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A PARÁBOLA DA VINHA

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UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

Disciplina: Princípios de Interpretação Bíblica

Trabalho: Exegese: Is 5.1-7 / Mt.21.33-43.

Professor: Vilson Scholz

Aluno: Samuel Fuhrmann

ISAÍAS 5. 1- 7 : A PARÁBOLA DA VINHA

Contexto histórico em que foi escrito o livro de Isaías:

O livro de Isaias foi escrito por volta do ano 700 a.C, em um período de muitos conflitos. A maioria dos reis israelitas não tiveram fé o bastante para confiar a Deus o que iria acontecer com o futuro da nação, com isso, se aliaram com os poderosos países vizinhos, o que causou a sua ruína. Isaías condenava essas alianças com as nações estrangeiras.

De maneira geral, o povo havia se apostatado de Deus, com isso, Isaías conde- na com dureza a infidelidade e os pecados de seu povo.

Título:

O texto de Isaías 5. 1-7 tem como título, “A Parábola da Vinha” na Bíblia de Estudos Almeida, mas também aparece como, “A plantação de uvas do Senhor”, na Bíblia NTLH, ambas da tradução Almeida. Porém, aparece com títulos diferentes em outras traduções: Na Bíblia NOVA VERSÃO INTERNACIONAL o título é, “A canção da vinha”; A bíblia TEB, aparece como, “O bem-amado e sua Vinha”.

Do texto:

Isaías quer chamar a atenção do povo, por isso, oferece uma parábola através de canto, onde utiliza uma linguagem metafórica.

Em seu canto, o profeta fala a respeito de seu amado (amigo, cf. NTLH), que tem uma vinha (v. 1-2). Ele fala também como era essa vinha, terra boa, bem preparada pelo seu dono, e situada em uma região fértil.

Nos versículo 3 até 7 Isaías deixa o dono da vinha falar por si próprio. Ele pede para o povo ser juiz entre ele e a sua vinha, mas o veredito é pronunciado pelo proprietário, o qual anuncia a destruição da vinha, pois ela não havia produzido frutos.

Isaías faz “perguntas retóricas” (v.4), e no versículo 6 ele nos mostra que o seu amado é mais do que um ser humano, pois tem poder sobre a natureza, “...darei ordem às nuvens para que não deixem cair chuva sobre a minha plantação” (v.6).

No versículo 7, o profeta nos mostra que o seu amado é o Senhor Todo-poderoso, e a vinha é o povo de Israel, aplicado especialmente a Judá (v.3).

Intertextualidade:

A palavra vinha, é um termo usado varias vezes para representar o povo de Israel (Is 27. 2-4; Jr 2.21; Sl 80). Este povo foi abençoado várias vezes com bens materiais e espirituais (Sl 80.10).

Com as palavras de Isaias: “julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha” (v.3), podemos recordar a resposta de julgamento do rei Davi ao profeta Natã em 2 Sm 12.5.

Com o pronunciamento do dono da vinha anunciando que a destruiria (v.5.6), é importante mencionar o texto de Sl 80.14.

Mateus 21.33-43: A palavra dos lavradores maus

Contexto histórico e objetivos:

O evangelho de Mateus foi escrito para o povo Hebreu, aproximadamente no ano 60 aD. Período em que o Cristianismo estava se expandido, e os judeus lutava para exterminar aquela nova religião, que para eles, era uma invenção de um grupo de fanáticos.

Seu objetivo era mostrar que a profecia Judaica havia sido cumprida em Jesus, e que a igreja Cristã, não era uma invenção fantasiosa, mas sim, a verdadeira consumação de Israel.

Título:

O texto de Mt 21. 33-43, tem como título, “A parábola dos lavradores maus”, ou “Os lavradores maus”, na Bíblia de Estudos Almeida e na Bíblia NTLH, ambas da tradução Almeida. mas também aparece com outros títulos em outras traduções: Na Bíblia NOVA VERSAO INTERNACIONAL o título é “A Parábola dos Lavradores”; Na Bíblia TEB o título é, “Os Arrendatários Homicidas” .

Do texto:

A Parábola dos lavradores maus é encontrada em Mt 21.33-43, porém, é importante observar os versículos anteriores e outros posteriores. No versículo 23 observamos que Jesus estava ensinando no templo, com a presença dos principais sacerdotes e anciãos, os quais questionavam a autoridade de Jesus. E no versículo 45, nota-se que os lideres religiosos ouviram a parábola que Jesus ensinou, e que eles sabiam que Jesus estava falando deles.

Mateus, ao escrever esta parábola, introduz o assunto com as palavras, “atentai noutra parábola”, mostrando que esta era a segunda de uma trilogia. A parábola dos lavradores maus é de natureza alegórica. A vinha é Israel, assim como a linguagem de Isaías 5.1-2; o seu proprietário é Deus; os lavradores são o povo Judeu, especialmente os líderes religiosos de Israel; os servos enviados são os profetas; e o filho do dono da vinha é Jesus o Messias. Jesus ensina de forma indireta que Ele é o Messias agindo com autoridade divina, e iria ser morto fora da vinha de Israel, por vontade de Deus. Porém, Jesus é rejeitado, e essa rejeição resume-se em um Clímax que observamos nos versículos 34-37. Nos versículos 40 e 47 Jesus faz uma pergunta, e recebe a resposta, a vinha será “arrendada a outros lavradores que lhe remetam os frutos nos seus devidos tempos” (v.41). Dessa forma, o povo deu sua auto-sentença, assim como o rei Davi fez ao ser questionado pelo profeta Natã, já mencionado anteriormente.

O “povo” que aparece no versículo 43 é uma alusão á igreja, especialmente a igreja gentílica.

Intertextualidade:

A presente parábola aparece também nos evangelhos de Marcos (12.1-2) e Lucas (20.9-19), Porém, com alguns pontos a serem observados.

Marcos introduz o assunto informando os leitores que Jesus passa a falar por parábolas (Mc12.1); Lucas anuncia que Jesus falou através de parábolas para o povo (Lc 20.9), talvez por serem cristãos gentios (Teófilo) os destinatários deste evangelho; e Mateus, introduz o assunto dizendo: “Atentai noutra parábola”. O termo usado na língua grega para palavra “atentai” é, “akousate” do verbo “akouw”, que significa ouvir, prestar a atenção. Com isso, o autor quer chamar a atenção para mais uma palavra de repreensão, de advertência, pois anteriormente Jesus já havia advertido os lideres religiosos do povo judeu, através da parábola dos dois filhos. É importante lembrar que Jesus estava no templo, falando aos líderes Judeus (Mt 21. 23-27) e que o evangelho de Mateus foi escrito ao povo Judeu.

No texto do Sl 118.22-23, o salmista usa uma linguagem metafórica, a qual Jesus menciona em Mt 21.42: “A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular, isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos!”. A pedra angular é Cristo. (At 4.11).

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EIDAM ELIEU RADINS ELIEZE GUDE ELIMINATÓRIAS ELISEU TEICHMANN ELMER FLOR ELMER T. JAGNOW EMÉRITO EMERSON C. IENKE EMOÇÃO EN ENCARNAÇÃO ENCENAÇÃO ENCONTRO ENCONTRO DE CRIANÇA 2014 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2015 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2016 ENCONTRO PAROQUIAL DE FAMILIA ENCONTROCORAL ENFERMO ENGANO ENSAIO ENSINO ENTRADA TRIUNFAL ENVELHECER EPIFANIA ERA INCONCLUSA ERNI KREBS ERNÍ W. SEIBERT ERVINO M. SPITZER ESBOÇO ESCATOLOGIA ESCO ESCOLAS CRISTÃS ESCOLÁSTICA ESCOLINHA ESCOLINHA DOMINICAL ESDRAS ESMIRNA ESPADA DE DOIS GUMES ESPIRITISMO ESPÍRITO SANTO ESPIRITUALIDADE ESPÍSTOLA ESPORTE ESTAÇÃODAFÉ ESTAGIÁRIO ESTAGIÁRIOS ESTATUTOS ESTER ESTER 6-10 ESTRADA estudo ESTUDO BÍBLICO ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO HOMILÉTICO ÉTICA EVANDRO BÜNCHEN EVANGELHO EVANGÉLICO EVANGELISMO EVERSON G. HAAS EVERSON GASS EVERVAL LUCAS EVOLUÇÃO ÊX EX 14 EX 17.1-17 EX 20.1-17 EX 24.3-11 EX 24.8-18 EXALTAREI EXAME EXCLUSÃO EXEGÉTICO EXORTAÇÃO EZ 37.1-14 EZEQUIEL BLUM Fabiano FÁBIO A. NEUMANN FÁBIO REINKE FALECIMENTO FALSIDADE FAMÍLIA FARISEU FELIPE AQUINO FELIPENSES FESTA FESTA DA COLHEITA FICHA FILADÉLFIA FILHO DO HOMEM FILHO PRÓDIGO FILHOS FILIPE FILOSOFIA FINADOS FLÁVIO L. HORLLE FLÁVIO SONNTAG FLOR DA SERRA FLORES Formatura FÓRMULA DE CONCÓRDIA Fotos FOTOS ALTO ALEGRE FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2010 FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇA 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇAS 2013 FOTOS ENCONTRO ESPORTIVO 2012 FOTOS FLOR DA SERRA FOTOS P172 FOTOS P34 FOTOS PARECIS FOTOS PROGRAMA DE NATAL P34 FP 2.5-11 FP 3 FP 4.4-7 FP 4.4-9 FRANCIS HOFIMANN FRASES FREDERICK KEMPER FREUD FRUTOS DO ES GÁLATAS GALILEU GALILEI GATO PRETO GAÚCHA GELSON NERI BOURCKHARDT GENESIS GÊNESIS 32.22-30 GENTIO GEOMAR MARTINS GEORGE KRAUS GERHARD GRASEL GERSON D. BLOCH GERSON L. LINDEN GERSON ZSCHORNACK GILBERTO C. WEBER GILBERTO V. DA SILVA GINCANAS GL 1.1-10 GL 1.11-24 GL 2.15-21 GL 3.10-14 GL 3.23-4.1-7 GL 5.1 GL 5.22-23 GL 6.6-10 GLAYDSON SOUZA FREIRE GLEISSON R. SCHMIDT GN 01 GN 1-50 GN 1.1-2.3 GN 12.1-9 GN 15.1-6 GN 2.18-25 GN 21.1-20 GN 3.14-16 GN 32 GN 45-50 GN 50.15-21 GRAÇA DIVINA GRATIDÃO GREGÓRIO MAGNO GRUPO GUSTAF WINGREN GUSTAVO D. SCHROCK HB 11.1-3; 8-16 HB 12 HB 12.1-8 HB 2.1-13 HB 4.14-16 5.7-9 HC 1.1-3 HC 2.1-4 HÉLIO ALABARSE HERIVELTON REGIANI HERMENÊUTICA HINÁRIO HINO HISTÓRIA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL HISTÓRIA DO NATAL HISTORINHAS BÍBLICAS HL 10 HL 164 HOMILÉTICA HOMOSSEXUALISMO HORA LUTERANA HORST KUCHENBECKER HORST S MUSSKOPF HUMOR IDOSO IECLB IELB IGREJA IGREJA CRISTÃ IGREJAS ILUSTRAÇÃO IMAGEM IN MEMORIAN INAUGURAÇÃO ÍNDIO INFANTIL INFERNO INFORMATIVO INSTALAÇÃO INSTRUÇÃO INTRODUÇÃO A BÍBLIA INVESTIMENTO INVOCAÇÕES IRINEU DE LYON IRMÃO FALTOSO IROMAR SCHREIBER IS 12.2-6 IS 40.1-11 IS 42.14-21 IS 44.6-8 IS 5.1-7 IS 50.4-9 IS 52.13-53-12 IS 53.10-12 IS 58.5-9a IS 61.1-9 IS 61.10-11 IS 63.16 IS 64.1-8 ISACK KISTER BINOW ISAGOGE ISAÍAS ISAQUE IURD IVONELDE S. TEIXEIRA JACK CASCIONE JACSON J. OLLMANN JARBAS HOFFIMANN JEAN P. DE OLIVEIRA JECA JELB JELB DIVAGUA JEOVÁ JESUS JN JO JO 1 JO 10.1-21 JO 11.1-53 JO 14 JO 14.1-14 JO 14.15-21 JO 14.19 JO 15.5 JO 18.1-42 JO 2 JO 20.19-31 JO 20.8 JO 3.1-17 JO 4 JO 4.5-30 JO 5.19-47 JO 6 JO 6.1-15 JO 6.51-58 JO 7.37-39 JO 9.1-41 JOÃO JOÃO 20.19-31 JOÃO C. SCHMIDT JOÃO C. TOMM JOÃO N. FAZIONI JOEL RENATO SCHACHT JOÊNIO JOSÉ HUWER JOGOS DE AZAR JOGRAL JOHN WILCH JONAS JONAS N. GLIENKE JONAS VERGARA JOSE A. DALCERO JOSÉ ACÁCIO SANTANA JOSE CARLOS P. DOS SANTOS JOSÉ ERALDO SCHULZ JOSÉ H. DE A. MIRANDA JOSÉ I.F. DA SILVA JOSUÉ ROHLOFF JOVENS JR JR 28.5-9 JR 3 JR 31.1-6 JUAREZ BORCARTE JUDAS JUDAS ISCARIOTES JUDAS TADEU JUMENTINHO JUSTIFICAÇÃO JUVENTUDE KARL BARTH KEN SCHURB KRETZMANN LAERTE KOHLS LAODICÉIA LAR LC 12.32-40 LC 15.1-10 LC 15.11-32 LC 16.1-15 LC 17.1-10 LC 17.11-19 LC 19 LC 19.28-40 LC 2.1-14 LC 23.26-43 LC 24 LC 24.13-35 LC 3.1-14 LC 5 LC 6.32-36 LC 7 LC 7.1-10 LC 7.11-16 LC 7.11-17 LC 9.51-62 LEANDRO D. HÜBNER LEANDRO HUBNER LEI LEIGO LEIGOS LEITORES LEITURA LEITURAS LEMA LENSKI LEOCIR D. DALMANN LEONARDO RAASCH LEOPOLDO HEIMANN LEPROSOS LETRA LEUPOLD LIBERDADE CRISTÃ LIDER LIDERANÇA LILIAN LINDOLFO PIEPER LINK LITANIA LITURGIA LITURGIA DE ADVENTO LITURGIA DE ASCENSÃO LITURGIA DE CONFIRMAÇÃO LITURGIA EPIFANIA LITURGIA PPS LIVRO LLLB LÓIDE LOUVAI AO SENHOR LOUVOR LUCAS ALBRECHT LUCIFER LUCIMAR VELMER LUCINÉIA MANSKE LUGAR LUÍS CLAUDIO V. DA SILVA LUIS SCHELP LUISIVAN STRELOW LUIZ A. DOS SANTOS LUTERANISMO LUTERO LUTO MAÇONARIA MÃE MAMÃE MANDAMENTOS MANUAL MARCÃO MARCELO WITT MARCIO C. PATZER MARCIO LOOSE MARCIO SCHUMACKER MARCO A. CLEMENTE MARCOS J. FESTER MARCOS WEIDE MARIA J. RESENDE MÁRIO SONNTAG MÁRLON ANTUNES MARLUS SELING MARTIM BREHM MARTIN C. WARTH MARTIN H. FRANZMANN MARTINHO LUTERO MARTINHO SONTAG MÁRTIR MATERNIDADE MATEUS MATEUS KLEIN MATEUS L. LANGE MATRIMÔNIO MAURO S. HOFFMANN MC 1.1-8 MC 1.21-28 MC 1.4-11 MC 10.-16 MC 10.32-45 MC 11.1-11 MC 13.33-37 MC 4 MC 4.1-9 MC 6.14-29 MC 7.31-37 MC 9.2-9 MEDICAMENTOS MÉDICO MELODIA MEMBROS MEME MENSAGEIRO MENSAGEM MESSIAS MÍDIA MILAGRE MINISTÉRIO MINISTÉRIO FEMENINO MIQUÉIAS MIQUÉIAS ELLER MIRIAM SANTOS MIRIM MISSÃO MISTICISMO ML 3.14-18 ML 3.3 ML NEWS MODELO MÔNICA BÜRKE VAZ MORDOMIA MÓRMOM MORTE MOVIMENTOS MT 10.34-42 MT 11.25-30 MT 17.1-9 MT 18.21-45 MT 21.1-11 MT 28.1-10 MT 3 MT 4.1-11 MT 5 MT 5.1-12 MT 5.13-20 MT 5.20-37 MT 5.21-43 MT 5.27-32 MT 9.35-10.8 MULHER MULTIRÃO MUSESCORE MÚSICA MÚSICAS NAAÇÃO L. DA SILVA NAMORADO NAMORO NÃO ESQUECER NASCEU JESUS NATAL NATALINO PIEPER NATANAEL NAZARENO DEGEN NEEMIAS NEIDE F. HÜBNER NELSON LAUTERT NÉRISON VORPAGEL NILO FIGUR NIVALDO SCHNEIDER NM 21.4-9 NOITE FELIZ NOIVADO NORBERTO HEINE NOTÍCIAS NOVA ERA NOVO HORIZONTE NOVO TESTAMENTO O HOMEM OFERTA OFÍCIOS DAS CHAVES ONIPOTENCIA DIVINA ORAÇÃO ORAÇAODASEMANA ORATÓRIA ORDENAÇAO ORIENTAÇÕES ORLANDO N. 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