LUTERO, Martinho. Sacramentos In Obras Selecionadas, Volume 7, p. 209-254.
- Faça um resumo histórico da introdução aos sacramentos.Após alguns anos da publicação do escrito “Do Cativeiro Babilônico da Igreja”, a reflexão e a proclamação levaram a iniciativas de reformar concretamente a vida das comunidades cristãs (cultos, ofícios, cantos...). Em Wittenberg, as reformas iniciaram de maneira tumultuada no final de 1521 e início de 1522, quando Lutero, expulso pelo imperador Carlos V, vivia escondido no Wartburgo. Depois de sua volta à cidade, no início de março de 1522, Lutero restabeleceu a ordem e instruiu a comunidade sobre os procedimentos evangélicos a serem seguidos nas reformas. Sua atenção voltou-se para o Batismo e a Santa Ceia. Preocupado com o desleixo, a leviandade, a frieza e o desinteresse com que foram realizados, queria vê-los praticados com seriedade pelos cristãos e pelas cristãs.O Batismo era realizado em língua latina, conseqüentemente, os envolvidos (pais, padrinhos...) não entendiam o que se passava.
- Por que Lutero escreveu o Manual do Batismo?Porque era realizado em língua latina, não sendo possível o entendimento dos envolvidos. Também porque eram realizados muitos rituais adendos, tais como, soprar nos olhos, dar sal na boca, fazer o sinal da cruz, pôr saliva e terra nas orelhas... dando mais ênfase a estes rituais do que a coisa mais importante no sacramento: palavra de Deus, e fé nesta palavra.
- Resuma o conteúdo do Manual do Batismo.O oficiante diz: Sai, espírito imundo, e dá lugar ao Espírito Santo. Em seguida lhe faz o sinal da cruz na testa e no peito. Então ora-se em favor da criança para que o Senhor conceda a bênção do banho celestial e receba o reino da graça. Em seguida, o oficiante lhe diz: Eu te conjuro, espírito imundo, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, que saias e te afaste deste servo de Jesus Cristo, amém. É lido o Evangelho de Marcos 10.13-16. O sacerdote, então, põe suas mãos sobre a cabeça do criança e ora o Pai Nosso junto com os padrinhos, de joelhos. Em seguida, leva-se o criança para o batismo e o sacerdote diz: O Senhor guarde a tua entrada e a tua saída desde agora até a eternidade. Faz, também, a criança renunciar ao diabo através dos padrinhos. Logo, toma a criança e mergulha-a no Batismo dizendo: Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Após, despede os padrinhos e a criança com uma exortação final.
- Por que Lutero escreveu a Exortação ao Sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor?Lutero escreveu-a defendendo sua concepção da Eucaristia contra a concepção romana e contra a concepção da presença meramente simbólica de Cristo no Sacramento, defendida por Zwínglio. A intenção é essencialmente pastoral, para instruir sobre o assunto e prática.
- O que Lutero diz do batismo de crianças e do batismo de adultos?Lutero diz que batizar as crianças antes que cresçam ou alcancem o uso da razão é especial desígnio e providência de Deus. Diz que se passasse a batizar os adultos e velhos, provavelmente nem a décima parte se deixaria batizar. Pois os que não fossem batizados [quando crianças] não iriam à pregação dos cristãos, e haveriam de desprezar toda a sua doutrina e natureza, porque esta procura fazem apenas pessoas santas e pias. Ainda afirma que apostaria montes de dinheiro que o objetivo do diabo é de eliminar o Batismo de crianças, a fim de faze-los demorar e adiar o batismo até o último pecado, ou até chegar a última hora.
- Qual é o principal propósito com essa exortação?Fornecer aos pastores e pregadores razões para exortarem sua gente a atraí-la para o Sacramento, e indicar uma série de meios pelos quais motiva-la a ir de bom grado e sem coação humana ao Sacramento e recebe-lo por vontade própria.
- Faça um resumo das principais idéias presentes na primeira parte da exortação.
O Sacramento não foi criado por pessoas humanas, mas instituído pelo próprio Cristo, por vontade e ordem de Deus.
Foi instituído para pessoas e, particularmente, para nós cristãos.
A participação no Sacramento deve ser espontânea, com vontade e amor, sem qualquer coação ou lei.
É preciso crer de coração na obra redentora de Cristo, que nos comprou com seu santo e precioso sangue.
O Sacramento também glorifica a Deus, mantendo a memória de Cristo (pregar, louvar e agradecer pela graça de Cristo).
O Sacramento não é sacrifício humano, pois exalta a graça de Deus e não obra nossa.
- Na segunda parte, Lutero descreve o proveito da Santa Ceia. Resuma as principais idéias desta parte.O primeiro fruto e proveito que advém do Sacramento é que sejamos lembrados do benefício e graça de Deus, em Cristo, e que nossa fé e amor sejam estimulados, renovados e fortalecidos.Nos fortalece o coração para as boas obras e para resistir aos pecados e a todas as tentações do diabo.Digno da Ceia é aquele que reconhece que necessita da graça de Cristo.O Sacramento é pedir e agradecer (orar) através do ato.Marcos Schlemer Weide
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