ACONSELHAMENTO PASTORAL CENTRADO EM CRISTO
Há seis tipos de pessoa que existe dentro de nós (Os Seis "Eu's"):
Existe um eu que eu penso que eu sou;
Existe um eu que o outro pensa que eu sou;
Existe um eu que eu penso que o outro pensa que eu sou;
Existe um eu que eu sou;
Existe um eu ideal;
E existe um eu que Deus sabe que eu sou, que Deus conhece.
Você não pode não ser um conselheiro. Você sempre é um conselheiro. Existem conselheiros feitos, mas que ainda precisam de treinamento.
Quando nós agimos como pastores que somos, nós não podemos nos esquecer que somos agentes de Deus.
É importante destacar que estamos falando de Aconselhamento Pastoral Centrado Em Cristo!
No culto, dar tempo para reflexão é ser conselheiro. Sacramentos = Evangelho visível.
Tudo o que fazemos precisamos lembrar da oração, também no aconselhamento. A oração é ponto-chave do aconselhamento.
Repertório = Assim é o aconselhamento pastoral, vai aprendendo e formando um repertório, vai aumentando nosso repertório. O centro do repertório é a palavra de Deus. Estamos sempre ligados com Deus também através da oração. O aconselhamento pastoral nos faz aprender cada vez mais.
Psico-neuro-linguística = Usamos três áreas: áudio, visual, sinestésica. Áudio = Uma grande qualidade de um bom conselheiro é saber ficar quieto. Precisamos saber escutar. É melhor ouvir mais e falar menos. Visual = Quando eu vejo tenho uma idéia do que estou falando. Nosso sermão pode ser descritivo apelando para o visual, isto é, ao ponto de as pessoas verem o que estou falando (ex.: "vejo o Salvador..."). Sinestésico = O sinestésico apela para a emoção ("Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?").
Como fazer sermão? Lei X Evangelho. A Bíblia tem muito evangelho (Gn 3.15). Todo sermão precisa ter os três aspectos, para atingir as mais diversas pessoas, porque o sermão, apresentando as três áreas, toca a pessoa de alguma forma. O que "eu" sou primeiro das três áreas? O que "eu" recebo melhor, com mais facilidade? O que "eu" mais gosto? Precisamos conhecer as áreas para compreender melhor as pessoas e descobrir a área delas. E isto também vale para nós mesmos, pois não é fácil aconselhar corretamente.
Fp 3.8-14 = Que conceitos de aconselhamento que tiramos do texto? Versículo 9: divisão entre lei e evangelho. Versículo 12: ninguém é perfeito, nem mesmo o conselheiro.
O uso do "nós" no aconselhamento e não "você" e "eu" é importante, pois "você" e "eu" dá um ar de superioridade e o "nós" de humildade.
O Ouvir Ativo ("abrir os ouvidos e abrir os olhos") = para, olhar, ouvir, perguntar (reagir). Mnemônica: PARE = P = parar. A = atender. R = responder. E = explicar. É importante parar, olhar, ouvir, reagir / procurar, assentar, responder, explicar. STOP (parar), LOOK (olhar, ver), LISTEN (escutar, ouvir), QUESTION (questionar), PARAPHRASE (parafrasear), REFLECT (refletir).
O conselheiro precisa saber escutar antes de tirar conclusões. Nunca deve dizer "eu sei o que você está passando, sei qual o seu problema." Em aconselhamento fica-se com a boca fechada o máximo que puder e nunca se interrompe a pessoa.
Comunicação = emissor... processo realizado por códigos (palavra, imagem, mensagem...)... canal (voz...)... barulhos / ruídos... decodificar mensagem emitida... receptor... manda de volta... ruído... decodificar... Três meios de comunicação: áudio, visual, sinestésico.
Existe um conflito entre o verbal e o não-verbal. Dá-se preferência ao não-verbal. Atenção é muito importante.
Comunicação entre duas pessoas (%):
7% da comunicação é feita através da palavra / verbal
55% pelo rosto / face
38% pela entonação da voz
7% diálogo
93% não verbal
55% no rosto e o restante pela voz (você diz muito e pega muita coisa apenas olhando)
Quatro temperamentos = melancólico, neurótico,
A oração pode ser uma terapia. A medida em que vai se falando nos assuntos, ora-se por eles. A oração não é um sermão! É uma conversa com Deus e não um dizer como uma pessoa deve viver. Contra as coisas que vêm do mal, precisa-se usar o sangue de Jesus. No silêncio da oração buscamos, em Deus, ajuda para os nossos problemas.
Sine Ceres = os artistas romanos escreviam isto (sincerely / sinceridade). Precisamos ser sinceros, honestos, nós mesmos.
Cada vez mais em nosso conhecimento nós estamos abrindo a janela e deixando que os outros conheçam nossa área desconhecida.
É importante conhecermos a nós mesmos. Conhecer a si mesmo é crescer.
Defensivo = Quando alguém diz "não gosto de você, pastor", nunca respondemos defensivamente (ex.: "não gosto de você também".)
Não importa quem seja a pessoa que iremos cuidar, devemos ter amor pelas pessoas. Não podemos fazer distinção de pessoas (ex.: prostitutas, drogados, criminosos...). Deus não ama o pecado, mas o pecador. Assim nós devemos agir (Jo 3.16).
Empatia (pessoa empática) = é uma maneira de ser. Empatia é a tendência para sentir o que sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas por outra pessoa. Relacionamento empático = ao conversar, quando se fala exatamente o que a pessoa está sentindo, se estabelece uma relação empática.
Você, fisicamente e psicologicamente, trata com a pessoa, você entra no barco da outra pessoa e desce o rio com ela e experimenta o que aquela pessoa experimenta. Você tenta captar as emoções desta pessoa. É mais que ouvir, é ser ativo. Acompanhar a pessoa o mais próximo possível. Quando a pessoa começa a falar, você vai procurar por "mensagens coloridas". Escute e veja as mensagens verbais e não verbais da pessoa, respondendo em sentenças curtas. Falar menos que a pessoa que está se aconselhando. Dar o mínimo de respostas e ver o que está acontecendo. Não responder de forma que a pessoa se sinta prostrada. Colocar pequenas perguntas ao fim. Isto mantém o caminho do diálogo aberto. Sua resposta empática vai trazer a continuação da conversa. À medida que você navega com a pessoa você entra em águas mais profundas. Existe o perigo de entrar profundo demais, de tal forma que não consigamos voltar (ex.: perigo de fazer uma pessoa se apaixonar por nós – ex.: uma mulher mal amada). Este é um perigo freqüente, tanto no início quanto no fim do aconselhamento.
Transference / Transferência =
Precisamos observar bem a pessoa para saber onde ela está e então começarmos o aconselhamento. Devemos observar bem para fazer nosso julgamento com precisão. Não adiante a conclusão, deixe a pessoa chegar ao final. Ouça a pessoa ao máximo. Não oferecer ajuda antes de ouvir a pessoa.
Objetivos do aconselhamento:
Imediato (immediate) = começar a entender onde está a pessoa e descobrir quais os caminhos para ajudar, para facilitar a solução de seus problemas (ex.: como descascar uma banana).
Mediato (mediate) = ir passando as camadas (ex.: assim como se tira as camadas de uma cebola)
Longo prazo (long range) =
De tudo que nós fizermos, o amor de Deus deve estar sobre isto, é o guarda-chuva sobre tudo o que fazemos. 1Co 13; Jo = A figura do guarda-chuva é o amor "agape".
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