EXEGESE DE 1 CORÍNTIOS 1.18-25

EXEGESE DE 1 CORÍNTIOS 1.18-25

1 Co 1:18 ~O lo,goj ga.r o` tou/ staurou / toi/j me.n avpollume,noij mwri,a evsti,n( toi/j de. sw|zome,noij h`mi/n du,namij qeou/ evstin)
 lo,goj tou/ staurou: “a palavra da cruz.” O artigo repetido é quase demonstrativo. A cruz ocupa um lugar central na proclamação do evangelho. É tanto ponto climático de uma vida de auto-renúncia como o instrumento designado de salvação (Lightfoot).
avpollume,noij part. pres. méd. avpo,llumi, arruinar, ser perdido. A preposição prefixada é perfectiva e o tempo presente indica que o alvo está idealmente atingido. Uma transformação completa de seus sujeitos é requerida, a fim de tirá-los da ruína implícita em seu estado.
mwri,a: Loucura, aqui, e em toda esta passagem, é sinônimo de inépcia, de tolice.
du,namij :ato de poder, poder sobrenatural, poder de Deus(Mt 26.64; Mc 4.62; cf. At 8.10); habilidade, capacidade(Mt 25.15; 2 Cor 1.8; 8.3). (ver NDITNT vol.3 pág.573-578).
sw|zome,noij part. pres. pass. sw,|zw salvar. O dativo do primeiro particípio denota uma simples apreciação do sujeito. O dativo deste particípio inclui uma relação efetiva e a idéia de um efeito produzido.

1 Co 1:19 ge,graptai ga,r( VApolw/ th.n sofi,an tw/n sofw/n( kai. th.n su,nesin tw/n sunetw/n avqeth,sw)
ge,graptai perf. pass. A forma expressa o caráter autoritativo do documento, “permanece escrito”.
VApolw (verb fut at ind 1 pes sing) avpo,llumi: arruinar, ser perdido, destruir.
sofi,an: sabedoria, 1. sabedoria achada entre o povo, quer natural, quer dada por Deus Mt 12.42; At 6.3, 10; 1Co 1.19ss; 2.13; Cl 1.28; Tg 3.13,15,17; 2 Pe 3.15. 2. sabedoria de Cristo e de Deus Mc 6.2; l Co 2.40,52; 1 Co 1.21a,24,30; Cl 2.3
3. sabedoria, provável personificação em Mt 11.9, Lc 7.35; 11.49(filosofia). Ver Barclay pág. 184-190.
sofw/n sábio, erudito, Deus é chamado de sábio no sentido absoluto.
su,nesin  suvnesiz: entendimento, algo que une. A faculdade de colocar dois e dois juntos.
Isaías 29.14; já por ocasião da invasão da assíria, Deus anuncia que não são os cálculos de um sabedoria puramente humana que salvarão Israel. É o mesmo tema.

1Co 1:20 pou/ sofo,j* pou/ grammateu,j* pou/ suzhthth.j tou/ aivw/noj tou,tou* ouvci. evmw,ranen o` qeo.j th.n sofi,an tou/ ko,smou*
ouvci: uma forma fortalecida de ou usada em uma pergunta que espera uma resposta positiva.
evmw,ranen : tornar tolo, fazer louco.
Em toda esta passagem, a sabedoria, atividade da razão humana, não é criticada como tal, visto ser obra de Deus. Mas o apóstolo a denuncia pelo fato de ela se pretender suficiente, norma única e última.

1Co 1:21 evpeidh. ga.r evn th/| sofi,a| tou/ qeou/ ouvk e;gnw o` ko,smoj dia. th/j sofi,aj to.n qeo,n( euvdo,khsen o` qeo.j dia. th/j mwri,aj tou/ khru,gmatoj sw/sai tou.j pisteu,ontaj)
evpeidh. : desde, desde então, visto que.
sofi,a| tou/ qeou/ : a sabedoria de Deus: A sabedoria de Deus manifestada na criação. Cf. Rm 1,19-20 que é muito semelhante ao nosso texto. Outros compreendem: por uma disposição da sabedoria de Deus, ou no tempo da sabedoria de Deus.
dia. th/j sofi,aj : “pela sabedoria”.
euvdo,khsen:euvdoke,w :agradar, ter prazer em.
khru,gmatoj : Proclamação, pregação.ver NDITNT pág. 745-756.
sw/sai:sw,|zw : inf. aor. salvar, resgatar. O inf. explica o que é agradável a Deus. Ver Barclay pág. 191-196.

1Co 1:22 evpeidh. kai. VIoudai/oi shmei/a aivtou/sin kai. {Ellhnej sofi,an zhtou/sin(
Visto que os judeus pedem sinais e o gregos requerem sabedoria;
evpeidh. : visto que, pois. A conjunção é causal, mas seu efeito de subordinação não é muito forte.
shmei/a :sinal.Pedir sinal implica na recusa de confiar em Deus.
aivtou/sin pres.ativo: aivte,w: requerer, pedir.
zhtou/sin( pres. ativo:  zhte,w
O tempo presente mostra a ação habitual e descreve o que é sempre feito.
De ambos os lados a exigência é, no fim das contas, a mesma: procuram-se seguranças humanas, o milagre fiador da veracidade da mensagem ou uma doutrina satisfatória para a inteligência; pretensões condenáveis aos olhos de Paulo, não em si mesmos (paradoxalmente, elas serão satisfeitas pela cruz de Cristo, v.24), mas à medida que são exigências preliminares, condições postas à aceitação da fé.

1Co 1:23 h`mei/j de. khru,ssomen Cristo.n evstaurwme,non( VIoudai,oij me.n ska,ndalon e;qnesin de. mwri,an (
Mas nos pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios.
h`mei/j de: “mas nós” para ênfase e contraste.
evstaurwme,non  part. pres. pass. staurow : crucificar. O perf. enfatiza estado ou condição (v.Rm 3.21). Refere-se primeiramente ao Senhor exaltado que, em Sua exaltação, permanece o Crucificado. (Ver NDITNT vol. 1 pág. 555-569)
ska,ndalon: a vara que um animal derrubava e fazia a armadilha fechar-se; pedra de tropeço, alguma coisa que prende os homens, escândalo, ofensa (ver NDITNT vol 3 pág. 311-314).. mwri,an: loucura, tolice, aquilo que produz atos, pensamentos ou fala sem sentido(ver NDITNT vol 4 pág. 273-276).Os dois acusativos estão em oposição ao objeto.

1Co 1:24 auvtoi/j de. toi/j klhtoi/j( VIoudai,oij te kai. {Ellhsin( Cristo.n qeou/ du,namin kai. qeou/ sofi,an
Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, ele é Cristo, poder de Deus, sabedoria de Deus.
A primeira vista a pregação da cruz é o contrário do que os homens esperam; ocasião de queda em vez de sinal do poder de Deus, loucura em vez de sabedoria. Mas uma vez vencida essa obscuridade e dada a adesão no abandono da fé, a cruz aparece como a realização suprema dessa expectativa: sabedoria e poder superiores.

1Co 1:25 o[ti to. mwro.n tou/ qeou/ sofw,teron tw/n avnqrw,pwn evsti,n( kai. to. avsqene.j tou/ qeou/ ivscuro,teron tw/n avnqrw,pwn)
Pois o que é loucura para Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que o homem.
mwro.n: louco, “a coisa louca feita por Deus,” é aquela obra de Deus que o mundo considera loucura.
sofw,teron: comparativo de sofoz seguido pelo gen. de comparação, mais sábia que os homens com toda a sua força.
avsqene.j : fraco, sem força.
ivscuro,teron : comparativo de ivscuro,z forte.

  
1.4 - PASSAGENS PARALELAS:

1.5 - FORMULAÇÃO DO PENSAMENTO CENTRAL E DO TEMA
      Pensamento central:
     Paulo mostra que a mensagem que deve ser pregada é o Cristo crucificado e não a sabedoria humana, que é nula e sem valor quando se refere a salvação do pecador. 
     Tema: “Adorando e pregando o Cristo crucificado”.

SEGUNDO PASSO: A PERSUASSÃO
      a) Objetivo: Apresentar aos ouvintes a dificuldade da fé cristã ao que não crê e a sublimidade ao que crê.
      b) Moléstia: O homem por sua razão procura criar seus conceitos filosóficos, apoiando-se em sua auto-suficiência não querendo desta forma aceitar o fato da morte de Cristo na cruz, considera isso loucura.
      c) Meio: O Cristo crucificado para a nossa salvação mostra o poder e a sabedoria de Deus.

TERCEIRO PASSO: A DISPOSIÇÃO
      Disposição:

     I - Como escândalo e loucura para os que se perdem (v.18,23).
            1. O que significa para os romanos a morte na cruz.
            2. O escândalo (explicar “scandalon”) para a tradição e falso messianismo                dos judeus.
            3. A loucura para a sabedoria (expl. “filosofia”) dos gregos.
            4. O perigo do formalismo religioso e da razão humana.

            II - Como poder e sabedoria de Deus para os que são salvos (v.18,21,24,25).
            1. O que significa para os cristãos a cruz e a palavra da cruz.
            2. A fraqueza dos homens e a força de Deus.
            3. A ignorância dos homens e a sabedoria de Deus.
            4. A maravilhosa sabedoria dos desígnios divinos - Rm 11.33-36.



Quarto domingo na Quaresma 22.03.98
Texto: 1 Co 1.18-25
Tema: “Adorando e pregando o Cristo crucificado”.
Objetivo: Apresentar aos ouvintes a dificuldade da fé cristã ao que não crê e a sublimidade ao que crê.

Introdução
Se eu perguntar a vocês: Qual a razão de termos uma cruz em nossa capela? Ou, porque a cruz é o um símbolo do cristianismo? Vocês saberiam me responder?
 Certamente que sim. Talvez me diriam mas isso é óbvio, pois foi numa cruz que Cristo morreu para perdoar e salvar a humanidade.
 Pode até parecer óbvio, mas para os que se perdem não é tão óbvio assim. Para muitos a cruz é sinal de fraqueza, morte e derrota. Vejamos o que a cruz significava para os romanos na época de Jesus.
 I - Como escândalo e loucura para os que se perdem (v. 18,23).
1. O que significa para os romanos a morte na cruz.
Nos tempos de Jesus, a morte na cruz era a pior morte que poderia existir. Geralmente ela era reservada aos escravos, aos piores tipos de criminosos dos níveis mais baixos da sociedade, aos desertores militares e especialmente aos traidores. Somente em casos raros, ou praticamente nunca,  ocorria a crucificação de cidadãos romanos, geralmente eles eram decapitados, pois era uma morte rápida e não lenta e vergonhosa como a morte na cruz.
 Entre os judeus, trazia ainda uma marca adicional. Deuterônomio 21.23, diz “o que for pendurado no madeiro é maldito de Deus”, era entendido no sentido de que o próprio método de morte trazia a maldição divina sobre o crucificado.
 Assim, a idéia de um Messias crucificado levanta um problema especial para os judeus, como crer em um Messias que é morto no madeiro?
 Os judeus esperavam um Messias forte, libertador que os livra-se do jugo romano, eles até se deixaram impressionar pelos sinais que Jesus fez, mas, quando vêem que Cristo está morto, pendurado no madeiro, é impossível acreditar que ele é o Messias, o Filho de Deus e o Salvador da humanidade. Como   poderia salvar, se Ele próprio está morto, após ter sido chicoteado, cuspido e humilhado; era demais pedir que eles acreditassem que aquele homem fraco, que morreu na cruz como o pior dos bandidos fosse o Salvador.

2. O escândalo  para a tradição e o falso messianismo dos judeus.

Para os judeus um Messias crucificado é uma completa impossibilidade, isto é um escândalo, é pedra de tropeço e uma ocasião de ofensa.
 A base da ofensa causada por Jesus é a cruz, pois esta anula toda e qualquer sabedoria humana, e exclui toda a cooperação humana para a salvação. A pregação do Cristo crucificado, é pois escândalo para os judeus e loucura para os gentios. Esta causa de tropeço que enfurece deve permanecer, senão o Evangelho deixará de ser a mensagem da salvação.
 O alicerce da ofensa, do escândalo causado por Cristo é o decreto de Deus em Rm 9.33: “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.
 Jesus e Seu evangelho são a causa de ofensa  somente quando a descrença rejeita a salvação que Ele traz, porque, a salvação apresentada por Jesus, não correspondia às expectativas humanas. Embora aquele que Nele crê não será envergonhado(Rm 9.33; 1 Pe 2.6), aquele que não crê, se ofende nele. É a cegueira do homem que faz de Jesus uma ocasião para a destruição.

3. A loucura para a sabedoria (explicar “filosofia”) dos gregos
 De fato, Jesus é pedra de tropeço, é causa de ofensa para os judeus, e pelos gregos a mensagem da cruz foi considerado loucura, visto que eles procuram entender tudo com a sua razão e com a sua grande sabedoria, sua grande filosofia.
 O apóstolo Paulo conhecia bem a sabedoria que os gregos daquela época pregavam. Era uma sabedoria de palavras, que não fazia nada a não ser obscurecer a Cruz de Cristo, porque a sabedoria apontava para uma solução humana.  Paulo se recusa a pregar usando palavras sedutoras da sabedoria do homem (1Co 2.1,4,5,13).
 O apóstolo conhecia os pregadores e mestres que se preocupavam mais em que os homens olhassem para eles, em vez de olharem para Cristo. É isto que Paulo tinha em mente quando falava da sabedoria deste mundo.
 Uma sabedoria assim não conhecia a Deus na realidade (1 Co 1.21), era mais sedutora do que instrutiva (1 Co 2.4,5). Era a sabedoria do homem e não sabedoria de Deus (1 Co 2.13). Por fim, esta sabedoria estava destinada à destruição e à condenação divinas, e a demonstração da real (loucura) que aquilo tudo era (1 Co 1.19;1.27).

4. E como nós agimos hoje usando nossa razão humana.
 Se pensarmos bem, o mundo de hoje não está nada diferente da época em que Paulo vivia. Como na comunidade de Corinto, também há entre nós muitos pregadores que pregam não o Cristo crucificado, mas pregam segundo a sua sabedoria, ou ainda que pregam aquilo que o povo quer ouvir.
 Há muitos pregadores que anunciam um Cristo que trará dinheiro e felicidades terrenas, que livrará do desemprego, da doença e da opressão de governos, justamente o Messias que os judeus esperavam; um Messias que recebemos se cumprirmos inúmeras leis. Outros anunciam a Jesus como mestre esotérico e outras coisas mais. Fazem de conceitos filosóficos seu modo de viver. Dai podemos ver hoje o aparente sucesso das igrejas que oferecem sinais espetaculares, tem que ser concreto, imediato, agora. 
II. Como poder e sabedoria de Deus para os que são salvos (v.18, 21, 24, 25).
1. O que significa para os cristãos a cruz e a palavra da cruz (v. 18) 
E para nós que somos salvos, o que significa para nós a cruz e a palavra da cruz? Será que ela é fraqueza e é loucura? Creio que não. Para nós está palavra da cruz é poder e sabedoria de Deus.
 Pois na cruz vemos que de fato nada podemos fazer para sermos salvos e sim unicamente aceitar aquilo que Cristo fez por nós. Cristo foi levado ao madeiro maldito, sofreu horrores, foi humilhado, ferido, maltratado e morto, e tudo isso somente por nós, porque na verdade eramos nós que deveriamos ter morrido numa cruz, mas Jesus foi em nosso lugar.
 A cruz para nós que somos salvos não pode ser sinal de vergonha, humilhação e fraqueza, mas sim de poder, de sabedoria de Deus, pois foi ali que Deus entregou seu único Filho por amor a nós.
 Jesus sofreu voluntariamente para que ninguém mais fosse abandonado por Deus, exceto aqueles que rejeitam o amor de Cristo, que  preferem acreditar em suas filosofias.
 O grande plano da salvação da humanidade, planejado na eternidade, anunciado a Adão e Eva logo após a queda destes em pecado, proclamado por boca de muitos profetas e executado pelo próprio Filho de Deus, teve na cruz a sua realização final, quando Jesus disse: “Está consumado!”, e ali entregou a sua vida. Os inimigos: pecado, morte e Satanás foram vencidos. Está é a grande mensagem que devemos anunciar, está é para muitos a loucura da cruz.

2. A fraqueza dos homens e a força de Deus.
 E por que é loucura da cruz ? Porque o homem em sua natureza pecaminosa e afastado de Deus não consegue entender os planos  de Deus, o homem não vê que é fraco, falho e sempre de novo cai em pecados, se julga auto suficiente e procura através de sua sabedoria, suas obras alcançar a sua salvação e não vê que com isso só está atrapalhando, ou melhor está se condenando.
 O homem, tanto da época de Jesus quanto o homem de hoje, não entendeu e não entende que o Messias sofredor, pendente na cruz, que parecia fraco, estava exibindo a fraqueza de Deus, que é mais forte do que os homens (1 Co 1.25) e do que qualquer coisa que os homens possam produzir, ou seja que Cristo morrendo na cruz não provou sua fraqueza, mas sim seu poder, sua glória e sua majestade.
 3. A ignorância dos homens e a sabedoria de Deus.
O homem julga ser necessário fazer uso de sua sabedoria humana de sua grande inteligência, de seus muitos conceitos filosóficos para poder se aproximar de Deus e não percebe que quanto mais usa a sua razão, para buscar a salvação, mais ignorante ele se torna diante de Deus e descarta a oferta de Deus.
 O homem não percebe que a sabedoria de Deus é diferente de qualquer conceito filosófico que possa existir. 
A sabedoria de Deus é uma sabedoria autêntica, uma sabedoria triunfante, mas não porém a sabedoria deste século, nem a dos poderosos desta época que se reduzem a nada” (1 Co 2.6). É característico da sabedoria de Deus ser “misteriosa e oculta” (1 Co 2.7). O grande desígnio da sabedoria de Deus está na Cruz, no Cristo crucificado.
 A sabedoria de Deus, o Cristo crucificado é a grande mensagem que nós temos que pregar, pois pela vontade do Pai Cristo “se nos tornou sabedoria, justiça, santificação e redenção”(1 Co 1.30).
 Precisamos falar de Cristo como duma sabedoria que a parte de qualquer saber se torna objeto de conhecimento supremo e suficiente, e podemos dizer com Paulo: “Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado”(1 Co2.2).
 CONCLUSÃO
Que possamos neste período de Quaresma ter a certeza de que esta MENSAGEM DA CRUZ, que é para os que são salvos poder e sabedoria de Deus, que esta mensagem nos traz vida, perdão, consolo e esperança.
E que todos nós possamos dizer: “Eu sei porque aqui nesta capela há uma cruz, porque foi numa cruz que Jesus morreu para me resgatar da perdição”.
E que também possamos dizer juntos com Lutero: “A mais sublime ADORAÇÃO a DEUS é a PREGAÇÃO DA PALAVRA DA CRUZ, porque por meio dela são louvados e celebrados o nome e os benefícios de Cristo”. Amém.

1Co 1:26 Ble,pete ga.r th.n klh/sin u`mw/n( avdelfoi,( o[ti ouv polloi. sofoi. kata. sa,rka( ouv polloi. dunatoi,( ouv polloi. euvgenei/j\
Olhai pois o vosso chamado, irmãos, porque não há muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento.
A estrutura social da igreja em Corinto incluía pessoas de todos os níveis sociais. Havia desde os das classes mais inferiores (a maioria), como os das classes superiores.
1Co 1:27 avlla. ta. mwra. tou/ ko,smou evxele,xato o` qeo.j i[na kataiscu,nh| tou.j sofou,j( kai. ta. avsqenh/ tou/ ko,smou evxele,xato o` qeo.j i[na kataiscu,nh| ta. ivscura,(
Mas as coisas loucas do mundo foram escolhidas por Deus para envergonhar os sábios, e as coisas fracas foram escolhidas por Deus para envergonhar as fortes.

1Co 1:28 kai. ta. avgenh/ tou/ ko,smou kai. ta. evxouqenhme,na evxele,xato o` qeo,j( ta. mh. o;nta( i[na ta. o;nta katargh,sh|(
e as coisas humildes e rejeitadas do mundo foram escolhidas por Deus, e as coisas que não são,  

A VIA DOLOROSA

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Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB

Congregação Ilha de Florianópolis. Tel: 233-2991

A VIA DOLOROSA

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Meditações de fé para a Semana Santa

Por: Pastor Horst Kuchenbecker

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Introdução

Estamos novamente na época quaresmal. Com profunda reverência voltamos nossos olhos para a Via Sacra, a paixão de nosso Senhor Jesus Cristo.

Suplicamos a Deus Espírito Santo que nos guie ao meditarmos sobre a paixão de Jesus Cristo. Queremos compreender cada vez melhor a causa e as bênçãos deste sofrimento. Queremos crescer na consolação e esperança da vida eterna, bem como na habilidade de testemunhar do Salvador Jesus.

Desde o segundo século, o povo de Deus reservou para si o período quaresmal, estes quarenta dias antes da páscoa, para meditação e cultos especiais. Durante este período, procuravam evitar tudo o que pudesse estorvar esta devoção. Eles não faziam festas e nos lares não se ouvia música estridente. O tempo do descanso e de lazer era aproveitado para meditação e oração. Assim, após o trabalho no fim do dia, as pessoas se dirigiam diariamente às suas igrejas para as meditações quaresmais. Alguns preferiam fazer sua devoção em casa. Nos anos 50 isso ainda se fazia sentir de forma palpável em Porto Alegre. As programações radiofônicas refletiam o tempo da paixão. Também não se realizavam competições esportivas. Hoje vivemos em tempos diferentes. Mesmo assim, cada cristão, cada família cristã e cada congregação deveria lutar por encontrar tempo para a meditação e os cultos quaresmais.

clip_image006Compreendemos ainda o que aconteceu no Gólgota e o que isto significa para o nosso dia-a-dia, para nossa vida aqui e na eternidade? Mesmo com tantos filmes e vídeos sobre a paixão de Cristo, importa ler e reler os relatos bíblicos.

Oração: “Quero, ó Cristo, meditar no teu sofrimento; do teu trono vem guiar o meu pensamento. Possa eu ver, ó meu Jesus, quão atroz tormento exigiu na infame cruz nosso salvamento.” Amém. (Hinário Luterano (HL) 85.1)

I - GETSÊMANI

Leia os textos de: Mateus 26.1-56 / Marcos 14.1-50 /
Lucas 22.1-53 / Jo 11.45-18.11

Jesus trabalhou três anos em Israel. Ele mostrou ser o Filho de Deus, profetizado no Antigo Testamento, que veio cumprir tudo o que estava escrito a seu respeito (Lc 18.31). Ele veio não para julgar, mas para salvar a humanidade. Ele ensinou sobre o reino de Deus e chamou as pessoas ao arrependimento e à fé (Mt 4.17). Ele proclamou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6). Na medida em que se aproximava sua hora crucial, ele falou com mais clareza a respeito de sua paixão, morte e ressurreição. Lemos em Mateus: “Desde esse tempo, começou Jesus Cristo a mostrar a seus discípulos que lhe era necessário seguir para Jerusalém e sofrer muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto, e ressuscitado no terceiro dia” (Mt 16.21). Pedro ficou chocado com esta declaração, tomou Jesus de lado e lhe disse: “Tem compaixão de ti, Senhor!” Jesus lhe respondeu: “Arreda! Satanás; tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e, sim, das dos homens.” (Mt 16.22-23). Nossa razão não compreende o sofrimento de Cristo. O Cristo crucificado é “escândalo para os judeus e loucura para os gentios” (1 Co 1.23). Em outras palavras, nossa razão não aceita a solução que Deus encontrou para a nossa miséria, a nossa pecaminosidade. O amor de Deus é escândalo para a nossa razão corrompida pelo pecado. Por isso, quando alguém chega a fé na graça de Cristo e é conservado nesta fé, isto é, ainda hoje, o maior milagre que acontece debaixo do céu. “Pois ninguém pode dizer (isto é, confessar com fé) Senhor Jesus (reconhecer Jesus como Salvador e vencedor do pecado, da morte e do poder de Satanás), senão pelo (poder do) Espírito Santo” (1 Co 12.3). Por isso Jesus disse a Pedro, quando este confessou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo,” “Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus” (Mt 16.16,17). Sim, “a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (Jo 1.12,13).

A humilhação de Cristo

Jesus é o eterno Filho de Deus, gerado do Pai desde a eternidade. Na plenitude do tempo (Gl 4.4), Jesus veio ao mundo e assumiu da virgem Maria nossa natureza humana, mas sem pecado. Isso é o mistério de sua encarnação. O Filho de Deus humilhou-se profundamente. “Ele, subsistindo em forma de Deus não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz” (Fp 2.6-8). O que significam essas palavras em sua profundidade, vemos na história de sua paixão.

Ao entrar no jardim do Getsêmani, Jesus disse a seus discípulos: “A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo” (Mt 26.38). Por que Jesus estava tão triste? Porque os pecados de toda a humanidade foram colocados sobre sua alma santa. E ele os tomou sobre si, como se fossem seus. O profeta afirma: “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniqüidades” (Is 53.4,5). Então Jesus foi orar. Ele orou três vezes. O seu suor tornou-se em gotas de sangue. Ele suplicou: “Meu Pai: Se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e, sim, como tu queres.” (Mt 26.39). Que oração! Não haveria mesmo outro caminho para salvar a humanidade do que pelo amargo sofrer e morrer de Jesus? Não, não havia. O amor não anula a justiça. A lei precisou ser cumprida e a culpa precisou ser paga, para que Deus pudesse perdoar. Então vieram os fariseus e os soldados, guiados por Judas para o prenderem. Por amor a toda a humanidade, por amor a ti e a mim, Jesus se entregou voluntariamente a eles.

Em profunda adoração dizemos com o poeta sacro: “Oh! ide ao Getsêmani, quando assalta a tentação; com o Redentor ali vigiai em oração; no sofrer e no penar, aprendei de Cristo a orar” (HL 76.1).

Oração: “Se o pecado me acusar que mereço o inferno, vem minha alma sossegar, Mediador eterno. Oh! que eu possa sempre crer que por mim sofreste! E jamais vá me esquecer que por mim morreste” (HL 85.5).”

II - DIANTE DO TRIBUNAL ECLESIÁSTICO.

Leia os textos de: Mateus 26.57-75 / Marcos 14.53-72 / Lucas 22.55-71 / João 18.15-27.

clip_image008No culto do Antigo Testamento Deus instituiu, para o povo de Israel, o cargo de sumo sacerdote. O sumo sacerdote deveria ser o intermediário entre Deus e o povo. Era figura e sombra de Jesus, o único mediador entre Deus e os homens (1 Tm 2.5). O sumo sacerdote deveria zelar pelo ensino e o cumprimento da lei, sacrificar pelos pecados do povo e interceder por ele (Êx 28).

No tempo de Jesus, esse cargo estava sendo ocupado por Caifás, homem culto, mas incrédulo. Caifás deveria ter sido o primeiro a receber a Jesus. Mas ele e os sacerdotes procuraram matá-lo (Mt 26.3; Jo 12.10). Mesmo assim, Jesus respeitou o cargo. Caifás mandou prender a Jesus e convocou o Sinédrio para formularem a sentença condenatória de Jesus. O sinédrio era o mais alto tribunal eclesiástico em Jerusalém, composto por 70 homens dos mais fiéis à religião e honrados em Jerusalém. Não tendo provas para condenarem a Jesus, pagaram falsas testemunhas. Mas estas caíram em contradições diante do Sinédrio. Desesperado, Caifás dirige a Jesus a tão temida pergunta: “Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deu.” Jesus respondeu: Tu o disseste; entretanto, eu vos declaro que desde agora vereis o Filho do homem sentado à direita do Todo-poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou! que necessidade mais temos de testemunhas? Eis que ouvistes a blasfêmia! Que vos parece? Responderam eles: É réu de morte! Então uns cuspiram-lhe no rosto e lhe davam murros, e outros o esbofeteavam, dizendo: Profetiza-nos, ó Cristo, quem é que te bateu!” (Mt 26.63-68). Que igreja? “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (Jo 1.11). Que quadro chocante. Mas somos melhores? Muitas vezes nossa razão traz à tona as mesmas reações.

O mais alto tribunal eclesiástico condenou Jesus à morte, porque ele disse ser o Filho de Deus. Quão profunda foi a queda do homem, a ponto de a criatura condenar o seu próprio Criador e Salvador. Mesmo em coisas espirituais somos totalmente cegos. Esse é o estado de todos as pessoas até hoje. Em Adão e Eva queríamos ser iguais a Deus. Nos rebelamos contra Deus. Esta revolta está ainda hoje em nossos corações. Constantemente brotam dúvidas, questionamentos e incredulidade em nosso coração. A palavra de Deus, pela qual Jesus ainda hoje vem a nós e se revela, fala e chama, é rejeitada, questionada e distorcida. Não deveríamos, pelo menos como povo de Deus, reverenciá-lo e confessar o seu nome ousadamente? Não deveriam todos os cristãos, no domingo, esquecer tudo e reunir-se como uma só família para adorar a Jesus? E neste período quaresmal ler e meditar sobre a paixão de Cristo? Mas ai de nós! Nossos jovens conhecem as canções do mundo melhor do que os salmos e hinos de verdadeiro louvor a Deus e a vida de alguns artistas e esportistas melhor do que a história da paixão de Cristo. Que tristeza!

clip_image010O tribunal eclesiástico, como representante de Deus na terra, condenou Jesus como blasfemador. Jesus aceitou a condenação. Nisto carregou a nossa culpa. Carregou todos os nossos pecados cometidos contra a primeira tábua da lei de Deus, os primeiros três mandamentos. Não tememos, amamos e confiamos em Deus como deveríamos. Por seu sofrer, Jesus pagou a nossa culpa. Ele “nos amou quando nós ainda éramos seus inimigos” (Rm 5.10). Agora ele nos chama ao arrependimento e à fé e nos oferece sua graça, por sua palavra e seus sacramentos. E todos os que, arrependidos de seus pecados, confiam em sua graça, têm o que as palavras oferecem, dão e selam: perdão dos pecados, paz com Deus e vida eterna. Aos que nele crêem, “deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus” (Jo 1.12). Sua graça nos tira da escravidão e do poder de Satanás e nos faz renascer, transforma-nos em filhos de Deus e herdeiros da vida eterna.

Oração: “Deus na cruz é meu amado. Tu, consciência, vais calar. Pela Lei atormentado, ouço Deus me consolar; com seu sangue redentor resgatou-me o Fiador. Deus na cruz é meu amado, pois na fé sou confirmado” (Hinário Luterano - HL 82.4).

III - JESUS DIANTE DO TRIBUNAL CIVIL

Leia os textos de: Mt 27.1-26 / Mc 15.1-15 / Lc 23.1-25 /
João 18.28-40.

A noite de quinta-feira santa foi terrível. Após a condenação, a assembléia dos homens mais nobres de Jerusalém gritaram: É réu de morte! É réu de morte! Tomaram-no, cuspiram nele e bateram nele. De repente, deram-se conta de que eles não tinham o direito de matar a ninguém, porque eram dominados pelos romanos. Apressaram-se e correram ao tribunal de Pôncio Pilatos. Foram cedo. Queriam evitar tumulto, pois temiam o povo. Mas Deus pensou diferente. Pilatos perguntou a eles: “Que acusação trazeis contra este homem?” (Jo 18.29). A lei romana primava por justiça (At 25.16). Na pressa, os fariseus haviam esquecido de formular a acusação. Pois a acusação de blasfêmia não tinha valor diante do tribunal romano. Eles respondem: “Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos. Replicou-lhes, pois, Pilatos: Tomai-o vós e julgai-o segundo a vossa lei”. (Jo 18.30). Refazendo-se do seu susto, começaram a acusá-lo: “Ele alvoroça o povo” (Lc 23.5). Interessante, ao longo da história da humanidade, a mesma acusação (Cf.: 1 Rs 18.17; Jr 38.4; At 21.38). Mas os perturbadores da paz não foram os profetas de Deus, nem Jesus, nem os apóstolos, nem o são os ministros fiéis de hoje; mas o perverso coração humano, que é inimigo de Deus e que teme a luz da palavra de Deus (Jo 3.19; Rm 8.6).

Nossa queda em pecado foi tão profunda, que não entendemos a vontade de Deus. Julgamos que a lei de Deus é a causa da perturbação da paz. Recentemente ouvi um psicólogo dizer: “Temos que nos libertar das amarras do cristianismo, das leis, que só sabem dizer: Não, não, não! e são a causa de tantos problemas.” Jesus é julgado como perturbador da paz. Aquele que roubou a paz aos homens. Aqui Jesus toma sobre si todos os pecados da humanidade contra a segunda Tábua da lei de Deus, do 4° ao 10° mandamento. Os nossos pecados contra o próximo perturbam a paz. Esses pecados têm crescido em intensidade nos últimos tempos. O apóstolo Paulo escreveu: “Nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis; pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, antes amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder” (2 Tm 3.1-5).

clip_image012O tribunal eclesiástico e o tribunal civil condenaram Jesus à morte. O apóstolo Paulo diz: “Cristo me resgatou da maldição da lei (Gn 2.17; Ez 18.20), fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar, porque está escrito: “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro” (Gl 3.13). A lei de Deus precisou ser cumprida e a culpa paga, pois Deus é santo e justo. Jesus cumpriu a lei em nosso lugar e pagou a nossa culpa por seu sacrifício. Kyrie eleison! (Senhor, misericórdia).

Eis o homem... o Filho de Deus... o rei Jesus

Humilhado, coroado com uma coroa de espinhos, o corpo dilacerado pelos açoites, Pilatos apresentou Jesus ao povo e disse: “Eis o homem!” E a multidão gritou: Crucifica-o! Crucifica-o!... Ele deve morrer, porque a si mesmo se fez Filho de Deus ... Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso rei? Responderam os principais sacerdotes: Não temos rei, senão César!” (Jo 19.6,7,15). Pilatos estava visivelmente perturbado. Há algo de diferente neste homem. Algo incomum. Não fez nada de mal. Ninguém pôde acusá-lo de um erro sequer. Ele se diz Filho de Deus. E tudo indica que ele o seja. A conversa sobre verdade e sobre o reino de Deus impressionou a Pilatos profundamente. Mas sua razão não consegue harmonizar essas verdades. Seu reino! Sim, seu reino não é um domínio de força, não é luta por justiça social, não é luta por uma ética melhor, nem ecologia ou felicidade material, é paz no coração, paz com Deus, “uma paz que o mundo não pode dar” (Jo 14.27). É o reino da verdade (Ef 1.13; Jo 8.32). Pilatos procurou soltá-lo, mas temia por sua reputação junto ao povo, temia pelo seu trono. Finalmente entrega o Autor da Vida à morte. Tenta desculpar-se e lançar a culpa em outros, lavando suas mãos em água. Em vão! Não conseguiu paz de consciência. Ele estava diante do Salvador Jesus, do rei da paz, do autor da vida e o rejeitou. Alguns anos mais tarde perdeu o seu tão amado trono e morreu miseravelmente. Seu nome consta no Credo Apostólico para advertência a muitos que, como Pilatos, estiveram frente a frente com Jesus, no batismo, na confirmação, nos cultos, na santa ceia, mas terminaram amando mais as trevas do que a luz (Jo 3.19), vindo a perecer.

Contemplando as cenas dos dois julgamentos e observando as reações e o comportamento das pessoas envolvidas nesse episódio, bem como toda a crueldade contra Jesus, só nos cabe bater no peito e exclamar: Senhor tem compaixão de nós. Porque não há pecado na história da paixão de Cristo que de uma ou de outra forma não esteja também em nosso coração. Tudo isso Jesus tomou sobre si e sofreu em profunda humilhação, por ti e por mim. Ele disse: “Tu me deste trabalho com os teus pecados” (Is 43.24). E agora ele nos convida a recebermos dele o perdão, porque “o seu sangue nos purifica de todos os pecados” (1 Jo 1.7).

clip_image014Oremos humildemente: “Eu, eu e meu pecado havemos motivado a tua grande dor, os murros violentos, mil outros sofrimentos, que te enchem a alma de pavor” (HL 94.4). “Oh! Não seja em vão, Senhor, teu martírio expiador!” (HL 81).

IV - A VIA DOLOROSA
Leia os textos de: Mateus 27.27-32 / Marcos 15.16-21 /
Lucas 23.26-31 / João 19.1-17.

Tendo sido entregue aos soldados, estes tomaram a Jesus e fizeram os preparativos. Eles impuseram-lhe a pesada cruz de madeira e o conduziram, com outros dois apenados, pelas estreitas ruas de Jerusalém, rumo ao Gólgota, chamado lugar da caveira. Isto era por volta das nove horas da manhã. Numerosa multidão seguiu a Jesus. A mesma multidão que no início da semana recebeu a Jesus cantando Hosana (Senhor, ajuda), agora grita: Crucifica-o! Assim é o coração humano. O profeta Jeremias escreveu: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” (Jr 17.9). E Jesus afirmou: “Do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mt 15.19). Por isso exclamamos com o apóstolo Paulo: “Desventurado homem que sou! quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor” (Rm 7.24).

Chorai por vós...

Entre a multidão que acompanhava o cortejo encontravam-se algumas mulheres. Comovidas, choravam diante de tão grande injustiça e sofrimento. Em determinada altura, Jesus dirigiu-se às mulheres e lhes disse: “Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas e por vossos filhos. Porque dias virão em que se dirá: Bem-aventuradas as estéreis, que não geraram nem amamentaram. Nesses dias dirão aos montes: Caí sobre nós, e aos outeiros: Cobri-nos. Porque, se em lenho verde fazem isto, que será no lenho seco?” (Lc 23.27-32). Com estas palavras, Jesus estava dizendo: Não sofro isto por causa de meus e sim de vossos pecados. Por isso reconhecei e chorai sobre vossos pecados em verdadeiro arrependimento, segundo a tristeza que o Espírito Santo opera (2 Co 7.10). Pois em breve virá o juízo de Deus sobre Jerusalém. Serão dias terríveis, como será terrível o dia do juízo final, para todos os que não se arrependeram e creram em Cristo. Pois se Deus castiga tão cruelmente seu próprio, unigênito e amado Filho, o lenho verde, que carrega culpa alheia, o que será do lenho seco, de nós pecadores, se cairmos nas mãos do Deus vivo e não tivermos “advogado junto ao Pai, Jesus Cristo o justo” (Hb 10.31; 1 Jo 2.1)? Queira Deus abrir nossos olhos em tempo (Ap 3.18).

Defrontamo-nos hoje com um quadro distorcido de Deus. Fala-se muito do amor de Deus desvinculado da justiça de Deus. Como se Deus, por ser amor, não castigasse ninguém. Dizem que a doutrina do inferno é invenção da igreja para amedrontar. Mas que Deus é uma energia positiva, que não pune ninguém. Por isso muitos não entendem mais a história da paixão de Cristo. Precisamos buscar o conhecimento de Deus conforme o encontramos na Bíblia. Ali Deus se revela como um Deus santo e justo, que deu a sua lei, que exige cumprimento da lei e ameaça e castiga a todo o transgressor, e diz: “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos” (Tg 2.10). E quanto à sua lei afirma: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18.4). O amor não anula a justiça de Deus, por isso Jesus veio e pagou a culpa da humanidade por sua amarga paixão e morte. O apóstolo Paulo afirma: “Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos deixeis reconciliar com Deus” (2 Co 5.19,20). E aos que têm uma visão distorcida de Deus e acham que serão aceitos por Deus por sua própria justiça, Jesus admoesta pelo apóstolo João: “Dizes: Estou rico e abastado, e não preciso de cousa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os teus olhos, a fim de que vejas. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso, e arrepende-te. Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo” (Ap 3.17-20).

clip_image016Oração: “Faze-mo reconhecer muito arrependido. Já não quero te ofender, pois me tens remido. Como poderia amar este meu pecado que te fez por mim penar sobre a cruz pregado?” (HL 85.4).

V - O CALVÁRIO

Leia os textos de: Mateus 27.33-53 / Marcos 15.22-38 /
Lucas 23.32-46 / João 19.18-30

Chegando ao Gólgota, os três condenados foram pregados na cruz e erguidos. Não vale a pena dar ouvidos às muitas especulações humanas sobre a crucificação. Os textos bíblicos são claros. A crucificação era algo horrível. Os crucificados ficavam, por vezes, horas berrando de dor. Amaldiçoavam a Deus, a si próprios e a seus algozes. Jesus, o Filho de Deus, sofreu calado. E, ao abrir de repente sua boca, eis que dela brotou uma oração: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (Lc 23.34).” Isto é, não castigues a meus inimigos agora. Concede-lhes, graciosamente, mais um tempo para arrependimento. Estão cegos pelo ódio. Não sabem o que fazem. Talvez, mais tarde, reconheçam seus erros, se arrependam e vivam.

Ainda hoje essa oração nos beneficia. O que seria de nós, se Deus nos castigasse de imediato toda vez em que nos surpreende em pecados. “Ó Senhor, tem compaixão de nós.”

Densas trevas...

Ao meio dia, densa escuridão envolveu toda a terra. A natureza encobriu seu rosto diante do profundo sofrimento de seu Criador. No fim das três horas de trevas, Jesus exclamou: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste (Mt 27.46)?” Um brado terrível das profundezas do inferno! Mesmo assim, não é uma exclamação de desespero, nem de queixa, antes uma confissão daquilo que estava lhe acontecendo. Esta frase é profundo consolo para todos nós. “Por que me desamparaste?” Quantas vezes exclamações idênticas subiram aos céus e ecoam ainda hoje neste mundo. A causa de tudo isto é uma só: O pecado. Os homens abandonaram a Deus e não Deus aos homens. Deus diz pelo profeta: “A mão de nosso Deus ... e a sua ira é contra todos os que o abandonam” (Ed 8.22; Is 59.2). E para nos abrir o caminho de volta para o Pai e remover o pecado, Jesus, o Filho de Deus, como substituto de toda a humanidade, sofreu a ira de Deus e reconciliou o mundo com Deus (2 Co 5.19,20; Jo 3.16). Aqui ele sofre o que palavras humanas não podem expressar. Ele sofre em sua alma santa os horrores do inferno. Tão cruel é o pecado. Tão santa a justiça de Deus. Tão imenso o amor de Deus em seu Filho Jesus. Lutero, ao meditar sobre estas palavras, exclamou: “Deus por Deus desamparado, quem o compreenderá?” Sim, “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). O significado do verbo “deu”, aqui é: Deus o entregou por nós aos sofrimentos do inferno.

Jesus sofreu voluntariamente para que ninguém mais fosse abandonado por Deus (Ez 18.32; Jo 3.16-19), exceto aqueles que rejeitam o amor de Cristo. Porque “o que não crê, já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3.18). Os cristãos, mesmo enfrentando situações de dor, exclamam por vezes: Meu Deus, por quê? Mas são confortados pelo Espírito Santo e se consolam com a graça de Cristo. Dizemos com o apóstolo Paulo: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? ... Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8.35-37). Sabemos que Deus Pai está ao nosso lado com todo o consolo e poder.

Está consumado...

Finalmente soou na cruz o brado de vitória. Vendo Jesus que tudo já estava consumado, exclamou em alta voz: “Está consumado!” O grande plano da salvação da humanidade, planejado na eternidade (Ef 1), anunciado a Adão e Eva logo após a queda destes em pecado, proclamado por boca de muitos profetas (Hb 1.1,2) e executado pelo próprio Filho de Deus estava consumado. Jesus bebeu o amargo cálice até à última gota. A lei foi cumprida. A culpa da humanidade foi paga. Os inimigos: pecado, morte e Satanás vencidos. Esta salvação só poderia ser executada pelo unigênito Filho de Deus e por mais ninguém. Pois, o salmista afirma: “Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate (pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a tentativa para sempre)” (Sl 49.7,8).

Em profunda adoração, inclinamos nossa cabeça, com o centurião ao pé da cruz, para confessar: Verdadeiramente este é o Filho de Deus.”

Oração: “Devo agradecer-te tanto, ó Jesus, tamanha dor: chagas, agonia, pranto, penas e mortal horror. Vivo e morro consolado, por teu sangue perdoado. Grato sou por tanto amor, meu bendito Redentor” (HL 93.5).

VI - O FRUTO DO PENOSO TRABALHO
Leia os textos de: Mt 27.54-61 / Mc 15.39-47 / Lc 23.47-50 / Jo 19.31-42 / Is 53; At 2

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Pelas três horas da tarde, “Jesus clamou em alta voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” E, dito isto, expirou.” (Lc 23.46). Tendo Jesus falecido, houve um forte terremoto. O véu do santuário no templo “rasgou-se pelo meio” (Lc 23.45). Agora, o caminho para o Pai estava aberto. “Abriram-se os sepulcros e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era o Filho de Deus” (Mt 27.52-54). “E todas as multidões reunidas para este espetáculo, vendo o que havia acontecido, retiraram-se a lamentar, batendo nos peitos (Lc 23.48).” O profeta Isaías escreveu: “Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma, e ficará satisfeito” (Is 53.11). Na explicação do Segundo Artigo do Credo Apostólico, confessamos: “Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança.” (Cat. Menor, 2° Artigo). Que palavras cheias de vida, consolo e poder. Deus nos oferece este precioso fruto da salvação: perdão dos pecados, vida e eterna salvação em sua palavra e seus sacramentos. Quem se apega a esta graça de Cristo pela fé, não se cansa de ler e meditar nestas palavras de dia e de noite (Sl 1.2), para delas receber consolo, paz, força e esperança.

“Para que eu lhe pertença.” Este é o fruto do seu penoso trabalho, “para que eu lhe pertença.” Quando? Agora! Aquele que confia na graça de Cristo, Deus lhe concede o poder de ser filho de Deus (Jo 1.12,13). O pertencer a Deus é descrito na Bíblia de muitas formas. Confira os seguintes versículos: membros do corpo de Cristo (1 Co 12.13), filhos de Deus (Rm 8.16), herdeiros do céu (Tt 3.7), templos do Espírito (1 Co 6.19), sacerdotes reais (1 Pe 2.9). Ser propriedade de Cristo inclui em primeiro lugar o consolo. A lei não pode mais nos acusar, Cristo a cumpriu por nós. Satanás não tem mais poder sobre nós, Cristo o venceu. A morte eterna não tem mais poder sobre nós e a morte temporal, pela qual ainda teremos que passar - exceto se o juízo final nos colher em vida, então seremos imediatamente transformados, 1 Co 15.51,52) - Jesus a transformou em porta para o céu. Sim, Jesus nos libertou: a) do pecado, isto é, da dívida, do castigo e do domínio do pecado (1 Pe 2.24; Cl 3.13; 1 Pe 1.18,19); b) da morte, isto é, não preciso temer a morte temporal, porque a morte eterna não tem mais poder sobre mim (Hb 2.14,15; 2 Co 1.10; 1 Co 15.55,57); c) do poder de Satanás, isto é, Satanás não pode mais me acusar e eu posso resistir-lhe vitoriosamente (Gn 3.15; l Jo 3.8).

Oração: “As feridas tão cruentas são vertentes que nos dão água viva, com que alentas o sedento coração. Teu amor divino e terno nos conduz ao lar paterno. Oh! Não seja em vão, Senhor, teu martírio expiador!” (HL 81.4).

CONCLUSÃO

Viva submisso a ele

“E viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança.” Somos, pela fé na graça de Cristo, filhos de Deus. Somos novas criaturas e templos do Espírito Santo. Temos uma mente nova, uma nova visão da vida, e novas forças. Temos alegria em servir a Cristo (Sl 119.77). Vivemos “em novidade de vida” (Rm 6.4; 7.6). Isto se expressa pelo apego à Palavra de Deus e aos cultos, pelo orar sem cessar (1 Ts 5.17), bem como na luta diária contra o pecado (Gl 5.16-26). Jesus nos governa. No seu reino impera a graça, o perdão dos pecados. “Para que eu o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança.” O sirva sem medo, sem coerção da lei, voluntariamente e com alegria. Não com minha justiça própria, porque esta é imperfeita, mas vestidos com a justiça de Cristo. A graça de Cristo cobre nossas imperfeições “abundante e diariamente”. O seu sangue nos lava continua e completamente de nossos pecados. Assim servimos vestidos com a justiça de Cristo. A tônica da teologia bíblica está no “Cristo por nós”. Este é o consolo e a força, e não o “Cristo em nós”. O Cristo “em nós” é o resultado do Cristo “por nós”. A partir disto, Lutero mostrou que a vida santificada do cristão não é exercida em ações na igreja, mas no exercício dos deveres na vida diária (Tábua dos Deveres). Na igreja e nos departamentos nos reunimos para o estudo da palavra de Deus e para planejarmos juntos o trabalho de levar a palavra de Deus a todas as nações e somar forças para tanto.

A vida sob a cruz...

Esta vida, enquanto aqui na terra, envolve luta diária. A imagem divina foi parcialmente restituída em nós. “E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Ef 4.24). Temos ainda nossa natureza carnal, que “milita contra o Espírito, e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si” (Gl 5.17). Assim somos “simul justus et peccator, totaliter” (Somos simultânea e totalmente justos e pecadores). Este “simultaneamente” precisa ser lembrado e compreendido. Não é assim que na hora do culto sou mais santo e na hora do meu trabalho sou mais pecador. Não! Somos, pela fé na graça de Cristo, e enquanto na fé, diante dos olhos de Deus totalmente santos, porque Deus nos perdoa abundante e diariamente todos os pecados. E ao mesmo tempo, conforme nossa natureza carnal, que não muda, somos totalmente pecadores. Tudo o que fazemos, sim, nossas melhores obras são ainda imperfeitas, manchadas de pecado e precisam ser purificadas e lavadas pelo sangue de Cristo. Assim servimos a Deus jubilando em sua graça e ao mesmo tempo chorando sobre nossas fraquezas, imperfeições e pecados diários. Assim servimos a Deus em “eterna justiça, inocência e bem-aventurança.” Isto é, vestidos com a eterna justiça e inocência de Cristo que nos é atribuída por fé, temos acesso ao Pai e somos agradáveis a ele. Esta eterna justiça e inocência é que purifica todos os nossos atos e nos torna agradáveis a Deus. Esta eterna justiça e inocência é nossa permanente vestimenta. É dela que temos toda a alegria e bem-aventurança, a certeza do perdão e a esperança da vida eterna. Dela nos advém também, diariamente, a força para a luta e o servir a Cristo, bem como toda a saudade de estar com Cristo. Ansiamos por ser transformados e estar com Cristo. Não simplesmente libertos da matéria. Não. A simples libertação da matéria é uma idéia espírita. Nosso corpo material é um dom precioso. E Deus não nos criou para a morte, mas para a vida. Em breve o pecado será totalmente afastado de nosso corpo, pois aguardamos a ressurreição. Então viveremos de corpo e de alma, pela graça de Cristo, com o nosso Senhor e Salvador Jesus, no seu reino, eternamente. Mas enquanto Deus nos deixar aqui, nosso principal propósito de vida é aquele que confessamos ao sairmos da mesa da santa ceia, quando o pastor nos diz: Todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice: - Anunciais a morte do Senhor até que ele venha.

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Oração: “Jesus, Senhor amado, fizemos-te sofrer; tu foste condenado, sem mal algum fazer. Pois tudo suportaste, pensando sempre em mim. Por mim à cruz levaste o meu pecado assim. ... Perder não quero agora a minha salvação; arrependida, implora minha alma o teu perdão. Pecado, inferno e morte não podem me magoar; em ti, bendita sorte terei no eterno lar” (HL 98.1,4).

Pastor Horst Kuchenbecker – IELB POA

Quaresma, 2001

MATEUS 4.1-11

HINOS:

LEIT. BÍBL.: Sl 130; Gn 2.7-9,15-17;3.1-7; Rm 5.12-19; Mt 4.1-11

TEXTO: Mt 4.4b: "Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra

que procede da boca de Deus"

TEMA: "PALAVRA DE DEUS: PÃO P/ A VIDA ETERNA E ARMADURA

CONTRA SATANÁS"

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Estamos no início do CICLO DA PAIXÃO DE CRISTO.

CRISTO NA CRUZ - é o que nos aponta este período.

CRISTO NA CRUZ - foi a PROCLAMAÇÃO - a mensagem com a qual o apóstolo Paulo partiu para a sua missão.

CRISTO NA CRUZ era o seu Deus.

E este foi o Deus por quem os primeiros mártires cristãos morreram.

Este foi o Deus que LUTERO REDESCOBRIU nos seus estudos da Bíblia.

Esse é o Deus que NÓS QUEREMOS CONHECER e aceitar sempre de novo e melhor, porque....

- ... CRISTO NA CRUZ - SATISFAZ A JUSTIÇA DE DEUS,

- ... aplaca a sua ira e livra-nos da maldição e condenação do pecado.

O CRISTO NA CRUZ é o mesmo Cristo da SEPULTURA VAZIA da manhã de Páscoa.

É o CRISTO VIVO e sempre presente, que por sua Palavra e Sacramento NOS AGARRA para uma comunhão com ele - para que desfrutemos da bem-aventurada vida espiritual com Deus por meio da fé.

A PAIXÃO DE CRISTO não começa apenas na Semana Santa. Mas já nos primeiros dias de seu ministério, quando - LOGO APÓS O BATISMO - "foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo".

O lugar dos acontecimentos é o deserto.

OS PERSONAGENS: - o Espírito, Jesus, o diabo, os anjos.

É a LUTA DO SÉCULO. Jesus X Satanás.

O prêmio: toda a humanidade.

Jesus não foi enfrentar o Tentador por conta própria.

Não foi por curiosidade, para ver como é a experiência da tentação.

Não fez como Adão e Eva, no paraíso, que por iniciativa própria se aproximaram da árvore proibida e concluíram que ela era boa para se comer e que seu fruto era agradável.

JESUS FOI LEVADO PELO ESPÍRITO.

O Espírito de Deus o conduzia - não só no dia em que foi tentado - mas em cada dia de sua vida.

O próprio fato de Jesus ter sido tentado, igual a todos os filhos de Adão, é reconfortante para nós.

ELE NÃO LUTA EM CAUSA PRÓPRIA.

MAS LUTA COMO FIADOR, MEDIADOR E SUBSTITUTO DA RAÇA HUMANA.

PELO PECADO, TODOS NÓS NOS VENDEMOS A SATANÁS, ...

... nos tornamos seus escravos e súditos em seu reino.

PROVIDENCIALMENTE APARECEU CRISTO.

ELE SE PÕE AO LADO DO HOMEM DESENCAMINHADO,...

- ... perdido no deserto das tentações, onde nenhuma criatura o auxilia, onde se acha entregue ao ardil do demônio.

JESUS VEM PARA VENCER A SATANÁS, ...

- ... PARA DESTRUIR O SEU REINO...

- ... PARA LIBERTAR-NOS DO PODER DAS TREVAS ...

- ... E CONDUZIR-NOS, ATRAVÉS DA GRAÇA DE DEUS,

PARA O SEU REINO DA GLÓRIA ETERNA.

Tudo o que em Adão e Eva havíamos perdido no paraíso, devido ao pecado Cristo recuperou no deserto.

NO PARAÍSO, o homem queria ser como Deus,...

- DESOBEDECEU A DEUS e perdeu a imagem e semelhança divina.

NO DESERTO Cristo tolerou que Satanás duvidasse e zombasse dele dizendo: - "És o Filho de Deus?" - Mas manteve-se fiel à Palavra de Deus - seu Pai.

NO PARAÍSO Satanás confundiu os homens distorcendo a palavra de Deus e fazendo-os duvidarem dela.

NO DESERTO Jesus rechaçou essa mesma artimanha de Satanás respondendo firmado na palavra: "ESTÁ ESCRITO!"

E está escrito que:

"Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus."

Satanás é PERITO EM DISTORCER e INVERTER a ordem das coisas.

INVERTER o sentido da Palavra de Deus.

INVERTER a ordem das necessidades e prioridades humanas.

JESUS DIZ: "Buscai em 1º o Reino de Deus e sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas"

SATANÁS INVERTENDO DIZ: - "A vida é uma só. Comamos e bebamos que amanhã morreremos"

JESUS DIZ: "De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"

SATANÁS INVERTENDO DIZ: "Tudo isso te darei, se prostrado me adorares..."

Ele põe como prioridade a vida física,... material,...

- ... O TER EM LUGAR DO SER, e INFLAMA o pecado do egoísmo, da cobiça, da avareza, com o qual escraviza e desumaniza o ser humano....

Mas o homem NÃO É SÓ CORPO E VIDA FÍSICA.

É também ESPÍRITO DADO POR DEUS - e para a vida espiritual ele precisa "O PÃO DA VIDA" - o próprio Cristo e sua palavra.

As tentações TINHAM COMO PROPÓSITO - FAZER JESUS DESOBEDECER A DEUS - assim como fizera com ADÃO e Eva.

E dessa forma SEPARAR JESUS DE DEUS - e desviá-lo de seu propósito Salvador.

Por isso, nas três tentações ele apresenta sugestões altamente vantajosas do ponto de vista humano, mas conflitantes com a Palavra de Deus.

Jesus, porém, foi o FILHO OBEDIENTE que Adão e Eva e toda a humanidade deixaram de ser.

Ele está determinado a viver conforme "toda a palavra que procede da boca de Deus"....

- COM TODAS AS IMPLICAÇÕES QUE DISSO DECORRE.

ELE SERVE E CULTUA A DEUS DE MODO PERFEITO.

Esta é a fonte de consolo, de alegria e fortalecimento para nós.

Pois JESUS REPRESENTA a Adão e Eva e a toda a humanidade perante Deus.

SUA OBEDIÊNCIA E FIDELIDADE a Deus se torna a obediência e fidelidade de todo aquele que nele crê.

SUA VITÓRIA sobre o tentador, o pecado, a morte, se torna a vitória de todo aquele que nele crê.

TENDO CUMPRIDO TODA A JUSTIÇA DE DEUS, ele justifica a todo o que nele crer.

Graças a Deus Cristo foi vencedor.

Ele CONHECIA E VIVIA PELA PALAVRA DE DEUS.

Ela foi a sua força. Por ela o Espírito lhe deu poder sobre o inimigo.

E é assim - por meio da Palavra viva de Deus - que o Espírito atua em nossos corações,...

-... confortando-nos com o fato de que - tendo Jesus vencido a Satanás - alcançou total e permanente perdão para as nossas derrotas e quedas.

EM NOSSAS FRAQUEZAS - sempre de novo somos golpeados por Satanás.

NÃO TEMOS AS CONDIÇÕES DE LUTAR COM ELE - e vencê-lo como Jesus, porque nele habitava toda a plenitude da divindade, ... enquanto nós continuamos - segundo nossa natureza humana - fracos e sujeitos ao pecado.

Mas, alicerçados no Evangelho da obediência e vitória de Jesus por nós, somos confortados, animados e encorajados a prosseguir firmes na fé e no serviço a Deus.

E por isso é preciso que - a exemplo de Jesus - SAIBAMOS MANEJAR A PALAVRA DA VERDADE. Para por ela sermos reerguidos e mantidos na fé.

A Quaresma nos convida a COMEÇARMOS, RECOMEÇARMOS OU INTENSIFICARMOS nossas leituras e meditações pessoais da Palavra de Deus.

O apóstolo Paulo, em Efésios, recomenda que nos VISTAMOS COM TODA A ARMADURA DE DEUS PARA FICARMOS FIRMES CONTRA AS ARMADILHAS DO DIABO.

Ele identifica essa armadura com a Palavra de Deus.

E Paulo conclui sua exortação, dizendo:

"Façam tudo isso com oração, pedindo a ajuda de Deus."

E Jesus nos diz: "ORAI PARA QUE NÃO ENTREIS EM TENTAÇÃO"

Por isso oramos: "não nos deixes cair em tentação".

"Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, É PODEROSO para socorrer os que são tentados." (Hb 2.18)

Que o mesmo Espírito que habitou, guiou e fortaleceu a Cristo, - pela Palavra de Deus - HABITE - GUIE E FORTALEÇA também a nós.

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FONTES: Dietrich Bohnhoeffer, "Tentação", Ed. Sinodal, p. 35, alterado

L. Weigärtner, "Lançarei as redes" Ed. Sinodal,1976, p.136

Preciso Falar, Vol 4, 1º Dom. Quaresma

Igreja Luterana, nº 2/1995, p. 207

CEIA PASCAL CRISTÃ

CEIA PASCAL CRISTÃ

INTRODUÇÃO

O ACENDER DAS LUZES

Comentarista: Nos lares israelitas, antes do pôr-do-sol que marcava o início do dia festivo, a mãe e suas filhas acendiam as velas e oravam.

(Uma ou mais mulheres acendem as velas colocadas sobre as mesas. Depois todas dizem:)

Mulheres e moças: Ó Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que o brilho desta festa se espalhe por toda a terra, levando o esplendor de tua luz a todos que vivem em trevas e servidão. Que esta celebração, em que lembramos a libertação de nossos pais do domínio do Faraó, nos leve a lutar contra todas as formas de opressão. Abençoa-nos com a paz do Espírito Santo. Em nome de Jesus. Amém.

“KIDDUSH” – SANTIFICAÇÃO DA FESTA

Comentarista: Os israelitas costumam abrir a celebração do sábado e de todas as festas com uma benção proferida sobre o vinho.

(o dirigente ergue o cálice de vinho e lidera a recitação do que segue:)

Todos: Bendito sejas, Senhor nosso Deus, pois nos escolheste dentre todos os povos para o teu serviço e nos exaltaste, ensinando-nos a santidade em teus mandamentos. Com amor eterno nos deste dias santificados, e também esta Festa dos Pães Asmos. Por isso nos reunimos, comemorando a nossa libertação, lembrando nosso êxodo do Egito. Bendito sejas, ó nosso Deus, Rei do universo, que nos deste a vida e a sustentas, e nos permites participar desta festa de alegria.

“RECHATZ” – O LAVAR DAS MÃOS

Comentarista: Lavar as mãos antes das refeições é antigo costume oriental. Talvez neste momento Jesus lavou os pés dos discípulos, conforme relata João 13.

(cada um lava as mãos, molhando as pontas dos dedos na água e secando com o guardanapo.)

“KARPAS” – O COMER DE VERDURAS

Comentarista: Comer um pouco de verdura embebida em água salgada é parte do ritual neste estágio preliminar. A água salgada simboliza as lágrimas e o sofrimento no Egito.

(Todos molham uma folha de verdura na salmoura e, antes de comer, dizem)

Todos: Bendito sejas tu, Senhor nosso Deus, Rei do universo, que criaste o fruto da terra para o nosso sustento.

“YACHATZ” – O PARTIR DO PÃO

Comentarista: O dirigente tem à sua frente três pães asmos, chamados de matsoth. Entre os israelitas havia um pão para a refeição diária. Em dia de sábado havia dois pães, em lembrança da dupla porção de maná que recolhiam na sexta-feira, no tempo da peregrinação pelo deserto. Na páscoa havia três pães.

(o dirigente toma o pão do meio, parte-o, levanta-o e diz)

Dirigente: Eis o pão do tormento que nossos pais comeram no Egito. Todos vós que tendes fome, vinde e comei! Todos vós que o desejardes, vinde e celebrai a páscoa conosco. Este ano festejamos aqui. Ano que vem, em Jerusalém. Este ano muitos ainda se acham em servidão. Que no próximo ano todos possam ser livres!

“MAGGID” – O RELATO DO ÊXODO

Comentarista: Esta parte do ritual, baseada em Êxodo 12.26, sempre teve grande valor educativo, especialmente para as crianças. Elas fazem as quatro perguntas tradicionais e o dirigente responde.

Crianças: 1) Por que esta noite é diferente das outras? Nas outras noites comemos qualquer pão. Por que hoje só comemos pão sem fermento? 2)Nas outras noites comemos todo tipo de verdura. Por que hoje comemos ervas amargas? 3)Todos as outras noites comemos verduras sem tempero. Por que hoje molhamos a verdura em água salgada? 4)Todas as noites comemos sem cerimônias especiais. Por que hoje festejamos a páscoa?

Dirigente: Vou responder vossas perguntas uma por uma. Comemos pão sem fermento porque nossos antepassados tiveram que sair do Egito às pressas e não tiveram tempo de fazer a massa do pão fermentar.

Comemos ervas amargas temperadas com água salgada para lembrar da amargura que foi a vida de nossos antepassados no tempo em que foram escravos do Egito.

Comemos carne de cordeiro em memória à primeira páscoa, no Egito, quando nossos pais sacrificaram carneiros de um ano. Um pouco do sangue foi passado nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais iam ser comidos. O Deus Eterno, que naquela noite castigou os deuses dos egípcios, passou por cima das casas dos israelitas e nenhum primogênito morreu.

A cada nova geração, cada pessoa deve considerar-se como se tivesse pessoalmente saído do Egito, como está escrito: “Estou fazendo isso por causa daquilo que o Deus Eterno fez por mim quando saí do Egito” (Êxodo 13.8). Portanto, é nosso dever agradecer, honrar e louvar, glorificar e celebrar, exaltar e adorar aquele que fez todos esses milagres para nossos pais e para nós. Ele nos conduziu da escravidão à liberdade, do sofrimento à alegria, da desolação a dias festivos, da escuridão a uma grande luz, e do cativeiro à redenção.

“SHULCHAN OREKH” – A CEIA PASCAL

(o ritual é interrompido para a refeição. Este é um momento de alegria reverente e comunhão fraterna.)

“FAREKH” – GRATIDÃO APÓS A REFEIÇÃO

Dirigente: Bendigamos ao Senhor!

Todos: Que o nome do Senhor seja bendito, agora e sempre!

Dirigente: Bendito seja o Senhor nosso Deus, Rei do universo, que alimenta a todos por sua bondade e misericórdia. É ele quem dá o pão a todas as criaturas, pois eterno é o seu amor e santo é o seu nome.

Todos: Bendito sejas, Senhor nosso Deus, que dás alimento a todas as criaturas!

“HALLEL” – CÂNTICOS DE LOUVOR

(Pode-se recitar um dos salmos de hallel – Salmos 113 a 118 – e/ou cantar um hino de louvor)

“NIRTZAH” – DEUS NOS ACEITA

Dirigente: Bendito sejas, Senhor nosso Deus, Rei do universo, pela videira e seu fruto; pela produção do campo e pela agradável, boa e espaçosa terra que deste a nossos pais, para que pudessem comer do seu fruto de serem saciados. Tem misericórdia, Senhor nosso Deus, do povo de Israel e da cidade de Jerusalém. Dá-nos alegria nesta festa do matsah, pois tu és bom, Senhor. Bendito sejas, Senhor, pela terra e pelo fruto da videira. Amém.

Todos: Nós te louvamos e agradecemos, ó Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que tu nos aceitaste como teus filhos porque Jesus, o santo Cordeiro de Deus, tirou o pecado do mundo. Vem, Senhor Jesus. Amém.

Dirigente: O seder ou ritual da páscoa agora está completo, assim como nossa salvação e redenção estão completas. Assim como tivemos o privilégio de celebrar a páscoa neste ano, que tenhamos o mesmo privilégio no futuro.

O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê shalom.

FOTOS P172

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BENEVENUTI ARTIGO ASAS ASCENSÃO ASCLÉPIO ASSEMBLEIA ASTOMIRO ROMAIS AT AT 1 AT 1-10 AT 1.12-26 AT 10.34-43 AT 17.16-34 AT 2.1-21 AT 2.14a 36-47 AT 2.22-32 AT 2.36-41 AT 2.42-47 AT 4.32-37 AT 6.1-9 AT 7.51-60 ATANASIANO ATOS AUDIO AUGSBURGO AUGUSTO KIRCHHEIN AULA AUTO ESTIMA AUTO EXCLUSÃO AUTORIDADE SECULAR AVANÇANDO COM GRATIDÃO AVISOS AZUL E BRANCO BATISMO BATISMO INFANTIL BELÉM BEM AVENTURADOS BENÇÃO BENJAMIM JANDT BIBLIA ILUSTRADA BÍBLIA SAGRADA BÍBLICO BINGOS BOAS NOVAS BOAS OBRAS BODAS BONIFÁCIO BOSCO BRASIL BRINCADEIRAS BRUNO A. K. SERVES BRUNO R. VOSS C.A. C.A. AUGSBURGO C.F.W. WALTHER CADASTRO CAIPIRA CALENDÁRIO CAMINHADA CAMPONESES CANÇÃO INFANTIL CANCIONEIRO CANTARES CANTICOS CÂNTICOS CANTICOS DOS CANTICOS CAPELÃO CARGAS CÁRIN FESTER CARLOS CHAPIEWSKI CARLOS W. WINTERLE CARRO CASA PASTORAL CASAL CASAMENTO CASTELO FORTE CATECISMO CATECISMO MENOR CATÓLICO CEIA PASCAL CÉLIO R. DE SOUZA CELSO WOTRICH CÉLULAS TRONCO CENSO CERIMONIAIS CÉU CHÁ CHAMADO CHARADAS CHARLES S. MULLER CHAVE BÍBLICA CHRISTIAN HOFFMANN CHURRASCO CHUVA CIDADANIA CIDADE CIFRA CIFRAS CINZAS CIRCUNCISÃO CL 1.13-20 CL 3.1-11 CLAIRTON DOS SANTOS CLARA CRISTINA J. MAFRA CLARIVIDÊNCIA CLAÚDIO BÜNDCHEN CLAUDIO R. SCHREIBER CLÉCIO L. SCHADECH CLEUDIMAR R. WULFF CLICK CLÍNICA DA ALMA CLOMÉRIO C. JUNIOR CLÓVIS J. PRUNZEL CODIGO DA VINCI COLÉGIO COLETA COLHEITA COLOSSENSES COMEMORAÇÃO COMENTÁRIO COMUNHÃO COMUNICAÇÃO CONCÓRDIA CONFIANÇA CONFIRMACAO CONFIRMAÇÃO CONFIRMANDO CONFISSÃO CONFISSÃO DE FÉ CONFISSÕES CONFLITOS CONGREGAÇÃO CONGRESSO CONHECIMENTO BÍBLICO CONSELHO CONSTRUÇÃO CONTATO CONTRATO DE CASAMENTO CONVENÇÃO NACIONAL CONVERSÃO CONVITE CONVIVÊNCIA CORAL COREOGRAFIA CORÍNTIOS COROA CORPUS CHRISTI CPT CPTN CREDO CRESCENDO EM CRISTO CRIAÇÃO CRIANÇA CRIANÇAS CRIOULO CRISTÃ CRISTÃOS CRISTIANISMO CRISTIANO J. STEYER CRISTOLOGIA CRONICA CRONOLOGIA CRUCIFIXO CRUZ CRUZADAS CTRE CUIDADO CUJUBIM CULPA CULTO CULTO CRIOULO CULTO CRISTÃO CULTO DOMESTICO CULTO E MÚSICA CULTURA CURSO CURT ALBRECHT CURTAS DALTRO B. KOUTZMANN DALTRO G. TOMM DANIEL DANILO NEUENFELD DARI KNEVITZ DAVI E JÔNATAS DAVI KARNOPP DEBATE DEFICIÊNCIA FÍSICA DELMAR A. KOPSELL DEPARTAMENTO DEPRESSÃO DESENHO DESINSTALAÇÃO DEUS DEUS PAI DEVERES Devoção DEVOCIONÁRIO DIACONIA DIÁLOGO INTERLUTERANO DIARIO DE BORDO DICOTOMIA DIETER J. JAGNOW DILÚVIO DINÂMICAS DIRCEU STRELOW DIRETORIA DISCIPLINA DÍSCIPULOS DISTRITO DIVAGO DIVAGUA DIVÓRCIO DOGMÁTICA DOMINGO DE RAMOS DONS DOUTRINA DR Dr. RODOLFO H. BLANK DROGAS DT 26 DT 6.4-9 EBI EC 9 ECLESIASTES ECLESIÁSTICA ECUMENISMO EDER C. WEHRHOLDT Ederson EDGAR ZÜGE EDISON SELING EDMUND SCHLINK EDSON ELMAR MÜLLER EDSON R. TRESMANN EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO CRISTÃ EF 1.16-23 EF 2.4-10 EF 4.1-6 EF 4.16-23 EF 4.29-32 EF 4.30-5.2 EF 5.22-33 EF 5.8-14 EF 6.10-20 ÉFESO ELBERTO MANSKE Eleandro ELEMAR ELIAS R. EIDAM ELIEU RADINS ELIEZE GUDE ELIMINATÓRIAS ELISEU TEICHMANN ELMER FLOR ELMER T. JAGNOW EMÉRITO EMERSON C. IENKE EMOÇÃO EN ENCARNAÇÃO ENCENAÇÃO ENCONTRO ENCONTRO DE CRIANÇA 2014 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2015 ENCONTRO DE CRIANÇAS 2016 ENCONTRO PAROQUIAL DE FAMILIA ENCONTROCORAL ENFERMO ENGANO ENSAIO ENSINO ENTRADA TRIUNFAL ENVELHECER EPIFANIA ERA INCONCLUSA ERNI KREBS ERNÍ W. SEIBERT ERVINO M. SPITZER ESBOÇO ESCATOLOGIA ESCO ESCOLAS CRISTÃS ESCOLÁSTICA ESCOLINHA ESCOLINHA DOMINICAL ESDRAS ESMIRNA ESPADA DE DOIS GUMES ESPIRITISMO ESPÍRITO SANTO ESPIRITUALIDADE ESPÍSTOLA ESPORTE ESTAÇÃODAFÉ ESTAGIÁRIO ESTAGIÁRIOS ESTATUTOS ESTER ESTER 6-10 ESTRADA estudo ESTUDO BÍBLICO ESTUDO DIRIGIDO ESTUDO HOMILÉTICO ÉTICA EVANDRO BÜNCHEN EVANGELHO EVANGÉLICO EVANGELISMO EVERSON G. HAAS EVERSON GASS EVERVAL LUCAS EVOLUÇÃO ÊX EX 14 EX 17.1-17 EX 20.1-17 EX 24.3-11 EX 24.8-18 EXALTAREI EXAME EXCLUSÃO EXEGÉTICO EXORTAÇÃO EZ 37.1-14 EZEQUIEL BLUM Fabiano FÁBIO A. NEUMANN FÁBIO REINKE FALECIMENTO FALSIDADE FAMÍLIA FARISEU FELIPE AQUINO FELIPENSES FESTA FESTA DA COLHEITA FICHA FILADÉLFIA FILHO DO HOMEM FILHO PRÓDIGO FILHOS FILIPE FILOSOFIA FINADOS FLÁVIO L. HORLLE FLÁVIO SONNTAG FLOR DA SERRA FLORES Formatura FÓRMULA DE CONCÓRDIA Fotos FOTOS ALTO ALEGRE FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2010 FOTOS CONGRESSO DE SERVAS 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇA 2012 FOTOS ENCONTRO DE CRIANÇAS 2013 FOTOS ENCONTRO ESPORTIVO 2012 FOTOS FLOR DA SERRA FOTOS P172 FOTOS P34 FOTOS PARECIS FOTOS PROGRAMA DE NATAL P34 FP 2.5-11 FP 3 FP 4.4-7 FP 4.4-9 FRANCIS HOFIMANN FRASES FREDERICK KEMPER FREUD FRUTOS DO ES GÁLATAS GALILEU GALILEI GATO PRETO GAÚCHA GELSON NERI BOURCKHARDT GENESIS GÊNESIS 32.22-30 GENTIO GEOMAR MARTINS GEORGE KRAUS GERHARD GRASEL GERSON D. BLOCH GERSON L. LINDEN GERSON ZSCHORNACK GILBERTO C. WEBER GILBERTO V. DA SILVA GINCANAS GL 1.1-10 GL 1.11-24 GL 2.15-21 GL 3.10-14 GL 3.23-4.1-7 GL 5.1 GL 5.22-23 GL 6.6-10 GLAYDSON SOUZA FREIRE GLEISSON R. SCHMIDT GN 01 GN 1-50 GN 1.1-2.3 GN 12.1-9 GN 15.1-6 GN 2.18-25 GN 21.1-20 GN 3.14-16 GN 32 GN 45-50 GN 50.15-21 GRAÇA DIVINA GRATIDÃO GREGÓRIO MAGNO GRUPO GUSTAF WINGREN GUSTAVO D. SCHROCK HB 11.1-3; 8-16 HB 12 HB 12.1-8 HB 2.1-13 HB 4.14-16 5.7-9 HC 1.1-3 HC 2.1-4 HÉLIO ALABARSE HERIVELTON REGIANI HERMENÊUTICA HINÁRIO HINO HISTÓRIA HISTÓRIA DA IGREJA ANTIGA E MEDIEVAL HISTÓRIA DO NATAL HISTORINHAS BÍBLICAS HL 10 HL 164 HOMILÉTICA HOMOSSEXUALISMO HORA LUTERANA HORST KUCHENBECKER HORST S MUSSKOPF HUMOR IDOSO IECLB IELB IGREJA IGREJA CRISTÃ IGREJAS ILUSTRAÇÃO IMAGEM IN MEMORIAN INAUGURAÇÃO ÍNDIO INFANTIL INFERNO INFORMATIVO INSTALAÇÃO INSTRUÇÃO INTRODUÇÃO A BÍBLIA INVESTIMENTO INVOCAÇÕES IRINEU DE LYON IRMÃO FALTOSO IROMAR SCHREIBER IS 12.2-6 IS 40.1-11 IS 42.14-21 IS 44.6-8 IS 5.1-7 IS 50.4-9 IS 52.13-53-12 IS 53.10-12 IS 58.5-9a IS 61.1-9 IS 61.10-11 IS 63.16 IS 64.1-8 ISACK KISTER BINOW ISAGOGE ISAÍAS ISAQUE IURD IVONELDE S. TEIXEIRA JACK CASCIONE JACSON J. OLLMANN JARBAS HOFFIMANN JEAN P. DE OLIVEIRA JECA JELB JELB DIVAGUA JEOVÁ JESUS JN JO JO 1 JO 10.1-21 JO 11.1-53 JO 14 JO 14.1-14 JO 14.15-21 JO 14.19 JO 15.5 JO 18.1-42 JO 2 JO 20.19-31 JO 20.8 JO 3.1-17 JO 4 JO 4.5-30 JO 5.19-47 JO 6 JO 6.1-15 JO 6.51-58 JO 7.37-39 JO 9.1-41 JOÃO JOÃO 20.19-31 JOÃO C. SCHMIDT JOÃO C. TOMM JOÃO N. FAZIONI JOEL RENATO SCHACHT JOÊNIO JOSÉ HUWER JOGOS DE AZAR JOGRAL JOHN WILCH JONAS JONAS N. GLIENKE JONAS VERGARA JOSE A. DALCERO JOSÉ ACÁCIO SANTANA JOSE CARLOS P. DOS SANTOS JOSÉ ERALDO SCHULZ JOSÉ H. DE A. MIRANDA JOSÉ I.F. DA SILVA JOSUÉ ROHLOFF JOVENS JR JR 28.5-9 JR 3 JR 31.1-6 JUAREZ BORCARTE JUDAS JUDAS ISCARIOTES JUDAS TADEU JUMENTINHO JUSTIFICAÇÃO JUVENTUDE KARL BARTH KEN SCHURB KRETZMANN LAERTE KOHLS LAODICÉIA LAR LC 12.32-40 LC 15.1-10 LC 15.11-32 LC 16.1-15 LC 17.1-10 LC 17.11-19 LC 19 LC 19.28-40 LC 2.1-14 LC 23.26-43 LC 24 LC 24.13-35 LC 3.1-14 LC 5 LC 6.32-36 LC 7 LC 7.1-10 LC 7.11-16 LC 7.11-17 LC 9.51-62 LEANDRO D. HÜBNER LEANDRO HUBNER LEI LEIGO LEIGOS LEITORES LEITURA LEITURAS LEMA LENSKI LEOCIR D. DALMANN LEONARDO RAASCH LEOPOLDO HEIMANN LEPROSOS LETRA LEUPOLD LIBERDADE CRISTÃ LIDER LIDERANÇA LILIAN LINDOLFO PIEPER LINK LITANIA LITURGIA LITURGIA DE ADVENTO LITURGIA DE ASCENSÃO LITURGIA DE CONFIRMAÇÃO LITURGIA DE PÁSCOA LITURGIA DE TRANSFIGURAÇÃO LITURGIA EPIFANIA LITURGIA PPS LIVRO LLLB LÓIDE LOUVAI AO SENHOR LOUVOR LUCAS ALBRECHT LUCAS P. GRAFFUNDER LUCIFER LUCIMAR VELMER LUCINÉIA MANSKE LUGAR LUÍS CLAUDIO V. DA SILVA LUIS SCHELP LUISIVAN STRELOW LUIZ A. DOS SANTOS LUTERANISMO LUTERO LUTO MAÇONARIA MÃE MAMÃE MANDAMENTOS MANUAL MARCÃO MARCELO WITT MARCIO C. PATZER MARCIO LOOSE MARCIO SCHUMACKER MARCO A. CLEMENTE MARCOS J. FESTER MARCOS WEIDE MARIA J. RESENDE MÁRIO SONNTAG MÁRLON ANTUNES MARLUS SELING MARTIM BREHM MARTIN C. WARTH MARTIN H. FRANZMANN MARTINHO LUTERO MARTINHO SONTAG MÁRTIR MATERNIDADE MATEUS MATEUS KLEIN MATEUS L. LANGE MATRIMÔNIO MAURO S. HOFFMANN MC 1.1-8 MC 1.21-28 MC 1.4-11 MC 10.-16 MC 10.32-45 MC 11.1-11 MC 13.33-37 MC 4 MC 4.1-9 MC 6.14-29 MC 7.31-37 MC 9.2-9 MEDICAMENTOS MÉDICO MELODIA MEMBROS MEME MENSAGEIRO MENSAGEM MESSIAS MÍDIA MILAGRE MINISTÉRIO MINISTÉRIO FEMENINO MIQUÉIAS MIQUÉIAS ELLER MIRIAM SANTOS MIRIM MISSÃO MISTICISMO ML 3.14-18 ML 3.3 ML NEWS MODELO MÔNICA BÜRKE VAZ MORDOMIA MÓRMOM MORTE MOVIMENTOS MT 10.34-42 MT 11.25-30 MT 17.1-9 MT 18.21-45 MT 21.1-11 MT 28.1-10 MT 3 MT 4.1-11 MT 5 MT 5.1-12 MT 5.13-20 MT 5.20-37 MT 5.21-43 MT 5.27-32 MT 9.35-10.8 MULHER MULTIRÃO MUSESCORE MÚSICA MÚSICAS NAAÇÃO L. DA SILVA NAMORADO NAMORO NÃO ESQUECER NASCEU JESUS NATAL NATALINO PIEPER NATANAEL NAZARENO DEGEN NEEMIAS NEIDE F. HÜBNER NELSON LAUTERT NÉRISON VORPAGEL NILO FIGUR NIVALDO SCHNEIDER NM 21.4-9 NOITE FELIZ NOIVADO NORBERTO HEINE NOTÍCIAS NOVA ERA NOVO HORIZONTE NOVO TESTAMENTO O HOMEM OFERTA OFÍCIOS DAS CHAVES ONIPOTENCIA DIVINA ORAÇÃO ORAÇAODASEMANA ORATÓRIA ORDENAÇAO ORIENTAÇÕES ORLANDO N. OTT OSÉIAS EBERHARD OSMAR SCHNEIDER OTÁVIO SCHLENDER P172 P26 P30 P34 P36 P40 P42.1 P42.2 P70 P95 PADRINHOS PAI PAI NOSSO PAIS PAIXÃO DE CRISTO PALAVRA PALAVRA DE DEUS PALESTRA PAPADO PAPAI NOEL PARA PARA BOLETIM PARÁBOLAS PARAMENTOS PARAPSICOLOGIA PARECIS PAROQUIAL PAROUSIA PARTICIPAÇÃO PARTITURAS PÁSCOA PASTOR PASTORAL PATERNIDADE PATMOS PAUL TORNIER PAULO PAULO F. BRUM PAULO FLOR PAULO M. NERBAS PAULO PIETZSCH PAZ Pe. ANTONIO VIEIRA PEÇA DE NATAL PECADO PEDAL PEDRA FUNDAMENTAL PEDRO PEM PENA DE MORTE PENEIRAS PENTECOSTAIS PENTECOSTES PERDÃO PÉRGAMO PIADA PIB PINTURA POEMA POESIA PÓS MODERNIDADE Pr BRUNO SERVES Pr. BRUNO AK SERVES PRÁTICA DA IGREJA PREEXISTÊNCIA PREGAÇÃO PRESÉPIO PRIMITIVA PROCURA PROFECIAS PROFESSORES PROFETA PROFISSÃO DE FÉ PROGRAMAÇÃO PROJETO PROMESSA PROVA PROVAÇÃO PROVÉRBIOS PRÓXIMO PSICOLOGIA PV 22.6 PV 23.22 PV 25 PV 31.28-30 PV 9.1-6 QUARESMA QUESTIONAMENTOS QUESTIONÁRIO QUESTIONÁRIO PLANILHA QUESTIONÁRIO TEXTO QUINTA-FEIRA SANTA QUIZ RÁDIO RADIOCPT RAFAEL E. ZIMMERMANN RAUL BLUM RAYMOND F. SURBURG RECEITA RECENSÃO RECEPÇÃO REDENÇÃO REENCARNAÇÃO REFLEXÃO REFORMA REGIMENTO REGINALDO VELOSO JACOB REI REINALDO LÜDKE RELACIONAMENTO RELIGIÃO RENATO L. REGAUER RESSURREIÇÃO RESTAURAR RETIRO RETÓRICA REUNIÃO RICARDO RIETH RIOS RITO DE CONFIRMAÇÃO RITUAIS LITURGICOS RM 12.1-18 RM 12.1-2 RM 12.12 RM 14.1-12 RM 3.19-28 RM 4 RM 4.1-8 RM 4.13-17 RM 5 RM 5.1-8 RM 5.12-21 RM 5.8 RM 6.1-11 RM 7.1-13 RM 7.14-25a RM 8.1-11 RM 8.14-17 ROBERTO SCHULTZ RODRIGO BENDER ROGÉRIO T. BEHLING ROMANOS ROMEU MULLER ROMEU WRASSE ROMUALDO H. WRASSE Rômulo ROMULO SANTOS SOUZA RONDÔNIA ROSEMARIE K. LANGE ROY STEMMAN RT 1.1-19a RUDI ZIMMER SABATISMO SABEDORIA SACERDÓCIO UNIVERSAL SACERDOTE SACOLINHAS SACRAMENTOS SADUCEUS SALMO SALMO 72 SALMO 80 SALMO 85 SALOMÃO SALVAÇÃO SAMARIA Samuel F SAMUEL VERDIN SANTA CEIA SANTIFICAÇÃO SANTÍSSIMA TRINDADE SÃO LUIS SARDES SATANÁS SAUDADE SAYMON GONÇALVES SEITAS SEMANA SANTA SEMINÁRIO SENHOR SEPULTAMENTO SERMÃO SERPENTE SERVAS SEXTA FEIRA SANTA SIDNEY SAIBEL SILVAIR LITZKOW SILVIO F. S. FILHO SIMBOLISMO SÍMBOLOS SINGULARES SISTEMÁTICA SL 101 SL 103.1-12 SL 107.1-9 SL 116.12-19 SL 118 SL 118.19-29 SL 119.153-160 SL 121 SL 128 SL 142 SL 145.1-14 SL 146 SL 15 SL 16 SL 19 SL 2.6-12 SL 22.1-24 SL 23 SL 30 SL 30.1-12 SL 34.1-8 SL 50 SL 80 SL 85 SL 90.9-12 SL 91 SL 95.1-9 SL11.1-9 SONHOS Sorriso STAATAS STILLE NACHT SUMO SACERDOTE SUPERTIÇÕES T6 TEATRO TEMA TEMPLO TEMPLO TEATRO E MERCADO TEMPO TENTAÇÃO TEOLOGIA TERCEIRA IDADE TESES TESSALÔNICA TESTE BÍBLICO TESTE DE EFICIÊNCIA TESTEMUNHAS DE JEOVÁ Texto Bíblico TG 1.12 TG 2.1-17 TG 3.1-12 TG 3.16-4.6 TIAGO TIATIRA TIMÓTEO TODAS POSTAGENS TRABALHO TRABALHO RURAL TRANSFERENCIA TRANSFIGURAÇÃO TRICOTOMIA TRIENAL TRINDADE TRÍPLICE TRISTEZA TRIUNFAL Truco Turma ÚLTIMO DOMINGO DA IGREJA UNIÃO UNIÃO ESTÁVEL UNIDADE UNIDOS PELO AMOR DE DEUS VALDIR KLEMANN VALDIR L. JUNIOR VALFREDO REINHOLZ VANDER C. MENDOÇA VANDERLEI DISCHER VELA VELHICE VERSÍCULO VERSÍCULOS VIA DOLOROSA VICEDOM VÍCIO VIDA VIDA CRISTÃ VIDENTE VIDEO VIDEOS VÍDEOS VILS VILSON REGINA VILSON SCHOLZ VILSON WELMER VIRADA VISITA VOCAÇÃO VOLMIR FORSTER VOLNEI SCHWARTZHAUPT VOLTA DE CRISTO WALDEMAR REIMAN WALDUINO P.L. JUNIOR WALDYR HOFFMANN WALTER L. CALLISON WALTER O. STEYER WALTER T. R. JUNIOR WENDELL N. SERING WERNER ELERT WYLMAR KLIPPEL ZC ZC 11.10-14 ZC 9.9-12