Relatório: Fé Ativa no Amor
I - Introdução
Forell fala que é costume datar o início da Reforma no dia 31 de outubro de 1517. Época em que Lutero pregou as 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg. Mas o que não se fala é do sentimento de responsabilidade social que o levou a fazer isso. Lutero estava muito mais preocupado com o povo simples que corria o risco de ser desencaminhado da fé do que qualquer outro pensador de sua época. Neste tempo ele se preocupou também em mandar cartas simultaneamente ao Arcebispo de Mainz e ao Bispo de Branderburg. Lutero não se contentou em ficar no mosteiro vendo tudo o que estava acontecendo de errado. Ele partiu para o trabalho, toda sua vida foi uma ação social, diz Forell.
Neste livro também é tratado o assunto da ética social de Lutero. Ele entendia que o cristão deve ter a percepção das oportunidades que tem de ajudar os outros a viver melhor neste mundo. Segundo Forell, os princípios que nortearam Lutero a viver desta forma são muito mais importantes que as próprias declarações do que fez. Pois tinham sua fonte diretamente nas convicções teológicas do reformador.
Toda a convicção teológica de Lutero a partir de 1517 gira em torno de sua descoberta pessoal do perdão dos pecados através da graciosa justificação por Deus. Sua ética social é uma parte integral de sua ética cristã, e por isso é impossível separar sua ética social da sua ética individual. Seu princípio ético geral é fundamental para compreender sua ética social.
Lutero ao ensinar princípios éticos ao povo estava perfeitamente consciente de que os cristãos podiam servir a Deus na sociedade. Para compreender seu pensamento, é preciso entender seu ensino sobre os dois reinos da existência humana, o secular e o espiritual, pois para ele o secular também era o reino de Deus.
Às vezes fica difícil compreender alguns escritos de Lutero, principalmente por estarmos vivendo numa sociedade moderna, totalmente diferente da realidade de sua época. Sendo assim, a ética social de Lutero deve ser compreendida em relação com seu método teológico, os seus padrões éticos básicos, a sua compreensão prática da estrutura do mundo e o pano de fundo escatológico de toda a sua vida.
ULBRA – UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
CURSO: TEOLOGIA
DISCIPLINA: Seminário de Teologia em Lutero
PROF: Dr. Paulo Wille Buss
ALUNO: Geomar Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário