ESTUDO
COMO ANDA A VALORIZAÇÃO DO IDOSO NA SUA FAMÍLIA E NA IGREJA?
Texto base: Não me rejeites na velhice: quando me faltarem as forças, não me desampares. Sl 71.9
Introdução: Fazer um levantamento de quantos idosos há na congregação. Quantos precisam de um atendimento especial? Quem dá atendimento a eles? O que a congregação tem feito pelos seus idosos?
O idoso faz parte de uma família. A família é instituição divina. Quem faz parte da família? No sentido restrito, a família é constituída por marido e esposa. No sentido restrito ampliado, compreende pai, mãe e filhos. E no sentido amplo, à família pertencem todos os que estão ligados por algum grau de parentesco. Nesse sentido, o vovô e a vovó fazem parte da família.
Com que idade alguém se torna um ancião? Isso é relativo, pois as pessoas podem envelhecer com diferentes idades, tanto física quanto psicologicamente. Alguns, aos 50 anos, já parecem idosos. Outros, aos 70 anos, ainda estão cheios de vigor.
Que valor tem o idoso, uma pessoa de idade avançada?
Na antiga Grécia, muitos pensavam que a idade avançada era a causa de muitos males. Havia até aqueles que tomavam veneno aos 60 anos para escapar desse período da vida. No entanto, também havia anciãos que eram respeitados.
Em Roma, consideravam os idosos inúteis para o trabalho. A velhice, inclusive, era encarada como sendo doença.
Entre os israelitas, se valorizava muita a velhice. Junto aos anciãos se buscavam conselhos e orientação. Eram os mais velhos que interpretavam as Escrituras e transmitiam a palavra de Deus aos mais novos.
Como está a valorização do idoso na família e na igreja?
Muitas vezes, são tratados com desprezo. São considerados antiquados e ultrapassados. Até se zomba de pessoas idosas. Há filhos que se envergonham de país idosos.
Na Bíblia, temos uma ordem dada por Deus:
"Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito" Lv 19.32 BLH. Isso mostra o quanto Deus valoriza pessoas idosas e que devem ser valorizadas também por nós.
O salmista e rei Davi suplicou ao Senhor, certamente quando já não era tão jovem: "Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares" Sl 71.9.
É importante não apenas pessoas idosas fazerem essa súplica, mas familiares e a igreja pedirem isso ao Senhor em favor dos idosos.
E vamos nós, filhos, pedir conselhos e orientação a idosos. Assim também no trabalho da igreja. É verdade que, em algumas coisas, estão desatualizados. É possível que não consigam entender certas coisas. Mas em muitos assuntos, podem dar conselhos úteis e proveitosos. já dizia o Senhor, valorizando os idosos: "Na velhice darão ainda frutos; serão cheios de seiva e de verdor" S192.14.
Idosos são úteis no mundo e sua vida não fica sem sentido.
Saibamos compreender suas fraquezas e falhas. Mas saibamos também dar o devido valor aos idosos na família e na igreja.
Atividade: Reunir os idosos da congregação (e outros convidados), fazendo uma programação especial na igreja. ( Devoção especial - pode ser envolvido grupo de jovens para fazer uma encenação. Envolver os idosos. Cantar. Fazer sorteio de brindes. Eles também gostam de ser lembrados).
Fazer um programa de visita, procurando atingir todos os idosos da congregação, levando uma mensagem previamente preparada (se possível também cantar, o que em geral é muito apreciado pelos idosos. Pode-se levar um grupo de crianças da escola dominical para cantar para eles.
As crianças também gostam de fazer pesquisa. Montar um esquema de perguntas que elas possam fazer para os idosos. Depois montar uma história com os dados colhidos. Especialmente se estiver relacionado com o trabalho da congregação.
Muito da história das congregações se perde, porque não tiramos o tempo para pesquisar junto a quem fez parte da história.
E Deus promete amparar e assistir os idosos. Eis a sua promessa: "Desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado; sempre cuidei de vocês. E quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei" Is 46.3,4 BLH.
Revista Servas do Senhor, Julho/Ago/Setembro 99: Pastor Fermino Bündchen
[Idoso_Valorização do]
Nenhum comentário:
Postar um comentário