CRIANÇAS DE 4 a 6 ANOS
A MENTE DA CRIANÇA
· Indagadora - Responda de modo simples e verdadeiro
· Não tem saída de tempo e distância - Fale “há muito tempo”, “muito longe”
· Imitadora - Seja um bom exemplo
· Agem baseados na sugestão - Sugira, não ordene
· Tempo/atenção: 5 a 10 minutos - Histórias simples, breves, claras.
O RELACIONAMENTO DA CRIANÇA
· Individualista - Ensine-a a repartir
· Diz “não” com freqüência - Ensine a obediência
· Esperam pela aprovação dos mais velhos. - Elogie-a por fazer o que é certo, discipline-a quando errada.
AS EMOÇÕES DA CRIANÇA
· É instável: chora e ri facilmente - Tenha um ambiente silencioso; controle suas emoções
· Invejosa - Evite demonstrar favoritismo
· É bondosa - Ensine o amor ao próximo.
A FÉ DA CRIANÇA
· Pensa em Deus de modo pessoal - Jesus é real - Leve-a a ter um contato pessoal com Deus
· Acredita naquilo que lhe é dito - Seja sincero, verdadeiro, ensine que Deus é verdade
· Perguntam sobre a morte - Responda com simplicidade.
ATIVIDADES
· Histórias: simples e breves - resumo da história em tópicos
· Material visual: figuras grandes e coloridas
· Desenhos para colorir: figuras grandes, poucos detalhes - bem delineada.
· Flanelógrafo
· Versículos para decorar: devem ser pequenos e significativos
· Cânticos: gostam de cantar e fazer gestos.
CRIANÇAS DE 7 A 9 ANOS
A MENTE DA CRIANÇA
· Está aprendendo a ler e escrever - Estimule a ler as lições (em casa)
Dê oportunidades de copiar versículos
· Tem boa memória. - Anime-a a decorar versículos, etc.
Cuidado: Cumpra as promessas
· Tem mente literal, exata, rigorosa - Ao usar simbolismo, explique
· Tempo/atenção = 5 a 15 minutos - Aproveite bem este tempo.
O RELACIONAMENTO DA CRIANÇA
· Deseja ser adulta - Evite chamá-la “pequeno”, etc.
· Aprecia autoridade firme - Exerça autoridade, mas não esqueça de ser compreensivo.
· Tendências a ser egoísta - Ensine-a a pensar nos outros
· Cooperadora - Quando possível, lhe dê atividades
· Comunicativa - Dê oportunidades para que ela fale quando lhe convém.
AS EMOÇÕES DA CRIANÇA
· Anima-se facilmente - Mantenha um certo controle
· Detestam ordens e exigências - Eduque-a para a obediência usando a sugestão
· Impaciente; tem que ser AGORA - Encoraja-a a esperar; atende-a quando convier.
· Tem medo. - Ensine-a a confiar em Jesus.
A FÉ DA CRIANÇA
· Tem fé na oração - Crê com ela e ensine-a a orar. Você pode usar orações “prontas”.
· Gosta da Escola Dominical - Não canse de repetir que Jesus nos quer em e gosta de ir aos cultos. sua casa.
· Começam a perceber o sobrenatural. - Dê ênfase às maravilhas de Deus e aos milagres de Jesus.
ATIVIDADES
· Histórias: breves, mas já podem ser mais detalhadas.
· Bíblia: incentivar a leitura, decorar versículos.
· Gostam de realizar trabalhos artísticos que envolvem a lição do dia.
CRIANÇAS DE 10 A 12 ANOS
A MENTE DA CRIANÇA
· É viva - Deixe-a expressar sua idéias; promova diálogos e debates
· Idade de ouro da memória - Encoraje e insista na memorização de versículos, orações, datas, nomes, etc.
· Gosta de ler - Indique bons livros
· Indagadora - Atenção: é preciso estar preparado para perguntas minuciosas.
· Está formando hábitos - Ajude-a a criar bons hábitos: devoção particular, leitura bíblica, etc.
· Tempo/atenção: 10 a 20 minutos
RELACIONAMENTO DA CRIANÇA
· Gosta de grupos - Procure desenvolver o espírito de união e cooperação.
· Rebela-se contra autoridades - Seja um guia, não um ditador.
AS EMOÇÕES DA CRIANÇA
· Explode facilmente - Mais do que nunca é preciso saber usar autoridade com habilidade.
· Competitiva - Gincana bíblica e cultural
· Não gosta de manifestação externa de afeto - Em vez disso, demonstre por ela o seu respeito.
· Quase não tem medo (acha-se um super-herói). - Fale-lhe a respeito do temor de Deus.
A FÉ DA CRIANÇA
· Reconhece o pecado como pecado - Fale do perdão de Cristo
· Fé simples, sincera e firme - Fortaleça-a pela Palavra de Deus
· Compreende o simbolismo - Use-o, explicando seu significado
· Precisa ser encorajada em sua devoção particular - Providencie material devocional
· Encaminha-se para um fé - Encoraje-a a viver uma vida compreendida através da prática consagrada; a vida de Jesus é o padrão.
· Período decisivo da vida - Precisa ver convicção e ação no professor.
ATIVIDADES
· Histórias: devem ser ricas em conteúdo, seguindo uma seqüência bem ordenada dos acontecimentos. Ressalte os heróis das histórias, pois eles serão exemplos para a criança.
· Bíblia: ensine o manuseio da bíblia; decorar versículos.
· Debate, diálogo: deixe que a criança discuta os problemas da lição; interfira para dar a posição correta.
· Competição: gincanas bíblicas, perguntas e respostas...
O PROFESSOR DE ESCOLA DOMINICAL
A primeira grande bênção será sua:
A o preparar as lições, estudando a Palavra de Deus, você colherá os primeiros frutos. E então você transmitirá aos pequenos, a Palavra que lhe agradou e alegra o coração.
Qualidades do Professor: At 6.3-5; I Tm 3.2-4; II Tm 2.15; Tt 1.7-9.
· Pessoa de fé
· Cheio do Espírito Santo
· Boas qualidades morais
· Maneja bem a Palavra de Deus
· Apta para ensinar.
Ser professor de Escola Dominical é um alto privilégio:
Que privilégio. Instruir os filhos de Deus. Não estamos simplesmente formando seu caráter, mas ensinando-lhes a Palavra da Vida, para a Vida Eterna.
Jamais devemos pensar que estamos fazendo um favor ao pastor, a congregação ou aos pais. Não. Estamos servindo a Jesus. Por isso toda a nossa aparência, nosso falar, por mais pesado e difícil que seja as vezes o lecionar, deve irradiar a alegria de quem está servindo a Jesus.
O que se requer do Professor:
Para o bom desenvolvimento do seu ministério, se requer do professor esforço e zelo, cordialidade, contentamento, humildade, paciência, mansidão, pontualidade, decisão e ordem.
O professor deve detestar orgulho, egoísmo, desconfiança, pré-julgamentos e manias de indisposição.
Os alunos devem ter no professor um amparo, refúgio, conselheiro. Alguém que lhes dê confiança.
IMPORTANTE: Não perder a alegria e espontaneidade no trabalho.
PROFESSOR:
Você é uma pessoa escolhida por Deus, e isto é maravilhoso, portanto, ore para que Deus o use realmente como um instrumento em Suas mãos. Ore pelo preparo das lições, pelas crianças e seus lares e por você mesmo e a sua vida espiritual. Concientize-se da sua dependência da oração, do Espírito Santo e da Palavra de Deus.
O professor precisa ter a experiência e a certeza da salvação na sua vida, e além disso amor e preocupação com a alma da criança. Falar com naturalidade, simples e claramente sobre Jesus, a salvação e o Seu grande amor por nós, também é importante para a criança. Ela percebe se o professor tem realmente em Jesus, o seu melhor amigo.
A criança respeita um professor que tomar cuidado com a sua aparência. É tarefa do professor também ensinar a modéstia. Não se use enfeites ou roupas que chamam muito a atenção e distraem a criança.
O rosto do professor deve irradiar a alegria e o amor de Cristo. Através das suas expressões faciais você cativa ou não o interesse do aluno. Mostre-se sempre entusiasmado pelo que está ensinando e deixe que a criança perceba o amor que você tem pelo trabalho.
A criança é por natureza imitadora. Ela fará o que o professor fizer. Portanto muito cuidado, você deve agir conforme aquilo que ensina. Por isso, uma total consagração ao Senhor possibilitará o Caminho tanto no falar como no exemplo.
Fique atento quanto ao desânimo. Esta é uma das mais fortes armas de Satanás. Avance sempre na força do Senhor.
PREPARAÇÃO DA MENSAGEM BÍBLICA
INTRODUÇÃO
Quando a gente olha, reparando bem, descobre detalhes. A gente percebe, realmente, aquilo que está olhando.
Além de perceber os detalhes, olhando com atenção a gente também descobre o sentido do texto.
O problema é que a gente está acostumado a olhar mais que observar. Mas isso é só questão de treino, de costume.
Portanto, olhando com atenção, se pode descobrir coisas novas. Vamos tentar analisar o que observamos, vamos tentar achar o sentido das coisas que descobrimos no texto.
- Por que este texto foi escrito?
- Que quis dizer com este quadro?
Agora sabemos que , além de observar, é preciso compreender.
É preciso tentar achar a mensagem daquilo que lemos.
A mensagem bíblica, geralmente apresentada sob a forma de história é o centro de toda aula. Todas as outras partes giram em torno da história e muitas vezes tem a função de despertar o interesse dos alunos. Por isso, é importante que o professor observe alguns passos na preparação da mensagem.
1. Oração.
2. Prepare cada lição com estudo e ânimo renovado.
3. O próximo passo é ler o texto na própria Bíblia.
4. Estude a lição até que ela tome a forma da linguagem familiar, para que você possa contá-la naturalmente.
5. Ache uma ordem natural para os vários passos da história.
6. Pense em todas as maneiras e recursos (material) disponíveis para tornar a lição clara e atrativa.
7. Estabeleça os pontos que podem ser aplicados na vida da criança.
Lembre que é melhor saber profundamente poucas coisas do que saber muitas superficialmente.
O assunto principal - ao contar a história, cuide para não se perder nos detalhes, confundindo o aluno e perdendo a linha principal, o assunto ou mensagem central.
Por exemplo: ao se contar a história de Moisés ou outros personagens, poderá acontecer que se ressalte sua vida como um super-herói, enquanto que ao certo deve-se ressaltar sua fé. Deve-se falar de como fica triste quando peca, como busca perdão e se apega à Palavra de Deus. Todas as histórias do AT e NT tem a finalidade de nos levar ao arrependimento e nos fortalecer a fé.
A aplicação - não se conta uma história apenas para que o aluno a conheça. Além de conhecer a história, o aluno deve principalmente guardar em seu coração a mensagem da história.
A aplicação pode ser feita durante a história. Às vezes, é melhor fazer a aplicação no final, resumindo a mensagem e apresentando um versículo ou uma doutrina do Catecismo. Mas cuidado. Não estrague a história com aplicações muito duradouras; a história fala por si mesma. O Espírito Santo trabalhará no coração da criança e em muitas situações da sua vida ela poderá tirar muitas lições de uma história.
OBSERVAÇÃO: Uma história pode conter vários ensinos. Mas quando a contamos, queremos ressaltar um dos seus ensinos, e isto com clareza e precisão.
O PLANO DE AULA
Professor, ao preparar a lição observe os itens a seguir:
1. Ore.
2. Estude:
· Separe uma hora no começo da semana para início do preparo.
· Prepare a lição novamente, mesmo que já seja conhecida.
· Leia a passagem bíblica por três vezes consecutivas.
1ª leitura: para obter uma idéia geral do texto.
2ª leitura: para compreender e conhecer melhor os personagens, seus motivos, idéias, desejos, etc.
3ª leitura: para tirar as lições espirituais que a passagem contém.
· Ensaie em voz alta e com material visual. Não decore a lição. Tome nota dos lugares difíceis onde é fácil perder o fio da história. Treine. Você mesmo verá os resultados.
· Permita que o Senhor fale ao seu coração. Se a lição for preciosa para você, falará ao coração de seus alunos.
Lembre-se que uma parte na responsabilidade da educação cristã das crianças é nossa. Falharemos?
PLANO DE AULA
1. Objetivo (ligado à história)
2. Acomodação, Chamada.
3. Adoração: Oração, Cânticos.
4. Mensagem:
- Passagem bíblica
- Desenvolvimento.
5. Versículo, Cânticos, Ofertas.
6. Atividade
7. Encerramento: Cânticos, Oração.
8. Recursos Usados.
CRONOGRAMA | |||||
2 5 min | 3 15 min | 4 15 min | 5 5 min | 6 15 min | 7 5 min |
MENSAGEM
“Eu gosto daquilo que faço.
Se eu não gostar, ninguém mais gostará.
No meu trabalho coloco toda a minha vontade, a minha força, o meu interesse e minha criatividade.
Eu sinto prazer em colaborar sempre com os outros.
Engajo-me no trabalho e procuro tornar mais feliz aqueles que me rodeiam.
Olhando as crianças e os jovens que me cercam.
Sinto-me um pouco em cada um.
Eles representam a minha fé e a minha esperança.
Eu ajudo a crescer.
Sinto a mim mesmo.
Por onde passo deixo uma lembrança e colho tantas alegrias.
Eu não espero pelos outros ...
Eu faço com os outros ...
Pondo amor naquilo que faço, sinto a indizível alegria de viver.
Dou e recebo. Compreendo e sou compreendido.
E nessa doação dou mais sentido à minha vida.
Assim os meus momentos não se esvaziam”.
MÚSICAS INFANTIS
1. Na armadura de meu Deus
O inimigo vou vencer
Com a Bíblia e pela fé
Vou permanecer
Firme sim, firme sim
Firme vou ficar (2x)
2. Por dentro, por fora
No alto, no baixo
Sempre sou feliz (2x)
Aqui Jesus entrou entrou
Meu coração limpou
Por dentro, por fora
No alto, no baixo
Sempre sou feliz.
3. Mesmo que eu não marche na infantaria
Nem na cavalaria,
Nem na artilharia vá (Pou! Pou!)
Nem aviador seja eu aqui
Soldado de Cristo eu sou
Soldado de Jesus(2x)
4. Quando o mal me mancha o coração
Meu Jesus o faz qual algodão
Faz mais branco que algodão
Sim, que o algodão
E se o mal vier eu digo: Não! Não! Não!
Quando o mal me tenta o coração
Como a lã Jesus o faz
Seu perdão o mal desfaz
Cristo entrou com a paz
Pra habitar meu coração
5. A Deus eu canto, canto (2x
Sim a Deus eu canto, canto com amor
Para o Salvador
A Deus eu oro...
A Deus eu louvo...
6. A formiguinha corta a folha e carrega
Quando uma deixa a outra pega (2x)
Oh! que mistério glorioso uma formiguinha ensinando o preguiçoso (2x)
Deus não quer preguiçoso em sua obra (2x)
Oh! formiguinha vou a Deu agradecer
Pela lição que aprendi de você.
7. Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Romanos, I Coríntios, II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I Tessalonicenses, II Tessalonicenses, I Timóteo, II. Timóteo, Tito, Filemon, Hebreus, Tiago, I Pedro, II Pedro, I João, II João, III João, Judas, Apocalipse de João.
8. Meu melhor amigo
É Jesus, mais ninguém
E contigo também
9. Um certo pastorzinho
Que se chamou Davi
Era tão pequenino
Não confiava em si
Até que certo dia
Sempre temente a Deus
Foi enfrentar um dia
O herói dos filisteus
E uma pedrinha pôs na funda então
Girou, girou
Mais uma vez
Mais outra vez
Girou, girou, girou
E a pedra voou e o alvo acertou
e o gigante veio ao chão
10. Dois peixinhos e cinco pães
Um menino deu para Jesus
E Jesus abençoou e tudo se multiplicou
E a multidão comeu, comeu
E ainda sobrou
11. Eu sei que Cristo me amou
Eu sei, por isso sou Feliz
Eu sei, Eu sei, Eu sei
A Bíblia assim o diz.
12. Estou alegre! - Porque estás alegre?
Estou alegre! - Conta-me porque!
Estou alegre! - Porque estás alegre? Isto eu quero já saber!
Vou contar-lhe! - Podes contar-me, a razão de estar alegre assim, la, la, la, la, la. Jesus Cristo me salvou, e também me transformou, por isso eu alegre estou.
13. Era uma vez uma sementinha
Escondida no chão
Ela dormia um sono profundo e longo
Um dia a sementinha
Mexeu, mexeu, mexeu, e acordou!
A chuva caia, o sol brilhava
e a sementinha cresceu, cresceu, cresceu, subiu para o alto.
Eu vou crescer, crescer, crescer,
E quando eu estiver, deste tamanho assim,
Eu quero trabalhar pra meu Jesus sem fim
Tra, lá, lá, lá, tra, lá, lá, lá.
E quando eu estiver, deste tamanho assim,
Eu quero trabalhar para meu Jesus sem fim!
14. Deus é bom pra mim (2x)
Feliz estou, cantando vou:
Deus é bom para mim,
Deus é bom pra mim (2x)
Segredo estou, com Ele vou
Deus é bom pra mim.
15. Batei (pa,pa,pa)
Batei palmas (pa,pa,pa) hei!
-Todos os povos, celebrai a Deus
Com vozes de alegria
Batei (pa,pa,pa)
Batei palmas (pa,pa,pa) hei!
Pois o Senhor é o Deus Altíssimo e Rei de toda terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário