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EXORTAÇÃO AO SACRAMENTO DO CORPO E SANGUE DE NOSSO SENHOR

Exortação ao Sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor.
Contexto Histórico
         Lutero escreveu este texto no ano de 1530. Nesta época ele encontrava-se em Coburgo, no extremo sul do Eleitorado da Saxônia. Neste período só pode acompanhar de longe os trabalhos da Dieta de Augsburgo, isso junho a novembro de 1530. Nesta ocasião os representantes políticos dos luteranos leram em público diante das mais altas autoridades da Alemanha, sua confissão de fé, a Confissão de Augsburgo, e a entregaram ao Imperador Carlos V. Por isso Lutero aproveitou o tempo em que não se envolveu nestas questões para escrever textos, inclusive este sobre a Santa Ceia. Este ele escreveu antes de 17 de outubro de 1530, e foi impresso pela primeira vez em novembro do mesmo ano. Sua intenção com o presente texto foi essencialmente pastoral.

Segunda parte. OS 7 (pp 244 -254)
O proveito que temos ao participar da Santa Ceia
Em primeiro lugar, devemos observar de maneira cuidadosa a palavra “em memória de mim”. Pois é com ela que Cristo nos estimula e chama, a irmos felizes ao Sacramento, ou pelo menos, não se apresente com má vontade. Isso para honra e glória do Senhor que tanto sofreu para nos dar tão grande benefício. Jesus também disse: “dado por vós, derramado por vós”. Essas palavras “De mim” e “vós” são importantíssimas, e deveriam tocar a cada cristão no íntimo a ponto de levá-lo a participar do Sacramento, mesmo que tivesse que andar cem ou mil léguas. Se prestarmos atenção à palavra “De Mim”, quando Cristo diz: “Fazei isto em memória de Mim”, observaremos que é Nosso Senhor e Salvador que sofreu, derramou seu sangue e morreu por nós. Com isto Ele apenas deseja que reconheçamos, creiamos nisso e lhe agradeçamos por ter passado por situação tão terrível em nosso favor.
        O primeiro fruto e proveito que nos sobrevêm do uso do Sacramento é o seguinte: lembrar-nos do benefício e graça, e que nossa fé e  amor sejam estimulados, renovados e fortalecidos, para que não nos esqueçamos ou desprezemos Nosso Amado Salvador e seu terrível e amargo sofrimento. Uma fé pura e verdadeira é extremamente necessária, para continuarmos em Cristo, pois sem fé ninguém o pode.
        Outro proveito do uso do Sacramento: Onde quer que a fé seja assim revigorada e renovada, também o coração sempre será revigorado para o amor ao próximo, fortalecido para todas as boas obras e preparado para resistir aos pecados e a todas as tentações do diabo; porque a fé não pode ficar ociosa, ela tem por característica produzir frutos do amor, fazendo o bem e evitando o mal. Para isso, podemos contar com o Espírito Santo que está sempre presente e não nos deixará ficar preguiçosos.
        Precisamos nos apegar e ater ao Sacramento. Ele é um fogo que consegue acender os corações. Temos que considerar nossa necessidade e carência, e então ouvir e crer na bênção de Nosso Salvador. “De fato ainda não estamos no além, por isso precisamos lutar contra a morte; enquanto vivemos, precisamos ir ao Sacramento, para fortalecer a fé, para que a morte não nos assuste nem leve ao desespero; porque ela é um inimigo cruel e insuportável para os descrentes, sim, mas que também assusta os de pouca fé”. Não só a morte, mas também; a carne, o mundo e o diabo, são inimigos poderosos e que não deixarão o crente verdadeiro ficar ocioso, mas o colocarão em constante batalha, que só pode ser vencida com ajuda de Cristo. O alimento dado por Cristo para fortalecer seu exército é seu próprio Corpo e Sangue, e isto não é apenas um sinal misericordioso, e sim presença real e verdadeira.
        Algo que assusta bastante são as palavras de Paulo em 1Co 11.27-29: “ Quem comer desse pão e tomar desse cálice de forma indigna come e bebe um juízo e é culpado no corpo e sangue do Senhor.” Mas estas palavras foram dirigidas a um grupo específico de pessoas que estavam participando da Santa Ceia, como fosse apenas para encher a barriga e se embriagar. Aos cristãos, Lutero recomenda olhar não para nossa dignidade ou indignidade, e sim para a necessidade, de quanto precisamos da graça de Cristo. Diz que, se vemos e sentimos a necessidade, isto é suficiente para nos tornar dignos e habilitados a participar. Porque Cristo não instituiu a Santa Ceia para nossa desgraça e sim para nosso consolo e salvação.
        Lutero apontou duas formas e razões para receber o sacramento: A primeira: que nele agradeças e louves a Cristo; a segunda: que busques também para ti consolo e graça. Segundo ele, não podemos fazer nada melhor que isso a Deus, nem glorificá-lo de forma mais elevada. E recomendou aos pregadores levarem estas palavras para o meio do povo, a fim de que produza frutos em sua vida. Pois, o próprio Deus diz em Is 55.11: “Minha Palavra não deverá voltar vazia, mas realizará aquilo para que a envio.”
        Segundo Lutero, quando estavam sob o papado, participavam da Ceia apenas por obediência ao Papa, sem ensino nenhum sobre fé, e era oferecido apenas sob uma só espécie e ainda se precisava pagar. Agora que se tem o Sacramento sob as duas espécies  (corpo e sangue)  e de graça, as pessoas se endureceram e não tem mais motivação para participar, trazendo desse modo a ira de Deus sobre si.
ULBRA – UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO: TEOLOGIA
DISCIPLINA: Seminário de Teologia em Lutero
            PROF: Paulo Wille Buss
ALUNO: Geomar Martins 
Relatório sobre: Exortação ao Sacramento do Corpo e Sangue de Nosso Senhor (segunda parte)
Canoas, 01 de Outubro de 2007

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EIDAM ELIEU RADINS ELIEZE GUDE ELIMINATÓRIAS ELISEU TEICHMANN ELMER FLOR ELMER T. JAGNOW EMÉRITO EMERSON C. IENKE EMOÇÃO EN ENCARNAÇÃO ENCENAÇÃO ENCONTRO ENCONTRO DE CRIANÇA 2014 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2015 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2016 ENCONTRO PAROQUIAL DE FAMILIA ENCONTROCORAL ENFERMO ENGANO ENSAIO ENSINO ENTRADA TRIUNFAL ENVELHECER EPIFANIA ERA INCONCLUSA ERNI KREBS ERNÍ W. SEIBERT ERVINO M. SPITZER ESBOÇO ESCATOLOGIA ESCO ESCOLAS CRISTÃS ESCOLÁSTICA ESCOLINHA ESCOLINHA DOMINICAL ESDRAS ESMIRNA ESPADA DE DOIS GUMES ESPIRITISMO ESPÍRITO SANTO ESPIRITUALIDADE ESPÍSTOLA ESPORTE ESTAÇÃODAFÉ ESTAGIÁRIO ESTAGIÁRIOS ESTATUTOS ESTER ESTER 6-10 ESTRADA estudo ESTUDO BÍBLICO ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO HOMILÉTICO ÉTICA EVANDRO BÜNCHEN EVANGELHO EVANGÉLICO EVANGELISMO EVERSON G. HAAS EVERSON GASS EVERVAL LUCAS EVOLUÇÃO ÊX EX 14 EX 17.1-17 EX 20.1-17 EX 24.3-11 EX 24.8-18 EXALTAREI EXAME EXCLUSÃO EXEGÉTICO EXORTAÇÃO EZ 37.1-14 EZEQUIEL BLUM Fabiano FÁBIO A. NEUMANN FÁBIO REINKE FALECIMENTO FALSIDADE FAMÍLIA FARISEU FELIPE AQUINO FELIPENSES FESTA FESTA DA COLHEITA FICHA FILADÉLFIA FILHO DO HOMEM FILHO PRÓDIGO FILHOS FILIPE FILOSOFIA FINADOS FLÁVIO L. HORLLE FLÁVIO SONNTAG FLOR DA SERRA FLORES Formatura FÓRMULA DE CONCÓRDIA Fotos FOTOS ALTO ALEGRE FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2010 FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇA 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇAS 2013 FOTOS ENCONTRO ESPORTIVO 2012 FOTOS FLOR DA SERRA FOTOS P172 FOTOS P34 FOTOS PARECIS FOTOS PROGRAMA DE NATAL P34 FP 2.5-11 FP 3 FP 4.4-7 FP 4.4-9 FRANCIS HOFIMANN FRASES FREDERICK KEMPER FREUD FRUTOS DO ES GÁLATAS GALILEU GALILEI GATO PRETO GAÚCHA GELSON NERI BOURCKHARDT GENESIS GÊNESIS 32.22-30 GENTIO GEOMAR MARTINS GEORGE KRAUS GERHARD GRASEL GERSON D. BLOCH GERSON L. LINDEN GERSON ZSCHORNACK GILBERTO C. WEBER GILBERTO V. DA SILVA GINCANAS GL 1.1-10 GL 1.11-24 GL 2.15-21 GL 3.10-14 GL 3.23-4.1-7 GL 5.1 GL 5.22-23 GL 6.6-10 GLAYDSON SOUZA FREIRE GLEISSON R. SCHMIDT GN 01 GN 1-50 GN 1.1-2.3 GN 12.1-9 GN 15.1-6 GN 2.18-25 GN 21.1-20 GN 3.14-16 GN 32 GN 45-50 GN 50.15-21 GRAÇA DIVINA GRATIDÃO GREGÓRIO MAGNO GRUPO GUSTAF WINGREN GUSTAVO D. SCHROCK HB 11.1-3; 8-16 HB 12 HB 12.1-8 HB 2.1-13 HB 4.14-16 5.7-9 HC 1.1-3 HC 2.1-4 HÉLIO ALABARSE HERIVELTON REGIANI HERMENÊUTICA HINÁRIO HINO HISTÓRIA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL HISTÓRIA DO NATAL HISTORINHAS BÍBLICAS HL 10 HL 164 HOMILÉTICA HOMOSSEXUALISMO HORA LUTERANA HORST KUCHENBECKER HORST S MUSSKOPF HUMOR IDOSO IECLB IELB IGREJA IGREJA CRISTÃ IGREJAS ILUSTRAÇÃO IMAGEM IN MEMORIAN INAUGURAÇÃO ÍNDIO INFANTIL INFERNO INFORMATIVO INSTALAÇÃO INSTRUÇÃO INTRODUÇÃO A BÍBLIA INVESTIMENTO INVOCAÇÕES IRINEU DE LYON IRMÃO FALTOSO IROMAR SCHREIBER IS 12.2-6 IS 40.1-11 IS 42.14-21 IS 44.6-8 IS 5.1-7 IS 50.4-9 IS 52.13-53-12 IS 53.10-12 IS 58.5-9a IS 61.1-9 IS 61.10-11 IS 63.16 IS 64.1-8 ISACK KISTER BINOW ISAGOGE ISAÍAS ISAQUE IURD IVONELDE S. TEIXEIRA JACK CASCIONE JACSON J. OLLMANN JARBAS HOFFIMANN JEAN P. DE OLIVEIRA JECA JELB JELB DIVAGUA JEOVÁ JESUS JN JO JO 1 JO 10.1-21 JO 11.1-53 JO 14 JO 14.1-14 JO 14.15-21 JO 14.19 JO 15.5 JO 18.1-42 JO 2 JO 20.19-31 JO 20.8 JO 3.1-17 JO 4 JO 4.5-30 JO 5.19-47 JO 6 JO 6.1-15 JO 6.51-58 JO 7.37-39 JO 9.1-41 JOÃO JOÃO 20.19-31 JOÃO C. SCHMIDT JOÃO C. TOMM JOÃO N. FAZIONI JOEL RENATO SCHACHT JOÊNIO JOSÉ HUWER JOGOS DE AZAR JOGRAL JOHN WILCH JONAS JONAS N. GLIENKE JONAS VERGARA JOSE A. DALCERO JOSÉ ACÁCIO SANTANA JOSE CARLOS P. DOS SANTOS JOSÉ ERALDO SCHULZ JOSÉ H. DE A. MIRANDA JOSÉ I.F. DA SILVA JOSUÉ ROHLOFF JOVENS JR JR 28.5-9 JR 3 JR 31.1-6 JUAREZ BORCARTE JUDAS JUDAS ISCARIOTES JUDAS TADEU JUMENTINHO JUSTIFICAÇÃO JUVENTUDE KARL BARTH KEN SCHURB KRETZMANN LAERTE KOHLS LAODICÉIA LAR LC 12.32-40 LC 15.1-10 LC 15.11-32 LC 16.1-15 LC 17.1-10 LC 17.11-19 LC 19 LC 19.28-40 LC 2.1-14 LC 23.26-43 LC 24 LC 24.13-35 LC 3.1-14 LC 5 LC 6.32-36 LC 7 LC 7.1-10 LC 7.11-16 LC 7.11-17 LC 9.51-62 LEANDRO D. HÜBNER LEANDRO HUBNER LEI LEIGO LEIGOS LEITORES LEITURA LEITURAS LEMA LENSKI LEOCIR D. DALMANN LEONARDO RAASCH LEOPOLDO HEIMANN LEPROSOS LETRA LEUPOLD LIBERDADE CRISTÃ LIDER LIDERANÇA LILIAN LINDOLFO PIEPER LINK LITANIA LITURGIA LITURGIA DE ADVENTO LITURGIA DE ASCENSÃO LITURGIA DE CONFIRMAÇÃO LITURGIA EPIFANIA LITURGIA PPS LIVRO LLLB LÓIDE LOUVAI AO SENHOR LOUVOR LUCAS ALBRECHT LUCIFER LUCIMAR VELMER LUCINÉIA MANSKE LUGAR LUÍS CLAUDIO V. DA SILVA LUIS SCHELP LUISIVAN STRELOW LUIZ A. DOS SANTOS LUTERANISMO LUTERO LUTO MAÇONARIA MÃE MAMÃE MANDAMENTOS MANUAL MARCÃO MARCELO WITT MARCIO C. PATZER MARCIO LOOSE MARCIO SCHUMACKER MARCO A. CLEMENTE MARCOS J. FESTER MARCOS WEIDE MARIA J. RESENDE MÁRIO SONNTAG MÁRLON ANTUNES MARLUS SELING MARTIM BREHM MARTIN C. WARTH MARTIN H. FRANZMANN MARTINHO LUTERO MARTINHO SONTAG MÁRTIR MATERNIDADE MATEUS MATEUS KLEIN MATEUS L. LANGE MATRIMÔNIO MAURO S. HOFFMANN MC 1.1-8 MC 1.21-28 MC 1.4-11 MC 10.-16 MC 10.32-45 MC 11.1-11 MC 13.33-37 MC 4 MC 4.1-9 MC 6.14-29 MC 7.31-37 MC 9.2-9 MEDICAMENTOS MÉDICO MELODIA MEMBROS MEME MENSAGEIRO MENSAGEM MESSIAS MÍDIA MILAGRE MINISTÉRIO MINISTÉRIO FEMENINO MIQUÉIAS MIQUÉIAS ELLER MIRIAM SANTOS MIRIM MISSÃO MISTICISMO ML 3.14-18 ML 3.3 ML NEWS MODELO MÔNICA BÜRKE VAZ MORDOMIA MÓRMOM MORTE MOVIMENTOS MT 10.34-42 MT 11.25-30 MT 17.1-9 MT 18.21-45 MT 21.1-11 MT 28.1-10 MT 3 MT 4.1-11 MT 5 MT 5.1-12 MT 5.13-20 MT 5.20-37 MT 5.21-43 MT 5.27-32 MT 9.35-10.8 MULHER MULTIRÃO MUSESCORE MÚSICA MÚSICAS NAAÇÃO L. DA SILVA NAMORADO NAMORO NÃO ESQUECER NASCEU JESUS NATAL NATALINO PIEPER NATANAEL NAZARENO DEGEN NEEMIAS NEIDE F. HÜBNER NELSON LAUTERT NÉRISON VORPAGEL NILO FIGUR NIVALDO SCHNEIDER NM 21.4-9 NOITE FELIZ NOIVADO NORBERTO HEINE NOTÍCIAS NOVA ERA NOVO HORIZONTE NOVO TESTAMENTO O HOMEM OFERTA OFÍCIOS DAS CHAVES ONIPOTENCIA DIVINA ORAÇÃO ORAÇAODASEMANA ORATÓRIA ORDENAÇAO ORIENTAÇÕES ORLANDO N. OTT OSÉIAS EBERHARD OSMAR SCHNEIDER OTÁVIO SCHLENDER P172 P26 P30 P34 P36 P40 P42.1 P42.2 P70 P95 PADRINHOS PAI PAI NOSSO PAIS PAIXÃO DE CRISTO PALAVRA PALAVRA DE DEUS PALESTRA PAPAI NOEL PARA PARA BOLETIM PARÁBOLAS PARAMENTOS PARAPSICOLOGIA PARECIS PAROQUIAL PAROUSIA PARTICIPAÇÃO PARTITURA PARTITURAS PÁSCOA PASTOR PASTORAL PATERNIDADE PATMOS PAUL TORNIER PAULO PAULO F. BRUM PAULO FLOR PAULO M. NERBAS PAULO PIETZSCH PAZ Pe. ANTONIO VIEIRA PEÇA DE NATAL PECADO PEDAL PEDRA FUNDAMENTAL PEDRO PEM PENA DE MORTE PENEIRAS PENTECOSTAIS PENTECOSTES PERDÃO PÉRGAMO PIADA PIB PINTURA POEMA POESIA PÓS MODERNIDADE Pr BRUNO SERVES Pr. 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