Estudo 2: Acolhendo e integrando
Texto: Gl 5.22,23
Tema: Os frutos do Espírito
Para debate
1. Quem é filho de Deus? Será que são todos os seres humanos?
2. O que define um filho de Deus?
Para ler: Jo.1.12,13:
1. Os cristãos são filhos de Deus, pela fé no Salvador. Eles foram adotados por Deus como seus filhos, por ocasião do Batismo. Os incrédulos não são filhos de Deus, são apenas criaturas de Deus.
2. Por serem filhos de Deus, os cristãos vivem sob a luz da Palavra de Deus. Não tomam mais como padrão de conduta as pessoas não-cristãs que os cercam. Colocam-se sob a graça de Deus e vivem para servir a Deus em uma vida santificada.
Debate
1. Será que os cristãos tem uma vida diferente do que os não cristãos? Veja: Mt 5.13,14; 6.8.
2. Qual objetivo dos frutos produzidos pelos cristãos?: Mt.5.16
A capacidade para produzir frutos
Vivemos o tempo em que o mundo exalta as ações do ser humano. Livros de auto-ajuda cultivam o pensamento positivo. Dizem que a capacidade está no interior de cada um de onde precisa ser tirada. Fala-se até no “Cristo interior”, “Deus interior”. Não reconhecem a dependência de Deus.
Debate
1. De onde vem a capacidade dos cristãos? 2 Co 3.5
2. O texto base para o presente estudo é Gl 5.22,23. Como ele começa?
3. Quais são os meios que o Espírito Santo usa para capacitar os cristãos a produzirem frutos de santificação?
4. Qual é a importância do estudo da Palavra de Deus e dos sacramentos neste processo de capacitação?
5. Um cristão que não ouve e nem lê a Palavra com freqüência e não participa regularmente da santa Ceia, tem força para produzir os frutos da fé?
Quem produz os frutos em nossas vidas é o Espírito Santo e não nossa capacidade natural. O cristão depende inteiramente do Espírito Santo para produzir frutos agradáveis a Deus.
Salvos pela fé ou pelas obras? Rm 3.28; Tg 2.14.
1. Paulo está enfrentado os judaizantes e os judeus legalistas que insistiam na tese de que a pessoa era salva por obras, com ênfase na observância das leis cerimoniais do AT. Tiago, por sua vez, tinha outros oponentes. Eram aqueles que defendiam a justificação pela fé, sem a necessidade de uma vida de santificação.
2. Não podemos ser salvos pelas obras, porém, não podemos ser salvos sem elas. Pois a fé sem obras é morta. Uma fé que não produz obras não existe, pois, o papel das obras não é obter a salvação, mas evidenciá-la. Somos salvos pela fé na obra redentora de Jesus Cristo.
3. Tanto Paulo como Tiago ensinam que a fé autêntica produz frutos espontâneos. Os frutos da vida dos cristãos não são produzidos pela coação da Lei, mas pelo amor de Deus implantado nos corações
Conclusão
Os meios que Deus usa para nos fortalecer na fé na fé são a Palavra e a Santa Ceia. Façamos uso freqüente deles. Fortalecidos na fé teremos melhores condições de viver a vida bonita que Deus nos propõe e produzir os frutos da fé.
Baseado em caderno do Pem Vol. 26, estudo 3
Martinho Sontag
Estudo: Acolhendo e integrando
João 10. 1-21
Tema: Jesus é o Bom pastor que acolhe e integra
Contexto
Jesus havia curado um cego de nascença, num Sábado, o que não era permitido na lei judaica. Os líderes judeus se revoltaram com Jesus e disseram que ele não era de Deus. Mais adiante disseram ainda que ele estava com o demônio e que tinha enlouquecido.
Em resposta Jesus chama a si de pastor e denomina os que vieram antes dele de ladrões e bandidos. Estes que vieram antes dele seriam os fariseus do tempo de Jesus, mas também os líderes religiosos do passado. Eles não reconheceram Jesus como Messias, o Filho de Deus e Salvador da humanidade e ainda o consideraram um impostor. Eles esperavam um Messias como um grande líder que levaria a nação de Israel a uma grande potência. Mas Jesus disse que “meu reino não é deste mundo”.
Para explicar melhor quem ele é, Jesus se compara ao pastor de ovelhas e se chama de bom pastor. Mas os líderes religiosos e as autoridades de Jerusalém também eram chamados de pastores. Por isso ele faz uma distinção entre aquele que é pastor e aquele que não é.
No tempo de Jesus os campos de pastagem não tinham cercas. Durante o dia os pastores levavam seus rebanhos para as pastagens e águas limpas. Mas à noite as ovelhas eram recolhidas no Aprisco, que era cercado de pedras e tinha apenas uma porta. Nesta porta ficavam os vigias que cuidavam a entrada durante à noite. Num mesmo curral podia haver vários rebanhos. O pastor de cada rebanho voltava de manhã e para ele o porteiro abria a porta. Cada pastor podia chamar as suas ovelhas e muitos as chamavam pelo nome e elas atendiam porque conheciam a voz do seu pastor.
Estes currais, porém, davam ocasião para o ladrão, que pulava o murro, longe da porta, com más intenções. Ele vinha para roubar, matar e destruir.
Também era função do pastor proteger as ovelhas contra animais ferozes, principalmente o lobo e recuperar aquelas que se desviavam do rebanho. Caso fosse preciso, arriscava a própria vida para salvá-las. Ser pastor de ovelhas, apesar das dificuldades, era uma profissão honrosa. Tanto é que no AT Deus foi chamado de Pastor de Israel. E no NT Jesus chamou a si mesmo de pastor e ele diz que ele é o bom pastor.
Para debate
1. Quem seriam hoje aqueles que não entram pela porta, mas e pulam o muro (V.1)?
Para o líder: Pense naqueles que usam as ovelhas para enriquecer e ter fama de grandes e poderosos profetas de Deus. Mas a pregação deles geralmente está baseada em distorções da palavra, o que vale dizer, doutrinas falsas e com elas enganam e conquistam as ovelhas. Não pregam o Cristo crucificado para ser o Salvador dos pecados, da morte e do poder do diabo. Se dizem “guias” da igreja, das ovelhas. Mas Jesus mostra que o único acesso para as ovelhas é pela porta que é Jesus. Quem chega às ovelhas por outro caminho é ladrão e salteador.
2. Quem e como seria hoje o empregado que Jesus menciona (12-13)?
Para o líder: É aquele que não tem compromisso com a verdade. O mundo está cheio deles. Muitos deles tem até aparência cristã. Geralmente são pregadores famosos, bem vestidos, vozes atrativas, cheios de palavras bonitas, que prometem curas, milagres e prosperidade. Eles pastoreiam as ovelhas com fins lucrativos. É preciso muito cuidado com estas vozes, porque ensinam outra voz que não é a de Cristo, e assim entregam o rebanho ao diabo.
3. Quem são as suas ovelhas?
Para o líder: Os escribas e fariseus eram descendentes e filhos de Abraão, por isso, automaticamente se consideravam filhos de Deus e ovelhas do rebanho. Hoje, todos os que falam de Deus, julgam-se filhos de Deus (espíritas, seicho-no-ie, islamitas, judeus). Jesus diz quem são os verdadeiros filhos de Deus (Jo 10.27,28).
4. Como somos acolhidos e integrados?
Para o líder: Veja terceiro artigo do Credo Apostólico. O Espírito chama, ilumina, santifica congrega, ilumina, conserva. Chama pelo nome v.3. Só entrando por ele, isto é, por verdadeiro arrependimento e fé, confiança na graça de Cristo, é que alguém entra no rebanho de Cristo, faz parte do rebanho de Cristo, que hoje chamamos a santa igreja cristã, a comunhão dos santos.
5. Diante dos fariseus que não aceitaram a Jesus como Messias ele disse: Eu sou a porta por onde as ovelhas passam v.7. Por que temos de enfatizar esta verdade hoje?
Para o líder: Jesus é a porta tanto de entrada como de saída. Por ele saímos para uma vida de serviço. Por ele entramos para o céu. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar ao Pai a não ser por mim” (14.6).
6. Muitas igrejas fazem marketing em cima das curas, da prosperidade. Qual deveria ser um dos nossos grandes marketing?
Para o líder: Jesus se apresentou a multidão como o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Anunciar Jesus como o Bom Pastor.
7. Por que Jesus é o Bom Pastor?
Para o Líder: O pastor de ovelhas, mesmo que fosse muito aplicado no seu trabalho, de vez em quando carneava uma das ovelhas para lhe servir de alimento. O bom pastor Jesus é o contrário. Além de não se beneficiar delas, deu sua vida para salvar a vida delas. Esta é a diferença fundamental entre o bom pastor, o lobo e o empregado, que o Bom Pastor dá a sua vida voluntariamente pelas ovelhas para salvá-las e não pede nada em troca. Elas mereciam a condenação, mas ele dá a vida por elas, para salvá-las da condenação. Ele vem ao encontro delas, pois sabe que, sozinhas não podem se salvar.
Além disso, Jesus diz se preocupa com aquelas que não estão neste curral V. 16, ou seja, todos os que não crêem. Cristo Jesus veio para todos e quer reunir em só rebanho todas aquelas ovelhas que não pertencem ainda ao seu rebanho. Isto significa trazê-las ao conhecimento da Salvação, pelo ouvir do Evangelho. O acesso a este rebanho ocorre só pela fé em Jesus.
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