CEIA PASCAL CRISTÃ
INTRODUÇÃO
O ACENDER DAS LUZES
Comentarista: Nos lares israelitas, antes do pôr-do-sol que marcava o início do dia festivo, a mãe e suas filhas acendiam as velas e oravam.
(Uma ou mais mulheres acendem as velas colocadas sobre as mesas. Depois todas dizem:)
Mulheres e moças: Ó Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que o brilho desta festa se espalhe por toda a terra, levando o esplendor de tua luz a todos que vivem em trevas e servidão. Que esta celebração, em que lembramos a libertação de nossos pais do domínio do Faraó, nos leve a lutar contra todas as formas de opressão. Abençoa-nos com a paz do Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém.
“KIDDUSH” – SANTIFICAÇÃO DA FESTA
Comentarista: Os israelitas costumam abrir a celebração do sábado e de todas as festas com uma benção proferida sobre o vinho.
(o dirigente ergue o cálice de vinho e lidera a recitação do que segue:)
Todos: Bendito sejas, Senhor nosso Deus, pois nos escolheste dentre todos os povos para o teu serviço e nos exaltaste, ensinando-nos a santidade em teus mandamentos. Com amor eterno nos deste dias santificados, e também esta Festa dos Pães Asmos. Por isso nos reunimos, comemorando a nossa libertação, lembrando nosso êxodo do Egito. Bendito sejas, ó nosso Deus, Rei do universo, que nos deste a vida e a sustentas, e nos permites participar desta festa de alegria.
“RECHATZ” – O LAVAR DAS MÃOS
Comentarista: Lavar as mãos antes das refeições é antigo costume oriental. Talvez neste momento Jesus lavou os pés dos discípulos, conforme relata João 13.
(cada um lava as mãos, molhando as pontas dos dedos na água e secando com o guardanapo.)
“KARPAS” – O COMER DE VERDURAS
Comentarista: Comer um pouco de verdura embebida em água salgada é parte do ritual neste estágio preliminar. A água salgada simboliza as lágrimas e o sofrimento no Egito.
(Todos molham uma folha de verdura na salmoura e, antes de comer, dizem)
Todos: Bendito sejas tu, Senhor nosso Deus, Rei do universo, que criaste o fruto da terra para o nosso sustento.
“YACHATZ” – O PARTIR DO PÃO
Comentarista: O dirigente tem à sua frente três pães asmos, chamados de matsoth. Entre os israelitas havia um pão para a refeição diária. Em dia de sábado havia dois pães, em lembrança da dupla porção de maná que recolhiam na sexta-feira, no tempo da peregrinação pelo deserto. Na páscoa havia três pães.
(o dirigente toma o pão do meio, parte-o, levanta-o e diz)
Dirigente: Eis o pão do tormento que nossos pais comeram no Egito. Todos vós que tendes fome, vinde e comei! Todos vós que o desejardes, vinde e celebrai a páscoa conosco. Este ano festejamos aqui. Ano que vem, em Jerusalém. Este ano muitos ainda se acham em servidão. Que no próximo ano todos possam ser livres!
“MAGGID” – O RELATO DO ÊXODO
Comentarista: Esta parte do ritual, baseada em Êxodo 12.26, sempre teve grande valor educativo, especialmente para as crianças. Elas fazem as quatro perguntas tradicionais e o dirigente responde.
Crianças: 1) Por que esta noite é diferente das outras? Nas outras noites comemos qualquer pão. Por que hoje só comemos pão sem fermento? 2)Nas outras noites comemos todo tipo de verdura. Por que hoje comemos ervas amargas? 3)Todos as outras noites comemos verduras sem tempero. Por que hoje molhamos a verdura em água salgada? 4)Todas as noites comemos sem cerimônias especiais. Por que hoje festejamos a páscoa?
Dirigente: Vou responder vossas perguntas uma por uma. Comemos pão sem fermento porque nossos antepassados tiveram que sair do Egito às pressas e não tiveram tempo de fazer a massa do pão fermentar.
Comemos ervas amargas temperadas com água salgada para lembrar da amargura que foi a vida de nossos antepassados no tempo em que foram escravos do Egito.
Comemos carne de cordeiro em memória à primeira páscoa, no Egito, quando nossos pais sacrificaram carneiros de um ano. Um pouco do sangue foi passado nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais iam ser comidos. O Deus Eterno, que naquela noite castigou os deuses dos egípcios, passou por cima das casas dos israelitas e nenhum primogênito morreu.
A cada nova geração, cada pessoa deve considerar-se como se tivesse pessoalmente saído do Egito, como está escrito: “Estou fazendo isso por causa daquilo que o Deus Eterno fez por mim quando saí do Egito” (Êxodo 13.8). Portanto, é nosso dever agradecer, honrar e louvar, glorificar e celebrar, exaltar e adorar aquele que fez todos esses milagres para nossos pais e para nós. Ele nos conduziu da escravidão à liberdade, do sofrimento à alegria, da desolação a dias festivos, da escuridão a uma grande luz, e do cativeiro à redenção.
“SHULCHAN OREKH” – A CEIA PASCAL
(o ritual é interrompido para a refeição. Este é um momento de alegria reverente e comunhão fraterna.)
“FAREKH” – GRATIDÃO APÓS A REFEIÇÃO
Dirigente: Bendigamos ao Senhor!
Todos: Que o nome do Senhor seja bendito, agora e sempre!
Dirigente: Bendito seja o Senhor nosso Deus, Rei do universo, que alimenta a todos por sua bondade e misericórdia. É ele quem dá o pão a todas as criaturas, pois eterno é o seu amor e santo é o seu nome.
Todos: Bendito sejas, Senhor nosso Deus, que dás alimento a todas as criaturas!
“HALLEL” – CÂNTICOS DE LOUVOR
(Pode-se recitar um dos salmos de hallel – Salmos 113 a 118 – e/ou cantar um hino de louvor)
“NIRTZAH” – DEUS NOS ACEITA
Dirigente: Bendito sejas, Senhor nosso Deus, Rei do universo, pela videira e seu fruto; pela produção do campo e pela agradável, boa e espaçosa terra que deste a nossos pais, para que pudessem comer do seu fruto de serem saciados. Tem misericórdia, Senhor nosso Deus, do povo de Israel e da cidade de Jerusalém. Dá-nos alegria nesta festa do matsah, pois tu és bom, Senhor. Bendito sejas, Senhor, pela terra e pelo fruto da videira. Amém.
Todos: Nós te louvamos e agradecemos, ó Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que tu nos aceitaste como teus filhos porque Jesus, o santo Cordeiro de Deus, tirou o pecado do mundo. Vem, Senhor Jesus. Amém.
Dirigente: O seder ou ritual da páscoa agora está completo, assim como nossa salvação e redenção estão completas. Assim como tivemos o privilégio de celebrar a páscoa neste ano, que tenhamos o mesmo privilégio no futuro.
O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê shalom.
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