Estudo Bíblico
Santa Ceia
1. O que é ceia do Senhor?
Santa ceia outra coisa não é que a celebração da Páscoa, ou seja, relembrar a morte e a ressurreição de Cristo. Êxodo do povo de Israel do Egito – Libertação (Êx 12). Esta ceia somente os Cristãos celebram, onde ao lado do pão e vinho, os cristãos comem e bebem o corpo e o sangue de Cristo. Isto é assim porque Cristo mesmo afirmou ser desta forma. (Mt 26.26-28)
Outros nomes: Santa Comunhão – união do crente com o seu Senhor At 2.42; Mesa do Senhor – temos o alimento celestial 1º Co 10.21; Sacramento do altar – é normalmente celebrada num altar na casa de Deus; Partir do pão – lembramos que o pão foi partido por Cristo At 2.42; 1º Co 10.16 e 17.
Instituição Divina e perene – A Ceia do Senhor foi instituída por Cristo e por isso ela é permanente. Pelas palavras de Cristo nesta instituição serem claras, Devemos tomar o sentido da palavra como Cristo diz, embora não as consigamos entender (Ef 3.20).
Sustentamos que esta instituição é permanente e deve ser observada na igreja até os fins dos tempos em memória de Cristo (Lc 22.19). Fazemos isso até a sua volta (1º Co 11.26).
2. O que está presente na mesa do Senhor?
Os elementos visíveis – Pão. Usamos o pão Asmo porque a Santa Ceia foi instituída na Festa dos Pães Asmos (Lc 22.7). Também se tem uma conexão com o Êxodo (Êx 12)
O vinho. O cálice era o fruto da videira (Mt 26.29). A festa da Páscoa era celebrada com vinho e por isso Jesus usou vinho ao instituir a Santa Ceia. Assim procederam os cristãos primitivos (1º Co 11.21).
Os elementos celestes – São o corpo e o sangue de Cristo que estão presentes verdadeira e essencialmente. Entre esses elementos existe uma união ímpar.
Doutrinas dos elementos da Ceia do Senhor:
Transubstanciação – Doutrina ensinada pela igreja Católica. Na Missa o padre tem o poder de transformar o pão em corpo de Cristo e o vinho em sangue de Cristo. Isso também é chamado de Corpus Cristis. Essa doutrina tornou-se oficial na Igreja Católica no concílio Lateranense de 1215 e foi reafirmada no Concílio de Trento de 1545-1563. Para rebater essa doutrina usamos 1º Co 10.16 e 11.26-28.
Representação – Doutrina ensinada pelos Reformados (Zuinglianos ou Calvinistas) => Presbiterianismo, Quadrangular, Congregacionais. O pão e o vinho simplesmente significam ou representam o corpo e o sangue de Cristo. Têm os elementos da Santa Ceia como um simbolismo. Se realmente fosse assim não teria validade o que Paulo diz em 1º Co 11.27. Ler também: 1º Co 10.15-16; 1º Co 11.26-28.
Doutrina Bíblica – Na Santa Ceia, quando comemos o pão recebemos o corpo de Cristo; quando tomamos o cálice recebemos o seu sangue (presença real). Os discípulos tomaram as palavras de Cristo no seu sentido simples e natural, a saber, que comeram pão e também o corpo de Cristo, beberam o vinho e também o sangue de Cristo. Isso é afirmado por Paulo em 1º Co 10.16. Não poderia haver comunhão entre o pão e o corpo se o corpo de Cristo não estivesse essencialmente presente. (Lc 22.19-20)
3. O que é necessário para uma instituição ser realmente sacramento?
Quatro coisas são necessárias para ser sacramento:
A) Um ato Sagrado instituído por Deus;
B) Meios externos (Pão e vinho);
D) Devem estar unidos a palavra;
E) Dar perdão de pecados ou outras bênçãos adquiridas por Cristo na cruz. (Mt 26.28)
4. Quais são os objetivos da Ceia do Senhor?
A) Certeza de que os nossos pecados são perdoados pela fé em Cristo Jesus;
B) Dar força e encorajamento para vivermos aqui neste mundo;
C) Lembrar-nos sempre da sua morte que nos deus vida e perdão de pecados;
D) O corpo e o sangue de Cristo foram expiação pelos nosso pecados;
E) Proclamar que somos um em Cristo e um em todos.
Cristo nos deu o seu corpo e derramou o seu sangue para fazer expiação pelos nossos pecados e para proclamar que somos um em Cristo e um em todos. (Lc 22.19-20; 1º Co 11.26; 1º Co 10.17)
5. Todos os que vão a esta Ceia recebem estas bênçãos automaticamente?
Por natureza ninguém é digno da Ceia do Senhor, a dignidade é um dom da graça de Deus. Esta dignidade se concretiza na fé nas palavras “por vós”.
Os que não crêem na presença real, não crêem no perdão dado na Santa Ceia, não confiam em Jesus Cristo como Salvador, esses recebem o sacramento para a sua condenação, pois as palavras “por vós” exigem corações verdadeiramente crentes.
(1º Co 11.27,29,30; Hb 11.6)
6. Quem não deve comer e beber na Santa Ceia?
Aqueles que não podem examinar-se por ignorância; quem não tem nenhuma intenção de abandonar o seu pecado para servir a Deus; aqueles que não são um na doutrina e na comunhão cristã; e aqueles que estão zangados com outros, aqueles que ensinam ou seguem doutrinas falsas. (1º Co 10.21; At 2.42; Mt 5.23-24; Rm 16.17)
7. O que deve ser feito antes de participar desta Ceia? (1ºCo 11.28,29,31)
a) Examinar os nossos corações com muito cuidado;
Na liturgia temos uma breve forma de nos examinarmos:
I. Estai verdadeiramente arrependidos de vossos pecados?
II. Credes em Jesus Cristo?
III. Queres corrigir a vossa vida pecaminosa com o auxílio do Espírito Santo?
b) Nós reconhecemos que o corpo e sangue de Cristo então no pão e no vinho?
c) Nós temos um coração contrito e quebrantado por causa dos nossos pecados e fraquezas?
d) Desejamos nos arrepender dos nossos pecados favoritos?
e) Cremos na vitória de Cristo sobre o pecado?
f) Queremos participar junto com os nossos semelhantes? (Sl 51.17; Mc 1.15)
8. Devemos participar da santa ceia se pecamos ou temos uma fé fraca?
Podemos nós sempre virmos a Jesus: a) Manchados de pecados; b) desanimados; c) deprimidos. Tanto mais razão temos de vir à ceia do Senhor. Jesus irá sempre, com amor, nos receber, perdoar e fortalecer. (Mc 9.23, 24; Jo 6.37)
9. Porque devemos receber a ceia do Senhor com freqüência?
a) Jesus nos disse que assim o fizéssemos, em sua memória;
b) Renovamos a certeza de que todos os nossos pecados estão perdoados;
c) Podemos obter paz e força espiritual;
d) O exemplo dos primeiros cristãos que em todos os cultos celebravam a ceia;
e) Fortalece a nossa comunhão com Cristo e com os irmãos;
f) Testemunhamos a morte salvadora de Jesus.
(1º Co 11.25-26; Lc 22 19-20)
10. O que dizer para uma pessoa que não deseja participar da Santa Ceia?
A) Meter a mão no peito e verificar se ainda tem carne e sangue (Rm 7.18; Gl 5.19-21);
B) Verificar se ainda está no mundo. No mundo não há falta de pecado (Jo 15.18,19; 1ºJo 2.15,16; 5.19)
C) Tem o diabo ao seu redor a todo o momento. (1ºPe 5.8,9; Ef 6.11,12)
Nenhum comentário:
Postar um comentário