Objetivos da Psicologia Escolar
A psicologia escolar concentra seu interesse pelo modo como a escola afeta as crianças e a interação dos alunos na área escolar, dentro deste âmbito busca-se também compreender a relação dos alunos com os professores, funcionários e colegas. Em resumo a psicologia escolar difere das outras especialidades psicológicas, pois aplica os conhecimentos, recursos e técnicas psicológicas aos problemas apresentados pela escola como um lugar total, onde pessoas vivem e trabalham.
Principio da Psicologia Escolar
Nessa área da psicologia, parte se do principio de que a escola é uma fonte de relações. Contudo a psicologia escolar não é ciência normativa, não cabendo a ela ditar normas nem finalidades da escola, pois se assim fosse, a chamaríamos de Filosofia escolar e não de psicologia escolar.
Assim a psicologia escolar busca visar o estudo e adaptação do aluno a escola, da escola ao aluno, dos professores ao programas, ex:
Não temos como evitar que os computadores, e tantas outras tecnologias invadam as salas de aulas, porém para que este fator não seja interpretado como uma mecanização da educação, na tentativa de suprimir o elemento humano, ou como sendo necessário tornar a educação mecânica, é preciso que haja uma intervenção da psicologia na reformulação dos programas escolares no sentido de desenvolver mais aptidões e potencialidades de todo o corpo escolar.
Desta forma o progresso educacional estará na dependência do tratamento das aptidões e dos comportamentos básicos, sendo que um dos pontos vitais consistira em levar o aluno, gradativamente, a novos padrões de respostas.
A competência do trabalho psicológico nas escolas é determinada pela aprendizagem conseguida, através do controle de certa margem de erro ou de tolerância no rendimento previsto, ou seja, é necessário criar critérios de avaliação que irão variar no progresso para o domínio total. Tendo em vista os seguintes pontos:
Desta forma, há uma tendência de estender um processo educacional a todos, ou seja, favorecer o processo educacional desenvolvendo também os setores para-escolares assim o processo educativo não se torna uma relação única de informação do professor ao aluno.
É importante lembrar que para a psicologia, educar um individuo pressupõe transforma-lo, ajuda-lo a desenvolver suas potencialidades, tentando descobrir outras. E para isso é preciso levar em conta o fator genético, ambiental e a interação entre os dois elementos que a educação passará a modificar.
Por isso, estudar a relação educativa que pressuponha da parte do educador uma aceitação consciente das exigências e limites de suas relações com os alunos tende a tornar a psicologia escolar cada vez mais cientifica e menos improvisada.
Como Atua a Psicologia Escolar?
Cabe ao psicólogo escolar observar os alunos, professores, pais e demais integrantes da escola para melhorar as relações entre membros escolares. Intervindo em diversas situações como:
a) Avaliar comportamento e dificuldades de aprendizagem ou relacionamento do aluno.
b) Orientar a família e os professores.
c) Qualificar o professor através de cursos para formar profissionais que compreendam sua importância junto à atuação com os alunos
d) Participar de reuniões escolares colaborando na discussão de temas importantes para o crescimento de todos que estejam ligados a alguma instituição.
e) Atender os alunos que necessitam de atenção especial.
f) Orientar os estudantes no momento da escolha profissional.
Enfim, podemos dizer que escola é uma instituição que forma um povo. Os profissionais que atuam nela são os operários, construtores de cidadãos.
Onde Fica a Psicologia Escolar Nisso?
Ela é um dos operários que poderá facilitar a realização da construção de uma sociedade mais saudável, mais consciente, e melhor preparada para a vida. Seu papel é bem maior do que ensinar português, geografia ou matemática... Mas ensinar os educando a se tornarem capazes de viverem com outras pessoas e obterem responsabilidade na construção de suas vidas. Lourenço Filho, no artigo publicado pela Fundação Getulio Vargas através do centro de estudos de Testes e pesquisas psicológicas do ISOP << Três ensaios sobre avaliação educacional >> (1968), afirma:
Ensinar é ação intencional Graduada e sistemática de educar, ou seja, de influir na formação, desenvolvimento e ajustamento de pessoas, com vista a fins determinados. Tanto mais claros eles sejam, mais exata será a previsão das atividades, a seleção de recursos, a sua adequação aos casos particulares, a especificação de tarefas a avaliação final do que seja produzido. Em conseqüência, a organização das instituições de ensino, planos de cursos, preparação dos mestres, adoção de métodos, tudo há que defluir dos objetivos fixados.
A psicologia escolar como ciência aplicada aos comportamentos escolar de uma forma geral, preocupa-se em ajudar a melhorar as relações dinâmicas do ambiente escolar e ocupa-se da descrição e do estudo dos fatos e fenômenos que ocorre no ambiente escolar.
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