAUER RESSURREIÇÃO RESTAURAR RETIRO RETÓRICA REUNIÃO RICARDO RIETH RIOS RITO DE CONFIRMAÇÃO RITUAIS LITURGICOS RM 12.1-18 RM 12.1-2 RM 12.12 RM 14.1-12 RM 3.19-28 RM 4 RM 4.1-8 RM 4.13-17 RM 5 RM 5.1-8 RM 5.12-21 RM 5.8 RM 6.1-11 RM 7.1-13 RM 7.14-25a RM 8.1-11 RM 8.14-17 ROBERTO SCHULTZ RODRIGO BENDER ROGÉRIO T. BEHLING ROMANOS ROMEU MULLER ROMEU WRASSE ROMUALDO H. WRASSE Rômulo ROMULO SANTOS SOUZA RONDÔNIA ROSEMARIE K. LANGE ROY STEMMAN RT 1.1-19a RUDI ZIMMER SABATISMO SABEDORIA SACERDÓCIO UNIVERSAL SACERDOTE SACOLINHAS SACRAMENTOS SADUCEUS SALMO SALMO 72 SALMO 80 SALMO 85 SALOMÃO SALVAÇÃO SAMARIA Samuel F SAMUEL VERDIN SANTA CEIA SANTIFICAÇÃO SANTÍSSIMA TRINDADE SÃO LUIS SARDES SATANÁS SAUDADE SAYMON GONÇALVES SEITAS SEMANA SANTA SEMINÁRIO SENHOR SEPULTAMENTO SERMÃO SERPENTE SERVAS SEXTA FEIRA SANTA SIDNEY SAIBEL SILVAIR LITZKOW SILVIO F. S. FILHO SIMBOLISMO SÍMBOLOS SINGULARES SISTEMÁTICA SL 101 SL 103.1-12 SL 107.1-9 SL 116.12-19 SL 118 SL 118.19-29 SL 119.153-160 SL 121 SL 128 SL 142 SL 145.1-14 SL 146 SL 15 SL 16 SL 19 SL 2.6-12 SL 22.1-24 SL 23 SL 30 SL 30.1-12 SL 34.1-8 SL 50 SL 80 SL 85 SL 90.9-12 SL 91 SL 95.1-9 SL11.1-9 SONHOS SOPRANO Sorriso STAATAS STILLE NACHT SUMO SACERDOTE SUPERTIÇÕES T6 TEATRO TEMA TEMPLO TEMPLO TEATRO E MERCADO TEMPO TENOR TENTAÇÃO TEOLOGIA TERCEIRA IDADE TESES TESSALÔNICA TESTE BÍBLICO TESTE DE EFICIÊNCIA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ Texto Bíblico TG 1.12 TG 2.1-17 TG 3.1-12 TG 3.16-4.6 TIAGO TIATIRA TIMÓTEO TODAS POSTAGENS TRABALHO TRABALHO RURAL TRANSFERENCIA TRANSFIGURAÇÃO TRICOTOMIA TRIENAL TRINDADE TRÍPLICE TRISTEZA TRIUNFAL Truco Turma ÚLTIMO DOMINGO DA IGREJA UNIÃO UNIÃO ESTÁVEL UNIDADE UNIDOS PELO AMOR DE DEUS VALDIR L. JUNIOR VALFREDO REINHOLZ VANDER C. MENDOÇA VANDERLEI DISCHER VELA VELHICE VERSÍCULO VERSÍCULOS VIA DOLOROSA VICEDOM VÍCIO VIDA VIDA CRISTÃ VIDENTE VIDEO VIDEOS VÍDEOS VILS VILSON REGINA VILSON SCHOLZ VILSON WELMER VIRADA VISITA VOCAÇÃO VOLMIR FORSTER VOLNEI SCHWARTZHAUPT VOLTA DE CRISTO WALDEMAR REIMAN WALDUINO P.L. JUNIOR WALDYR HOFFMANN WALTER L. CALLISON WALTER O. STEYER WALTER T. R. JUNIOR WENDELL N. SERING WERNER ELERT WYLMAR KLIPPEL ZC ZC 11.10-14 ZC 9.9-12