ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA
TEXTO ÁUREO
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados” (Cl 2:16).
VERDADE PRÁTICA
“O cristão e a Lei de Moisés são assuntos já discutidos e bem definidos no Concílio de Jerusalém: a graça nos isenta do jugo da Lei”.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Coríntios 3:1-16 - Começamos outra vez a recomendar-nos a nós mesmos? Ou, porventura, necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós, ou de vós?
2 Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens,
3 sendo manifestos como carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne do coração.
4 E é por Cristo que temos tal confiança em Deus;
5 não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo,
8 como não será de maior glória o ministério do espírito?
9 Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça.
10 Pois na verdade, o que foi feito glorioso, não o é em comparação com a glória inexcedível.
11 Porque, se aquilo que se desvanecia era glorioso, muito mais glorioso é o que permanece.
12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar.
13 E não somos como Moisés, que trazia um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel desvanecia;
14 mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido;
15 sim, até o dia de hoje, sempre que Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles.
16 Contudo, convertendo-se um deles ao Senhor, é-lhe tirado o véu.
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A observância da Lei, a guarda do sábado, o bode emissário, o espírito de profecia e o sono da alma são os pontos principais que distinguem os Adventistas do Sétimo Dia dos evangélicos. É o que estudaremos nesta aula.
I. ORIGEM
1. William Miller. Nasceu em 1782, em Pittsfield, estado de Massachussetts, EUA. Era da família batista. Em 1818, ele começou a anunciar que Cristo voltaria à terra nos próximos 20 anos. Em 1831, Miller proclamou que esse evento ocorreria em 23 de março de 1843. Tentou justificar sua “profecia” em (Dn 8:13,14) - Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão relativamente ao holocausto contínuo e à transgressão assoladora, e à entrega do santuário e do exército, para serem pisados?
14 Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado.
...interpretando as 2.300 tardes e manhãs como que correspondendo a 2.300 anos a partir do retorno de Esdras a Jerusalém em 457 a.C.
2. William Miller e seu fracasso. Todavia, nenhuma de suas previsões se cumpriu. Procurando justificar-se, Miller explicou que se enganara nos cálculos. Em seguida, marcou nova data - 22 de outubro de 1844. Essa data também falhou.
3. Origem dos Adventistas do Sétimo Dia. Miller arrependeu-se e procurou a Igreja. Já reconciliado, foi servir a Deus, vindo a falecer em 1849. O mal, porém, já estava feito. Vários grupos começaram a aparecer. Hiram Edson, Joseph Bates e James White com sua esposa Ellen Gould White eram os mais proeminentes dos movimentos adventistas.
Joseph Bates, de New Hampshire, Washington, instituiu a observância do sábado. Enquanto isso, Ellen Gould White ia, na região de Portland, Maine, ganhando notoriedade com as suas “revelações e visões”. Os três grupos juntos deram origem, em 1860, o movimento conhecido como o Adventismo do Sétimo Dia.
II. A LEI DE MOISÉS
1. Decálogo. O Decálogo é o esboço e a linha mestra da Lei de Moisés. Ele está registrado em Ex 20:1-17 e Dt 5:6-21. O termo vem de duas palavras gregas deka “dez”, logos “palavra”, usado na LXX para traduzir as expressões hebraicas asseret hadevarim “as dez palavras” (Ex 34:28) - E Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água, e escreveu nas tábuas as palavras do pacto, os dez mandamentos.
(Dt 4:13) - Então ele vos anunciou o seu pacto, o qual vos ordenou que observásseis, isto é, os dez mandamentos; e os escreveu em duas tábuas de pedra.
(Dt 10:4) - Então o Senhor escreveu nas tábuas, conforme a primeira escritura, os dez mandamentos, que ele vos falara no monte, do meio do fogo, no dia da assembléia; e o Senhor mas deu a mim.
“As dez palavras”, nessas passagens, tem sentido de “mandamento, pronunciamento, princípios”. Por essa razão, o Decálogo ficou conhecido universalmente como “Os Dez Mandamentos” que Deus escreveu em pedras e entregou aos filhos de Israel, através de Moisés.
2. Qual a diferença entre lei moral e cerimonial? Os adventistas dizem que a Lei de Deus é o Decálogo, e a de Moisés é a lei cerimonial, ou seja: os demais preceitos, que não são universais.
a) Uma só lei. A Bíblia afirma que existe uma só lei. O que existe, na verdade, são preceitos morais, preceitos cerimoniais e preceitos civis. É chamada Lei de Deus, porque teve sua origem nEle. Lei de Moisés, porque foi Moisés o legislador que Deus escolheu para promulgar a Lei do Sinai. Os preceitos, tanto de Decálogo como os de fora deles, são chamados alternadamente de Lei de Deus ou do Senhor e Lei de Moisés (Lc 2:22,23) - Terminados os dias da purificação, segundo a lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém, para apresentá-lo ao Senhor
23 (conforme está escrito na lei do Senhor: Todo primogênito será consagrado ao Senhor),
(Hb 10:28) - Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas;
São, portanto, sinônimos e, por isso, não há distinção alguma (Ne 8:1,2,8,18) - Então todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel.
2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
8 Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura.
18 E Esdras leu no livro da lei de Deus todos os dias, desde o primeiro até o último; e celebraram a festa por sete dias, e no oitavo dia houve uma assembléia solene, segundo a ordenança..
b) Preceito moral fora de Decálogo. Há princípios que são imutáveis e universais. Não há para eles a questão de transculturação. Onde quer que o Evangelho for pregado tais princípios fazem-se presentes; são os preceitos morais ou éticos.
Os dois maiores mandamentos são preceitos morais (Mc 12:29-31) - Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças.
31 E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses.
Entretanto, não constam do Decálogo; é uma combinação de (Dt 6:4,5) - Ouve, ó Israel; o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
5 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.
... com (Lv 19:18) - Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Por outro lado, encontramos no Decálogo o quarto mandamento, que não é preceito moral. Jesus disse que o sacerdote podia violar o sábado e ficar sem culpa (Mt 12:5) - Ou não lestes na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
3. A lei cumpriu sua função. O Senhor Jesus já cumpriu a lei (Mt 5:17) - Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
O Concílio de Jerusalém determinou que os cristãos na da tem com a Lei (At 15:10,11) - Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus, do mesmo modo que eles também.
(At 11:20,29) - Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
29 E os discípulos resolveram mandar, cada um conforme suas posses, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia;
O apóstolo Paulo comparou a liberdade cristã à lei do casamento (Rm 7:1-3) - Ou ignorais, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que ele vive?
2 Porque a mulher casada está ligada pela lei a seu marido enquanto ele viver; mas, se ele morrer, ela está livre da lei do marido.
3 De sorte que, enquanto viver o marido, será chamado adúltera, se for de outro homem; mas, se ele morrer, ela está livre da lei, e assim não será adúltera se for de outro marido.
Se uma mulher for de outro homem, estando seu marido ainda vivo, é adúltera. Isso porque, está ligada a lei do marido. Por conseguinte, não podemos estar ligados à lei e a Cristo ao mesmo tempo. Por isso estamos mortos para a Lei (Rm 7:4) - Assim também vós, meus irmãos, fostes mortos quanto à lei mediante o corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, àquele que ressurgiu dentre os mortos a fim de que demos fruto para Deus.
A função da lei foi patológica (descobrir a causa da doença): revelar o pecado do homem. Mas ela não pode curar (Rm 3:19,20) - Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que se cale toda boca e todo o mundo fique sujeito ao juízo de Deus;
20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.
(Gl 2:16) - sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para
sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.
(Gl 3:24) - De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.
4. Observar a lei é desvio. O Apóstolo Paulo chamou a lei de ministério da morte gravado em pedras (2 Co 3:7) - Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual se estava desvanecendo,
... ministério da condenação (2 Co 3:9) - Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça.
... e transitório (2 Co 3:13) - E não somos como Moisés, que trazia um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel desvanecia;
O Antigo Testamento já foi abolido por Cristo (2 Co 3:14) - mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido;
Buscar a salvação pela observância da Lei é desviar-se do cristianismo bíblico (Gl 5:1-4) - Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão.
2 Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará.
3 E de novo testifico a todo homem que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.
4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.
5 Nós, entretanto, pelo Espírito aguardamos a esperança da justiça que provém da fé.
Observe, porém, que Paulo não criticou a lei; reconhecia a santidade da Lei (Rm 7:7,14) - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.
O que ele diz é que ela é impotente para salvar, pois sua função é outra.
III. O ESPÍRITO DE PROFECIA
1. Escritos de Ellen Gould White. Para os Adventistas do Sétimo Dia, os escritos da Sra. White tem a mesma autoridade da Bíblia.
Afirmam que a expressão “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia” (Ap 19:10) - Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
...é uma alusão aos escritos da Sra. White. Crêem que suas obras tem “aplicação e autoridade especiais para os adventistas”, e negam que a “qualidade ou grau de inspiração dos escritos de Ellen White sejam diferentes dos encontrados nas Escrituras Sagradas”.
2. Plágios da Sra. White. Boa parte das histórias da Sra. White são plágios.
a) Plágio comprovado. Walter T. Rea, em sua obra The White Lie (A Mentira Branca), apresenta tabelas intermináveis desses plágios. Entretanto, os Adventistas do Sétimo Dia continuam a receber as obras da Sra. White. Além dos plágios, há inúmeros erros e contradições em seus escritos.
b) Defesa dos teólogos adventistas. Sabendo que o plagiador está desclassificado como servo de Deus, os teólogos adventistas tem feito um esforço concentrado para salvar a imagem de sua profetisa. Alguns deles apelaram para as passagens de 2 Rs 18 e Isaías 39, para justificar o plágio da Sra. White. Como se sabe, ambos os textos são idênticos. Acontece que, em nenhum lugar do livro dos Reis, se menciona o nome de seu autor. E, quem pode garantir que não é de autoria do próprio Isaías, uma vez que o profeta foi assistente d o rei Ezequias?
IV. CRENÇAS ERRÔNEAS
1. Bode emissário. Os Adventistas do Sétimo Dia dizem que o bode emissário, do Dia da Expiação, representa Satanás. Assim colocam Satanás como co-autor da redenção, Moisés prescreveu que, no Dia da Expiação, o sumo sacerdote apresentasse dois bodes para o sacrifício (Lv 16:5,10) - E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para oferta pelo pecado e um carneiro para holocausto.
10 mas o bode sobre que cair a sorte para Azazel será posto vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele a fim de enviá-lo ao deserto para Azazel.
... um deles seria imolado, e o outro enviado para o deserto - o bode emissário, azarel, em hebraico. Convém lembrar que os dois bodes eram igualmente apresentados, e não apenas um. Isso representava o sacrifício de Jesus pela expiação de nossos pecados. A Bíblia diz que foi Jesus quem levou nossos pecados (Is 53:4-6) - Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
(Mt 8:16,17) (Jo 1:29) (1 Pe 2:24) (1 Pe 3:18).
2. O Sábado. A questão não é o sábado em si, mas o fato de que não estamos debaixo do Antigo Concerto (Hb 8:6-13) - Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.
7 Pois, se aquele primeiro fora sem defeito, nunca se teria buscado lugar para o segundo.
8 Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto.
9 Não segundo o pacto que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; pois não permaneceram naquele meu pacto, e eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo;
11 e não ensinará cada um ao seu concidadão, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior.
12 Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, e de seus pecados não me lembrarei mais.
13 Dizendo: Novo pacto, ele tornou antiquado o primeiro. E o que se torna antiquado e envelhece, perto está de desaparecer.
O que nos chama a atenção é que, ultimamente, estão surgindo novos pseudocristãos que, entre outras coisas, ensinam a guarda da Lei e do Sábado. Isso é retrocesso espiritual; é voltar às práticas antigas.
a) O sábado foi abolido. A Palavra profética previa a chegada do Novo Concerto (Jr 31:31-33) - Eis que os dias vêm, diz o Senhor, em que farei um pacto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá,
32 não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
33 Mas este é o pacto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
... e o fim do sábado (Os 2:11) - Também farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas assembléias solenes.
... que se cumpriu em Jesus (Cl 2:14-17) - e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;
Por essa razão, o sábado não aparece nos quatro preceitos de (At 15:20,29) - mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.
29 Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição; e destas coisas fareis bem de vos guardar. Bem vos vá.
O texto de (Cl 2:16,17) - Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,
17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.
... deita por terra todas as teses dos Adventistas do Sétimo Dia.
b) O sábado cerimonial. Os Adventistas do Sétimo Dia afirmam que o sábado mencionado em Cl 2:16 é cerimonial. As festas judaicas eram anuais, mensais, ou luas novas (pois a lua nova aparece a cada 28 a 30 dias, e com ela se principia um novo mês) e semanais (1 Cr 23:31) - e oferecerem continuamente perante o Senhor todos os holocaustos, nos sábados, nas luas novas e nas festas fixas, segundo o número ordenado.
(2 Cr 2:4) - Eis que vou edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus e lha consagrar para queimar perante ele incenso aromático, para apresentar continuamente, o pão da preposição, e para oferecer os holocaustos da manhã e da tarde, nos sábados, nas luas novas e nas festas fixas do Senhor nosso Deus; o que é obrigação perpétua de Israel.
(2 Cr 8:13) - e isto segundo o dever de cada dia, fazendo ofertas segundo o mandamento de Moisés, nos sábados e nas luas novas, e nas três festas anuais, a saber: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos.
(2 Cr 31:3) » A contribuição da fazenda do rei foi designada para os holocaustos: os holocaustos da manhã e da tarde, e os holocaustos dos sábados, das luas novas e das festas fixas, como está escrito na lei do Senhor.
(Ez 45:17) » Tocará ao príncipe dar os holocaustos, as ofertas de cereais e as libações, nas festas, nas luas novas e nos sábados, em todas as festas fixas da casa de Israel. Ele proverá a oferta pelo pecado, a oferta de cereais, o holocausto e as ofertas pacíficas, para fazer expiação pela casa de Israel.
... Veja que o texto diz: “... por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados”.
O sábado cerimonial, ou anual, já está incluído na expressão “dias de festa”, que são as festas anuais, “lua nova”, mensais e “sábados”, festa semanal. No versículo seguinte, o apóstolo diz: “Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo” (Cl 2:17) » que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.
Isto é: são figuras das coisas futuras, que se cumpriram em Jesus. Foi por isso que Jesus afirmou ser Senhor do sábado (Mc 2:28) » Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.
c) Constantino e o Domingo. Dizem que o imperador romano, Constantino, trocou o sábado pelo domingo. Isso não é verdade. A Palavra “domingo”, por si só, significa “Dia do Senhor”. Porque foi nEle que Cristo ressuscitou (Mc 16:9) » Ora, havendo Jesus ressurgido cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
O primeiro culto cristão aconteceu num domingo (Jo 20:1) » No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.
... e o segundo também (Jo 20:19,20) » Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.
20 Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor.
Os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana (At 20:7) » No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite.
Assim, essa prática foi se tornando comum, sem decreto e sem imposição. Foi algo espontâneo. Constantino apenas confirmou uma prática antiga dos cristãos.
Subsídio histórico
O fracasso em determinar o tempo do arrebatamento da Igreja, impulsionou a formação de vários grupos adventistas. Entre eles o de Ellen White. Desapontados ainda com o erro na previsão, escolheram um nome que refletisse os distintivos da igreja que passou a chamar-se “Adventistas do Sétimo Dia”. A Palavra “adventista” vem do vocábulo advento e significa vinda.
Subsídio bíblico
Sobre o Concílio de Jerusalém, encontramos essas informações no Dicionário Teológico: “Reunião realizada, a pedido da Igreja de Antioquia, para obter dos apóstolos a resposta à seguinte pergunta: Deveriam os crentes gentios guardar a Lei de Moisés como o faziam os judeus?
“O Concílio terminou com as seguintes resoluções: Aos crentes oriundos do paganismo não se deveria impor a carga que nem os próprios judeus puderam carregar. No entanto, recomendava-se a observância destes preceitos: 1) Abstenção de relações sexuais ilícitas; 2) Não ingerência de carnes sacrificadas aos ídolos; e: 3) Nem de sangue”.
CONCLUSÃO
Para nós, portanto cada dia é sábado, pois em Cristo repousamos todos os dias da semana (Hb 4:11). A Palavra hebraica para “domingo” é Yom Rishon, que significa “Dia Primeiro”.
Os Adventistas do Sétimo Dia negam ainda a existência do inferno e da imortalidade da alma.
GLOSSÁRIO
Emissário: aquele que é enviado em missão; mensageiro.
Plágio: imitação ou cópia do trabalho alheio.
Preceito: regra de proceder, normas; determinação, prescrição, doutrina.
Profanação: irreverência contra pessoa ou coisa digna de todo respeito.
Proselitismo: atividade constante e intensa em fazer adeptos ou partidários.
Remanescente: aquilo que sobeja ou resta; restante.
Sectário: relativo ou pertencente a seita; partidário ferrenho.
Transcultural: processo de transformação cultural caracterizado pela influência de elementos de outra cultura.
Transitório: de pouca duração; passageiro, efêmero.
QUESTIONÁRIO
1. Qual o nome da “profetisa” dos Adventistas do Sétimo Dia?
R.:
2. Segundo a Bíblia, quantas leis existem?
R.:
3. O que determinou o Concílio de Jerusalém
R.:
4. O que os escritos de Ellen White representam para os Adventistas do Sétimo Dia?
R.:
5. Quem é o nosso real descanso, ou sábado?
R.:
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