3º ARTIGO
QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
O Espírito Santo é Verdadeiro Deus junto com o Pai e o Filho (TRINDADE).
No 1º Artigo nós estudamos a respeito da criação do mundo, no 2º Artigo estudamos sobre a salvação de toda a humanidade através de Jesus Cristo. Hoje, nos chegamos a terceira parte dos nossos estudos. Neste estudo queremos conhecer e aprender mais sobre o Espírito Santo e a sua obra.
ESPÍRITO SANTO O SANTIFICADOR
“Creio no Espírito Santo, na santa Igreja Cristã – a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, e na vida eterna. Amém.
QUE SIGNIFICA ISTO?
Creio que por minha própria razão ou força não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem vir a ele. Mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé. Assim também chama, congrega, ilumina e santifica toda a cristandade na terra, e em Jesus Cristo a conserva na verdadeira e única fé. Nesta cristandade perdoa a mim e a todos os crentes diária e abundantemente todos os pecados, e no dia derradeiro me ressuscitará a mim e a todos os mortos, e me dará a mim e a todos os crentes em Cristo a vida eterna. Isto é certamente verdade.
O Espírito Santo é quem cria a fé em nossos corações. Fé é acreditar naquilo que não se vê. “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” Hebreus 11.1.
A fé que o E. S. cria em nossos corações é a certeza da Salvação em Cristo Jesus. Esta fé nos impulsiona a amarmos a Deus e ao nosso próximo.
Esta fé é criada pelo E. S. no dia do nosso Batismo (crianças, e nos adultos através do ouvir da Palavra de Deus). “Uma vez na fé sempre na fé”?(Calvino). Se não nos alimentarmos nós ficaremos fracos e morreremos, da mesma forma se não alimentarmos a nossa fé ela enfraquecerá até morrer.
Como podemos alimentar a nossa fé? Através da Palavra e da Santa Ceia podemos fortalecer a nossa fé (Estudo Bíblicos, Devoções e Leituras). “A fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo” Romanos 10.17.
O Espírito Santo usa estes meios para criar e para fortalecer a nossa fé. O contato com a Palavra e com a Santa Ceia ajuda a preservar a nossa fé.
QUAL A NOSSA PARTICIPAÇÃO NA OBRA REDENTORA DE CRISTO?
“Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos” Ef 2.1.
“Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós” Ef 2.8-10.
Tanto Justificação como Santificação são obras do Espírito Santo. Porém, enquanto que na Justificação o homem não pode cooperar, na Santificação o homem pode.
A Santificação é o resultado da Justificação na vida do cristão! Se somos Justificados pela fé, viveremos uma vida Santificada.
SANTIFICAÇÃO
O que é vida de Santificação?
Vida de Santificação é ser discípulo, é seguir os passos do mestre. É agir com bondade, fidelidade, amor a Deus e amor ao próximo. É a prática das boas obras.
Tudo que eu faço de bom neste mundo, é manifestação do novo homem em mim, porque o novo homem é a pura imagem de Deus. “E se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente” Cl 3.10.
INTRODUÇÃO:
Lutero diz que: “Santificação é uma transformação interna, é um ato medicinal de Deus em mim”. Deus me renova e eu vivo vida nova por meio dele.
O cristão terá sempre o seu velho homem até a morte. Por isso ensinar a perfeição aqui na terra é uma ofensa à obra de Cristo. O homem não poderá chegar a perfeição aqui na terra porque ainda convive com o Velho Homem.
Na busca pela vida santificada, o Novo Homem está em constante luta contra o Velho Homem. “Porque o que a nossa natureza quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer” Gálatas 5.17. (O Homem é ao mesmo tempo Justo e Pecador. Lutero).
A palavra “Santificação” é usada para descrever a vida do verdadeiro cristão. Sabemos que ninguém se salva por meio de obras, mas apenas pela graça de Deus em Cristo. “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus” Efésios 2.8.
Também sabemos que o Espírito Santo, além de operar a fé, opera também na santificação. É o Espírito Santo que nos capacita a vivermos uma vida agradável diante de Deus. Isso acontece progressivamente, quando nos submetemos ao Espírito Santo e obedecemos a sua Palavra.
A Santificação começa no coração. A partir do momento que a pessoa tem a fé verdadeira, ela procura viver uma vida decente, busca constantemente o alimento espiritual, pratica as boas obras e isto de forma espontânea, não forçada.
Por natureza o ser humano é inimigo de Deus. “Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido espiritualmente”1Co 2.14. Mas pela fé ele aprecia e aceita as bênçãos da graça de Deus. Criam-se assim em seu coração, gratidão e amor a Deus. “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”1 João 4.19.
Vida de amor e gratidão: esta é a atitude do verdadeiro cristão. Esta é a atitude de todo aquele que pela fé recebe o Filho de Deus como seu Salvador, está convencido que é pecador, confia em Cristo para o perdão e quer com a ajuda de Deus E. S. corrigir a sua vida.
Uma vez convertidos, temos uma posição de destaque diante de Deus (por causa de Cristo). Isto porque o sangue de Cristo foi derramado na cruz para a nossa salvação. Assim começa uma nova vida de Santificação. Primeiro somos considerados salvos pela fé, em seguida damos frutos em resposta ao imenso amor de Deus.
Portanto, como a nossa Santificação é a vontade de Deus, precisamos desejá-la e buscá-la intensamente, para então nos tornarmos verdadeiros discípulos. “Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação”. 1 Tessalonicenses 4.3.
“Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele. Esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada” João 15.5.
A ABSOLUTA SANTIDADE DE DEUS:
Deus diz a seu povo: “Santos sereis porque eu, o Senhor vosso Deus sou Santo” Levítico 19.2. Assim como Deus é Santo, assim Ele quer que nós também sejamos santos. “Sejam perfeitos em amor, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu” Mateus 5.48. Para entendermos então como Deus nos quer, precisamos conhecê-lo. Entre todos os atributos de Deus, (justiça, amor, graça, onipotência, eternidade), também está o atributo da santidade.
O que nos vem a mente quando falamos “em ser santo”? A santidade de Deus denota sua majestade e glória como exaltada acima de todas as coisas criadas. “Não há outro deus como tu, ó Senhor! Quem é santo e majestoso como tu? Quem pode fazer os milagres e as maravilhas que fazes? Êxodo 15.11.
A santidade de Deus também denota sua oposição (ódio, aversão), a todo tipo de iniqüidade e pecado. Deus não aceita o pecado pois este não combina com Deus de maneira alguma. Assim, os nossos pecados foram pregados com Cristo na cruz.
“No entanto, era o nosso sofrimento que ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando. E nós pensávamos que era por causa das suas próprias culpas que Deus o estava castigando, que Deus o estava maltratando e ferindo.
Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.
Todos nós éramos como ovelhas que se haviam perdido; cada um de nós seguia o seu próprio caminho. Mas o SENHOR castigou o seu servo; fez com que ele sofresse o castigo que nós merecíamos. Ele foi maltratado, mas agüentou tudo humildemente e não disse uma só palavra. Ficou calado como um cordeiro que vai ser morto, como uma ovelha quando cortam a sua lã”. Isaías 53.4-7
Lavados no sangue de Cristo, nós agora estamos limpos – Santos para Ele.
Tudo em Deus é absoluto e perfeito e nele não pode existir nenhuma sombra de mudança. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de dúvida” Tiago 1.17.
Porém, no ser humano tudo isso é relativo. Nossa santidade não é perfeita, mas a partir do momento em que vivemos em comunhão com Deus através dos meios (Palavra e Sacramentos) que Ele nos dá, a nossa fé brilhará e a nossa Vida Santificada crescerá.
A medida em que aperfeiçoamos a nossa santidade no temor do Senhor, estaremos crescendo na nossa vida espiritual. “Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” 2 Coríntios 7.1.
A SANTIDADE DO HOMEM CRISTÃO:
A Santificação começa no coração do homem, pela ação do Espírito Santo, o qual muda a sua atitude para com Deus e lhe dá a Nova Natureza. Essa mudança atinge as coisas terrenas com o novo padrão de princípios. Surge o ódio e a luta contra o pecado ao invés de amor às coisas do mundo. “Ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas” Mateus 6.33.
Se isso acontece no coração, é claro que tudo também se manifesta na vida, “porque a boca fala do que está cheio o coração” Lucas 6.45. O verdadeiro cristão não só rejeita o pecado, mas faz o bem, realiza boas obras. Tudo como produto da relação direta da comunhão com o Santo Deus. “Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la” Salmos 34.14.
Lutero diz: “Assim, a fé é uma obra divina em nós que nos muda e regenera da parte de Deus, e mata o velho homem...”. (F.C. pág.941).
Enquanto vivemos nesta vida, teremos que lutar contra o Velho Homem que sempre luta contra o Novo Homem; “Porque o que a nossa natureza quer é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana quer” Gálatas 5.17. Quanto mais lutamos para evitar o pecado, mais crescemos na nossa vida de Santificação.
Resumindo podemos afirmar:
– A Santificação é da vontade de Deus, portanto devemos buscá-la cada vez mais em nossa vida, agindo como verdadeiros discípulos do Senhor Jesus.
– A fé e a certeza da Salvação não só nos devem garantir o céu, mas também uma vida santificada já aqui na terra.
– Não devemos nos cansar de amar ao próximo e fazer o bem, porque esta é a vontade de Deus. “Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo certo em que faremos a colheita”Gálatas 6.9.
CONCLUSÃO:
“No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” João 16.33.
“Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o Diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar”1 Pedro 5.8.
“Porque Deus amou o mundo tanto, que deu seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” João 3.16.
“Peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele” Romanos 12.1-2.
Jesus me resgatou e salvou – Porque sou dele eu quero amar e servir ao meu Salvador.
Como Não devo servir ao Senhor?
- Esperando algo em troca
- Por obrigação
- Com má vontade
Como Devo servir ao Senhor?
- Livre e espontânea vontade
- Movidos pelo amor que Deus tem tido por nós. João 4.19: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”.
- Com os dons dele recebidos. Para que a mensagem da Salvação se espalhe pelo mundo.
OUTUBRO 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário